Intercompreensão de línguas românicas: repercussões no campo educacional potiguar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24182 |
Resumo: | A intercompreensão é uma prática comunicativa secular. Esse processo natural é sistematizado cientificamente nos anos 1990, período a partir do qual a teoria é apresentada entre as abordagens plurais e inserida na Didática do plurilinguismo. No eixo educacional, os projetos plurilíngues ajudam a diversificar o ensino, pois proporcionam a integração das diversas áreas do conhecimento além de promover o respeito entre as línguas-culturas. Nessa perspectiva, como as ações direcionadas à intercompreensão vêm sendo conduzidas no contexto brasileiro e, mais particularmente, no plano norte-rio-grandense? Esta pesquisa tem por objetivo geral identificar que ações já foram realizadas em prol da intercompreensão nos âmbitos nacional e local a fim de focalizar as repercussões iminentes no cenário educativo potiguar. Este estudo de finalidade exploratória e descritiva (GERHARDT e SILVEIRA, 2009), também estruturado em consonância com os novos olhares da Linguística Aplicada (RAJAGOPALAN, 2003 e MOITA LOPES, 2013, 2016), toma como instrumentos o questionário e a entrevista semi-diretiva (QUIVY e CAMPENHOUDT, 1998). Os procedimentos analíticos baseiam-se na análise de conteúdo (BARDIN, 1979), assim como no próprio referencial teórico apresentado, cuja abrangência integra intercompreensão, educação e formação docente: Beacco et al, 2015; Caddéo e Jamet, 2013; Capucho, 2013; De Carlo, 2010; Escudé, 2011; Martins, 2014; Meissner, 2008; Muñoz e Burgos, 2013; Freire, 2011; Saviani, 2009; Gadotti, 2012; Nóvoa, 2009, 2012; Palma Filho, 2010, entre outros. Os sujeitos de pesquisa provêm de três grupos: professores de universidades brasileiras (I); participantes do I Colóquio de Intercompreensão de Natal e alunos da UFRN inscritos na disciplina Intercompreensão de Línguas Românicas (II) e profissionais da Educação Básica atuantes na rede municipal de ensino público (III). Os resultados apontam para a expansão de ações em prol da intercompreensão tanto em ambiente acadêmico quanto em espaço escolar, sobretudo por meio de parcerias entre universidades e Secretarias de Educação. Entre as pesquisas já realizadas ou em curso, percebe-se um contingente significativo de delimitações voltadas à sala de aula. A partir desses resultados, pode-se concluir que este estudo contribui não só para divulgar a intercompreensão como para abrir caminhos a novas investigações acerca do tema. Afinal, os dados apontam para a possibilidade de multiplicar os intercompreendedores norte-rio-grandenses, tomando-se por base as primeiras repercussões já destacáveis no contexto da educação potiguar. |
id |
UFRN_158c7a041da1e2e5abf4dd613d7765a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24182 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Ana Catarina de Melohttp://lattes.cnpq.br/0194841852303004http://lattes.cnpq.br/1471852102360947Cooper, Jennifer Sarahhttp://lattes.cnpq.br/6919670149148157Galli, Joicehttp://lattes.cnpq.br/3464471075438633Faria, Marilia Varella Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/9374738955386775Martins, Selma Alas2017-11-06T22:15:10Z2017-11-06T22:15:10Z2017-07-25SILVA, Ana Catarina de Melo. Intercompreensão de línguas românicas: repercussões no campo educacional potiguar. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24182A intercompreensão é uma prática comunicativa secular. Esse processo natural é sistematizado cientificamente nos anos 1990, período a partir do qual a teoria é apresentada entre as abordagens plurais e inserida na Didática do plurilinguismo. No eixo educacional, os projetos plurilíngues ajudam a diversificar o ensino, pois proporcionam a integração das diversas áreas do conhecimento além de promover o respeito entre as línguas-culturas. Nessa perspectiva, como as ações direcionadas à intercompreensão vêm sendo conduzidas no contexto brasileiro e, mais particularmente, no plano norte-rio-grandense? Esta pesquisa tem por objetivo geral identificar que ações já foram realizadas em prol da intercompreensão nos âmbitos nacional e local a fim de focalizar as repercussões iminentes no cenário educativo potiguar. Este estudo de finalidade exploratória e descritiva (GERHARDT e SILVEIRA, 2009), também estruturado em consonância com os novos olhares da Linguística Aplicada (RAJAGOPALAN, 2003 e MOITA LOPES, 2013, 2016), toma como instrumentos o questionário e a entrevista semi-diretiva (QUIVY e CAMPENHOUDT, 1998). Os procedimentos analíticos baseiam-se na análise de conteúdo (BARDIN, 1979), assim como no próprio referencial teórico apresentado, cuja abrangência integra intercompreensão, educação e formação docente: Beacco et al, 2015; Caddéo e Jamet, 2013; Capucho, 2013; De Carlo, 2010; Escudé, 2011; Martins, 2014; Meissner, 2008; Muñoz e Burgos, 2013; Freire, 2011; Saviani, 2009; Gadotti, 2012; Nóvoa, 2009, 2012; Palma Filho, 2010, entre outros. Os sujeitos de pesquisa provêm de três grupos: professores de universidades brasileiras (I); participantes do I Colóquio de Intercompreensão de Natal e alunos da UFRN inscritos na disciplina