A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24903
Resumo: O estudo que ora se apresenta tem como objetivo a criação do jogo intitulado “Explorando a Paisagem”, e a análise das suas contribuições para o ensino de geografia. A proposta é resultado das práticas docentes desenvolvidas em classes de 6º ano do ensino fundamental II, e se constitui um recurso didático inovador no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Os pressupostos teóricos que envolvem a construção desse estudo e do jogo se pautam em autores que discutem o processo de alfabetização cartográfica, o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, assim como faz uso das discussões sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, a teoria das Inteligências Múltiplas, e os estudos sobre a importância do uso de jogos como importantes recursos didáticos no ensino de geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo e o jogo foram precedidos pelas pesquisas bibliográficas, observações de aulas de geografia em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Natal/RN, assim como pela aplicação de questionários diagnósticos para o público discente, que nortearam o processo criativo do recurso. Assim, propomos que o jogo pode servir como uma ferramenta de aprendizagem importante para o ensino da ciência geográfica, auxiliando professores e alunos em suas construções conceituais e no desenvolvimento das suas habilidades em interpretar os diversos fenômenos cotidianos. Da mesma forma, concluímos que o jogo pode ser utilizado por professores de diferentes níveis de ensino, trazendo contribuições para a formação do raciocínio geográfico.
id UFRN_1de385d392b980aa8e12a0cca4a2faac
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24903
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Elisabeth Cristina Dantas deLocatel, Celso DonizeteRibeiro, Cynara TeixeiraMorais, Ione Rodrigues DinizAssis, Lenilton Francisco deGoulart, Ligia BeatrizTroleis, Adriano Lima2018-03-19T12:20:20Z2018-03-19T12:20:20Z2017-11-23ARAÚJO, Elisabeth Cristina Dantas de. A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24903O estudo que ora se apresenta tem como objetivo a criação do jogo intitulado “Explorando a Paisagem”, e a análise das suas contribuições para o ensino de geografia. A proposta é resultado das práticas docentes desenvolvidas em classes de 6º ano do ensino fundamental II, e se constitui um recurso didático inovador no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Os pressupostos teóricos que envolvem a construção desse estudo e do jogo se pautam em autores que discutem o processo de alfabetização cartográfica, o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, assim como faz uso das discussões sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, a teoria das Inteligências Múltiplas, e os estudos sobre a importância do uso de jogos como importantes recursos didáticos no ensino de geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo e o jogo foram precedidos pelas pesquisas bibliográficas, observações de aulas de geografia em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Natal/RN, assim como pela aplicação de questionários diagnósticos para o público discente, que nortearam o processo criativo do recurso. Assim, propomos que o jogo pode servir como uma ferramenta de aprendizagem importante para o ensino da ciência geográfica, auxiliando professores e alunos em suas construções conceituais e no desenvolvimento das suas habilidades em interpretar os diversos fenômenos cotidianos. Da mesma forma, concluímos que o jogo pode ser utilizado por professores de diferentes níveis de ensino, trazendo contribuições para a formação do raciocínio geográfico.This study aims the creation of the game entitled “Explorando a Paisagem” and its contributions to geography teaching. Its proposal is a result of teaching practices developed in the 6th grade of elementary school and constitutes itself in an innovative didactic recourse in teaching process and learning of geographic science. The theoretical assumptions which involves the construction of this study and the game are based in authors that discusses the cartographic alphabetization process, the concept of landscape and its transformations through time, as well as it uses discussions about the theory of Cognitive Learning, the theory of Multiple Intelligences and studies about the importance of using games as important didactical recourses in geography teaching. Regarding methodological procedures, the study and the game were preceded by bibliographic researches, observations of geography classes in the 6th grade of Ensino Fundamental in a state public school, in the city of Natal/RN, as well as the application of diagnostic questionnaires to the student public, which guided the creative process of the recourse. This way, we propose that the game can serve as an important learning tool to geographic science teaching, assisting teachers and students in their conceptual construction and to develop their ability to interpret the diverse everyday phenomena. Similarly, we concluded the game can be utilized by teachers in different levels of education, bringing contributions to the formation of geographical reasoning.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAAlfabetização cartográficaPaisagemAprendizagem significativaInteligências múltiplasExplorando a paisagemA construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txtElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain238435https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/2/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txt96505cdf1442445c73bf7719c1cc80c4MD52THUMBNAILElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2606https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/3/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg569138c00ac783dc122e8c3c4eafa3b1MD53TEXTElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txtElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain238435https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/2/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txt96505cdf1442445c73bf7719c1cc80c4MD52THUMBNAILElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2606https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/3/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg569138c00ac783dc122e8c3c4eafa3b1MD53ORIGINALElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdfElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdfapplication/pdf2518440https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/1/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf884f932e67a20aecda77bc19b2dad395MD51123456789/249032019-01-30 16:34:03.583oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24903Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:34:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
title A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
spellingShingle A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Alfabetização cartográfica
Paisagem
Aprendizagem significativa
Inteligências múltiplas
Explorando a paisagem
title_short A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
title_full A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
title_fullStr A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
title_full_unstemmed A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
title_sort A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
author Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de
author_facet Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ribeiro, Cynara Teixeira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Morais, Ione Rodrigues Diniz
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Assis, Lenilton Francisco de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Goulart, Ligia Beatriz
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Locatel, Celso Donizete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Troleis, Adriano Lima
contributor_str_mv Locatel, Celso Donizete
Troleis, Adriano Lima
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Alfabetização cartográfica
Paisagem
Aprendizagem significativa
Inteligências múltiplas
Explorando a paisagem
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização cartográfica
Paisagem
Aprendizagem significativa
Inteligências múltiplas
Explorando a paisagem
description O estudo que ora se apresenta tem como objetivo a criação do jogo intitulado “Explorando a Paisagem”, e a análise das suas contribuições para o ensino de geografia. A proposta é resultado das práticas docentes desenvolvidas em classes de 6º ano do ensino fundamental II, e se constitui um recurso didático inovador no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Os pressupostos teóricos que envolvem a construção desse estudo e do jogo se pautam em autores que discutem o processo de alfabetização cartográfica, o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, assim como faz uso das discussões sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, a teoria das Inteligências Múltiplas, e os estudos sobre a importância do uso de jogos como importantes recursos didáticos no ensino de geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo e o jogo foram precedidos pelas pesquisas bibliográficas, observações de aulas de geografia em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Natal/RN, assim como pela aplicação de questionários diagnósticos para o público discente, que nortearam o processo criativo do recurso. Assim, propomos que o jogo pode servir como uma ferramenta de aprendizagem importante para o ensino da ciência geográfica, auxiliando professores e alunos em suas construções conceituais e no desenvolvimento das suas habilidades em interpretar os diversos fenômenos cotidianos. Da mesma forma, concluímos que o jogo pode ser utilizado por professores de diferentes níveis de ensino, trazendo contribuições para a formação do raciocínio geográfico.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-19T12:20:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-19T12:20:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Elisabeth Cristina Dantas de. A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24903
identifier_str_mv ARAÚJO, Elisabeth Cristina Dantas de. A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/2/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/3/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/2/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/3/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24903/1/ElisabethCristinaDantasDeAraujo_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 96505cdf1442445c73bf7719c1cc80c4
569138c00ac783dc122e8c3c4eafa3b1
96505cdf1442445c73bf7719c1cc80c4
569138c00ac783dc122e8c3c4eafa3b1
884f932e67a20aecda77bc19b2dad395
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117641813360640