Avaliação das necessidades alimentares específicas de alunos de escolas estaduais da região metropolitana de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lavínia Beatriz Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52938
Resumo: As Necessidades Alimentares Específicas (NAE) dizem respeito a alterações ou restrições no consumo alimentar diário, devido a condição médica e/ou nutricional, o que requer a elaboração de um cardápio específico e individualizado pelo nutricionista do PNAE. Visto isso, este trabalho tem como objetivo avaliar a operacionalização para o atendimento de Necessidades Alimentares Específicas de alunos de escolas estaduais da região metropolitana de Natal/RN. Tratou-se de um estudo descritivo e transversal com análise de dados de escolas estaduais da região metropolitana de Natal/RN, coletados na pesquisa intitulada “Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito Programa Nacional de Alimentação Escolar”. As informações foram extraídas por meio de um questionário sobre “Acolhimento de alunos com necessidades alimentares especiais” que continha os seguintes itens “identificação geral”, “identificação para o atendimento”, “informações sobre o fluxo de atendimento” e “operacionalização para o atendimento”. Os resultados mostraram que o diabetes mellitus foi a NAE mais frequente nas escolas avaliadas (36%), seguido de alergia alimentar (21%); alergia alimentar, intolerância alimentar e doença celíaca (14%); intolerância alimentar (7%); diabetes mellitus e intolerância alimentar (7%); diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, intolerância alimentar e alergia alimentar a corante (7%); e seletividade alimentar (7%). Foi observado o não cumprimento de grande parte das condutas para o atendimento satisfatório e garantia da alimentação adequada a estes alunos, já que 64% dos gestores escolares não encaminham o laudo de NAE para o nutricionista, e em 100% das escolas o nutricionista não elabora o cardápio específico. A aquisição de alimentos diferenciados e o teste de aceitabilidade não são realizados e em 93% os gestores relataram que a escola não realiza atividades de educação alimentar e nutricional. Outro ponto que merece destaque é a inexistência de formação específica para manipuladores de alimentos. Esses resultados evidenciam a necessidade de um melhor preparo dos atores envolvidos no cuidado aos alunos com NAE, objetivando que o acolhimento e atendimento seja realizado por profissionais capacitados e em quantidade compatível com a demanda, para garantir efetivamente o Direito Humano à Alimentação Adequada, a Segurança Alimentar e Nutricional e a inclusão dos estudantes com NAE no ambiente escolar.
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Visto isso, este trabalho tem como objetivo avaliar a operacionalização para o atendimento de Necessidades Alimentares Específicas de alunos de escolas estaduais da região metropolitana de Natal/RN. Tratou-se de um estudo descritivo e transversal com análise de dados de escolas estaduais da região metropolitana de Natal/RN, coletados na pesquisa intitulada “Avaliação do atendimento de escolares com Necessidades Alimentares Especiais no âmbito Programa Nacional de Alimentação Escolar”. As informações foram extraídas por meio de um questionário sobre “Acolhimento de alunos com necessidades alimentares especiais” que continha os seguintes itens “identificação geral”, “identificação para o atendimento”, “informações sobre o fluxo de atendimento” e “operacionalização para o atendimento”. 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