O frete de retorno nas ferrovias regionais de cargas brasileiras caso Ferrovia Transertaneja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Luís Othon
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50954
Resumo: No primeiro capítulo desse trabalho investigamos os motivos pelos quais o frete ferroviário de retorno não foi contemplado no projeto nem na operação das ferrovias regionais de cargas brasileiras, as quais atuam apenas como corredores de exportação de minério e agronegócios da hinterlândia para os portos litorâneos. Também questionamos as razões pelas quais as referidas ferrovias não atuam como instrumento para melhorias das condições socioeconômicas de sua área de influência nem na integração nacional. A pesquisa bibliográfica e as entrevistas realizadas com acadêmicos, consultores e gestores governamentais e de empresas que atuam no setor ferroviário apontaram diversos motivos pelos quais os projetos e operadores das linhas férreas consideram as ferrovias regionais de carga no Brasil apenas como corredores de exportação para commodities agrícolas e minerais. No segundo capítulo abordamos um estudo preliminar acerca da viabilidade do frete de retorno de carga (sentido oeste/leste) na Ferrovia Transertaneja, linha férrea em fase de implantação e cuja trajetória cortará longitudinalmente todo estado de Pernambuco. A Ferrovia Transertaneja fora projetada para o transporte de minérios do sertão pernambucano e piauiense para o porto de Suape Pernambuco. O estudo avaliou preliminarmente a viabilidade da operação de transporte de cargas, frete de retorno, como atividade complementar ao transporte de comoditie, com resultado financeiro favorável e uma maior utilização da via permanente da ferrovia.
id UFRN_19cbb03d53b964c321e41f351a7cd911
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50954
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bastos, Luís Othonhttp://lattes.cnpq.br/3262325905220360https://orcid.org/0000-0002-1092-0332http://lattes.cnpq.br/5861723290897089Araújo, Afrânio Galdino dehttps://orcid.org/0000-0002-7294-2609http://lattes.cnpq.br/9062687501625890Betarelli, Admir AntonioPrimo, Marcos André MendesFelipe, Israel José dos Santoshttps://orcid.org/0000-0001-8608-0029http://lattes.cnpq.br/4608734331831234Sousa Neto, Manoel Veras deAlmeida, Vinício de Souza e2023-01-16T18:50:30Z2023-01-16T18:50:30Z2022-11-18BASTOS, Luís Othon. O frete de retorno nas ferrovias regionais de cargas brasileiras caso Ferrovia Transertaneja. Orientador: Vinício Souza de Almeida. 2022. 70f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50954No primeiro capítulo desse trabalho investigamos os motivos pelos quais o frete ferroviário de retorno não foi contemplado no projeto nem na operação das ferrovias regionais de cargas brasileiras, as quais atuam apenas como corredores de exportação de minério e agronegócios da hinterlândia para os portos litorâneos. Também questionamos as razões pelas quais as referidas ferrovias não atuam como instrumento para melhorias das condições socioeconômicas de sua área de influência nem na integração nacional. A pesquisa bibliográfica e as entrevistas realizadas com acadêmicos, consultores e gestores governamentais e de empresas que atuam no setor ferroviário apontaram diversos motivos pelos quais os projetos e operadores das linhas férreas consideram as ferrovias regionais de carga no Brasil apenas como corredores de exportação para commodities agrícolas e minerais. No segundo capítulo abordamos um estudo preliminar acerca da viabilidade do frete de retorno de carga (sentido oeste/leste) na Ferrovia Transertaneja, linha férrea em fase de implantação e cuja trajetória cortará longitudinalmente todo estado de Pernambuco. A Ferrovia Transertaneja fora projetada para o transporte de minérios do sertão pernambucano e piauiense para o porto de Suape Pernambuco. O estudo avaliou preliminarmente a viabilidade da operação de transporte de cargas, frete de retorno, como atividade complementar ao transporte de comoditie, com resultado financeiro favorável e uma maior utilização da via permanente da ferrovia.In the first chapter of this work, we investigated the reasons why the return rail freight was not included in the design or operation of the Brazilian regional freight railroads, which is used only as corridors for the export of ore and agribusiness from the hinterland to the coastal ports. We also question the reasons why these railroads do not act as an instrument for improving the socioeconomic conditions of their area of influence or national integration. In our bibliographical research and interviews with academics, consultants and government managers and companies that operate in the railroad sector pointed out several reasons why railroad projects and operators consider regional freight railroads in Brazil only as export corridors for agricultural commodities. and minerals. In the second chapter, we approach a preliminary study about the viability of the return freight (west/east direction) on the Ferrovia Transertaneja, a railway line in the implementation phase and whose trajectory will cut longitudinally throughout the state of Pernambuco. The Transertaneja Railroad was designed to transport minerals from the hinterland of Pernambuco and Piauí to the port of Suape in Pernambuco state. The study preliminarily assessed the viability of the cargo transport operation, return freight, as a complementary activity to commodity transport, with a favorable financial result and greater use of the permanent railway track.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOFerrovia regional de cargaFrete ferroviário de retornoIntegração regionalFerrovia transertanejaEstimativa de viabilidadePNL 2035O frete de retorno nas ferrovias regionais de cargas brasileiras caso Ferrovia Transertanejainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFreteretornoferrovias_Bastos_2022.pdfapplication/pdf2215681https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50954/1/Freteretornoferrovias_Bastos_2022.pdf70b6a982084e991e26c6c8a0a552523bMD51123456789/509542023-01-16 15:51:14.095oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50954Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-16T18:51:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O frete de retorno nas ferrovias regionais de cargas brasileiras caso Ferrovia Transertaneja
