Modelo de simulação para avaliar o efeito chicote em cadeias de suprimentos
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24128 |
Resumo: | O Efeito Chicote (EC) é um fenômeno presente nas cadeias de suprimentos caracterizado pela variabilidade da demanda, ocasionando uma amplificação a montante das quantidades movimentadas, implicando na formação de estoques em excesso e, consequentemente, na elevação dos custos logísticos. Há consenso nos estudos anteriores quanto à definição e às causas que origina o EC. No entanto, os modelos propostos para a quantificação e o desenvolvimento de soluções para a mitigação do EC ainda constituem um amplo campo de pesquisa, face as lacunas identificadas na literatura, a exemplo de análises que contemplem composto de Marketing, capacidade de transporte, sazonalidade e custos. Desse modo, este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de apoio à gestão de cadeias de suprimentos para avaliar o impacto que ações de Marketing, desenvolvidas em períodos delimitados de tempo para estimular a comercialização dos produtos, exercem no EC. O racionamento no fornecimento, o lead time e o estoque mínimo, que são agentes causadores da variabilidade da demanda, além da diferenciação dos itens segundo a classificação ABC, foram considerados na estruturação do modelo. O estudo, então, pode ser enquadrado como exploratório, descritivo e explicativo. Quanto a abordagem, a pesquisa assume um caráter qualitativo e quantitativo, de natureza aplicada, mediante o levantamento de dados junto a uma empresa atuante no varejo da construção civil, para auxiliar na identificação de valores de referência para validar o modelo proposto. Para viabilizar o estudo, diante da complexidade decorrente do relacionamento entre as variáveis envolvidas, foi utilizada como ferramenta a simulação, a partir da Dinâmica de Sistemas (DS), pois trata-se de um ambiente controlado, possibilitando a replicação com facilidade dos experimentos, viabilizando a construção de cenários e favorecendo análises, cujos resultados auxiliam o processo de tomada de decisão. As simulações executadas, respaldadas nas referências bibliográficas, permitiram atestar que o resgate do saldo de fornecimento na composição do pedido de compra reduz significativamente o EC; a presença de mais canais de distribuição elevam o EC; o estabelecimento de pontos mínimo e máximo para o estoque, em conformidade com a classificação ABC, permite reduzir o EC, dada a representatividade dos itens; a avaliação dos níveis de estoque e dos saldos de fornecimento atuam como elementos reguladores, podendo acarretar na redução do EC; e a prática de calendários de promoção e de racionamento do fornecimento incidem no aumento do EC. Conclui-se que o modelo proposto é capaz de mitigar o EC na cadeia de suprimentos. |
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Há consenso nos estudos anteriores quanto à definição e às causas que origina o EC. No entanto, os modelos propostos para a quantificação e o desenvolvimento de soluções para a mitigação do EC ainda constituem um amplo campo de pesquisa, face as lacunas identificadas na literatura, a exemplo de análises que contemplem composto de Marketing, capacidade de transporte, sazonalidade e custos. Desse modo, este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de apoio à gestão de cadeias de suprimentos para avaliar o impacto que ações de Marketing, desenvolvidas em períodos delimitados de tempo para estimular a comercialização dos produtos, exercem no EC. O racionamento no fornecimento, o lead time e o estoque mínimo, que são agentes causadores da variabilidade da demanda, além da diferenciação dos itens segundo a classificação ABC, foram considerados na estruturação do modelo. O estudo, então, pode ser enquadrado como exploratório, descritivo e explicativo. Quanto a abordagem, a pesquisa assume um caráter qualitativo e quantitativo, de natureza aplicada, mediante o levantamento de dados junto a uma empresa atuante no varejo da construção civil, para auxiliar na identificação de valores de referência para validar o modelo proposto. Para viabilizar o estudo, diante da complexidade decorrente do relacionamento entre as variáveis envolvidas, foi utilizada como ferramenta a simulação, a partir da Dinâmica de Sistemas (DS), pois trata-se de um ambiente controlado, possibilitando a replicação com facilidade dos experimentos, viabilizando a construção de cenários e favorecendo análises, cujos resultados auxiliam o processo de tomada de decisão. As simulações executadas, respaldadas nas referências bibliográficas, permitiram atestar