GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28579 |
Resumo: | Considerando-se que o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, afirmamos ser imprescindível que o ensino escolar de Geografia seja capaz de possibilitar que os estudantes desenvolvam habilidades e competências necessárias para ler e compreender o espaço e suas dimensões analíticas, como a paisagem – cujo conteúdo destacado é o da morfologia – e o território – com destaque para as relações de poder. Desse modo, saber ler paisagens, entender as contradições do território e, assim, interpretar a representação cartográfica do espaço com essa perspectiva é um caminho para a apreensão da realidade de modo atualizado, crítico e contextualizado. Assim, o presente trabalho objetiva produzir jogo didático acerca da interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico, para ser utilizado por estudantes do Ensino Fundamental no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. O jogo produzido se caracteriza por ser digital e compatível com uma das plataformas mais utilizadas no mundo para o funcionamento de smartphones – Android. Destarte, a pesquisa foi estruturada a partir de investigação bibliográfica sobre espaço geográfico, paisagem, território, representação cartográfica do espaço, jogo didático e ensino de Geografia. Outrossim, foram realizadas aulas expositivas e dialogadas acerca do conteúdo do jogo desenvolvido, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública estadual da cidade de Santa Cruz (RN), por ser este o espaço da práxis profissional do autor do trabalho; aplicação de questionário com esses estudantes, sobre o ensino de Geografia; e aplicação do jogo desenvolvido no mesmo espaço escolar, com a análise dos dados decorrentes dessa aplicação. O jogo foi avaliado de forma positiva pelos estudantes, bem como proporcionou que estes tivessem melhor compreensão do espaço geográfico. Sendo assim, concluímos que o jogo proposto é um importante recurso didático, pois, oferece ao professor de Geografia alternativas metodológicas interessantes para o desenvolvimento de habilidades e competências definidas nos documentos oficiais do país, possibilitando, assim, aos estudantes a leitura crítica da representação cartográfica do espaço geográfico. |
id |
UFRN_188d9ff59609d2958af5b6843206b2e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28579 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes Filho, Aurino AlvesCosta, Franklin Roberto daAraújo, Sandra Kelly deSalvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira2020-03-17T21:51:17Z2020-03-17T21:51:17Z2019-12-20NUNES FILHO, Aurino Alves. GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico. 2019. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28579Considerando-se que o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, afirmamos ser imprescindível que o ensino escolar de Geografia seja capaz de possibilitar que os estudantes desenvolvam habilidades e competências necessárias para ler e compreender o espaço e suas dimensões analíticas, como a paisagem – cujo conteúdo destacado é o da morfologia – e o território – com destaque para as relações de poder. Desse modo, saber ler paisagens, entender as contradições do território e, assim, interpretar a representação cartográfica do espaço com essa perspectiva é um caminho para a apreensão da realidade de modo atualizado, crítico e contextualizado. Assim, o presente trabalho objetiva produzir jogo didático acerca da interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico, para ser utilizado por estudantes do Ensino Fundamental no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. O jogo produzido se caracteriza por ser digital e compatível com uma das plataformas mais utilizadas no mundo para o funcionamento de smartphones – Android. Destarte, a pesquisa foi estruturada a partir de investigação bibliográfica sobre espaço geográfico, paisagem, território, representação cartográfica do espaço, jogo didático e ensino de Geografia. Outrossim, foram realizadas aulas expositivas e dialogadas acerca do conteúdo do jogo desenvolvido, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública estadual da cidade de Santa Cruz (RN), por ser este o espaço da práxis profissional do autor do trabalho; aplicação de questionário com esses estudantes, sobre o ensino de Geografia; e aplicação do jogo desenvolvido no mesmo espaço escolar, com a análise dos dados decorrentes dessa aplicação. O jogo foi avaliado de forma positiva pelos estudantes, bem como proporcionou que estes tivessem melhor compreensão do espaço geográfico. Sendo assim, concluímos que o jogo proposto é um importante recurso didático, pois, oferece ao professor de Geografia alternativas metodológicas interessantes para o desenvolvimento de habilidades e competências definidas nos documentos oficiais do país, possibilitando, assim, aos estudantes a leitura crítica da representação cartográfica do espaço geográfico.Considering that the object of study of Geography is the geographical space, we affirm that it is essential that the school teaching of Geography be able to enable students to develop skills and competences necessary to read and understand space and its analytical dimensions, such as landscape – whose highlighted content is that of morphology - and the territory – with emphasis on power relations. Thus, knowing how to read landscapes, understanding the contradictions of the territory and thus interpreting the cartographic representation of space with this perspective is a way to grasp reality in an updated, critical and contextualized way. Thus, the present work aims to produce a didactic game about the critical interpretation of cartographic representation of geographical space, to be used by elementary school students in the process of teaching and learning in Geography. The game produced is characterized by being digital and compatible with one of the most used platforms in the world for the operation of smartphones – Android. Thus, the research was structured from bibliographical research on geographical space, landscape, territory, cartographic representation of space, didactic game and teaching of Geography. Also, lectures were held and dialogued about the content of the game developed, with students of the 9th grade of elementary school of state public school of Santa Cruz (RN), as this is the space of professional praxis of the author of the work; application of a questionnaire with these students about the teaching of Geography; and application of the game developed in the same school space, with the analysis of the data resulting from this application. Thus, we conclude that the proposed game is an important didactic resource, as it offers the Geography teacher interesting methodological alternatives for the development of skills and competences defined in the official documents of the country, thus enabling students to read critically the cartographic representation of geographical space.