O ensino da morfologia humana e as ferramentas acessíveis para o aluno com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55253 |
Resumo: | A pessoa com deficiência visual (DV) é aquela que apresenta baixa visão ou cegueira. Esses alunos antes de ingressarem no ensino superior enfrentam diversas barreiras precisando muitas vezes se adequar as metodologias de ensino, indo contra um aporte de leis que viabilizam o ingresso e asseguram o acompanhamento desses alunos durante a sua formação. Para a área da saúde, as Ciências Morfológicas têm grande importância para a formação inicial dos discentes, servindo como base para os componentes posteriores. A Anatomia, a Histologia e a Embriologia são componentes das Ciências Morfológicas, cujo as atividades metodológicas baseiam-se no estímulo visual, com atlas anatômicos, espécimes cadavéricos, imagens histológicas, microscópios, modelos embrionários e outros. Essas ferramentas acabam segregando as pessoas com deficiência visual. Logo essa pesquisa objetivou analisar estudos e discursos epistemológicos no âmbito do ensino da morfologia humana, visando detectar ferramentas de ensino acessíveis para estudantes com deficiência visual. Assim, essa dissertação conta com dois capítulos identificando as ferramentas de ensino e o processo de inclusão e acessibilidade. O capítulo 1 consta de uma revisão de escopo, que através de combinações de palavras permitiu mapear 17 estudos nas principais bases de pesquisa, sendo possível identificar 16 ferramentas, sensoriais e tecnológicas, que favoreceram a acessibilidade do ensino das Ciências Morfológicas. Já o capítulo 2 consta de um levantamento e avaliação das ferramentas de ensino utilizadas no Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, a partir da análise do discurso de 7 discentes, com baixa visão ou cegos, de diferentes cursos da área da saúde. Os participantes, atendidos pela Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da instituição, cursaram componentes curriculares obrigatórios da área de morfologia, como a Anatomia, a Embriologia e a Histologia. A pesquisa permitiu avaliar se durante a empiria ocorreu, ou não, a validação das ferramentas utilizadas pelos estudantes com DV. Para além, foi possível identificar o pouco preparo dos docentes e a falta de flexibilidade com os alunos com deficiência visual no processo de formação e desenvolvimento dos componentes curriculares, a partir da ótica dos discentes. |
id |
UFRN_18f80a233f840ae85ea6ed0f17ad9b28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55253 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Gabriel Henrique Santana dahttps://orcid.org/0000-0001-8676-3284http://lattes.cnpq.br/2624968511879332https://orcid.org/0000-0002-1586-5256http://lattes.cnpq.br/0021644707162925Fonseca, Gessica Fabielyhttp://lattes.cnpq.br/2836927327702138Martins, Fabiane FerreiraCamillo, Christina da Silva2023-11-09T23:18:51Z2023-11-09T23:18:51Z2023-09-05SILVA, Gabriel Henrique Santana da. O ensino da morfologia humana e as ferramentas acessíveis para o aluno com deficiência visual. Orientador: Dra. Christina da Silva Camillo. 2023. 73f. Dissertação (Mestrado em Biologia Estrutural e Funcional) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55253A pessoa com deficiência visual (DV) é aquela que apresenta baixa visão ou cegueira. Esses alunos antes de ingressarem no ensino superior enfrentam diversas barreiras precisando muitas vezes se adequar as metodologias de ensino, indo contra um aporte de leis que viabilizam o ingresso e asseguram o acompanhamento desses alunos durante a sua formação. Para a área da saúde, as Ciências Morfológicas têm grande importância para a formação inicial dos discentes, servindo como base para os componentes posteriores. A Anatomia, a Histologia e a Embriologia são componentes das Ciências Morfológicas, cujo as atividades metodológicas baseiam-se no estímulo visual, com atlas anatômicos, espécimes cadavéricos, imagens histológicas, microscópios, modelos embrionários e outros. Essas ferramentas acabam segregando as pessoas com deficiência visual. Logo essa pesquisa objetivou analisar estudos e discursos epistemológicos no âmbito do ensino da morfologia humana, visando detectar ferramentas de ensino acessíveis para estudantes com deficiência visual. Assim, essa dissertação conta com dois capítulos identificando as ferramentas de ensino e o processo de inclusão e acessibilidade. O capítulo 1 consta de uma revisão de escopo, que através de combinações de palavras permitiu mapear 17 estudos nas principais bases de pesquisa, sendo possível identificar 16 ferramentas, sensoriais