O ensino de Física para estudantes surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27520 |
Resumo: | A Constituição da República Federativa do Brasil afirma (Art. 205 e Art. 206) que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e que deve haver igualdade de acesso e permanência na escola. Assim, os alunos com necessidades especiais devem estar inseridos no contexto escolar e usufruir de pleno gozo de todos os direitos do aluno sem deficiência. Pensando nisso, foi feita uma sondagem entre alguns professores da rede pública estadual do Rio Grande do Norte sobre o ensino de física para alunos surdos. Esta pesquisa constatou que boa parte desses professores não possuem conhecimentos necessários para estabelecer comunicação com os seus alunos, o que influencia de forma direta na qualidade do ensino ministrado. Além disso, eles acham difícil encontrar materiais adequados que possam minimizar este problema. O presente trabalho traz uma proposta para amenizar essa situação. Trata-se do desenvolvimento de aulas numa perspectiva bilíngue que podem ser aplicadas na sala de aula junto com os alunos ouvintes ou indicadas a estes alunos para que sirvam de suporte ao estudo em casa. O principal recurso para este trabalho foca na produção de videoaulas para todos os alunos, com narração em língua portuguesa para os ouvintes e execução em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – para os alunos surdos. A produção dessas videoaulas considera relevantes os momentos pedagógicos essenciais, conforme amplo conhecimento na literatura especializada da pesquisa em ensino de física. |
id |
UFRN_2054a4003a136bf80e8e98b65a24703c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27520 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Ercília Juliana Marciano deSantos, Carlos Alberto dosAlves, Milton Thiago SchivaniBarreto, Ciclamio Leite2019-08-14T22:42:44Z2019-08-14T22:42:44Z2019-01-31OLIVEIRA, Ercília Juliana Marciano de. O ensino de Física para estudantes surdos. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27520A Constituição da República Federativa do Brasil afirma (Art. 205 e Art. 206) que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e que deve haver igualdade de acesso e permanência na escola. Assim, os alunos com necessidades especiais devem estar inseridos no contexto escolar e usufruir de pleno gozo de todos os direitos do aluno sem deficiência. Pensando nisso, foi feita uma sondagem entre alguns professores da rede pública estadual do Rio Grande do Norte sobre o ensino de física para alunos surdos. Esta pesquisa constatou que boa parte desses professores não possuem conhecimentos necessários para estabelecer comunicação com os seus alunos, o que influencia de forma direta na qualidade do ensino ministrado. Além disso, eles acham difícil encontrar materiais adequados que possam minimizar este problema. O presente trabalho traz uma proposta para amenizar essa situação. Trata-se do desenvolvimento de aulas numa perspectiva bilíngue que podem ser aplicadas na sala de aula junto com os alunos ouvintes ou indicadas a estes alunos para que sirvam de suporte ao estudo em casa. O principal recurso para este trabalho foca na produção de videoaulas para todos os alunos, com narração em língua portuguesa para os ouvintes e execução em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – para os alunos surdos. A produção dessas videoaulas considera relevantes os momentos pedagógicos essenciais, conforme amplo conhecimento na literatura especializada da pesquisa em ensino de física.The Constitution of the Federative Republic of Brazil states (Art. 205 and Art. 206) that education is a right of everyone and the duty of the State and of the family, and that there must be equality of access and permanence in school. Thus, students with special needs must be inserted in the school context and enjoy the full enjoyment of all the rights of students without disabilities. Thinking about this, a survey was conducted among some teachers of the state public network of Rio Grande do Norte on the teaching of physics for deaf students. This research found that many of these teachers do not have the necessary knowledge to establish communication with their students, which directly influences the quality of teaching taught. In addition, they find it difficult to find suitable materials that can minimize this problem. This work presents a proposal to mitigate this situation. It is the development of lessons from a bilingual perspective that can be applied in the classroom with the listening students or given to these students some support to study at home. The main resource for this work focuses on the production of video lessons for all students, with narration in Portuguese for listeners and performed in LIBRAS – Brazilian Sign Language – for deaf students. The production of these video lessons considers relevant the essential pedagogical moments, according to the ample knowledge in the specialized literature of the research in physics teaching.