Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Marcos Gomes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dantas, Eugênia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2688
Resumo: Este artigo aborda a linguagem no ensino de Geografia. Surge da seguinte problemática: quais linguagens são relacionadas ao conteúdo de região que estão presentes no ensino de Geografia? Dentro do ensino sobre região, no âmbito do 7º ano, considerando o uso de diferentes linguagens em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte, realizou-se, metodologicamente, uma pesquisa exploratória em documentos como Projetos Políticos Pedagógicos-PPP, Regimentos Escolares-RE e o livro didático de Geografia; observações e registros das aulas dos professores de Geografia no 7º ano sobre o conteúdo regional com o propósito de identificar o uso das linguagens no ensino de região. Isto nos levou a verificarmos lacunas quanto ao uso de linguagens diversas no ensino de Geografia. Assim, situamos o Geozine como uma linguagem que combina esteticamente diferentes elementos artísticos, textos em prosa e versos, imagens, colagens, que amplia as condições metodológicas para o ensino de geografia. O Geozine se constitui como uma releitura do Fanzine, porém, com um olhar de reflexão de construção de conceitos Geográficos, que usa a arte e as linguagens criadas pelos alunos, e onde o professor é o mediador que, então se refaz enquanto educador.
id CP2-1_06af161be9c5496d14b221b0d61b193f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2688
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolarRegiãoLinguagemGeozine.Ensino de GeografiaEducação GeográficaEste artigo aborda a linguagem no ensino de Geografia. Surge da seguinte problemática: quais linguagens são relacionadas ao conteúdo de região que estão presentes no ensino de Geografia? Dentro do ensino sobre região, no âmbito do 7º ano, considerando o uso de diferentes linguagens em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte, realizou-se, metodologicamente, uma pesquisa exploratória em documentos como Projetos Políticos Pedagógicos-PPP, Regimentos Escolares-RE e o livro didático de Geografia; observações e registros das aulas dos professores de Geografia no 7º ano sobre o conteúdo regional com o propósito de identificar o uso das linguagens no ensino de região. Isto nos levou a verificarmos lacunas quanto ao uso de linguagens diversas no ensino de Geografia. Assim, situamos o Geozine como uma linguagem que combina esteticamente diferentes elementos artísticos, textos em prosa e versos, imagens, colagens, que amplia as condições metodológicas para o ensino de geografia. O Geozine se constitui como uma releitura do Fanzine, porém, com um olhar de reflexão de construção de conceitos Geográficos, que usa a arte e as linguagens criadas pelos alunos, e onde o professor é o mediador que, então se refaz enquanto educador.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2688Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 41-532358-446710.33025/grgcp2.v5i9reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2688/1689Silva, Antonio Marcos Gomes daDantas, Eugênia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T14:41:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2688Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-14T14:41:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
title Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
spellingShingle Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
Silva, Antonio Marcos Gomes da
Região
Linguagem
Geozine.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
title_short Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
title_full Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
title_fullStr Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
title_full_unstemmed Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
title_sort Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
author Silva, Antonio Marcos Gomes da
author_facet Silva, Antonio Marcos Gomes da
Dantas, Eugênia Maria
author_role author
author2 Dantas, Eugênia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Marcos Gomes da
Dantas, Eugênia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Região
Linguagem
Geozine.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
topic Região
Linguagem
Geozine.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
description Este artigo aborda a linguagem no ensino de Geografia. Surge da seguinte problemática: quais linguagens são relacionadas ao conteúdo de região que estão presentes no ensino de Geografia? Dentro do ensino sobre região, no âmbito do 7º ano, considerando o uso de diferentes linguagens em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte, realizou-se, metodologicamente, uma pesquisa exploratória em documentos como Projetos Políticos Pedagógicos-PPP, Regimentos Escolares-RE e o livro didático de Geografia; observações e registros das aulas dos professores de Geografia no 7º ano sobre o conteúdo regional com o propósito de identificar o uso das linguagens no ensino de região. Isto nos levou a verificarmos lacunas quanto ao uso de linguagens diversas no ensino de Geografia. Assim, situamos o Geozine como uma linguagem que combina esteticamente diferentes elementos artísticos, textos em prosa e versos, imagens, colagens, que amplia as condições metodológicas para o ensino de geografia. O Geozine se constitui como uma releitura do Fanzine, porém, com um olhar de reflexão de construção de conceitos Geográficos, que usa a arte e as linguagens criadas pelos alunos, e onde o professor é o mediador que, então se refaz enquanto educador.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2688
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2688/1689
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 41-53
2358-4467
10.33025/grgcp2.v5i9
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177104707584