Método de prevenção de perdas do tipo making-do, retrabalho e falta de terminalidade em canteiros de obras
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25336 |
Resumo: | A construção enxuta é uma filosofia de produção que busca a redução ou eliminação de perdas nos processos construtivos. A perda do tipo making-do está relacionada com a ocorrência de improvisações pelas equipes de trabalho. A perda do tipo retrabalho consiste em nova execução de um serviço que já foi executado. A perda do tipo falta de terminalidade refere-se a não finalização das tarefas. O estudo de perdas na construção civil é de fundamental importância na melhoria do desempenho de processos construtivos bem como na redução de custos. Há importantes relações de causa e efeito entre as categorias making-do, retrabalho e falta de terminalidade que são frequentemente relacionadas às falhas nos sistemas de gestão que não evitaram a propagação das perdas. Assim, o objetivo principal é propor um método de prevenção de perdas do tipo making-do, falta de terminalidade e retrabalho em canteiros de obras. Para tanto, a abordagem de pesquisa é denominada de Design Science Research composta de cinco fases: (1) “Consciência do problema” em que se obteve a lacuna do conhecimento; (2) “Sugestão” do método de prevenção; (3) “Desenvolvimento” da segunda versão do método, onde ocorreu o refinamento da primeira versão do método. (4) “Avaliação” consistiu na avaliação da utilidade prática da segunda versão do artefato através do grupo focal com profissionais de uma das três empresas estudadas, neste sentido algumas destas apreciações foram incorporadas na última versão do método; (5) “Conclusão” nesta última fase foi identificada as contribuições práticas e teóricas. Os resultados obtidos no estudo de caso 1 e 2 indicaram que a maior parte das perdas por making-do foram materiais/componentes e os impactos são retrabalho, falta de terminalidade e diminuição da produtividade. No estudo de caso 3, os pacotes informais causados por falta de terminalidade em sua maioria são alvenaria de vedação e revestimento interno e foram o que mais aumento de prazos e custos tiveram. As principais contribuições deste estudo estão relacionadas à compreensão das perdas de uma perspectiva sistêmica desde a sua origem até os impactos no sistema de produção como um todo, bem como tornar os sistemas de gestão mais robustos e buscar a redução ou eliminação das perdas de forma mais eficaz. |
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Germano, Andrezza Vagnielly CoutinhoQueiroz, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara deSantos, Débora de GoisMelo, Reymard Sávio Sampaio de2018-06-11T22:53:16Z2018-06-11T22:53:16Z2018-03-28GERMANO, Andrezza Vagnielly Coutinho. Método de prevenção de perdas do tipo making-do, retrabalho e falta de terminalidade em canteiros de obras. 2018. 201f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25336A construção enxuta é uma filosofia de produção que busca a redução ou eliminação de perdas nos processos construtivos. A perda do tipo making-do está relacionada com a ocorrência de improvisações pelas equipes de trabalho. A perda do tipo retrabalho consiste em nova execução de um serviço que já foi executado. A perda do tipo falta de terminalidade refere-se a não finalização das tarefas. O estudo de perdas na construção civil é de fundamental importância na melhoria do desempenho de processos construtivos bem como na redução de custos. Há importantes relações de causa e efeito entre as categorias making-do, retrabalho e falta de terminalidade que são frequentemente relacionadas às falhas nos sistemas de gestão que não evitaram a propagação das perdas. Assim, o objetivo principal é propor um método de prevenção de perdas do tipo making-do, falta de terminalidade e retrabalho em canteiros de obras. Para tanto, a abordagem de pesquisa é denominada de Design Science Research composta de cinco fases: (1) “Consciência do problema” em que se obteve a lacuna do conhecimento; (2) “Sugestão” do método de prevenção; (3) “Desenvolvimento” da segunda versão do método, onde ocorreu o refinamento da primeira versão do método. (4) “Avaliação” consistiu na avaliação da utilidade prática da segunda versão do artefato através do grupo focal com profissionais de uma das três empresas estudadas, neste sentido algumas destas apreciações foram incorporadas na última versão do método; (5) “Conclusão” nesta última fase foi identificada as contribuições práticas e teóricas. Os resultados obtidos no estudo de caso 1 e 2 indicaram que a maior parte das perdas por making-do foram materiais/componentes e os impactos são retrabalho, falta de terminalidade e diminuição da produtividade. No estudo de caso 3, os pacotes informais causados por falta de terminalidade em sua maioria são alvenaria de vedação e revestimento interno e foram o que mais aumento de prazos e custos tiveram. As principais contribuições deste estudo estão relacionadas à compreensão das perdas de uma perspectiva sistêmica desde a sua origem até os impactos no sistema de produção como um todo, bem como tornar os sistemas de gestão mais robustos e buscar a redução ou eliminação das perdas de forma mais eficaz.Lean construction is a production philosophy that seeks to reduce or eliminate wastes in construction processes. Making-do is a category of waste related to the occurrence of improvisations by the work teams. Rework consists of a new execution of a task that has already been executed. Unfinished work refers to the noncompletion of the tasks. The study of wastes in construction is of fundamental importance in improving the performance of construction processes as well as in cost reduction. There are important cause and effect relationships between the categories of making-do, rework, and unfinished work that are often related to failures in management