O Geozine: uma linguagem transitiva na leitura do lugar e da paisagem para os conteúdos geográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, João Paulo Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30354
Resumo: A escola, como instituição social, cidadã e formadora requer inovações para atender as necessidades do aluno que chega ao espaço educacional. As informações estão cada vez mais disponíveis e o acesso a diferentes linguagens se faz uma realidade. No entanto, evidencia-se carências significativas dos discentes em competências, como: compreender, contextualizar e relacionar. O professor de geografia levado para esse cenário é desafiado a criar estratégias de ensino que induzam o aluno a experimentar a geografia escolar como um campo aberto à inovação e com as diferentes linguagens que estão no cotidiano. Desta forma, a pesquisa propõe um estudo sobre estratégias de ensino para os conteúdos geográficos escolares, tendo o Geozine como fonte para o seu desenvolvimento. O propósito central desta pesquisa é compreender o Geozine como uma linguagem transitiva que se comporta como uma estratégia didáticapedagógica para o ensino da Geografia escolar. Metodologicamente, a investigação se desenvolveu inicialmente a partir de uma pesquisa exploratória sobre a realidade escolar e o ensino de geografia em fontes secundárias: IBGE, MEC e Censo Educacional. Em seguida foi realizada uma exploração in loco, na Escola Municipal Francisca Avelino, Escola Estadual Professora Clotilde de Moura Lima e a Escola Estadual Joaquim Nabuco, instituições de ensino público da cidade de Taipu-RN. Para dar prosseguimento ao estudo, realizou-se o aprofundamento do referencial teórico a partir da seleção de autores que abordam temas sobre a língua, linguagem e comunicação e sua interface com o ensino da geografia, os conceitos geográficos de Lugar e Paisagem e por fim, sobre o Fanzine e Geozine. A compreensão se dá a partir da exploração das noções de lugar e de paisagem, tendo, primeiramente, como foco uma oficina de construção didática denominada de “O Geozine: Construindo uma metalinguagem didática” destinada aos professores de Geografia da cidade de Taipu-RN. Em seguida, prosseguiu-se com a metodologia, desta vez voltada para a ação didática do Geozine na práxis docente, especificamente direcionada para observação e análise de uma aula, onde o professor aplicou o Geozine como uma estratégia didática. Perpassou-se por diferentes autores bibliográficos, atores do processo do ensino e da aprendizagem (professores e alunos) e do espaço geográfico, tendo a inspiração dos lugares e das paisagens da cidade de Taipu. Todo este percurso serviu para dar uma maior densidade à linguagem Geozine e para enfatizar como ela pode ser aplicada, transitiva e metalinguística no fazer pedagógico do professor.
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spelling Viana, João Paulo TeixeiraDozena, AlessandroMelo, Evaneide Maria deDantas, Eugênia Maria2020-10-09T18:21:33Z2020-10-09T18:21:33Z2020-07-14VIANA, João Paulo Teixeira. O Geozine: uma linguagem transitiva na leitura do lugar e da paisagem para os conteúdos geográficos. 2020. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30354A escola, como instituição social, cidadã e formadora requer inovações para atender as necessidades do aluno que chega ao espaço educacional. As informações estão cada vez mais disponíveis e o acesso a diferentes linguagens se faz uma realidade. No entanto, evidencia-se carências significativas dos discentes em competências, como: compreender, contextualizar e relacionar. O professor de geografia levado para esse cenário é desafiado a criar estratégias de ensino que induzam o aluno a experimentar a geografia escolar como um campo aberto à inovação e com as diferentes linguagens que estão no cotidiano. Desta forma, a pesquisa propõe um estudo sobre estratégias de ensino para os conteúdos geográficos escolares, tendo o Geozine como fonte para o seu desenvolvimento. O propósito central desta pesquisa é compreender o Geozine como uma linguagem transitiva que se comporta como uma estratégia didáticapedagógica para o ensino da Geografia escolar. Metodologicamente, a investigação se desenvolveu inicialmente a partir de uma pesquisa exploratória sobre a realidade escolar e o ensino de geografia em fontes secundárias: IBGE, MEC e Censo Educacional. Em seguida foi realizada uma exploração in loco, na Escola Municipal Francisca Avelino, Escola Estadual Professora Clotilde de Moura Lima e a Escola Estadual Joaquim Nabuco, instituições de ensino público da cidade de Taipu-RN. Para dar prosseguimento ao estudo, realizou-se o aprofundamento do referencial teórico a partir da seleção de autores que abordam temas sobre a língua, linguagem e comunicação e sua