As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Clarissa de Andrade e
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17516
Resumo: This research aimed to investigate the place of social policies in Psychology undergraduate programs from Piauí/Brazil. A documental study was done by analysing the Projeto Pedagógico de Curso (PPC) from five universities. Also, interviews were conducted, for each program, with a coordinator and a professor who teaches subjects related to social policies. The main results indicates that the Psychology undergraduate programs in Piauí are recent, created between the late 1990s and early 2000s, when professionals in this area were in demand. The social policies appear in PPC related to student profile; curricula emphasis, subjects and internships; albeit in a peripheral condition. Furthermore, disconnection between proposed profile and the curriculum; fragmentation and insufficient content about social policies; and predominance of clinical area were perceived in these institutions. It is noteworthy that health policies stand out in PPC while social assistance policy or other social policies were poorly mentioned. Therefore, the place of social policies must be reviewed in Psychology undergraduate programs from Piauí in order to include other social policies and improve the subjects articulation, assuming a central, critical and policy perspective
id UFRN_1b32a572f122440cad8c09005bb31ff6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17516
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Clarissa de Andrade ehttp://lattes.cnpq.br/9014430077559617http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787892Z9&dataRevisao=nullOliveira, Isabel Maria Farias Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/6077243255728600Carvalho, Denis Barros dehttp://lattes.cnpq.br/6114958483289396Yamamoto, Oswaldo Hajime2014-12-17T15:38:59Z2013-02-222014-12-17T15:38:59Z2012-04-13SILVA, Clarissa de Andrade e. As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17516This research aimed to investigate the place of social policies in Psychology undergraduate programs from Piauí/Brazil. A documental study was done by analysing the Projeto Pedagógico de Curso (PPC) from five universities. Also, interviews were conducted, for each program, with a coordinator and a professor who teaches subjects related to social policies. The main results indicates that the Psychology undergraduate programs in Piauí are recent, created between the late 1990s and early 2000s, when professionals in this area were in demand. The social policies appear in PPC related to student profile; curricula emphasis, subjects and internships; albeit in a peripheral condition. Furthermore, disconnection between proposed profile and the curriculum; fragmentation and insufficient content about social policies; and predominance of clinical area were perceived in these institutions. It is noteworthy that health policies stand out in PPC while social assistance policy or other social policies were poorly mentioned. Therefore, the place of social policies must be reviewed in Psychology undergraduate programs from Piauí in order to include other social policies and improve the subjects articulation, assuming a central, critical and policy perspectiveO crescimento do número de psicólogos inseridos nas políticas sociais e a recente implantação das Diretrizes Curriculares estimulam o debate sobre a formação voltada para esse campo. As dificuldades já constatadas em pesquisas sobre a atuação nesse contexto e as queixas dos profissionais a respeito das deficiências da formação colocam em evidência a necessidade de discutir o lugar das políticas sociais na formação do psicólogo. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a presença das políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental através dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) em cinco cursos de graduação de Psicologia no Piauí. Também foram realizadas entrevistas, em cada curso, com um coordenador e um docente que ministra disciplinas relacionadas às políticas sociais. Entre os dados constatados, destaca-se que os cursos de Psicologia do Piauí se caracterizam pela sua recenticidade, sendo criados entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000, com a justificativa de necessidade e demanda de profissional nessa área. Evidenciou-se a presença das políticas sociais nos PPC desde o perfil do egresso, nas ênfases, disciplinas e estágios, embora de maneira ainda periférica. Além disso, constatou-se a desarticulação entre a proposta do perfil e a operacionalização da matriz curricular, a fragmentação e insuficiência dos conteúdos direcionados às políticas sociais e, ainda, o marcante predomínio da clínica nessas formações. Vale ressaltar que as políticas de saúde são as que mais se destacam nos PPCs, havendo pouca menção à política de assistência social, ou às demais políticas sociais. Portanto, aponta-se necessidade de revisão da presença das políticas sociais na formação do psicólogo do Piauí, de modo a contemplar, além das políticas de saúde, as demais políticas e proporcionar uma maior articulação dos conteúdos voltados as mesmas, assumindo uma posição mais central, crítica e políticaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRNBRPsicologia, Sociedade e Qualidade de Vidaformação em psicologiaatuação do psicólogopolíticas sociaisprojeto pedagógico do cursoPsychology undergraduatepsychology practicesocial policiesprojeto pedagógico do cursoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAs políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALClarissaAS_DISSERT.pdfapplication/pdf1213205https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17516/1/ClarissaAS_DISSERT.pdf137c3ca967c1fdd3b82027d8535da749MD51TEXTClarissaAS_DISSERT.pdf.txtClarissaAS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain260494https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17516/6/ClarissaAS_DISSERT.pdf.txt99a343991eb178a74e50072bf8a2a52aMD56THUMBNAILClarissaAS_DISSERT.pdf.jpgClarissaAS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2211https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17516/7/ClarissaAS_DISSERT.pdf.jpg63cb7be4e943d2b07fda0dfdd000e3a5MD57123456789/175162017-11-04 06:29:38.014oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17516Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T09:29:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos
title As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos
spellingShingle As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos
Silva, Clarissa de Andrade e
formação em psicologia
atuação do psicólogo
políticas sociais
projeto pedagógico do curso
Psychology undergraduate
psychology practice
social policies
projeto pedagógico do curso
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos
title_full As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos
title_fullStr As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos
title_full_unstemmed As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos
title_sort As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos
author Silva, Clarissa de Andrade e
author_facet Silva, Clarissa de Andrade e
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9014430077559617
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787892Z9&dataRevisao=null
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Isabel Maria Farias Fernandes de
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6077243255728600
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Carvalho, Denis Barros de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6114958483289396
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Clarissa de Andrade e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Yamamoto, Oswaldo Hajime
contributor_str_mv Yamamoto, Oswaldo Hajime
dc.subject.por.fl_str_mv formação em psicologia
atuação do psicólogo
políticas sociais
projeto pedagógico do curso
topic formação em psicologia
atuação do psicólogo
políticas sociais
projeto pedagógico do curso
Psychology undergraduate
psychology practice
social policies
projeto pedagógico do curso
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychology undergraduate
psychology practice
social policies
projeto pedagógico do curso
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description This research aimed to investigate the place of social policies in Psychology undergraduate programs from Piauí/Brazil. A documental study was done by analysing the Projeto Pedagógico de Curso (PPC) from five universities. Also, interviews were conducted, for each program, with a coordinator and a professor who teaches subjects related to social policies. The main results indicates that the Psychology undergraduate programs in Piauí are recent, created between the late 1990s and early 2000s, when professionals in this area were in demand. The social policies appear in PPC related to student profile; curricula emphasis, subjects and internships; albeit in a peripheral condition. Furthermore, disconnection between proposed profile and the curriculum; fragmentation and insufficient content about social policies; and predominance of clinical area were perceived in these institutions. It is noteworthy that health policies stand out in PPC while social assistance policy or other social policies were poorly mentioned. Therefore, the place of social policies must be reviewed in Psychology undergraduate programs from Piauí in order to include other social policies and improve the subjects articulation, assuming a central, critical and policy perspective
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-13
dc.date.available.fl_str_mv 2013-02-22
2014-12-17T15:38:59Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:38:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Clarissa de Andrade e. As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17516
identifier_str_mv SILVA, Clarissa de Andrade e. As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí: análise curricular dos cursos. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17516/1/ClarissaAS_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17516/6/ClarissaAS_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17516/7/ClarissaAS_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 137c3ca967c1fdd3b82027d8535da749
99a343991eb178a74e50072bf8a2a52a
63cb7be4e943d2b07fda0dfdd000e3a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117664680706048