Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Rodrigo Wantuir Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26841
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o processo de construção de um sistema de educação pública municipal em Riachuelo/RN. Estabelecemos, como recorte temporal, o período entre 1963, que corresponde à emancipação política da cidade, e 1983, que se remete à criação do órgão oficial da educação, a Secretaria Municipal de Educação, através da Lei municipal 186/83. A realização desta dissertação teve como justificativa a compreensão de como se desenvolveu o processo da educação pública municipal, na perspectiva da análise de sua consolidação e a constituição da cultura escolar no município de Riachuelo/RN, percebendo as principais nuances, como as práticas educativas, na formação de professores e as memórias no âmbito do processo de História da Educação. Mediante o estudo global (analisando o Estado do Rio Grande do Norte), partimos para as discussões em nível municipal, debatendo, dialogando e relacionando-as com as perspectivas educacionais mediante as teorias relativas à educação e à legislação vigente, implementada no período pesquisado. Esse estudo está inserido no âmbito da História da Educação, compreendendo, em seu aporte teórico, autores da Nova História Cultural, tendo como seu desenvolvimento, a revisão bibliográfica acerca das análises concernentes ao tema, como principais fontes, os documentos oficiais, como a legislação educacional em vigência entre 1960 e 1980, ofícios, convênios, programas, projetos educacionais e diários de classe, disponibilizados pelos arquivos da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal de Riachuelo/RN. Utilizamos também o acervo pessoal, gentilmente cedido pelos professores, como certificados, fotografias, fichas, avaliações e consideramos os depoimentos como fontes orais na composição da narrativa histórica. As fontes orais tiveram como princípios e fundamentos metodológicos a História Oral, obtidas mediante a realização de entrevistas, transcrições, autorizações de uso de material e devolução desse à comunidade de destino. Ao término desta análise, entendemos que a educação pública foi consolidada dentro de uma perspectiva tecnicista, cientificista e que o município se adequou à legislação em vigência, bem como se adaptou à educação pública municipal, mediante as suas circunstâncias e as necessidades do seu modelo educacional público.
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A realização desta dissertação teve como justificativa a compreensão de como se desenvolveu o processo da educação pública municipal, na perspectiva da análise de sua consolidação e a constituição da cultura escolar no município de Riachuelo/RN, percebendo as principais nuances, como as práticas educativas, na formação de professores e as memórias no âmbito do processo de História da Educação. Mediante o estudo global (analisando o Estado do Rio Grande do Norte), partimos para as discussões em nível municipal, debatendo, dialogando e relacionando-as com as perspectivas educacionais mediante as teorias relativas à educação e à legislação vigente, implementada no período pesquisado. Esse estudo está inserido no âmbito da História da Educação, compreendendo, em seu aporte teórico, autores da Nova História Cultural, tendo como seu desenvolvimento, a revisão bibliográfica acerca das análises concernentes ao tema, como principais fontes, os documentos oficiais, como a legislação educacional em vigência entre 1960 e 1980, ofícios, convênios, programas, projetos educacionais e diários de classe, disponibilizados pelos arquivos da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal de Riachuelo/RN. Utilizamos também o acervo pessoal, gentilmente cedido pelos professores, como certificados, fotografias, fichas, avaliações e consideramos os depoimentos como fontes orais na composição da narrativa histórica. As fontes orais tiveram como princípios e fundamentos metodológicos a História Oral, obtidas mediante a realização de entrevistas, transcrições, autorizações de uso de material e devolução desse à comunidade de destino. Ao término desta análise, entendemos que a educação pública foi consolidada dentro de uma perspectiva tecnicista, cientificista e que o município se adequou à legislação em vigência, bem como se adaptou à educação pública municipal, mediante as suas circunstâncias e as necessidades do seu modelo educacional público.This paper aims to study the construction of a public education system in the city of Riachuelo/RN. The period of time studied here in this paper is between 1963, which correspond to the emancipation of the city's politics, and 1983, which consigns to the creation of the official education organ, the Municipal Education Office, through the Brazilian law 186/83. This dissertation is justified by the comprehension of how the process of public education developed itself, under the perspective of the analysis of its consolidation and the constitution of school culture in the city of Riachuelo/RN, realizing the most important nuances, as the educational practices, teachers formation and memories in the process of Education History. Analyzing the state of Rio Grande do Norte in a global study, we go into municipal discussions, debating, dialoguing and relating them with educational perspectives through the theories related to education and current legislation, applied in the period studied. This article is the Education History, appreciating, in its theoretical input, authors of New Cultural History, emphasizing bibliographic review concerning the theme, the main sources are official documents, such as the educational legislation between 1960 and 1980, trades, agreements, programmes, educational projects and class journals, provided by the archives of Municipal Education Office and Riachuelo/RN city hall. We also used a personal collection, kindly given by the teachers, such as certifications, photographies, forms, evaluations and we consider statements as oral sources in the composition of historical narrative. The oral sources are embased in Oral History, resulted of interviews, transcriptions, permission to use the material and the return of it to the community. At the end of this analysis, we understand that public education was established inside a technicist and scientific perspective and that the city adequated itself to the law, as well as adapted itself to public education, facing the circumstances and necessities of its public education model.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCultura escolarHistória oralProfessores leigosHistória da EducaçãoRiachuelo/RNDa casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCasaescolaformação_Araújo_2019.pdf.txtCasaescolaformação_Araújo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain311834https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26841/2/Casaescolaforma%c3%a7%c3%a3o_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txt1548fe0fb7ebdbb7d68c20f8f8e02e65MD52THUMBNAILCasaescolaformação_Araújo_2019.pdf.jpgCasaescolaformação_Araújo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2044https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26841/3/Casaescolaforma%c3%a7%c3%a3o_Ara%c3%bajo_2019.pdf.jpg0b56b293069afdab81a616aac2b182e7MD53ORIGINALCasaescolaformação_Araújo_2019.pdfapplication/pdf9544891https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26841/1/Casaescolaforma%c3%a7%c3%a3o_Ara%c3%bajo_2019.pdf83375d9144119c9e2927e88bc295ad0dMD51123456789/268412019-05-26 03:20:26.68oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26841Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:20:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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