title O frete de retorno nas ferrovias regionais de cargas brasileiras caso Ferrovia Transertaneja
spellingShingle O frete de retorno nas ferrovias regionais de cargas brasileiras caso Ferrovia Transertaneja
Bastos, Luís Othon
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Ferrovia regional de carga
Frete ferroviário de retorno
Integração regional
Ferrovia transertaneja
Estimativa de viabilidade
PNL 2035
title_short O frete de retorno nas ferrovias regionais de cargas brasileiras caso Ferrovia Transertaneja
title_full O frete de retorno nas ferrovias regionais de cargas brasileiras caso Ferrovia Transertaneja
title_fullStr O frete de retorno nas ferrovias regionais de cargas brasileiras caso Ferrovia Transertaneja
title_full_unstemmed O frete de retorno nas ferrovias regionais de cargas brasileiras caso Ferrovia Transertaneja
title_sort O frete de retorno nas ferrovias regionais de cargas brasileiras caso Ferrovia Transertaneja
author Bastos, Luís Othon
author_facet Bastos, Luís Othon
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3262325905220360
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1092-0332
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5861723290897089
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Betarelli, Admir Antonio
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Primo, Marcos André Mendes
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Felipe, Israel José dos Santos
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8608-0029
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4608734331831234
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Sousa Neto, Manoel Veras de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Luís Othon
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Araújo, Afrânio Galdino de
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7294-2609
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9062687501625890
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Vinício de Souza e
contributor_str_mv Araújo, Afrânio Galdino de
Almeida, Vinício de Souza e
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Ferrovia regional de carga
Frete ferroviário de retorno
Integração regional
Ferrovia transertaneja
Estimativa de viabilidade
PNL 2035
dc.subject.por.fl_str_mv Ferrovia regional de carga
Frete ferroviário de retorno
Integração regional
Ferrovia transertaneja
Estimativa de viabilidade
PNL 2035
description No primeiro capítulo desse trabalho investigamos os motivos pelos quais o frete ferroviário de retorno não foi contemplado no projeto nem na operação das ferrovias regionais de cargas brasileiras, as quais atuam apenas como corredores de exportação de minério e agronegócios da hinterlândia para os portos litorâneos. Também questionamos as razões pelas quais as referidas ferrovias não atuam como instrumento para melhorias das condições socioeconômicas de sua área de influência nem na integração nacional. A pesquisa bibliográfica e as entrevistas realizadas com acadêmicos, consultores e gestores governamentais e de empresas que atuam no setor ferroviário apontaram diversos motivos pelos quais os projetos e operadores das linhas férreas consideram as ferrovias regionais de carga no Brasil apenas como corredores de exportação para commodities agrícolas e minerais. No segundo capítulo abordamos um estudo preliminar acerca da viabilidade do frete de retorno de carga (sentido oeste/leste) na Ferrovia Transertaneja, linha férrea em fase de implantação e cuja trajetória cortará longitudinalmente todo estado de Pernambuco. A Ferrovia Transertaneja fora projetada para o transporte de minérios do sertão pernambucano e piauiense para o porto de Suape Pernambuco. O estudo avaliou preliminarmente a viabilidade da operação de transporte de cargas, frete de retorno, como atividade complementar ao transporte de comoditie, com resultado financeiro favorável e uma maior utilização da via permanente da ferrovia.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-16T18:50:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-16T18:50:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BASTOS, Luís Othon. O frete de retorno nas ferrovias regionais de cargas brasileiras caso Ferrovia Transertaneja. Orientador: Vinício Souza de Almeida. 2022. 70f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50954
identifier_str_mv BASTOS, Luís Othon. O frete de retorno nas ferrovias regionais de cargas brasileiras caso Ferrovia Transertaneja. Orientador: Vinício Souza de Almeida. 2022. 70f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50954/1/Freteretornoferrovias_Bastos_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 70b6a982084e991e26c6c8a0a552523b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117587357663232