"Um viveiro de competências e abnegações": a formação do marinheiro na Escola de Aprendizes Norte-Rio-Grandense (1933-1941)
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46836 |
Resumo: | Essa dissertação tem por objetivo analisar os códigos disciplinares, as formas de punição e as contravenções realizadas pelos aprendizes (alunos) e oficiais (marinheiros), responsáveis pelo ensino aplicado no interior da Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte, localizada na cidade do Natal, no recorte temporal que vai de 1933 a 1941. Entendemos por processos disciplinares, todo e qualquer recurso utilizado com a intencionalidade de incutir nas mentes e corpos dos aprendizes, regras e normas estabelecidas pela Marinha, que estabelecem o perfil profissional desejado para compor a armada nacional. Para melhor compreensão do tema, dialogamos com os conceitos de disciplina postulados por Michel Foucault (2020), de cultura escolar proposto por Dominique Julia (2010), bem como, dos trabalhos sobre o funcionamento e cotidianos nas escolas de formação de marinheiros escritos por Rozenilda Castro (2013; 2017), Vera Regina Beltrão Marques e Silvia Pandini (2004), dentre outros. As fontes históricas problematizadas são os Relatórios de Ministro da Marinha, os Relatórios de Presidente de Província e de Estado do Rio Grande do Norte, periódicos em circulação à época, a exemplo dos jornais A República e A Ordem, das Leis e Decretos emitidos pelo governo, e a documentação escolar disposta em livros manuscritos: o Livros de Concurrências, Livro de Ordem do Dia, Livro de Castigo para Aprendizes, Livro de Castigo para Sargentos, Livro para o Conselho de Disciplina, Livro de Exame de Marinheiros e o Livro do Prêmio Marcílio Dias. Concluímos que a Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte, durante seu tempo de funcionamento, investiu fortemente no processo de disciplinamento de corpos, adestrando os menores que ali assentavam praça, com o intuito formativo de normatizar os corpos ditos infantis preparando-os para o trabalho profissional/militar na Marinha do Brasil. |
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Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46836Essa dissertação tem por objetivo analisar os códigos disciplinares, as formas de punição e as contravenções realizadas pelos aprendizes (alunos) e oficiais (marinheiros), responsáveis pelo ensino aplicado no interior da Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte, localizada na cidade do Natal, no recorte temporal que vai de 1933 a 1941. Entendemos por processos disciplinares, todo e qualquer recurso utilizado com a intencionalidade de incutir nas mentes e corpos dos aprendizes, regras e normas estabelecidas pela Marinha, que estabelecem o perfil profissional desejado para compor a armada nacional. Para melhor compreensão do tema, dialogamos com os conceitos de disciplina postulados por Michel Foucault (2020), de cultura escolar proposto por Dominique Julia (2010), bem como, dos trabalhos sobre o funcionamento e cotidianos nas escolas de formação de marinheiros escritos por Rozenilda Castro (2013; 2017), Vera Regina Beltrão Marques e Silvia Pandini (2004), dentre outros. As fontes históricas problematizadas são os Relatórios de Ministro da Marinha, os Relatórios de Presidente de Província e de Estado do Rio Grande do Norte, periódicos em circulação à época, a exemplo dos jornais A República e A Ordem, das Leis e Decretos emitidos pelo governo, e a documentação escolar disposta em livros manuscritos: o Livros de Concurrências, Livro de Ordem do Dia, Livro de Castigo para Aprendizes, Livro de Castigo para Sargentos, Livro para o Conselho de Disciplina, Livro de Exame de Marinheiros e o Livro do Prêmio Marcílio Dias. Concluímos que a Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte, durante seu tempo de funcionamento, investiu fortemente no processo de disciplinamento de corpos, adestrando os menores que ali assentavam praça, com o intuito formativo de normatizar os corpos ditos infantis preparando-os para o trabalho profissional/militar na Marinha do Brasil.This dissertation aims to analyze the disciplinary codes, forms of punishment and misdemeanors carried out by apprentices (students) and officers (sailors) responsible for applied teaching within the Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte, located in the city of Natal, in the time frame that goes from 1933 to 1941. We understand by disciplinary processes, any and all resources used with the intention of instilling in the minds and bodies of the apprentices, rules and norms established by the Navy, which establish the desired professional profile to compose the fleet national. For a better understanding of the subject, we dialogue with the concepts of discipline postulated by Michel Foucault (2020), of school culture proposed by Dominique Julia (2010), as well as the works on the functioning and daily life in schools for training sailors written by Rozenilda Castro (2013; 2017), Vera Regina Beltrão Marques and Silvia Pandini (2004), among others. The historical sources discussed are the Reports of the Minister of the Navy, the Reports of the President of the Province and State of Rio Grande do Norte, periodicals in circulation at the time, such as the newspapers A República and A Ordem, the Laws and Decrees issued by the government. , and school documentation arranged in handwritten books: o Bid Books, Order of the Day Book, Punishment Book for Apprentices, Punishment Book for Sergeants, Book for the Discipline Board, Sailors Examination Book, and the Prize Book Marcílio Dias. We conclude that the Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte, during its time of operation, invested heavily in the process of disciplining bodies, training the minors who settled there, with the formative purpose of normalizing the so-called children's bodies, preparing them for professional/military work in the Brazilian Navy.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEscola de Aprendizes MarinheirosDisciplinaAdestramentoPunição"Um viveiro de competências e abnegações": a formação do marinheiro na Escola de Aprendizes Norte-Rio-Grandense (1933-1941)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALViveirocompetenciasabnegacoes_Francisco_2022.pdfapplication/pdf2455640https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46836/1/Viveirocompetenciasabnegacoes_Francisco_2022.pdf4c4ac7e0aecc6047af121d2ad6ea8582MD51123456789/468362022-05-02 12:24:51.649oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46836Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:24:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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