e tecnológicas, que favoreceram a acessibilidade do ensino das Ciências Morfológicas. Já o capítulo 2 consta de um levantamento e avaliação das ferramentas de ensino utilizadas no Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, a partir da análise do discurso de 7 discentes, com baixa visão ou cegos, de diferentes cursos da área da saúde. Os participantes, atendidos pela Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da instituição, cursaram componentes curriculares obrigatórios da área de morfologia, como a Anatomia, a Embriologia e a Histologia. A pesquisa permitiu avaliar se durante a empiria ocorreu, ou não, a validação das ferramentas utilizadas pelos estudantes com DV. Para além, foi possível identificar o pouco preparo dos docentes e a falta de flexibilidade com os alunos com deficiência visual no processo de formação e desenvolvimento dos componentes curriculares, a partir da ótica dos discentes.A person with visual impairment is someone who experiences low vision or blindness. These students, before entering higher education, often face several barriers, frequently needing to adapt to teaching methodologies, even though many laws facilitate their admission and ensure their support during their academic journey. In the field of health sciences, Morphological Sciences hold significant importance for the initial education of students, serving as a base for subsequent components. Anatomy, Histology, and Embryology are integral components of Morphological Sciences, where methodological activities are heavily based on visual stimulation, using anatomical atlases, cadaveric specimens, histological images, microscopes, embryonic models, and others. These tools inadvertently segregate people with visual impairments. Thus, this research aims to analyze studies and epistemological discourses within the context of teaching human morphology aiming to detect accessible teaching tools for students with visual impairments. This dissertation has two chapters, identifying teaching tools and the process of inclusion and accessibility. Chapter 1 consists of a scoping review, which, through keyword combinations, enabled the mapping of 17 studies in major research databases. It was possible to identify 16 sensory and technological tools that promoted accessibility in teaching Morphological Sciences. Chapter 2 involves a survey and evaluation of teaching tools used in the Department of Morphology at the Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil. This evaluation is based on the discourse analysis of 7 students with low vision or blindness from different health field courses. The participants, supported by the institution's Office of Inclusion and Accessibility, completed mandatory curriculum components in the morphology area, such as Anatomy, Embryology, and Histology. The research allowed to assess whether or not the use by students with VI were validated during the empirical study. Additionally, it was possible to identify the limited preparedness of professors and the lack of flexibility with the students with visual impairments in the process of curriculum development and formation, from the students’ point of view.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASEnsino acessívelMorfologia humanaDeficiência visualFerramentas acessíveisO ensino da morfologia humana e as ferramentas acessíveis para o aluno com deficiência visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinomorfologiahumana_Silva_2023.pdfapplication/pdf1214712https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55253/1/Ensinomorfologiahumana_Silva_2023.pdfb62e7b9298226237d662f798fef4f81dMD51123456789/552532023-11-09 20:19:27.7oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55253Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-09T23:19:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da morfologia humana e as ferramentas acessíveis para o aluno com deficiência visual |
title |
O ensino da morfologia humana e as ferramentas acessíveis para o aluno com deficiência visual |
spellingShingle |
O ensino da morfologia humana e as ferramentas acessíveis para o aluno com deficiência visual Silva, Gabriel Henrique Santana da CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Ensino acessível Morfologia humana Deficiência visual Ferramentas acessíveis |
title_short |
O ensino da morfologia humana e as ferramentas acessíveis para o aluno com deficiência visual |
title_full |
O ensino da morfologia humana e as ferramentas acessíveis para o aluno com deficiência visual |
title_fullStr |
O ensino da morfologia humana e as ferramentas acessíveis para o aluno com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
