A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24903 |
Resumo: | O estudo que ora se apresenta tem como objetivo a criação do jogo intitulado “Explorando a Paisagem”, e a análise das suas contribuições para o ensino de geografia. A proposta é resultado das práticas docentes desenvolvidas em classes de 6º ano do ensino fundamental II, e se constitui um recurso didático inovador no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Os pressupostos teóricos que envolvem a construção desse estudo e do jogo se pautam em autores que discutem o processo de alfabetização cartográfica, o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, assim como faz uso das discussões sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, a teoria das Inteligências Múltiplas, e os estudos sobre a importância do uso de jogos como importantes recursos didáticos no ensino de geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo e o jogo foram precedidos pelas pesquisas bibliográficas, observações de aulas de geografia em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Natal/RN, assim como pela aplicação de questionários diagnósticos para o público discente, que nortearam o processo criativo do recurso. Assim, propomos que o jogo pode servir como uma ferramenta de aprendizagem importante para o ensino da ciência geográfica, auxiliando professores e alunos em suas construções conceituais e no desenvolvimento das suas habilidades em interpretar os diversos fenômenos cotidianos. Da mesma forma, concluímos que o jogo pode ser utilizado por professores de diferentes níveis de ensino, trazendo contribuições para a formação do raciocínio geográfico. |
id |
UFRN_1de385d392b980aa8e12a0cca4a2faac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24903 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Elisabeth Cristina Dantas deLocatel, Celso DonizeteRibeiro, Cynara TeixeiraMorais, Ione Rodrigues DinizAssis, Lenilton Francisco deGoulart, Ligia BeatrizTroleis, Adriano Lima2018-03-19T12:20:20Z2018-03-19T12:20:20Z2017-11-23ARAÚJO, Elisabeth Cristina Dantas de. A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24903O estudo que ora se apresenta tem como objetivo a criação do jogo intitulado “Explorando a Paisagem”, e a análise das suas contribuições para o ensino de geografia. A proposta é resultado das práticas docentes desenvolvidas em classes de 6º ano do ensino fundamental II, e se constitui um recurso didático inovador no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Os pressupostos teóricos que envolvem a construção desse estudo e do jogo se pautam em autores que discutem o processo de alfabetização cartográfica, o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, assim como faz uso das discussões sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, a teoria das Inteligências Múltiplas, e os estudos sobre a importância do uso de jogos como importantes recursos didáticos no ensino de geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo e o jogo foram precedidos pelas pesquisas bibliográficas, observações de aulas de geografia em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Natal/RN, assim como pela aplicação de questionários diagnósticos para o público discente, que nortearam o processo criativo do recurso. Assim, propomos que o jogo pode servir como uma ferramenta de aprendizagem importante para o ensino da ciência geográfica, auxiliando professores e alunos em suas construções conceituais e no desenvolvimento das suas habilidades em interpretar os diversos fenômenos cotidianos. Da mesma forma, concluímos que o jogo pode ser utilizado por professores de diferentes níveis de ensino, trazendo contribuições para a formação do raciocínio geográfico.This study aims the creation of the game entitled “Explorando a Paisagem” and its contributions to geography teaching. Its proposal is a result of teaching practices developed in the 6th grade of elementary school and constitutes itself in an innovative didactic recourse in teaching process and learning of geographic science. The theoretical assumptions which involves the construction of this study and the game are based in authors that discusses the cartographic alphabetization process, the concept of landscape and its transformations through time, as well as it uses discussions about the theory of Cognitive Learning, the theory of Multiple Intelligences and studies about the importance of using games as important didactical recourses in geography teaching. Regarding methodological procedures, the study and the game were preceded by bibliographic researches, observations of geography classes in the 6th grade of Ensino Fundamental in a state public school, in the city of Natal/RN, as well as the application of diagnostic questionnaires to the student public, which guided the creative process of the recourse. This way, we propose that the game can serve as an important learning tool to geographic science teaching, assisting teachers and students in their conceptual construction and to develop their ability to interpret the diverse everyday phenomena. Similarly, we concluded the game can be utilized by teachers in different levels of education, bringing contributions to the formation of geographical reasoning.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAAlfabetização cartográficaPaisagemAprendizagem significativaInteligências múltiplasExplorando a paisagemA construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txtElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain238435https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/2/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txt96505cdf1442445c73bf7719c1cc80c4MD52THUMBNAILElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2606https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/3/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg569138c00ac783dc122e8c3c4eafa3b1MD53TEXTElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txtElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain238435https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/2/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txt96505cdf1442445c73bf7719c1cc80c4MD52THUMBNAILElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2606https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/3/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg569138c00ac783dc122e8c3c4eafa3b1MD53ORIGINALElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdfElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdfapplication/pdf2518440https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/1/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf884f932e67a20aecda77bc19b2dad395MD51123456789/249032019-01-30 16:34:03.583oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24903Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:34:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia |
title |
A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia |
spellingShingle |
A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Alfabetização cartográfica Paisagem Aprendizagem significativa Inteligências múltiplas Explorando a paisagem |
title_short |
A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia |
title_full |
A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia |
title_fullStr |
A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia |
title_full_unstemmed |
A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia |
title_sort |
A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia |
author |
Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de |
author_facet |
Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Cynara Teixeira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Morais, Ione Rodrigues Diniz |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Assis, Lenilton Francisco de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Goulart, Ligia Beatriz |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Locatel, Celso Donizete |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Troleis, Adriano Lima |
contributor_str_mv |
Locatel, Celso Donizete Troleis, Adriano Lima |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Alfabetização cartográfica Paisagem Aprendizagem significativa Inteligências múltiplas Explorando a paisagem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização cartográfica Paisagem Aprendizagem significativa Inteligências múltiplas Explorando a paisagem |
description |
O estudo que ora se apresenta tem como objetivo a criação do jogo intitulado “Explorando a Paisagem”, e a análise das suas contribuições para o ensino de geografia. A proposta é resultado das práticas docentes desenvolvidas em classes de 6º ano do ensino fundamental II, e se constitui um recurso didático inovador no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Os pressupostos teóricos que envolvem a construção desse estudo e do jogo se pautam em autores que discutem o processo de alfabetização cartográfica, o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, assim como faz uso das discussões sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, a teoria das Inteligências Múltiplas, e os estudos sobre a importância do uso de jogos como importantes recursos didáticos no ensino de geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo e o jogo foram precedidos pelas pesquisas bibliográficas, observações de aulas de geografia em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Natal/RN, assim como pela aplicação de questionários diagnósticos para o público discente, que nortearam o processo criativo do recurso. Assim, propomos que o jogo pode servir como uma ferramenta de aprendizagem importante para o ensino da ciência geográfica, auxiliando professores e alunos em suas construções conceituais e no desenvolvimento das suas habilidades em interpretar os diversos fenômenos cotidianos. Da mesma forma, concluímos que o jogo pode ser utilizado por professores de diferentes níveis de ensino, trazendo contribuições para a formação do raciocínio geográfico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-19T12:20:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-19T12:20:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Elisabeth Cristina Dantas de. A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24903 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Elisabeth Cristina Dantas de. A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/2/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/3/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/2/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/3/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/1/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96505cdf1442445c73bf7719c1cc80c4 569138c00ac783dc122e8c3c4eafa3b1 96505cdf1442445c73bf7719c1cc80c4 569138c00ac783dc122e8c3c4eafa3b1 884f932e67a20aecda77bc19b2dad395 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117641813360640 |