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsino de FísicaEstudantes surdosLibrasO ensino de Física para estudantes surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoFísicaestudantes_Oliveira_2019.pdfapplication/pdf3289839https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27520/1/EnsinoF%c3%adsicaestudantes_Oliveira_2019.pdf43b82d6e768947026bc8e88cb020c0bbMD51TEXTEnsinoFísicaestudantes_Oliveira_2019.pdf.txtEnsinoFísicaestudantes_Oliveira_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain157361https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27520/2/EnsinoF%c3%adsicaestudantes_Oliveira_2019.pdf.txt1069f88646bff319b046c1d7665f9688MD52THUMBNAILEnsinoFísicaestudantes_Oliveira_2019.pdf.jpgEnsinoFísicaestudantes_Oliveira_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27520/3/EnsinoF%c3%adsicaestudantes_Oliveira_2019.pdf.jpg580c4e5e5c0f493a1185f24560d280afMD53123456789/275202019-08-18 02:25:06.097oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27520Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-08-18T05:25:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de Física para estudantes surdos |
title |
O ensino de Física para estudantes surdos |
spellingShingle |
O ensino de Física para estudantes surdos Oliveira, Ercília Juliana Marciano de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino de Física Estudantes surdos Libras |
title_short |
O ensino de Física para estudantes surdos |
title_full |
O ensino de Física para estudantes surdos |
title_fullStr |
O ensino de Física para estudantes surdos |
title_full_unstemmed |
O ensino de Física para estudantes surdos |
title_sort |
O ensino de Física para estudantes surdos |
author |
Oliveira, Ercília Juliana Marciano de |
author_facet |
Oliveira, Ercília Juliana Marciano de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Carlos Alberto dos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Alves, Milton Thiago Schivani |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ercília Juliana Marciano de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barreto, Ciclamio Leite |
contributor_str_mv |
Barreto, Ciclamio Leite |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino de Física Estudantes surdos Libras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Estudantes surdos Libras |
description |
A Constituição da República Federativa do Brasil afirma (Art. 205 e Art. 206) que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e que deve haver igualdade de acesso e permanência na escola. Assim, os alunos com necessidades especiais devem estar inseridos no contexto escolar e usufruir de pleno gozo de todos os direitos do aluno sem deficiência. Pensando nisso, foi feita uma sondagem entre alguns professores da rede pública estadual do Rio Grande do Norte sobre o ensino de física para alunos surdos. Esta pesquisa constatou que boa parte desses professores não possuem conhecimentos necessários para estabelecer comunicação com os seus alunos, o que influencia de forma direta na qualidade do ensino ministrado. Além disso, eles acham difícil encontrar materiais adequados que possam minimizar este problema. O presente trabalho traz uma proposta para amenizar essa situação. Trata-se do desenvolvimento de aulas numa perspectiva bilíngue que podem ser aplicadas na sala de aula junto com os alunos ouvintes ou indicadas a estes alunos para que sirvam de suporte ao estudo em casa. O principal recurso para este trabalho foca na produção de videoaulas para todos os alunos, com narração em língua portuguesa para os ouvintes e execução em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – para os alunos surdos. A produção dessas videoaulas considera relevantes os momentos pedagógicos essenciais, conforme amplo conhecimento na literatura especializada da pesquisa em ensino de física. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T22:42:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T22:42:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ercília Juliana Marciano de. O ensino de Física para estudantes surdos. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27520 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Ercília Juliana Marciano de. O ensino de Física para estudantes surdos. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27520/1/EnsinoF%c3%adsicaestudantes_Oliveira_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27520/2/EnsinoF%c3%adsicaestudantes_Oliveira_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27520/3/EnsinoF%c3%adsicaestudantes_Oliveira_2019.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43b82d6e768947026bc8e88cb020c0bb 1069f88646bff319b046c1d7665f9688 580c4e5e5c0f493a1185f24560d280af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117556634386432 |