systems that have not prevented the spread of wastes. Thus, the main objective is to propose a method of preventing wastes of the type making-do, rework and unfinished work in construction sites. To do so, the research approach is called Design Science Research composed of five phases: (1) "Problem awareness" in which the knowledge gap was obtained; (2) "Suggestion" of the prevention method; (3) "Development" of the second version of the method, where the refinement of the first version of the method occurred. (4) "Evaluation" consisted in evaluating the practical utility of the second version of the artifact through the focus group with professionals from one of the three companies studied, in this sense some of these assessments were incorporated in the last version of the method; (5) "Conclusion" in this last phase was identified the practical and theoretical contributions. The results obtained in case study 1 and 2 indicated that most of the wastes by making-do were materials / components and the impacts are rework, unfinished work and decrease of productivity. In the case study 3, the informal packages caused by unfinished work are mostly masonry of sealing and internal coating and were the most increase of deadlines and costs had. The main contributions of this study are related to the understanding of the wastes from a systemic perspective from its origin to the impacts on the production system, as well as to make the management systems more robust and to seek the reduction or elimination of wastes in a more effective way.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILPerdasMaking-doRetrabalhoFalta de terminalidadeConstrução enxutaMétodo de prevenção de perdas do tipo making-do, retrabalho e falta de terminalidade em canteiros de obrasMethod of preventing wastes of the type making-do, rework and unfinished work in construction sitesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVILUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdf.txtAndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain342476https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25336/2/AndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdf.txt01f851d615887943cfee9dc9b5ee5520MD52THUMBNAILAndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdf.jpgAndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2808https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25336/3/AndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdf.jpga7300c07545aaf158b37ed4376ae5785MD53TEXTAndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdf.txtAndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain342476https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25336/2/AndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdf.txt01f851d615887943cfee9dc9b5ee5520MD52THUMBNAILAndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdf.jpgAndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2808https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25336/3/AndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdf.jpga7300c07545aaf158b37ed4376ae5785MD53ORIGINALAndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdfapplication/pdf6628811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25336/1/AndrezzaVagniellyCoutinhoGermano_DISSERT.pdf31bb9ff6d85f774c7d60410044c5d92eMD51123456789/253362019-01-30 13:08:29.524oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25336Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:08:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A construção enxuta é uma filosofia de produção que busca a redução ou eliminação de perdas nos processos construtivos. A perda do tipo making-do está relacionada com a ocorrência de improvisações pelas equipes de trabalho. A perda do tipo retrabalho consiste em nova execução de um serviço que já foi executado. A perda do tipo falta de terminalidade refere-se a não finalização das tarefas. O estudo de perdas na construção civil é de fundamental importância na melhoria do desempenho de processos construtivos bem como na redução de custos. Há importantes relações de causa e efeito entre as categorias making-do, retrabalho e falta de terminalidade que são frequentemente relacionadas às falhas nos sistemas de gestão que não evitaram a propagação das perdas. Assim, o objetivo principal é propor um método de prevenção de perdas do tipo making-do, falta de terminalidade e retrabalho em canteiros de obras. Para tanto, a abordagem de pesquisa é denominada de Design Science Research composta de cinco fases: (1) “Consciência do problema” em que se obteve a lacuna do conhecimento; (2) “Sugestão” do método de prevenção; (3) “Desenvolvimento” da segunda versão do método, onde ocorreu o refinamento da primeira versão do método. (4) “Avaliação” consistiu na avaliação da utilidade prática da segunda versão do artefato através do grupo focal com profissionais de uma das três empresas estudadas, neste sentido algumas destas apreciações foram incorporadas na última versão do método; (5) “Conclusão” nesta última fase foi identificada as contribuições práticas e teóricas. Os resultados obtidos no estudo de caso 1 e 2 indicaram que a maior parte das perdas por making-do foram materiais/componentes e os impactos são retrabalho, falta de terminalidade e diminuição da produtividade. No estudo de caso 3, os pacotes informais causados por falta de terminalidade em sua maioria são alvenaria de vedação e revestimento interno e foram o que mais aumento de prazos e custos tiveram. As principais contribuições deste estudo estão relacionadas à compreensão das perdas de uma perspectiva sistêmica desde a sua origem até os impactos no sistema de produção como um todo, bem como tornar os sistemas de gestão mais robustos e buscar a redução ou eliminação das perdas de forma mais eficaz. |
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