Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48469 |
Resumo: | Este produto trata-se de uma proposta de sequência didática como material potencialmente significativo para processos de propagação de calor e radiação térmica, aplicado ao segundo ano do ensino médio, utilizando um experimento técnico, conhecido como globo de Vernon, globo negro, termômetro de globo ou globotermômetro, que indica a Carga Térmica Radiante (CTR - Lei de Stefan-Boltzman) e a Temperatura Radiante Média (TRM). O processo de análise dos dados em conjunto com os alunos está fundamentado na teoria de aprendizagem Significativa de Ausubel e no Ensino de Ciências por Investigação por Ana Maria Pessoa Carvalho. Incialmente, a execução do produto seria no formato presencial, porém, frente à pandemia da Covid19, foram realizadas adaptações para o modelo remoto, procurando-se preservar a interação entre o aluno e o experimento e as características de Investigação e Aprendizagem Significativa. Dessa forma, espera-se que os resultados dessa atividade facilitem o entendimento dos alunos com relação aos conceitos de Temperatura e Corpo Negro, contribuindo para o aprendizado da Termologia, com a perspectiva de ser considerada uma inovação substancial no processo de ensino. |
id |
UFRN_192b13586579f8a6e50bb3e15bfa20a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48469 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Ricardo Alexandre de Melohttp://lattes.cnpq.br/7214561044135757Lisboa, Ronai Machadohttp://lattes.cnpq.br/2221005703477932Souza, Thatyara Freire deMendes, Tarciro Nortarson Chaves2022-07-12T22:24:40Z2022-07-12T22:24:40Z2022-04-01OLIVEIRA, Ricardo Alexandre de Melo. Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica. 2022. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48469Este produto trata-se de uma proposta de sequência didática como material potencialmente significativo para processos de propagação de calor e radiação térmica, aplicado ao segundo ano do ensino médio, utilizando um experimento técnico, conhecido como globo de Vernon, globo negro, termômetro de globo ou globotermômetro, que indica a Carga Térmica Radiante (CTR - Lei de Stefan-Boltzman) e a Temperatura Radiante Média (TRM). O processo de análise dos dados em conjunto com os alunos está fundamentado na teoria de aprendizagem Significativa de Ausubel e no Ensino de Ciências por Investigação por Ana Maria Pessoa Carvalho. Incialmente, a execução do produto seria no formato presencial, porém, frente à pandemia da Covid19, foram realizadas adaptações para o modelo remoto, procurando-se preservar a interação entre o aluno e o experimento e as características de Investigação e Aprendizagem Significativa. Dessa forma, espera-se que os resultados dessa atividade facilitem o entendimento dos alunos com relação aos conceitos de Temperatura e Corpo Negro, contribuindo para o aprendizado da Termologia, com a perspectiva de ser considerada uma inovação substancial no processo de ensino.This product is a proposal for a didactic sequence as a potentially significant material for processes of heat propagation and thermal radiation, applied to the second year of high school, using a technical experiment, known as Vernon's Globe, black globe, globe thermometer or globe-thermometer, which indicates the Radiant Thermal Load (RTL - Stefan-Boltzman Law) and the Mean Radiant Temperature (MRT). The data analysis process together with the students is based on Ausubel's Meaningful Learning Theory and on Science Teaching by Research by Ana Maria Pessoa Carvalho. Initially, the execution of the product would be in face-to-face teaching, but in the face of the COVID-19 pandemic, adaptations were made to the remote model, seeking to preserve interaction between the student and the experiment and the characteristics of Significant Research and Learning. Thus, it is expected that the results of this activity facilitate students' understanding of the concepts of Temperature and Black Body, contributing to the learning of Thermology, with the prospect of being considered a substantial innovation in the teaching process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONALUFRNBrasilProposta de sequência didáticaGlobo de VernonTermologiaAprendizagem significativa de AusubelEnsino de ciências por investigaçãoCovid-19Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGlobonegroproposta_Oliveira_2022.pdfapplication/pdf3201765https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48469/1/Globonegroproposta_Oliveira_2022.pdf2503abd85b9276a71b795d7c60d0a54dMD51123456789/484692022-07-12 19:33:03.712oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48469Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-12T22:33:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica |
title |
Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica |
spellingShingle |
Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica Oliveira, Ricardo Alexandre de Melo Proposta de sequência didática Globo de Vernon Termologia Aprendizagem significativa de Ausubel Ensino de ciências por investigação Covid-19 |
title_short |
Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica |
title_full |
Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica |
title_fullStr |
Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica |
title_full_unstemmed |
Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica |
title_sort |
Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica |
author |
Oliveira, Ricardo Alexandre de Melo |
author_facet |
Oliveira, Ricardo Alexandre de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7214561044135757 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Lisboa, Ronai Machado |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2221005703477932 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Souza, Thatyara Freire de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ricardo Alexandre de Melo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Tarciro Nortarson Chaves |
contributor_str_mv |
Mendes, Tarciro Nortarson Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proposta de sequência didática Globo de Vernon Termologia Aprendizagem significativa de Ausubel Ensino de ciências por investigação Covid-19 |
topic |
Proposta de sequência didática Globo de Vernon Termologia Aprendizagem significativa de Ausubel Ensino de ciências por investigação Covid-19 |
description |
Este produto trata-se de uma proposta de sequência didática como material potencialmente significativo para processos de propagação de calor e radiação térmica, aplicado ao segundo ano do ensino médio, utilizando um experimento técnico, conhecido como globo de Vernon, globo negro, termômetro de globo ou globotermômetro, que indica a Carga Térmica Radiante (CTR - Lei de Stefan-Boltzman) e a Temperatura Radiante Média (TRM). O processo de análise dos dados em conjunto com os alunos está fundamentado na teoria de aprendizagem Significativa de Ausubel e no Ensino de Ciências por Investigação por Ana Maria Pessoa Carvalho. Incialmente, a execução do produto seria no formato presencial, porém, frente à pandemia da Covid19, foram realizadas adaptações para o modelo remoto, procurando-se preservar a interação entre o aluno e o experimento e as características de Investigação e Aprendizagem Significativa. Dessa forma, espera-se que os resultados dessa atividade facilitem o entendimento dos alunos com relação aos conceitos de Temperatura e Corpo Negro, contribuindo para o aprendizado da Termologia, com a perspectiva de ser considerada uma inovação substancial no processo de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-12T22:24:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-12T22:24:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ricardo Alexandre de Melo. Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica. 2022. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48469 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Ricardo Alexandre de Melo. Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica. 2022. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48469/1/Globonegroproposta_Oliveira_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2503abd85b9276a71b795d7c60d0a54d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117526477340672 |