que o resgate do saldo de fornecimento na composição do pedido de compra reduz significativamente o EC; a presença de mais canais de distribuição elevam o EC; o estabelecimento de pontos mínimo e máximo para o estoque, em conformidade com a classificação ABC, permite reduzir o EC, dada a representatividade dos itens; a avaliação dos níveis de estoque e dos saldos de fornecimento atuam como elementos reguladores, podendo acarretar na redução do EC; e a prática de calendários de promoção e de racionamento do fornecimento incidem no aumento do EC. Conclui-se que o modelo proposto é capaz de mitigar o EC na cadeia de suprimentos.The bullwhip effect (BE) is a phenomenon present in the supply chains characterized by the variability of the demand, causing an amplification upstream of the quantities handled, implying in the formation of excess stocks and, consequently, in the increase of logistic costs. There is consensus in previous studies regarding the definition and causes of BE. However, the proposed models for the quantification and development of solutions for BE mitigation still constitute a broad field of research, given the gaps identified in the literature, such as analyzes that contemplate the composition of Marketing, transport capacity, seasonality and costs. Thus, the objective of that work is to develop a support model for the management of supply chains to evaluate the impact that Marketing actions, carried out in defined periods of time to stimulate the commercialization of the products, exercise in the BE. Supply rationing, lead time and minimum inventory, which are agents that cause variability in demand, besides the differentiation of items according to the ABC classification, were considered in the model structuring. The study, then, can be classified as exploratory, descriptive and explanatory. Regarding the approach, the research assumes a qualitative and quantitative nature, of an applied nature, through the collection of data from a company that operates in the retail of civil construction, to assist in the identification of reference values to validate the proposed model. In order to make the study feasible, due to the complexity resulting from the relationship between the variables involved, it was used as a tool the simulation, from the System Dynamics (SD), because it is a controlled environment, allowing the replication with ease of the experiments, enabling the construction of scenarios and favoring analyzes, the results of which help the decision-making process. The simulations carried out, supported by bibliographical references, allowed us to confirm that the redemption of the supply balance in the purchase order composition significantly reduces the BE; the presence of more distribution channels elevates the BE; the establishment of minimum and maximum points for the stock, in accordance with the ABC classification, allows to reduce the BE, given the representativeness of the items; the evaluation of stock levels and supply balances act as regulatory elements, which may lead to the reduction of the BE; and the practice of promotion and supply rationing calendars focus on increasing the BE. It is concluded that the proposed model is able to mitigate the BE in the supply chain.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEfeito chicoteAções de marketingRacionamento do fornecimentoDinâmica de sistemasModelo de simulação para avaliar o efeito chicote em cadeias de suprimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFabriciaAbrantesFigueiredoDaRocha_TESE.pdfFabriciaAbrantesFigueiredoDaRocha_TESE.pdfapplication/pdf8345994https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24128/1/FabriciaAbrantesFigueiredoDaRocha_TESE.pdf4a965a2fb06e953b0be665dc2107e326MD51TEXTFabriciaAbrantesFigueiredoDaRocha_TESE.pdf.txtFabriciaAbrantesFigueiredoDaRocha_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain460276https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24128/4/FabriciaAbrantesFigueiredoDaRocha_TESE.pdf.txt9af686bcba6f0f0740084747e20131acMD54THUMBNAILFabriciaAbrantesFigueiredoDaRocha_TESE.pdf.jpgFabriciaAbrantesFigueiredoDaRocha_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2197https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24128/5/FabriciaAbrantesFigueiredoDaRocha_TESE.pdf.jpga44d6bba008cc64bfa3a087d36472ba7MD55123456789/241282022-04-07 19:06:45.274oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24128Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-07T22:06:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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