Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2688 |
Resumo: | Este artigo aborda a linguagem no ensino de Geografia. Surge da seguinte problemática: quais linguagens são relacionadas ao conteúdo de região que estão presentes no ensino de Geografia? Dentro do ensino sobre região, no âmbito do 7º ano, considerando o uso de diferentes linguagens em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte, realizou-se, metodologicamente, uma pesquisa exploratória em documentos como Projetos Políticos Pedagógicos-PPP, Regimentos Escolares-RE e o livro didático de Geografia; observações e registros das aulas dos professores de Geografia no 7º ano sobre o conteúdo regional com o propósito de identificar o uso das linguagens no ensino de região. Isto nos levou a verificarmos lacunas quanto ao uso de linguagens diversas no ensino de Geografia. Assim, situamos o Geozine como uma linguagem que combina esteticamente diferentes elementos artísticos, textos em prosa e versos, imagens, colagens, que amplia as condições metodológicas para o ensino de geografia. O Geozine se constitui como uma releitura do Fanzine, porém, com um olhar de reflexão de construção de conceitos Geográficos, que usa a arte e as linguagens criadas pelos alunos, e onde o professor é o mediador que, então se refaz enquanto educador. |
id |
CP2-1_06af161be9c5496d14b221b0d61b193f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2688 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolarRegiãoLinguagemGeozine.Ensino de GeografiaEducação GeográficaEste artigo aborda a linguagem no ensino de Geografia. Surge da seguinte problemática: quais linguagens são relacionadas ao conteúdo de região que estão presentes no ensino de Geografia? Dentro do ensino sobre região, no âmbito do 7º ano, considerando o uso de diferentes linguagens em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte, realizou-se, metodologicamente, uma pesquisa exploratória em documentos como Projetos Políticos Pedagógicos-PPP, Regimentos Escolares-RE e o livro didático de Geografia; observações e registros das aulas dos professores de Geografia no 7º ano sobre o conteúdo regional com o propósito de identificar o uso das linguagens no ensino de região. Isto nos levou a verificarmos lacunas quanto ao uso de linguagens diversas no ensino de Geografia. Assim, situamos o Geozine como uma linguagem que combina esteticamente diferentes elementos artísticos, textos em prosa e versos, imagens, colagens, que amplia as condições metodológicas para o ensino de geografia. O Geozine se constitui como uma releitura do Fanzine, porém, com um olhar de reflexão de construção de conceitos Geográficos, que usa a arte e as linguagens criadas pelos alunos, e onde o professor é o mediador que, então se refaz enquanto educador.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2688Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 41-532358-446710.33025/grgcp2.v5i9reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2688/1689Silva, Antonio Marcos Gomes daDantas, Eugênia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T14:41:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2688Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-14T14:41:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar |
title |
Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar |
spellingShingle |
Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar Silva, Antonio Marcos Gomes da Região Linguagem Geozine. Ensino de Geografia Educação Geográfica |
title_short |
Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar |
title_full |
Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar |
title_fullStr |
Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar |
title_full_unstemmed |
Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar |
title_sort |
Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar |
author |
Silva, Antonio Marcos Gomes da |
author_facet |
Silva, Antonio Marcos Gomes da Dantas, Eugênia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Eugênia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antonio Marcos Gomes da Dantas, Eugênia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Região Linguagem Geozine. Ensino de Geografia Educação Geográfica |
topic |
Região Linguagem Geozine. Ensino de Geografia Educação Geográfica |
description |
Este artigo aborda a linguagem no ensino de Geografia. Surge da seguinte problemática: quais linguagens são relacionadas ao conteúdo de região que estão presentes no ensino de Geografia? Dentro do ensino sobre região, no âmbito do 7º ano, considerando o uso de diferentes linguagens em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte, realizou-se, metodologicamente, uma pesquisa exploratória em documentos como Projetos Políticos Pedagógicos-PPP, Regimentos Escolares-RE e o livro didático de Geografia; observações e registros das aulas dos professores de Geografia no 7º ano sobre o conteúdo regional com o propósito de identificar o uso das linguagens no ensino de região. Isto nos levou a verificarmos lacunas quanto ao uso de linguagens diversas no ensino de Geografia. Assim, situamos o Geozine como uma linguagem que combina esteticamente diferentes elementos artísticos, textos em prosa e versos, imagens, colagens, que amplia as condições metodológicas para o ensino de geografia. O Geozine se constitui como uma releitura do Fanzine, porém, com um olhar de reflexão de construção de conceitos Geográficos, que usa a arte e as linguagens criadas pelos alunos, e onde o professor é o mediador que, então se refaz enquanto educador. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2688 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2688/1689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 41-53 2358-4467 10.33025/grgcp2.v5i9 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177104707584 |