Intercompreensão de Línguas Românicas (II) e profissionais da Educação Básica atuantes na rede municipal de ensino público (III). Os resultados apontam para a expansão de ações em prol da intercompreensão tanto em ambiente acadêmico quanto em espaço escolar, sobretudo por meio de parcerias entre universidades e Secretarias de Educação. Entre as pesquisas já realizadas ou em curso, percebe-se um contingente significativo de delimitações voltadas à sala de aula. A partir desses resultados, pode-se concluir que este estudo contribui não só para divulgar a intercompreensão como para abrir caminhos a novas investigações acerca do tema. Afinal, os dados apontam para a possibilidade de multiplicar os intercompreendedores norte-rio-grandenses, tomando-se por base as primeiras repercussões já destacáveis no contexto da educação potiguar.Intercomprehension is a centuries-old communicative practice. This natural process was scientifically turned into a system during the 1990’s, and thenceforth presented amongst the plural approaches and inserted into the Didactics of plurilingualism. In the educational domain, plurilingual projects help to diversify teaching, as they allow for the integration of the multiple areas of knowledge and promote mutual respect amongst languages/cultures. Under this perspective, how are actions directed at intercomprehension being carried out within the Brazilian context and, more specifically, within that of the Brazilian state of Rio Grande do Norte? This research aims generally at identifying actions already carried out in favor of intercomprehension on national and local levels, in order to focus on the imminent repercussions for the state educational scenario. This research, which has an exploratory and descriptive goal (GERHARDT and SILVEIRA, 2009), and which is also structured following the new perspectives from Applied Linguistics (RAJAGOPALAN, 2003 and MOITA LOPES, 2013, 2016), uses as tools the questionnaire and the semi-directive interview (QUIVY and CAMPENHOUDT, 1998). The analytical procedures are based on content analysis (BARDIN, 1979), as well as on the theoretical references presented, the scope of which integrates intercomprehension, education and teacher education: Beacco et al, 2015; Caddéo and Jamet, 2013; Capucho, 2013; De Carlo, 2010; Escudé, 2011; Martins, 2014; Meissner, 2008; Muñoz and Burgos, 2013; Freire, 2011; Saviani, 2009; Gadotti, 2012; Nóvoa, 2009, 2012; Palma Filho, 2010, amongst others. The subjects of the research come from three groups: professors from Brazilian universities (I); participants in the I Colóquio de Intercompreensão de Natal (1st Intercomprehension Colloquy in Natal) and UFRN students enrolled in the Intercomprehension for Romance Languages course (II), and Elementary Education professionals working at municipal public schools (III). Results point to an expansion of actions favoring intercomprehension in the academia as well as in schools, most of all through partnership between universities and secretariats of education. Amongst ongoing or already concluded researches one can observe a significant amount of delimitations focused on the classroom. From these results one can conclude that this research contributes not only to promote intercomprehension but also to pave the way to new investigations on the theme. After all, data points to the possibility of a multiplication in the number of intercomprehenders in the state of Rio Grande do Norte as we consider the first marked repercussions in the context of that state education.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAIntercompreensãoDidática do plurilinguismoEducaçãoFormação docenteIntercompreensão de línguas românicas: repercussões no campo educacional potiguarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaCatarinaDeMeloSilva_DISSERT.pdfAnaCatarinaDeMeloSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf2202090https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24182/1/AnaCatarinaDeMeloSilva_DISSERT.pdf5117f62f647ac276f4f754be7fc31692MD51TEXTAnaCatarinaDeMeloSilva_DISSERT.pdf.txtAnaCatarinaDeMeloSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain371132https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24182/2/AnaCatarinaDeMeloSilva_DISSERT.pdf.txtbb363497098eae5bded0e8980b1dece0MD52THUMBNAILAnaCatarinaDeMeloSilva_DISSERT.pdf.jpgAnaCatarinaDeMeloSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1605https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24182/3/AnaCatarinaDeMeloSilva_DISSERT.pdf.jpg2a77dae854f7562bf6771d7c9be86d67MD53123456789/241822022-04-08 18:06:55.727oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24182Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-08T21:06:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intercompreensão de línguas românicas: repercussões no campo educacional potiguar |
title |
Intercompreensão de línguas românicas: repercussões no campo educacional potiguar |
spellingShingle |
Intercompreensão de línguas românicas: repercussões no campo educacional potiguar Silva, Ana Catarina de Melo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Intercompreensão Didática do plurilinguismo Educação Formação docente |
