Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Rodrigo Wantuir Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26841
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o processo de construção de um sistema de educação pública municipal em Riachuelo/RN. Estabelecemos, como recorte temporal, o período entre 1963, que corresponde à emancipação política da cidade, e 1983, que se remete à criação do órgão oficial da educação, a Secretaria Municipal de Educação, através da Lei municipal 186/83. A realização desta dissertação teve como justificativa a compreensão de como se desenvolveu o processo da educação pública municipal, na perspectiva da análise de sua consolidação e a constituição da cultura escolar no município de Riachuelo/RN, percebendo as principais nuances, como as práticas educativas, na formação de professores e as memórias no âmbito do processo de História da Educação. Mediante o estudo global (analisando o Estado do Rio Grande do Norte), partimos para as discussões em nível municipal, debatendo, dialogando e relacionando-as com as perspectivas educacionais mediante as teorias relativas à educação e à legislação vigente, implementada no período pesquisado. Esse estudo está inserido no âmbito da História da Educação, compreendendo, em seu aporte teórico, autores da Nova História Cultural, tendo como seu desenvolvimento, a revisão bibliográfica acerca das análises concernentes ao tema, como principais fontes, os documentos oficiais, como a legislação educacional em vigência entre 1960 e 1980, ofícios, convênios, programas, projetos educacionais e diários de classe, disponibilizados pelos arquivos da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal de Riachuelo/RN. Utilizamos também o acervo pessoal, gentilmente cedido pelos professores, como certificados, fotografias, fichas, avaliações e consideramos os depoimentos como fontes orais na composição da narrativa histórica. As fontes orais tiveram como princípios e fundamentos metodológicos a História Oral, obtidas mediante a realização de entrevistas, transcrições, autorizações de uso de material e devolução desse à comunidade de destino. Ao término desta análise, entendemos que a educação pública foi consolidada dentro de uma perspectiva tecnicista, cientificista e que o município se adequou à legislação em vigência, bem como se adaptou à educação pública municipal, mediante as suas circunstâncias e as necessidades do seu modelo educacional público.
id UFRN_1ae38c986268c54104acb56209e2ff8b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26841
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Rodrigo Wantuir Alves deSoares Júnior, Azemar dos SantosCavalcante, Ilane FerreiraOliveira, Iranilson Buriti dePaiva, Marlucia Menezes deStamatto, Maria Inês Sucupira2019-04-04T23:34:23Z2019-04-04T23:34:23Z2019-02-22ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de. Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983). 2019. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26841O presente trabalho tem como objeto de estudo o processo de construção de um sistema de educação pública municipal em Riachuelo/RN. Estabelecemos, como recorte temporal, o período entre 1963, que corresponde à emancipação política da cidade, e 1983, que se remete à criação do órgão oficial da educação, a Secretaria Municipal de Educação, através da Lei municipal 186/83. A realização desta dissertação teve como justificativa a compreensão de como se desenvolveu o processo da educação pública municipal, na perspectiva da análise de sua consolidação e a constituição da cultura escolar no município de Riachuelo/RN, percebendo as principais nuances, como as práticas educativas, na formação de professores e as memórias no âmbito do processo de História da Educação. Mediante o estudo global (analisando o Estado do Rio Grande do Norte), partimos para as discussões em nível municipal, debatendo, dialogando e relacionando-as com as perspectivas educacionais mediante as teorias relativas à educação e à legislação vigente, implementada no período pesquisado. Esse estudo está inserido no âmbito da História da Educação, compreendendo, em seu aporte teórico, autores da Nova História Cultural, tendo como seu desenvolvimento, a revisão bibliográfica acerca das análises concernentes ao tema, como principais fontes, os documentos oficiais, como a legislação educacional em vigência entre 1960 e 1980, ofícios, convênios, programas, projetos educacionais e diários de classe, disponibilizados pelos arquivos da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal de Riachuelo/RN. Utilizamos também o acervo pessoal, gentilmente cedido pelos professores, como certificados, fotografias, fichas, avaliações e consideramos os depoimentos como fontes orais na composição da narrativa histórica. As fontes orais tiveram como princípios e fundamentos metodológicos a História Oral, obtidas mediante a realização de entrevistas, transcrições, autorizações de uso de material e devolução desse à comunidade de destino. Ao término desta análise, entendemos que a educação pública foi consolidada dentro de uma perspectiva tecnicista, cientificista e que o município se adequou à legislação em vigência, bem como se adaptou à educação pública municipal, mediante as suas circunstâncias e as necessidades do seu modelo educacional público.This paper aims to study the construction of a public education system in the city of Riachuelo/RN. The period of time studied here in this paper is between 1963, which correspond to the emancipation of the city's politics, and 1983, which consigns to the creation of the official education organ, the Municipal Education Office, through the Brazilian law 186/83. This dissertation is justified by the comprehension of how the process of public education developed itself, under the perspective of the analysis of its consolidation and the constitution of school culture in the city of Riachuelo/RN, realizing the most important nuances, as the educational practices, teachers formation and memories in the process of Education History. Analyzing the state of Rio Grande do Norte in a global study, we go into municipal discussions, debating, dialoguing and relating them with educational perspectives through the theories related to education and current legislation, applied in the period studied. This article is the Education History, appreciating, in its theoretical input, authors of New Cultural History, emphasizing bibliographic review concerning the theme, the main sources are official documents, such as the educational legislation between 1960 and 1980, trades, agreements, programmes, educational projects and class journals, provided by the archives of Municipal Education Office and Riachuelo/RN city hall. We also used a personal collection, kindly given by the teachers, such as certifications, photographies, forms, evaluations and we consider statements as oral sources in the composition of historical narrative. The oral sources are embased in Oral History, resulted of interviews, transcriptions, permission to use the material and the return of it to the community. At the end of this analysis, we understand that public education was established inside a technicist and scientific perspective and that the city adequated itself to the law, as well as adapted itself to public education, facing the circumstances and necessities of its public education model.