As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17516 |
Resumo: | This research aimed to investigate the place of social policies in Psychology undergraduate programs from Piauí/Brazil. A documental study was done by analysing the Projeto Pedagógico de Curso (PPC) from five universities. Also, interviews were conducted, for each program, with a coordinator and a professor who teaches subjects related to social policies. The main results indicates that the Psychology undergraduate programs in Piauí are recent, created between the late 1990s and early 2000s, when professionals in this area were in demand. The social policies appear in PPC related to student profile; curricula emphasis, subjects and internships; albeit in a peripheral condition. Furthermore, disconnection between proposed profile and the curriculum; fragmentation and insufficient content about social policies; and predominance of clinical area were perceived in these institutions. It is noteworthy that health policies stand out in PPC while social assistance policy or other social policies were poorly mentioned. Therefore, the place of social policies must be reviewed in Psychology undergraduate programs from Piauí in order to include other social policies and improve the subjects articulation, assuming a central, critical and policy perspective |
id |
UFRN_1b32a572f122440cad8c09005bb31ff6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17516 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Clarissa de Andrade ehttp://lattes.cnpq.br/9014430077559617http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787892Z9&dataRevisao=nullOliveira, Isabel Maria Farias Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/6077243255728600Carvalho, Denis Barros dehttp://lattes.cnpq.br/6114958483289396Yamamoto, Oswaldo Hajime2014-12-17T15:38:59Z2013-02-222014-12-17T15:38:59Z2012-04-13SILVA, Clarissa de Andrade e. As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17516This research aimed to investigate the place of social policies in Psychology undergraduate programs from Piauí/Brazil. A documental study was done by analysing the Projeto Pedagógico de Curso (PPC) from five universities. Also, interviews were conducted, for each program, with a coordinator and a professor who teaches subjects related to social policies. The main results indicates that the Psychology undergraduate programs in Piauí are recent, created between the late 1990s and early 2000s, when professionals in this area were in demand. The social policies appear in PPC related to student profile; curricula emphasis, subjects and internships; albeit in a peripheral condition. Furthermore, disconnection between proposed profile and the curriculum; fragmentation and insufficient content about social policies; and predominance of clinical area were perceived in these institutions. It is noteworthy that health policies stand out in PPC while social assistance policy or other social policies were poorly mentioned. Therefore, the place of social policies must be reviewed in Psychology undergraduate programs from Piauí in order to include other social policies and improve the subjects articulation, assuming a central, critical and policy perspectiveO crescimento do número de psicólogos inseridos nas políticas sociais e a recente implantação das Diretrizes Curriculares estimulam o debate sobre a formação voltada para esse campo. As dificuldades já constatadas em pesquisas sobre a atuação nesse contexto e as queixas dos profissionais a respeito das deficiências da formação colocam em evidência a necessidade de discutir o lugar das políticas sociais na formação do psicólogo. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a presença das políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental através dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) em cinco cursos de graduação de Psicologia no Piauí. Também foram realizadas entrevistas, em cada curso, com um coordenador e um docente que ministra disciplinas relacionadas às políticas sociais. Entre os dados constatados, destaca-se que os cursos de Psicologia do Piauí se caracterizam pela sua recenticidade, sendo criados entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000, com a justificativa de necessidade e demanda de profissional nessa área. Evidenciou-se a presença das políticas sociais nos PPC desde o perfil do egresso, nas ênfases, disciplinas e estágios, embora de maneira ainda periférica. Além disso, constatou-se a desarticulação entre a proposta do perfil e a operacionalização da matriz curricular, a fragmentação e insuficiência dos conteúdos direcionados às políticas sociais e, ainda, o marcante predomínio da clínica nessas formações. Vale ressaltar que as políticas de saúde são as que mais se destacam nos PPCs, havendo pouca menção à política de assistência social, ou às demais políticas sociais. Portanto, aponta-se necessidade de revisão da presença das políticas sociais na formação do psicólogo do Piauí, de modo a contemplar, além das políticas de saúde, as demais políticas e proporcionar uma maior articulação dos conteúdos voltados as mesmas, assumindo uma posição mais central, crítica e políticaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRNBRPsicologia, Sociedade e Qualidade de Vidaformação em psicologiaatuação do psicólogopolíticas sociaisprojeto pedagógico do cursoPsychology undergraduatepsychology practicesocial policiesprojeto pedagógico do cursoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAs políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALClarissaAS_DISSERT.pdfapplication/pdf1213205https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17516/1/ClarissaAS_DISSERT.pdf137c3ca967c1fdd3b82027d8535da749MD51TEXTClarissaAS_DISSERT.pdf.txtClarissaAS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain260494https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17516/6/ClarissaAS_DISSERT.pdf.txt99a343991eb178a74e50072bf8a2a52aMD56THUMBNAILClarissaAS_DISSERT.pdf.jpgClarissaAS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2211https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17516/7/ClarissaAS_DISSERT.pdf.jpg63cb7be4e943d2b07fda0dfdd000e3a5MD57123456789/175162017-11-04 06:29:38.014oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17516Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T09:29:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos |
title |
As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos |
spellingShingle |
As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos Silva, Clarissa de Andrade e formação em psicologia atuação do psicólogo políticas sociais projeto pedagógico do curso Psychology undergraduate psychology practice social policies projeto pedagógico do curso CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos |
title_full |
As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos |
title_fullStr |
As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos |
title_full_unstemmed |
As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos |
title_sort |
As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos |
author |
Silva, Clarissa de Andrade e |
author_facet |
Silva, Clarissa de Andrade e |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9014430077559617 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787892Z9&dataRevisao=null |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Oliveira, Isabel Maria Farias Fernandes de |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6077243255728600 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Carvalho, Denis Barros de |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6114958483289396 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Clarissa de Andrade e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Yamamoto, Oswaldo Hajime |
contributor_str_mv |
Yamamoto, Oswaldo Hajime |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação em psicologia atuação do psicólogo políticas sociais projeto pedagógico do curso |
topic |
formação em psicologia atuação do psicólogo políticas sociais projeto pedagógico do curso Psychology undergraduate psychology practice social policies projeto pedagógico do curso CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychology undergraduate psychology practice social policies projeto pedagógico do curso |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
This research aimed to investigate the place of social policies in Psychology undergraduate programs from Piauí/Brazil. A documental study was done by analysing the Projeto Pedagógico de Curso (PPC) from five universities. Also, interviews were conducted, for each program, with a coordinator and a professor who teaches subjects related to social policies. The main results indicates that the Psychology undergraduate programs in Piauí are recent, created between the late 1990s and early 2000s, when professionals in this area were in demand. The social policies appear in PPC related to student profile; curricula emphasis, subjects and internships; albeit in a peripheral condition. Furthermore, disconnection between proposed profile and the curriculum; fragmentation and insufficient content about social policies; and predominance of clinical area were perceived in these institutions. It is noteworthy that health policies stand out in PPC while social assistance policy or other social policies were poorly mentioned. Therefore, the place of social policies must be reviewed in Psychology undergraduate programs from Piauí in order to include other social policies and improve the subjects articulation, assuming a central, critical and policy perspective |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-04-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-02-22 2014-12-17T15:38:59Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:38:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Clarissa de Andrade e. As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17516 |
identifier_str_mv |
SILVA, Clarissa de Andrade e. As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17516/1/ClarissaAS_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17516/6/ClarissaAS_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17516/7/ClarissaAS_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
137c3ca967c1fdd3b82027d8535da749 99a343991eb178a74e50072bf8a2a52a 63cb7be4e943d2b07fda0dfdd000e3a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117664680706048 |