A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Laís Luana Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43750
Resumo: Essa pesquisa analisa aspectos composicionais e interpretativos da obra Três Cantos de Iemanjá para Violoncelo e Piano do compositor pernambucano Marlos Nobre (1939); com o intuito de contextualizar o intérprete acerca dos elementos da música afro-brasileira presentes na peça. O compositor utiliza de células rítmicas características, melodias e nuances que fazem referência aos instrumentos percussão da música afro-brasileira. Estão presentes na obra os ritmos do Maracatu e Coco e gêneros gênese do Choro, como a Modinha, o Lundu e a Habanera. O procedimento metodológico se constituiu de estudo biográfico do compositor e levantamento de suas obras compostas que tenham ligação com a cultura afro-brasileira. Em um segundo momento foram pesquisados autores como Carvalho (1998), Silva (2014) e Costa (2017), que discorrem sobre a cultura afro-brasileira. Posteriormente foram realizados experimentos com o intuito de incorporar os aspectos da música afro-brasileira na interpretação, seguidos de performances e gravações da peça.
id UFRN_1848e51f271a0f997e1fefe04053ff89
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43750
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Laís Luana Santoshttp://lattes.cnpq.br/9022310808305067http://lattes.cnpq.br/0527049289531555Carvalho, Tiago de Quadros Maiahttp://lattes.cnpq.br/0064848908794311Souza, Alba Christina Bomfimhttp://lattes.cnpq.br/3322258614424921Presgrave, Fábio Soren2021-10-08T17:59:24Z2021-10-08T17:59:24Z2020-12-28OLIVEIRA, Laís Luana Santos. A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra. 2020. 56f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43750Essa pesquisa analisa aspectos composicionais e interpretativos da obra Três Cantos de Iemanjá para Violoncelo e Piano do compositor pernambucano Marlos Nobre (1939); com o intuito de contextualizar o intérprete acerca dos elementos da música afro-brasileira presentes na peça. O compositor utiliza de células rítmicas características, melodias e nuances que fazem referência aos instrumentos percussão da música afro-brasileira. Estão presentes na obra os ritmos do Maracatu e Coco e gêneros gênese do Choro, como a Modinha, o Lundu e a Habanera. O procedimento metodológico se constituiu de estudo biográfico do compositor e levantamento de suas obras compostas que tenham ligação com a cultura afro-brasileira. Em um segundo momento foram pesquisados autores como Carvalho (1998), Silva (2014) e Costa (2017), que discorrem sobre a cultura afro-brasileira. Posteriormente foram realizados experimentos com o intuito de incorporar os aspectos da música afro-brasileira na interpretação, seguidos de performances e gravações da peça.This research analyzes technical and interpretative aspects of the work “Três Cantos de Iemanjá” for Cello and Piano by the brazilian composer Marlos Nobre (1939); in order to contextualize the interpreter on aspects from Afro-Brazilian music present in this piece. The composer uses characteristic elements such as rhythmic cells, melodies, nuances, which relate to percussion instruments of Afro-Brazilian music. The rhythms from Maracatu, Coco and genres from Choro such as Modinha, Lundu and Habanera are present in the work. The methodological procedure consisted of a biographical study of the composer and of works composed by him that have some kind of connection with Afro-Brazilian culture. Later, authors such as Carvalho (1998), Silva (2014), Costa (2017), who discuss Afro-Brazilian culture, were researched and included. Subsequently, experiments were carried out in order to incorporate aspects of Afro-Brazilian music in the interpretation besides performances and recordings of the work itself.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilRitmos afro-brasileirosViolonceloTrês Cantos de IemanjáMúsica brasileiraA interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInterpretacaotrescantos_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf4591626https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43750/1/Interpretacaotrescantos_Oliveira_2020.pdf463c8330b948098a008b1436c66d1b3bMD51123456789/437502022-05-02 12:51:22.929oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43750Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:51:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra
title A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra
spellingShingle A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra
Oliveira, Laís Luana Santos
Ritmos afro-brasileiros
Violoncelo
Três Cantos de Iemanjá
Música brasileira
title_short A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra
title_full A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra
title_fullStr A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra
title_full_unstemmed A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra
title_sort A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra
author Oliveira, Laís Luana Santos
author_facet Oliveira, Laís Luana Santos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9022310808305067
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0527049289531555
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Tiago de Quadros Maia
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0064848908794311
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Souza, Alba Christina Bomfim
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3322258614424921
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Laís Luana Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Presgrave, Fábio Soren
contributor_str_mv Presgrave, Fábio Soren
dc.subject.por.fl_str_mv Ritmos afro-brasileiros
Violoncelo
Três Cantos de Iemanjá
Música brasileira
topic Ritmos afro-brasileiros
Violoncelo
Três Cantos de Iemanjá
Música brasileira
description Essa pesquisa analisa aspectos composicionais e interpretativos da obra Três Cantos de Iemanjá para Violoncelo e Piano do compositor pernambucano Marlos Nobre (1939); com o intuito de contextualizar o intérprete acerca dos elementos da música afro-brasileira presentes na peça. O compositor utiliza de células rítmicas características, melodias e nuances que fazem referência aos instrumentos percussão da música afro-brasileira. Estão presentes na obra os ritmos do Maracatu e Coco e gêneros gênese do Choro, como a Modinha, o Lundu e a Habanera. O procedimento metodológico se constituiu de estudo biográfico do compositor e levantamento de suas obras compostas que tenham ligação com a cultura afro-brasileira. Em um segundo momento foram pesquisados autores como Carvalho (1998), Silva (2014) e Costa (2017), que discorrem sobre a cultura afro-brasileira. Posteriormente foram realizados experimentos com o intuito de incorporar os aspectos da música afro-brasileira na interpretação, seguidos de performances e gravações da peça.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-08T17:59:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-08T17:59:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Laís Luana Santos. A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra. 2020. 56f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43750
identifier_str_mv OLIVEIRA, Laís Luana Santos. A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra. 2020. 56f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43750/1/Interpretacaotrescantos_Oliveira_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 463c8330b948098a008b1436c66d1b3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813890796973195264