Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Erica Poliana Nunes de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21466
Resumo: A ideia já foi inventada. A história já foi contada. As palavras já foram ditas. Na contemporaneidade, tudo, aparentemente, sobre tudo já foi dito, pois nenhum discurso é adâmico. Na era do copiar e colar e em que se tem mais, asseveradamente, embates acerca da ética do não plagiar, discutir o que é produzir enunciados autorais faz-se primordial. Essas inquietações, nesta pesquisa, são levadas para o cronotopo da sala de aula, precisamente para os livros didáticos de Língua Portuguesa, que são vistos como orientadores dos conteúdos e da prática de ensino de Língua Materna (ANTUNES, 2003; BUZEN, 2005; CORACINI, 1999). Diante disso, essa pesquisa visa a analisar como se dá as propostas de escrita do livro didático, a fim de observar a criação de situações/enunciações propícias para a construção de um dizer autoral. Foram selecionadas, para tanto, duas coleções de livros didáticos destinadas aos alunos da 1ª série do Ensino Médio. Os livros adotados estão entre os mais solicitados nacionalmente e receberam críticas positivas do Programa do Livro Didático (Edital 2012). Para atingir tal objetivo, o estudo realizado baseia-se numa perspectiva qualitativo-interpretativista e de orientação metológica advinda da Linguística Aplicada; a base teórico-metodológica da Análise Dialógica dos Discursos (GERALDI, 2012; FARACO, 2009). A perspectiva teórica advém dos postulados do Círculo de Bakhtin no que concerne às concepções de linguagem dialógica, de enunciado concreto e de autoria. Os dados totais construídos se configuram em duas categorias. A primeira com propostas de produção textual que prezam por uma autoria em perspectiva dialógica, as quais buscam criar situações de escrita que atendem a uma necessidade discursiva, são direcionadas e apontam os aspectos de composição do gênero. A segunda, com propostas em que se encena uma autoria em perspectiva monológica, quando não se especifica o gênero textual ou quando não constroem uma enunciação em que o discente não exercita uma relação volitivo-emocional com tal situação. De modo genérico, as duas coleções apresentam zelo em relação a simular situações de escrita reais, que podem propiciar, assim, a produção, pelos discentes, de enunciados concretos, que valorizam a reescrita e o excedente de visão para o acabamento dos enunciados produzidos.
id UFRN_1eafb27170b36453619449df41d4b0e7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21466
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cunha, Erica Poliana Nunes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8749112601309722http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7241411335114630Campos, Sulemi Fabianohttp://lattes.cnpq.br/4256675396235128Alves, Maria da Penha Casado2016-12-15T21:54:26Z2016-12-15T21:54:26Z2016-02-25CUNHA, Erica Poliana Nunes de Souza. Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21466A ideia já foi inventada. A história já foi contada. As palavras já foram ditas. Na contemporaneidade, tudo, aparentemente, sobre tudo já foi dito, pois nenhum discurso é adâmico. Na era do copiar e colar e em que se tem mais, asseveradamente, embates acerca da ética do não plagiar, discutir o que é produzir enunciados autorais faz-se primordial. Essas inquietações, nesta pesquisa, são levadas para o cronotopo da sala de aula, precisamente para os livros didáticos de Língua Portuguesa, que são vistos como orientadores dos conteúdos e da prática de ensino de Língua Materna (ANTUNES, 2003; BUZEN, 2005; CORACINI, 1999). Diante disso, essa pesquisa visa a analisar como se dá as propostas de escrita do livro didático, a fim de observar a criação de situações/enunciações propícias para a construção de um dizer autoral. Foram selecionadas, para tanto, duas coleções de livros didáticos destinadas aos alunos da 1ª série do Ensino Médio. Os livros adotados estão entre os mais solicitados nacionalmente e receberam críticas positivas do Programa do Livro Didático (Edital 2012). Para atingir tal objetivo, o estudo realizado baseia-se numa perspectiva qualitativo-interpretativista e de orientação metológica advinda da Linguística Aplicada; a base teórico-metodológica da Análise Dialógica dos Discursos (GERALDI, 2012; FARACO, 2009). A perspectiva teórica advém dos postulados do Círculo de Bakhtin no que concerne às concepções de linguagem dialógica, de enunciado concreto e de autoria. Os dados totais construídos se configuram em duas categorias. A primeira com propostas de produção textual que prezam por uma autoria em perspectiva dialógica, as quais buscam criar situações de escrita que atendem a uma necessidade discursiva, são direcionadas e apontam os aspectos de composição do gênero. A segunda, com propostas em que se encena uma autoria em perspectiva monológica, quando não se especifica o gênero textual ou quando não constroem uma enunciação em que o discente não exercita uma relação volitivo-emocional com tal situação. De modo genérico, as duas coleções apresentam zelo em relação a simular situações de escrita reais, que podem propiciar, assim, a produção, pelos discentes, de enunciados concretos, que valorizam a reescrita e o excedente de visão para o acabamento dos enunciados produzidos.The idea has already been invented. The history has already been told. The words have already been spoken. In contemporary times, all apparently about everything has already been said because no speech is Adamic. In the era of copy and paste, when it has even more conflicts about the ethics of not plagiarizing, discussing about how producing copyright statements becomes essential nowadays. These concerns, on this research, are brought to the “cronotopo” of the classroom, especially for Portuguese textbooks, which are interpreted as a guiding of the content and practice of the native language teaching (Antunes, 2003; Buzen, 2005; Coracini 1999; Suassuna, 2006). Under these circumstances, this research seeks the analysis of how a textbook is writing in order to observe the creation of situations of copyright marks. So, for this purpose, there were selected two collections of textbooks for students of the 1st year of high school. The adopted textbooks are among the most used textbooks in Brazil, and it received positive reviews from the “Programa do Livro Didático (Edital 2012)”. To achieve this goal, the study is based on a qualitative-interpretative perspective and methodological guidance from the Applied Linguistics; the theoretical and methodological basis of Dialogic Analysis of Discourses (Geraldi, 2012; Faraco, 2009). The theoretical perspective comes from the postulates of the Bakhtin Circle in relation to the concepts of dialogic language, from the concrete and authoring outline. The total data constructed during this research were grouped in two categories.The first category contains textual proposals that value an authoring in dialogical perspective, which seeks creating situations of writing that meet a discursive necessity, and it points out the aspects of the gender composition. The second category contains textual proposals that stage an authoring in monological perspective, when you do not specify the genre or you do not build an enunciation in which the student does not exercise one volitional-emotional relationship with such situation. In general terms, the two collections have zeal in relation to simulate actual writing situations, which could provide the production, by students, of concrete statements, valuing the rewriting and the view over to the finishing of the produced statements.