title_short |
Intercompreensão de línguas românicas: repercussões no campo educacional potiguar |
title_full |
Intercompreensão de línguas românicas: repercussões no campo educacional potiguar |
title_fullStr |
Intercompreensão de línguas românicas: repercussões no campo educacional potiguar |
title_full_unstemmed |
Intercompreensão de línguas românicas: repercussões no campo educacional potiguar |
title_sort |
Intercompreensão de línguas românicas: repercussões no campo educacional potiguar |
author |
Silva, Ana Catarina de Melo |
author_facet |
Silva, Ana Catarina de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0194841852303004 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1471852102360947 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Cooper, Jennifer Sarah |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6919670149148157 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Galli, Joice |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3464471075438633 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Faria, Marilia Varella Bezerra de |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9374738955386775 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Catarina de Melo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Selma Alas |
contributor_str_mv |
Martins, Selma Alas |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Intercompreensão Didática do plurilinguismo Educação Formação docente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intercompreensão Didática do plurilinguismo Educação Formação docente |
description |
A intercompreensão é uma prática comunicativa secular. Esse processo natural é sistematizado cientificamente nos anos 1990, período a partir do qual a teoria é apresentada entre as abordagens plurais e inserida na Didática do plurilinguismo. No eixo educacional, os projetos plurilíngues ajudam a diversificar o ensino, pois proporcionam a integração das diversas áreas do conhecimento além de promover o respeito entre as línguas-culturas. Nessa perspectiva, como as ações direcionadas à intercompreensão vêm sendo conduzidas no contexto brasileiro e, mais particularmente, no plano norte-rio-grandense? Esta pesquisa tem por objetivo geral identificar que ações já foram realizadas em prol da intercompreensão nos âmbitos nacional e local a fim de focalizar as repercussões iminentes no cenário educativo potiguar. Este estudo de finalidade exploratória e descritiva (GERHARDT e SILVEIRA, 2009), também estruturado em consonância com os novos olhares da Linguística Aplicada (RAJAGOPALAN, 2003 e MOITA LOPES, 2013, 2016), toma como instrumentos o questionário e a entrevista semi-diretiva (QUIVY e CAMPENHOUDT, 1998). Os procedimentos analíticos baseiam-se na análise de conteúdo (BARDIN, 1979), assim como no próprio referencial teórico apresentado, cuja abrangência integra intercompreensão, educação e formação docente: Beacco et al, 2015; Caddéo e Jamet, 2013; Capucho, 2013; De Carlo, 2010; Escudé, 2011; Martins, 2014; Meissner, 2008; Muñoz e Burgos, 2013; Freire, 2011; Saviani, 2009; Gadotti, 2012; Nóvoa, 2009, 2012; Palma Filho, 2010, entre outros. Os sujeitos de pesquisa provêm de três grupos: professores de universidades brasileiras (I); participantes do I Colóquio de Intercompreensão de Natal e alunos da UFRN inscritos na disciplina Intercompreensão de Línguas Românicas (II) e profissionais da Educação Básica atuantes na rede municipal de ensino público (III). Os resultados apontam para a expansão de ações em prol da intercompreensão tanto em ambiente acadêmico quanto em espaço escolar, sobretudo por meio de parcerias entre universidades e Secretarias de Educação. Entre as pesquisas já realizadas ou em curso, percebe-se um contingente significativo de delimitações voltadas à sala de aula. A partir desses resultados, pode-se concluir que este estudo contribui não só para divulgar a intercompreensão como para abrir caminhos a novas investigações acerca do tema. Afinal, os dados apontam para a possibilidade de multiplicar os intercompreendedores norte-rio-grandenses, tomando-se por base as primeiras repercussões já destacáveis no contexto da educação potiguar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-06T22:15:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-06T22:15:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Ana Catarina de Melo. Intercompreensão de línguas românicas: repercussões no campo educacional potiguar. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24182 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ana Catarina de Melo. Intercompreensão de línguas românicas: repercussões no campo educacional potiguar. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24182/1/AnaCatarinaDeMeloSilva_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24182/2/AnaCatarinaDeMeloSilva_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24182/3/AnaCatarinaDeMeloSilva_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5117f62f647ac276f4f754be7fc31692 bb363497098eae5bded0e8980b1dece0 2a77dae854f7562bf6771d7c9be86d67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117674941022208 |