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCultura escolarHistória oralProfessores leigosHistória da EducaçãoRiachuelo/RNDa casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCasaescolaformação_Araújo_2019.pdf.txtCasaescolaformação_Araújo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain311834https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26841/2/Casaescolaforma%c3%a7%c3%a3o_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txt1548fe0fb7ebdbb7d68c20f8f8e02e65MD52THUMBNAILCasaescolaformação_Araújo_2019.pdf.jpgCasaescolaformação_Araújo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2044https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26841/3/Casaescolaforma%c3%a7%c3%a3o_Ara%c3%bajo_2019.pdf.jpg0b56b293069afdab81a616aac2b182e7MD53ORIGINALCasaescolaformação_Araújo_2019.pdfapplication/pdf9544891https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26841/1/Casaescolaforma%c3%a7%c3%a3o_Ara%c3%bajo_2019.pdf83375d9144119c9e2927e88bc295ad0dMD51123456789/268412019-05-26 03:20:26.68oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26841Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:20:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983)
title Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983)
spellingShingle Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983)
Araújo, Rodrigo Wantuir Alves de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Cultura escolar
História oral
Professores leigos
História da Educação
Riachuelo/RN
title_short Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983)
title_full Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983)
title_fullStr Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983)
title_full_unstemmed Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983)
title_sort Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983)
author Araújo, Rodrigo Wantuir Alves de
author_facet Araújo, Rodrigo Wantuir Alves de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Soares Júnior, Azemar dos Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cavalcante, Ilane Ferreira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Iranilson Buriti de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Paiva, Marlucia Menezes de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Rodrigo Wantuir Alves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
contributor_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Cultura escolar
História oral
Professores leigos
História da Educação
Riachuelo/RN
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura escolar
História oral
Professores leigos
História da Educação
Riachuelo/RN
description O presente trabalho tem como objeto de estudo o processo de construção de um sistema de educação pública municipal em Riachuelo/RN. Estabelecemos, como recorte temporal, o período entre 1963, que corresponde à emancipação política da cidade, e 1983, que se remete à criação do órgão oficial da educação, a Secretaria Municipal de Educação, através da Lei municipal 186/83. A realização desta dissertação teve como justificativa a compreensão de como se desenvolveu o processo da educação pública municipal, na perspectiva da análise de sua consolidação e a constituição da cultura escolar no município de Riachuelo/RN, percebendo as principais nuances, como as práticas educativas, na formação de professores e as memórias no âmbito do processo de História da Educação. Mediante o estudo global (analisando o Estado do Rio Grande do Norte), partimos para as discussões em nível municipal, debatendo, dialogando e relacionando-as com as perspectivas educacionais mediante as teorias relativas à educação e à legislação vigente, implementada no período pesquisado. Esse estudo está inserido no âmbito da História da Educação, compreendendo, em seu aporte teórico, autores da Nova História Cultural, tendo como seu desenvolvimento, a revisão bibliográfica acerca das análises concernentes ao tema, como principais fontes, os documentos oficiais, como a legislação educacional em vigência entre 1960 e 1980, ofícios, convênios, programas, projetos educacionais e diários de classe, disponibilizados pelos arquivos da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal de Riachuelo/RN. Utilizamos também o acervo pessoal, gentilmente cedido pelos professores, como certificados, fotografias, fichas, avaliações e consideramos os depoimentos como fontes orais na composição da narrativa histórica. As fontes orais tiveram como princípios e fundamentos metodológicos a História Oral, obtidas mediante a realização de entrevistas, transcrições, autorizações de uso de material e devolução desse à comunidade de destino. Ao término desta análise, entendemos que a educação pública foi consolidada dentro de uma perspectiva tecnicista, cientificista e que o município se adequou à legislação em vigência, bem como se adaptou à educação pública municipal, mediante as suas circunstâncias e as necessidades do seu modelo educacional público.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-04T23:34:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-04T23:34:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de. Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983). 2019. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26841
identifier_str_mv ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de. Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983). 2019. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26841/2/Casaescolaforma%c3%a7%c3%a3o_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26841/3/Casaescolaforma%c3%a7%c3%a3o_Ara%c3%bajo_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26841/1/Casaescolaforma%c3%a7%c3%a3o_Ara%c3%bajo_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1548fe0fb7ebdbb7d68c20f8f8e02e65
0b56b293069afdab81a616aac2b182e7
83375d9144119c9e2927e88bc295ad0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832920106369024