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALivro didáticoLíngua PortuguesaProdução de textoAutoriaPara tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEricaPolianaNunesDeSouzaCunha_DISSERT.pdfEricaPolianaNunesDeSouzaCunha_DISSERT.pdfapplication/pdf3013134https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21466/1/EricaPolianaNunesDeSouzaCunha_DISSERT.pdf514fd1c9e8b1a90ef914f9bd07cbd296MD51TEXTEricaPolianaNunesDeSouzaCunha_DISSERT.pdf.txtEricaPolianaNunesDeSouzaCunha_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain163776https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21466/4/EricaPolianaNunesDeSouzaCunha_DISSERT.pdf.txt031f0272725ed2ae7ad65f18a026b702MD54THUMBNAILEricaPolianaNunesDeSouzaCunha_DISSERT.pdf.jpgEricaPolianaNunesDeSouzaCunha_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2471https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21466/5/EricaPolianaNunesDeSouzaCunha_DISSERT.pdf.jpg745c1f7dd5e62605c7cd029b244a872eMD55123456789/214662017-11-03 12:10:32.481oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21466Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T15:10:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa
title Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa
spellingShingle Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa
Cunha, Erica Poliana Nunes de Souza
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Livro didático
Língua Portuguesa
Produção de texto
Autoria
title_short Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa
title_full Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa
title_fullStr Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa
title_full_unstemmed Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa
title_sort Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa
author Cunha, Erica Poliana Nunes de Souza
author_facet Cunha, Erica Poliana Nunes de Souza
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8749112601309722
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7241411335114630
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Campos, Sulemi Fabiano
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4256675396235128
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Erica Poliana Nunes de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
contributor_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Livro didático
Língua Portuguesa
Produção de texto
Autoria
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Língua Portuguesa
Produção de texto
Autoria
description A ideia já foi inventada. A história já foi contada. As palavras já foram ditas. Na contemporaneidade, tudo, aparentemente, sobre tudo já foi dito, pois nenhum discurso é adâmico. Na era do copiar e colar e em que se tem mais, asseveradamente, embates acerca da ética do não plagiar, discutir o que é produzir enunciados autorais faz-se primordial. Essas inquietações, nesta pesquisa, são levadas para o cronotopo da sala de aula, precisamente para os livros didáticos de Língua Portuguesa, que são vistos como orientadores dos conteúdos e da prática de ensino de Língua Materna (ANTUNES, 2003; BUZEN, 2005; CORACINI, 1999). Diante disso, essa pesquisa visa a analisar como se dá as propostas de escrita do livro didático, a fim de observar a criação de situações/enunciações propícias para a construção de um dizer autoral. Foram selecionadas, para tanto, duas coleções de livros didáticos destinadas aos alunos da 1ª série do Ensino Médio. Os livros adotados estão entre os mais solicitados nacionalmente e receberam críticas positivas do Programa do Livro Didático (Edital 2012). Para atingir tal objetivo, o estudo realizado baseia-se numa perspectiva qualitativo-interpretativista e de orientação metológica advinda da Linguística Aplicada; a base teórico-metodológica da Análise Dialógica dos Discursos (GERALDI, 2012; FARACO, 2009). A perspectiva teórica advém dos postulados do Círculo de Bakhtin no que concerne às concepções de linguagem dialógica, de enunciado concreto e de autoria. Os dados totais construídos se configuram em duas categorias. A primeira com propostas de produção textual que prezam por uma autoria em perspectiva dialógica, as quais buscam criar situações de escrita que atendem a uma necessidade discursiva, são direcionadas e apontam os aspectos de composição do gênero. A segunda, com propostas em que se encena uma autoria em perspectiva monológica, quando não se especifica o gênero textual ou quando não constroem uma enunciação em que o discente não exercita uma relação volitivo-emocional com tal situação. De modo genérico, as duas coleções apresentam zelo em relação a simular situações de escrita reais, que podem propiciar, assim, a produção, pelos discentes, de enunciados concretos, que valorizam a reescrita e o excedente de visão para o acabamento dos enunciados produzidos.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-15T21:54:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-15T21:54:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUNHA, Erica Poliana Nunes de Souza. Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21466
identifier_str_mv CUNHA, Erica Poliana Nunes de Souza. Para tornar-se autor: propostas de escrita dos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21466/1/EricaPolianaNunesDeSouzaCunha_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21466/4/EricaPolianaNunesDeSouzaCunha_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21466/5/EricaPolianaNunesDeSouzaCunha_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 514fd1c9e8b1a90ef914f9bd07cbd296
031f0272725ed2ae7ad65f18a026b702
745c1f7dd5e62605c7cd029b244a872e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117743181299712