Caçandra: A maquiagem como performance poética de dragqueen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Itaécio Mychell Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38455
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação poético-crítica acerca da maquiagem como performance, executada a partir da composição e manifestação da dragqueen. Essa investigação se deu a partir da perspectiva da maquiagem cênica como território da linguagem teatral que se presta à performatividade. Assim, buscamos investigar as possíveis relações entre os elementos da linguagem das artes cênicas com o fazer performático das dragqueens; trazendo alguns estudos e autores que discutem o teatro no Brasil, por um viés que destaca o “lugar” da performance dragqueen na nossa sociedade. Discutir a importância da maquiagem na construção da dragqueen e suas relações e semelhanças com elementos das artes cênicas é, portanto, o objetivo geral desta pesquisa. Para fins metodológicos, adotamos a pesquisa de caráter qualitativa, posto que levamos em conta as experiências humanas que se relacionam com questões etnográficas, culturais, profissionais e pessoais, que circundam o nosso objeto de estudo. A reflexão discursiva a que nos propomos requer, como instrumental para a constituição de uma base de dados analisáveis, que façamos uso dos relatos de experiências e da observação participante. Enquanto referencial teórico, buscamos fundamentação em autores como Mônica Ferreira Magalhães, Guacira Lopes Louro, Décio Rocha, Jaqueline Gomes de Jesus, Stephane Louise Damasceno e Patrice Pavis, que serão evocados no decorrer deste trabalho. Lançaremos mão, ainda, de um conjunto de relatos de experiências do autor, ocorridas durante as vivências acadêmicas e, especialmente, da construção de Caçandra – uma dragqueen. Bem como, de suas experiências profissionais e pessoais que se entrelaçam ao contexto desta pesquisa. As análises preliminares do referencial teórico e dos questionários aplicados, apontam para uma urgente necessidade no fomento do reconhecimento da dragqueen nos aspectos sociais, econômicos, educacionais e humanos.
id UFRN_1d8666e1b82fafd381aeaa36e6ba487f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/38455
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling SILVA, Itaécio Mychell Ferreira daARAUJO, José Sávio Oliveira deDAMASCENO, Stephane Louise VasconcelosBARBOSA, Makarios Maia2021-05-12T01:26:11Z2021-09-27T11:59:12Z2021-05-12T01:26:11Z2021-09-27T11:59:12Z2021-04-132015042243SILVA, Itaécio Mychell Ferreira da. Caçandra: a maquiagem como performance poética de dragqueen / Itaécio Mychell Ferreira da Silva. - 2021. 65 f.: il. TCC (licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Licenciatura em Teatro, Natal, 2021. Orientador: Prof. Me. Makarios Maia Barbosa. 1. Teatro. 2. Dragqueen. 3. Performance (Arte). 4. Maquiagem teatral. 5. Caracterização teatral. I. Barbosa, Makarios Maia. II. Título. RN/UF/BS-DEART CDU 792https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38455O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação poético-crítica acerca da maquiagem como performance, executada a partir da composição e manifestação da dragqueen. Essa investigação se deu a partir da perspectiva da maquiagem cênica como território da linguagem teatral que se presta à performatividade. Assim, buscamos investigar as possíveis relações entre os elementos da linguagem das artes cênicas com o fazer performático das dragqueens; trazendo alguns estudos e autores que discutem o teatro no Brasil, por um viés que destaca o “lugar” da performance dragqueen na nossa sociedade. Discutir a importância da maquiagem na construção da dragqueen e suas relações e semelhanças com elementos das artes cênicas é, portanto, o objetivo geral desta pesquisa. Para fins metodológicos, adotamos a pesquisa de caráter qualitativa, posto que levamos em conta as experiências humanas que se relacionam com questões etnográficas, culturais, profissionais e pessoais, que circundam o nosso objeto de estudo. A reflexão discursiva a que nos propomos requer, como instrumental para a constituição de uma base de dados analisáveis, que façamos uso dos relatos de experiências e da observação participante. Enquanto referencial teórico, buscamos fundamentação em autores como Mônica Ferreira Magalhães, Guacira Lopes Louro, Décio Rocha, Jaqueline Gomes de Jesus, Stephane Louise Damasceno e Patrice Pavis, que serão evocados no decorrer deste trabalho. Lançaremos mão, ainda, de um conjunto de relatos de experiências do autor, ocorridas durante as vivências acadêmicas e, especialmente, da construção de Caçandra – uma dragqueen. Bem como, de suas experiências profissionais e pessoais que se entrelaçam ao contexto desta pesquisa. As análises preliminares do referencial teórico e dos questionários aplicados, apontam para uma urgente necessidade no fomento do reconhecimento da dragqueen nos aspectos sociais, econômicos, educacionais e humanos.The present work presents the results of an investigation that deals with the importance of makeup in the construction of the drag queen character, seen from the perspective of scenic makeup - theatrical language. Thus, we seek to investigate the possible relations among elements of the language of the performing arts with the performance of drag queens; bringing some studies and authors that discuss theater in Brazil, through a bias that highlights the “place” of drag queen performance in our society. Discussing the importance of makeup in the construction of the drag queen and its relations and similarities with elements of the performing arts is, therefore, the general objective of this research. For methodological purposes, we have adopted qualitative research, since we consider the human experiences that relate to ethnographic, cultural, professional, and personal issues, which surround our object of study. The discursive reflection that we propose requires, as instrumental for the constitution of an analyzable database, that we make use of reports of experiences and the participant observation. As a theoretical framework, we seek a foundation in authors such as Mônica Ferreira Magalhães, Guacira Lopes Louro, Décio Rocha, Jaqueline Gomes de Jesus, Stephane Louise Damasceno and Patrice Pavis, which are evoked in the course of this work. We will also use a set of reports of the author's experiences, which took place during academic experiences and, especially, the construction of Caçandra - a drag queen, as well as his professional and personal experiences that are intertwined with the context of this research. Preliminary analyzes of the theoretical framework and applied questionnaires point to an urgent need to promote the recognition of the drag queen in social, economic, educational, and human aspects.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em TeatroAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTeatro. Maquiagem. Drag queen. Maquiagem Cênica. Performance.Theatre. drag queen. Make-up. Scenic Makeup. Theatrical Language. PerformanceCaçandra: A maquiagem como performance poética de dragqueeninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCacandraMaquiagemPerformancePoetica_Silva_2021.pdfapplication/pdf1297215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38455/1/CacandraMaquiagemPerformancePoetica_Silva_2021.pdf3afd421b669867ce06783dba62a2efc4MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38455/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38455/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53123456789/384552021-09-29 15:44:11.886oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T18:44:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caçandra: A maquiagem como performance poética de dragqueen
title Caçandra: A maquiagem como performance poética de dragqueen
spellingShingle Caçandra: A maquiagem como performance poética de dragqueen
SILVA, Itaécio Mychell Ferreira da
Teatro. Maquiagem. Drag queen. Maquiagem Cênica. Performance.
