Uma análise integrativa do desempenho de empresas de base tecnológica com internacionalização acelerada
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44622 |
Resumo: | Estudos sobre negócios internacionais possuem um vasto conhecimento sobre desempenho. No entanto, no contexto das empresas de internacionalização acelerada (EIA) encontra-se uma relativa escassez de pesquisas, onde diversos fatores são testados, mas não de forma integrada, como propõe a presente tese. Identificada essa lacuna, o estudo investiga fatores que influenciam o desempenho de EIA a partir de um modelo conceitual integrativo dos construtos Orientação Empreendedora, Orientação para o Mercado, Relações de Rede, Capacidades Dinâmicas e Experiência Internacional. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa, cuja amostra é formada por 120 empresas de base tecnológica (EBTs) com internacionalização acelerada. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador. A principal técnica de análise dos dados utilizada foi a Análise de Equações Estruturais com estimação por Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), complementada por técnicas de segmentação da amostra para dois tipos de análise: múltiplos grupos (MGA) e de segmentação finite mixture (FIMIX), com apoio dos softwares SPSS e SmartPLS 3.0. Os resultados da pesquisa indicam que os principais fatores que afetam o desempenho das EIA são a Orientação Empreendedora, a Orientação para o Mercado e as Relações de Rede, com destaque para OE, pois nas análises de segmentação da amostra, tanto na MGA quanto na FIMIX, a hipótese referente a este construto foi suportada. Além disso, a partir da segmentação FIMIX foi possível verificar que no segmento 2 todas as variáveis do modelo possuem relação positiva e significante com o desempenho das EIA. Espera-se que os resultados deste estudo possam ser utilizados como balizadores tanto para gestores atuantes nos mercados internacionais, quanto para aqueles que buscam a atuação fora do país, direcionando sua atenção para os elementos que contribuem para o bom desempenho, seja estabelecendo parâmetros de avaliação e controle, seja definindo estratégias de atuação e fortalecimento do negócio. |
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No entanto, no contexto das empresas de internacionalização acelerada (EIA) encontra-se uma relativa escassez de pesquisas, onde diversos fatores são testados, mas não de forma integrada, como propõe a presente tese. Identificada essa lacuna, o estudo investiga fatores que influenciam o desempenho de EIA a partir de um modelo conceitual integrativo dos construtos Orientação Empreendedora, Orientação para o Mercado, Relações de Rede, Capacidades Dinâmicas e Experiência Internacional. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa, cuja amostra é formada por 120 empresas de base tecnológica (EBTs) com internacionalização acelerada. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador. A principal técnica de análise dos dados utilizada foi a Análise de Equações Estruturais com estimação por Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), complementada por técnicas de segmentação da amostra para dois tipos de análise: múltiplos grupos (MGA) e de segmentação finite mixture (FIMIX), com apoio dos softwares SPSS e SmartPLS 3.0. Os resultados da pesquisa indicam que os principais fatores que afetam o desempenho das EIA são a Orientação Empreendedora, a Orientação para o Mercado e as Relações de Rede, com destaque para OE, pois nas análises de segmentação da amostra, tanto na MGA quanto na FIMIX, a hipótese referente a este construto foi suportada. Além disso, a partir da segmentação FIMIX foi possível verificar que no segmento 2 todas as variáveis do modelo possuem relação positiva e significante com o desempenho das EIA. Espera-se que os resultados deste estudo possam ser utilizados como balizadores tanto para gestores atuantes nos mercados internacionais, quanto para aqueles que buscam a atuação fora do país, direcionando sua atenção para os elementos que contribuem para o bom desempenho, seja estabelecendo parâmetros de avaliação e controle, seja definindo estratégias de atuação e fortalecimento do negócio.International business studies have extensive background knowledge of performance. However, in the context of accelerated internationalization companies (AIC), there is a scarcity of research, where several factors are tested, but not in an integrated way, as it is proposed in this thesis. Once this gap is identified, the study investigates factors that influence the performance of AIC from an integrative conceptual model of the constructs International Experience, Entrepreneurial Orientation, Market Orientation, Network Relations and Dynamic Capabilities. To achieve the objective, a descriptive research with a quantitative approach was carried out, whose sample is formed by 120 technologybased companies (TBC) with accelerated internationalization. Data collection takes place through computer-assisted telephone interviews. The main data analysis technique used was the Analysis of Structural Equations with Estimation by Partial Least Squares (PLS-SEM), complemented by sample segmentation, techniques for two types of analysis: multiple groups (MGA) and finite mixture segmentation (FIMIX), supported by SPSS and SmartPLS 3.0 software. The survey results indicate that the main factors that affect the performance of AIC are Entrepreneurial Orientation, Market Orientation and Network Relations, especially for EO, because in the analysis of segmentation of the sample, both in MGA and FIMIX, the hypothesis referring to this construct was supported. In addition, from the FIMIX segmentation it was possible to verify that in segment 2 all variables of the model have a positive and significant relationship with the performance of the EIA. It is expected that the results of this study can be used as benchmarks both for managers operating in international markets, as well as for those seeking to work abroad, directing their attention to the elements that contribute to good performance, whether by establishing evaluation parameters and control, either by defining action strategies and strengthening the business.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilEmpresas de Internacionalização AceleradaDesempenhoOrientação empreendedoraOrientação para o mercadoRelações de redeCapacidades dinâmicasUma análise integrativa do desempenho de empresas de base tecnológica com internacionalização aceleradainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseintegrativadesempenho_Amorim_2021.pdfapplication/pdf1589684https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44622/1/Analiseintegrativadesempenho_Amorim_2021.pdf080949817df0f5439c8bc88a43ba723bMD51123456789/446222022-04-29 11:42:09.304oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44622Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-29T14:42:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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