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEspaço geográficoRepresentação cartográficaInterpretação críticaJogo didáticoEnsino escolar de GeografiaGeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGeoGamejogo_NunesFilho_2019.pdfapplication/pdf5961776https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28579/1/GeoGamejogo_NunesFilho_2019.pdf03fb1df67c219a65c2b038b1fe63d949MD51TEXTGeoGamejogo_NunesFilho_2019.pdf.txtGeoGamejogo_NunesFilho_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain229772https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28579/2/GeoGamejogo_NunesFilho_2019.pdf.txt8ea2b9ffbcddddc09205601d18f4eb72MD52THUMBNAILGeoGamejogo_NunesFilho_2019.pdf.jpgGeoGamejogo_NunesFilho_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28579/3/GeoGamejogo_NunesFilho_2019.pdf.jpgaf24c50a73d10bee421196dda59e38d2MD53123456789/285792020-03-22 04:41:41.736oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28579Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:41:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico |
title |
GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico |
spellingShingle |
GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico Nunes Filho, Aurino Alves CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Espaço geográfico Representação cartográfica Interpretação crítica Jogo didático Ensino escolar de Geografia |
title_short |
GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico |
title_full |
GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico |
title_fullStr |
GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico |
title_full_unstemmed |
GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico |
title_sort |
GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico |
author |
Nunes Filho, Aurino Alves |
author_facet |
Nunes Filho, Aurino Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Costa, Franklin Roberto da |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Araújo, Sandra Kelly de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes Filho, Aurino Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira |
contributor_str_mv |
Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Espaço geográfico Representação cartográfica Interpretação crítica Jogo didático Ensino escolar de Geografia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço geográfico Representação cartográfica Interpretação crítica Jogo didático Ensino escolar de Geografia |
description |
Considerando-se que o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, afirmamos ser imprescindível que o ensino escolar de Geografia seja capaz de possibilitar que os estudantes desenvolvam habilidades e competências necessárias para ler e compreender o espaço e suas dimensões analíticas, como a paisagem – cujo conteúdo destacado é o da morfologia – e o território – com destaque para as relações de poder. Desse modo, saber ler paisagens, entender as contradições do território e, assim, interpretar a representação cartográfica do espaço com essa perspectiva é um caminho para a apreensão da realidade de modo atualizado, crítico e contextualizado. Assim, o presente trabalho objetiva produzir jogo didático acerca da interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico, para ser utilizado por estudantes do Ensino Fundamental no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. O jogo produzido se caracteriza por ser digital e compatível com uma das plataformas mais utilizadas no mundo para o funcionamento de smartphones – Android. Destarte, a pesquisa foi estruturada a partir de investigação bibliográfica sobre espaço geográfico, paisagem, território, representação cartográfica do espaço, jogo didático e ensino de Geografia. Outrossim, foram realizadas aulas expositivas e dialogadas acerca do conteúdo do jogo desenvolvido, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública estadual da cidade de Santa Cruz (RN), por ser este o espaço da práxis profissional do autor do trabalho; aplicação de questionário com esses estudantes, sobre o ensino de Geografia; e aplicação do jogo desenvolvido no mesmo espaço escolar, com a análise dos dados decorrentes dessa aplicação. O jogo foi avaliado de forma positiva pelos estudantes, bem como proporcionou que estes tivessem melhor compreensão do espaço geográfico. Sendo assim, concluímos que o jogo proposto é um importante recurso didático, pois, oferece ao professor de Geografia alternativas metodológicas interessantes para o desenvolvimento de habilidades e competências definidas nos documentos oficiais do país, possibilitando, assim, aos estudantes a leitura crítica da representação cartográfica do espaço geográfico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-17T21:51:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-17T21:51:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NUNES FILHO, Aurino Alves. GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico. 2019. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28579 |
identifier_str_mv |
NUNES FILHO, Aurino Alves. GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico. 2019. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28579/1/GeoGamejogo_NunesFilho_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28579/2/GeoGamejogo_NunesFilho_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28579/3/GeoGamejogo_NunesFilho_2019.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03fb1df67c219a65c2b038b1fe63d949 8ea2b9ffbcddddc09205601d18f4eb72 af24c50a73d10bee421196dda59e38d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832907984830464 |