Theatre. drag queen. Make-up. Scenic Makeup. Theatrical Language. Performance
title_short Caçandra: A maquiagem como performance poética de dragqueen
title_full Caçandra: A maquiagem como performance poética de dragqueen
title_fullStr Caçandra: A maquiagem como performance poética de dragqueen
title_full_unstemmed Caçandra: A maquiagem como performance poética de dragqueen
title_sort Caçandra: A maquiagem como performance poética de dragqueen
author SILVA, Itaécio Mychell Ferreira da
author_facet SILVA, Itaécio Mychell Ferreira da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv ARAUJO, José Sávio Oliveira de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv DAMASCENO, Stephane Louise Vasconcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Itaécio Mychell Ferreira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BARBOSA, Makarios Maia
contributor_str_mv BARBOSA, Makarios Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro. Maquiagem. Drag queen. Maquiagem Cênica. Performance.
Theatre. drag queen. Make-up. Scenic Makeup. Theatrical Language. Performance
topic Teatro. Maquiagem. Drag queen. Maquiagem Cênica. Performance.
Theatre. drag queen. Make-up. Scenic Makeup. Theatrical Language. Performance
description O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação poético-crítica acerca da maquiagem como performance, executada a partir da composição e manifestação da dragqueen. Essa investigação se deu a partir da perspectiva da maquiagem cênica como território da linguagem teatral que se presta à performatividade. Assim, buscamos investigar as possíveis relações entre os elementos da linguagem das artes cênicas com o fazer performático das dragqueens; trazendo alguns estudos e autores que discutem o teatro no Brasil, por um viés que destaca o “lugar” da performance dragqueen na nossa sociedade. Discutir a importância da maquiagem na construção da dragqueen e suas relações e semelhanças com elementos das artes cênicas é, portanto, o objetivo geral desta pesquisa. Para fins metodológicos, adotamos a pesquisa de caráter qualitativa, posto que levamos em conta as experiências humanas que se relacionam com questões etnográficas, culturais, profissionais e pessoais, que circundam o nosso objeto de estudo. A reflexão discursiva a que nos propomos requer, como instrumental para a constituição de uma base de dados analisáveis, que façamos uso dos relatos de experiências e da observação participante. Enquanto referencial teórico, buscamos fundamentação em autores como Mônica Ferreira Magalhães, Guacira Lopes Louro, Décio Rocha, Jaqueline Gomes de Jesus, Stephane Louise Damasceno e Patrice Pavis, que serão evocados no decorrer deste trabalho. Lançaremos mão, ainda, de um conjunto de relatos de experiências do autor, ocorridas durante as vivências acadêmicas e, especialmente, da construção de Caçandra – uma dragqueen. Bem como, de suas experiências profissionais e pessoais que se entrelaçam ao contexto desta pesquisa. As análises preliminares do referencial teórico e dos questionários aplicados, apontam para uma urgente necessidade no fomento do reconhecimento da dragqueen nos aspectos sociais, econômicos, educacionais e humanos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-12T01:26:11Z
2021-09-27T11:59:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-12T01:26:11Z
2021-09-27T11:59:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2015042243
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Itaécio Mychell Ferreira da. Caçandra: a maquiagem como performance poética de dragqueen / Itaécio Mychell Ferreira da Silva. - 2021. 65 f.: il. TCC (licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Licenciatura em Teatro, Natal, 2021. Orientador: Prof. Me. Makarios Maia Barbosa. 1. Teatro. 2. Dragqueen. 3. Performance (Arte). 4. Maquiagem teatral. 5. Caracterização teatral. I. Barbosa, Makarios Maia. II. Título. RN/UF/BS-DEART CDU 792
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38455
identifier_str_mv 2015042243
SILVA, Itaécio Mychell Ferreira da. Caçandra: a maquiagem como performance poética de dragqueen / Itaécio Mychell Ferreira da Silva. - 2021. 65 f.: il. TCC (licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Licenciatura em Teatro, Natal, 2021. Orientador: Prof. Me. Makarios Maia Barbosa. 1. Teatro. 2. Dragqueen. 3. Performance (Arte). 4. Maquiagem teatral. 5. Caracterização teatral. I. Barbosa, Makarios Maia. II. Título. RN/UF/BS-DEART CDU 792
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Licenciatura em Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38455/1/CacandraMaquiagemPerformancePoetica_Silva_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38455/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38455/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3afd421b669867ce06783dba62a2efc4
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777249655586816