interface com o ensino da geografia, os conceitos geográficos de Lugar e Paisagem e por fim, sobre o Fanzine e Geozine. A compreensão se dá a partir da exploração das noções de lugar e de paisagem, tendo, primeiramente, como foco uma oficina de construção didática denominada de “O Geozine: Construindo uma metalinguagem didática” destinada aos professores de Geografia da cidade de Taipu-RN. Em seguida, prosseguiu-se com a metodologia, desta vez voltada para a ação didática do Geozine na práxis docente, especificamente direcionada para observação e análise de uma aula, onde o professor aplicou o Geozine como uma estratégia didática. Perpassou-se por diferentes autores bibliográficos, atores do processo do ensino e da aprendizagem (professores e alunos) e do espaço geográfico, tendo a inspiração dos lugares e das paisagens da cidade de Taipu. Todo este percurso serviu para dar uma maior densidade à linguagem Geozine e para enfatizar como ela pode ser aplicada, transitiva e metalinguística no fazer pedagógico do professor.The school, as a social institution, citizen and trainer requires innovations to meet the needs of the student who arrives at the educational space. Information is increasingly available and access to different languages becomes a reality. However, there are significant deficiencies of the students in competences, such as: understanding, contextualizing and relating. The geography teacher brought to this scenario is challenged to create teaching strategies that induce the student to experience school geography as a field open to innovation and with the different languages that are in daily life. Thus, the research proposes a study on teaching strategies for school geographic contents, having Geozine as a source for its development. The central purpose of this research is to understand Geozine as a transitive language that behaves as a didactic-pedagogical strategy for the teaching of school Geography. Methodologically, the research was developed initially from an exploratory research on the school reality and the teaching of geography in secondary sources: IBGE, MEC and Educational Census. Then an exploration was carried out in loco, at the Escola Municipal Francisca Avelino, Escola Estadual Professor Clotilde de Moura Lima and Escola Estadual Joaquim Nabuco, public education institutions in the city of Taipu-RN. To continue the study we conducted the deepening of the theoretical framework from the selection of authors who address topics on language, language and communication and its interface with the teaching of geography, the geographical concepts of Place and Landscape and finally, on Fanzine and Geozine. The understanding is based on the exploration of the notions of place and landscape, having first as focus, a didactic construction workshop called "The Geozine: Building a didactic metalanguage" for the geography teachers of the city of Taipu-RN. And then we proceeded with the methodology, this time focused on the didactic action of Geozine in teaching practice, specifically directed to the observation and analysis of a class, where the teacher applied Geozine as a didactic strategy. We went through different bibliographic authors, actors of the teaching and learning process (teachers and students) and of the geographic space having the inspiration of the places and landscapes of the city of Taipu. All this journey served to give a greater density to Geozine language and how it can be applied, transitive, metalinguistic in the pedagogical making of the teacher.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilGeozineEnsino de GeografiaLinguagemPaisagemLugarO Geozine: uma linguagem transitiva na leitura do lugar e da paisagem para os conteúdos geográficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGeozinelinguagemtransitiva_Viana_2020.pdf.txtGeozinelinguagemtransitiva_Viana_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain268178https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30354/2/Geozinelinguagemtransitiva_Viana_2020.pdf.txt04d71c37531e003b6987225d9d5fef70MD52THUMBNAILGeozinelinguagemtransitiva_Viana_2020.pdf.jpgGeozinelinguagemtransitiva_Viana_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30354/3/Geozinelinguagemtransitiva_Viana_2020.pdf.jpg6aec0e1c22c7c746c67a04cd6f1e7aceMD53ORIGINALGeozinelinguagemtransitiva_Viana_2020.pdfapplication/pdf5409446https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30354/1/Geozinelinguagemtransitiva_Viana_2020.pdff7b326d3ec453d6e13632fece297fa3bMD51123456789/303542020-10-11 04:40:10.528oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30354Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-10-11T07:40:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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