Comunicação e negritude : a representação de Iemanjá na moda brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/16401 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016. |
id |
UNB-2_c5a2d62d5b2c5ca4b090b96467c7e8cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/16401 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Martins, MarcusGeraldes, Elen CristinaMARTINS, Marcus. Comunicação e negritude: a representação de Iemanjá na moda brasileira. 2016. 77 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/16401Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016.O presente trabalho investiga como Iemanjá é representada na moda brasileira. Para tanto, foram utilizadas coleções e peças em que a orixá, parte de religiões de matriz africana, serviu de inspiração para as marcas cariocas Farm e Isabela Capeto. A escolha dos casos foi feita baseada em procedimentos metodológicos qualitativos de forma a produzir uma análise comparativa e evidenciar as interpretações identitárias sobre os corpos que protagonizam as produções. Na sociedade capitalista em que organizações privadas criam representações padronizadas embranquecidas, o poder de segregar raças e culturas passa a não ser mais exclusividade do Estado. A exaltação de Iemanjá na moda desvela a inserção sincrética e paradoxal de, ao mesmo tempo em que se promove um convívio harmonioso de negros e brancos, o conflito é camuflado e o racismo, embora presente, é disfarçado. Verifica-se, então, de qual maneira a moda se posiciona dentro deste contexto para construir suas narrativas.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2017-03-28T17:44:39Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MarcusMartins_tcc.pdf: 3131842 bytes, checksum: a79dc979d1a47f9780dad34e7915bd98 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-03-29T19:18:36Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MarcusMartins_tcc.pdf: 3131842 bytes, checksum: a79dc979d1a47f9780dad34e7915bd98 (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-29T19:18:36Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MarcusMartins_tcc.pdf: 3131842 bytes, checksum: a79dc979d1a47f9780dad34e7915bd98 (MD5)This paper explores the representation of Yemoja in Brazilian fashion. Therefore, collections and pieces of clothing that used this Orisha as inspiration were chosen for this study – the clothing brands Farm and Isabela Capet, from Rio de Janeiro, were analysed. The selection of cases was made based on qualitative methodological procedures in order to produce a comparative analysis of identity interpretations of the elements featured in the products. In capitalist society in which private organizations create standardized representations whitened, the power to segregate races and cultures spend no longer exclusive to the state. The exaltation of Yemoja in fashion reveals the syncretic insertion and paradoxical that, at the same time that a harmonious coexistence of blacks and whites is promoted, the conflict is camouflaged and racism, although present, is disguised. It is, then, demonstrated how fashion is positioned within this context to build its narratives.Moda e comunicaçãoCultura afro-brasileiraIemanjáModaReligiãoComunicação e negritude : a representação de Iemanjá na moda brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-03-29T19:18:36Z2017-03-29T19:18:36Z2016info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_MarcusMartins_tcc.pdf2016_MarcusMartins_tcc.pdfapplication/pdf3131842http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16401/1/2016_MarcusMartins_tcc.pdfa79dc979d1a47f9780dad34e7915bd98MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16401/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16401/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16401/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16401/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/164012017-03-29 16:18:36.643oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-03-29T19:18:36Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação e negritude : a representação de Iemanjá na moda brasileira |
title |
Comunicação e negritude : a representação de Iemanjá na moda brasileira |
spellingShingle |
Comunicação e negritude : a representação de Iemanjá na moda brasileira Martins, Marcus Moda e comunicação Cultura afro-brasileira Iemanjá Moda Religião |
title_short |
Comunicação e negritude : a representação de Iemanjá na moda brasileira |
title_full |
Comunicação e negritude : a representação de Iemanjá na moda brasileira |
title_fullStr |
Comunicação e negritude : a representação de Iemanjá na moda brasileira |
title_full_unstemmed |
Comunicação e negritude : a representação de Iemanjá na moda brasileira |
title_sort |
Comunicação e negritude : a representação de Iemanjá na moda brasileira |
author |
Martins, Marcus |
author_facet |
Martins, Marcus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Marcus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Geraldes, Elen Cristina |
contributor_str_mv |
Geraldes, Elen Cristina |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Moda e comunicação Cultura afro-brasileira Iemanjá Moda Religião |
topic |
Moda e comunicação Cultura afro-brasileira Iemanjá Moda Religião |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-29T19:18:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-29T19:18:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Marcus. Comunicação e negritude: a representação de Iemanjá na moda brasileira. 2016. 77 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/16401 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Marcus. Comunicação e negritude: a representação de Iemanjá na moda brasileira. 2016. 77 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/16401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16401/1/2016_MarcusMartins_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16401/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16401/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16401/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16401/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a79dc979d1a47f9780dad34e7915bd98 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493024872595456 |