A produção oral de inglês como LE em uma escola pública de Natal: uma experiência com a abordagem baseada em tarefas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Patricia Sayonara Lima de Araújo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20905
Resumo: O objetivo desta pesquisa-ação, realizada através de métodos mistos, foi investigar o papel de tarefas propostas pela Aprendizagem Baseada em Tarefas (WILLIS, 1996) no processo de desenvolvimento da produção oral em inglês como LE na escola pública. Vinte e três alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual norteriograndense foram expostos sistematicamente à realização de tarefas de aprendizagem com foco na produção oral em inglês como LE durante dois meses. Os instrumentos utilizados nesta coleta - pré e pós-questionários; notas de observação; grupo focal; e pré e pós-testes - geraram dois tipos de dados: a) qualitativos (as percepções dos alunos sobre a sua produção oral e o ensino desta habilidade na escola pública; e, o uso de estratégias de comunicação pelos aprendizes frente à ABT); e, b) quantitativos (o desenvolvimento da pronúncia; do rendimento em testes de proficiência (teste KET - Cambridge, adaptado); e, da Proficiência Oral Global (POG) dos aprendizes após a realização das tarefas de aprendizagem). Os resultados quantitativos deste estudo apontam que houve desenvolvimento estatisticamente significativo das medidas de pronúncia e rendimento nos testes de proficiência, após a experiência com as tarefas. Os achados qualitativos, por sua vez, representados pelos relatos dos aprendizes e da professora-pesquisadora, demonstram ter havido um maior foco no uso de estratégias comunicativas durante a produção oral pelos aprendizes ao longo da intervenção com as tarefas.
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Vinte e três alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual norteriograndense foram expostos sistematicamente à realização de tarefas de aprendizagem com foco na produção oral em inglês como LE durante dois meses. Os instrumentos utilizados nesta coleta - pré e pós-questionários; notas de observação; grupo focal; e pré e pós-testes - geraram dois tipos de dados: a) qualitativos (as percepções dos alunos sobre a sua produção oral e o ensino desta habilidade na escola pública; e, o uso de estratégias de comunicação pelos aprendizes frente à ABT); e, b) quantitativos (o desenvolvimento da pronúncia; do rendimento em testes de proficiência (teste KET - Cambridge, adaptado); e, da Proficiência Oral Global (POG) dos aprendizes após a realização das tarefas de aprendizagem). Os resultados quantitativos deste estudo apontam que houve desenvolvimento estatisticamente significativo das medidas de pronúncia e rendimento nos testes de proficiência, após a experiência com as tarefas. Os achados qualitativos, por sua vez, representados pelos relatos dos aprendizes e da professora-pesquisadora, demonstram ter havido um maior foco no uso de estratégias comunicativas durante a produção oral pelos aprendizes ao longo da intervenção com as tarefas.The aim of this action research of mixed-methods was investigating the role of the tasks proposed by the Task-Based Learning, TBL (WILLIS, 1996) in the process of development of speech production in English as a foreign language (EFL) at the public school. Twenty-three students from a grade of secondary school from a state school in Rio Grande do Norte were exposed systematically to the implementation of the learning tasks focused in the speech production in EFL during two months. The instruments used at the data collection – pre and post-questionnaire; field notes; focal group; and pre and post-tests - generated two kinds of data: a) qualitative (the perception of the students about their speech production and the teaching of this ability at the public school; and, the usage of strategies of communication for these learners facing TBL); and, b) quantitative (the development of pronunciation; of accuracy in the proficiency tests (test KET – Cambridge, adapted); and, of Global Oral Proficiency (POG) of these learners after the accomplishment of the learning tasks). The quantitative results of the study indicate that there was a statistically significant development of pronunciation and accuracy at the proficiency tests, after the tasks experience. The qualitative findings, in turn, represented by the learners‟ reports and from the research teacher, show that there has been greater focus on the use of communicative strategies during the learners‟ oral production throughout the intervention with the tasks.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAProdução oralInglês como LEEscola públicaAbordagem baseada em tarefasA produção oral de inglês como LE em uma escola pública de Natal: uma experiência com a abordagem baseada em tarefasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPatriciaSayonaraLimaDeAraujoPereira_DISSERT.pdfPatriciaSayonaraLimaDeAraujoPereira_DISSERT.pdfapplication/pdf3456721https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20905/1/PatriciaSayonaraLimaDeAraujoPereira_DISSERT.pdf598e4f2342a77b6fe23dfff68b8f4c43MD51TEXTPatriciaSayonaraLimaDeAraujoPereira_DISSERT.pdf.txtPatriciaSayonaraLimaDeAraujoPereira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain420590https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20905/6/PatriciaSayonaraLimaDeAraujoPereira_DISSERT.pdf.txt494a15a49a635d09d7972c894f28a92dMD56THUMBNAILPatriciaSayonaraLimaDeAraujoPereira_DISSERT.pdf.jpgPatriciaSayonaraLimaDeAraujoPereira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1965https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20905/7/PatriciaSayonaraLimaDeAraujoPereira_DISSERT.pdf.jpga2bd2b223836f2ec2b79b6493cf1d1e0MD57123456789/209052017-11-03 00:34:19.783oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20905Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T03:34:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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