O ensino da morfologia humana e as ferramentas acessíveis para o aluno com deficiência visual |
title_sort |
O ensino da morfologia humana e as ferramentas acessíveis para o aluno com deficiência visual |
author |
Silva, Gabriel Henrique Santana da |
author_facet |
Silva, Gabriel Henrique Santana da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8676-3284 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2624968511879332 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-1586-5256 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0021644707162925 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Fonseca, Gessica Fabiely |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2836927327702138 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Martins, Fabiane Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriel Henrique Santana da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camillo, Christina da Silva |
contributor_str_mv |
Camillo, Christina da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Ensino acessível Morfologia humana Deficiência visual Ferramentas acessíveis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino acessível Morfologia humana Deficiência visual Ferramentas acessíveis |
description |
A pessoa com deficiência visual (DV) é aquela que apresenta baixa visão ou cegueira. Esses alunos antes de ingressarem no ensino superior enfrentam diversas barreiras precisando muitas vezes se adequar as metodologias de ensino, indo contra um aporte de leis que viabilizam o ingresso e asseguram o acompanhamento desses alunos durante a sua formação. Para a área da saúde, as Ciências Morfológicas têm grande importância para a formação inicial dos discentes, servindo como base para os componentes posteriores. A Anatomia, a Histologia e a Embriologia são componentes das Ciências Morfológicas, cujo as atividades metodológicas baseiam-se no estímulo visual, com atlas anatômicos, espécimes cadavéricos, imagens histológicas, microscópios, modelos embrionários e outros. Essas ferramentas acabam segregando as pessoas com deficiência visual. Logo essa pesquisa objetivou analisar estudos e discursos epistemológicos no âmbito do ensino da morfologia humana, visando detectar ferramentas de ensino acessíveis para estudantes com deficiência visual. Assim, essa dissertação conta com dois capítulos identificando as ferramentas de ensino e o processo de inclusão e acessibilidade. O capítulo 1 consta de uma revisão de escopo, que através de combinações de palavras permitiu mapear 17 estudos nas principais bases de pesquisa, sendo possível identificar 16 ferramentas, sensoriais e tecnológicas, que favoreceram a acessibilidade do ensino das Ciências Morfológicas. Já o capítulo 2 consta de um levantamento e avaliação das ferramentas de ensino utilizadas no Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, a partir da análise do discurso de 7 discentes, com baixa visão ou cegos, de diferentes cursos da área da saúde. Os participantes, atendidos pela Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da instituição, cursaram componentes curriculares obrigatórios da área de morfologia, como a Anatomia, a Embriologia e a Histologia. A pesquisa permitiu avaliar se durante a empiria ocorreu, ou não, a validação das ferramentas utilizadas pelos estudantes com DV. Para além, foi possível identificar o pouco preparo dos docentes e a falta de flexibilidade com os alunos com deficiência visual no processo de formação e desenvolvimento dos componentes curriculares, a partir da ótica dos discentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-09T23:18:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-09T23:18:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Gabriel Henrique Santana da. O ensino da morfologia humana e as ferramentas acessíveis para o aluno com deficiência visual. Orientador: Dra. Christina da Silva Camillo. 2023. 73f. Dissertação (Mestrado em Biologia Estrutural e Funcional) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55253 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gabriel Henrique Santana da. O ensino da morfologia humana e as ferramentas acessíveis para o aluno com deficiência visual. Orientador: Dra. Christina da Silva Camillo. 2023. 73f. Dissertação (Mestrado em Biologia Estrutural e Funcional) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55253/1/Ensinomorfologiahumana_Silva_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b62e7b9298226237d662f798fef4f81d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833030917783552 |