Isoformismo institucional na adoção de tecnologia no turismo: uma análise em hotéis de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, André Luiz Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24998
Resumo: À proporção que o setor turístico incorpora tecnologias reconfigurando a distribuição e utilização de produtos e serviços, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) passa a ser um tema de investigação no turismo tendo em vista tais transformações no setor. Ao observarmos os estudos que discutem sobre a adoção da tecnologia por operadoras de turismo, esses estão centrados em identificar a diversidade ou os fatores que diferenciam as organizações e seus padrões das demais em relação à adoção da tecnologia. A teoria institucional estabelece uma visão macro de mudança estrutural, definida como isomorfismo nas organizações. O objetivo geral do estudo é analisar como essa pressão isomórfica, a partir da teoria institucional, está presente nos hotéis de Natal/RN na adoção de tecnologias de informação e comunicação. Para isso, a pesquisa realizou entrevista com 20 empreendimentos da rede hoteleira na cidade. O instrumento de coleta foi composto por um roteiro semiestruturado, o qual fora aplicado de forma presencial durante o período de setembro a novembro de 2017. Para apreciação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, contando com o auxílio da utilização do Software de análises qualitativas e mistas Nvivo, em sua versão 11.0. A apreciação dos dados mostra que o ambiente organizacional fornece pressão em como a tecnologia vem sendo adotada nesses estabelecimentos. Ficou evidenciado que os hoteleiros buscam adotar tecnologia para parecerem legítimos perante o mercado, principalmente entre os consumidores. Para isso adotam padrões, imitam a concorrência, e buscam serem bem avaliados no ambiente virtual em sites como TripAdvisor, Booking, Decolar, entre outros, para que desse modo sejam aceitos pelo campo em que operam e prolonguem sua sobrevivência no mercado. Conclui-se que o isomorfismo institucional está presente na adoção de tecnologia no setor hoteleiro analisado e que, a partir da pesquisa, é possível obter uma perspectiva de como essas forças atuam nas organizações.
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Ao observarmos os estudos que discutem sobre a adoção da tecnologia por operadoras de turismo, esses estão centrados em identificar a diversidade ou os fatores que diferenciam as organizações e seus padrões das demais em relação à adoção da tecnologia. A teoria institucional estabelece uma visão macro de mudança estrutural, definida como isomorfismo nas organizações. O objetivo geral do estudo é analisar como essa pressão isomórfica, a partir da teoria institucional, está presente nos hotéis de Natal/RN na adoção de tecnologias de informação e comunicação. Para isso, a pesquisa realizou entrevista com 20 empreendimentos da rede hoteleira na cidade. O instrumento de coleta foi composto por um roteiro semiestruturado, o qual fora aplicado de forma presencial durante o período de setembro a novembro de 2017. Para apreciação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, contando com o auxílio da utilização do Software de análises qualitativas e mistas Nvivo, em sua versão 11.0. A apreciação dos dados mostra que o ambiente organizacional fornece pressão em como a tecnologia vem sendo adotada nesses estabelecimentos. Ficou evidenciado que os hoteleiros buscam adotar tecnologia para parecerem legítimos perante o mercado, principalmente entre os consumidores. Para isso adotam padrões, imitam a concorrência, e buscam serem bem avaliados no ambiente virtual em sites como TripAdvisor, Booking, Decolar, entre outros, para que desse modo sejam aceitos pelo campo em que operam e prolonguem sua sobrevivência no mercado. Conclui-se que o isomorfismo institucional está presente na adoção de tecnologia no setor hoteleiro analisado e que, a partir da pesquisa, é possível obter uma perspectiva de como essas forças atuam nas organizações.As the tourism sector incorporates technologies reconfiguring the distribution and use of products and services, Information and Communication Technology (ICT) becomes a subject of tourism research in view of such transformations in the sector. When looking at the studies that discuss the adoption of technology by tourism operators, these are focused on identifying the diversity or factors that differentiate organizations and their patterns from others in relation to the adoption of technology. Institutional theory establishes a macro view of structural change, defined as isomorphism in organizations. The general objective of the study is to analyze how this isomorphic pressure, based on institutional theory, is present in Natal / RN hotels in the adoption of information and communication technologies. For this, the research conducted interviews with 20 hotels in the city. The data collection instrument consisted of a semi-structured script, which was applied in person during the period from September to November 2017. For the evaluation of the data, the content analysis technique was used, with the use of the qualitative and mixed analyzes Software Nvivo, in its version 11.0. The results shows that the organizational environment provides pressure on how technology has been adopted in these establishments. It was evidenced that hoteliers adopt technology to appear legitimate to the market, especially among consumers. For this they adopt standards, imitate the competition, and seek to be well evaluated in the virtual environment in sites like TripAdvisor, Booking, Decolar, among others, so that they are accepted by the field in which they operate and prolong their survival in the market. It is concluded that the institutional isomorphism is present in the adoption of technology in the analyzed hotel sector, from the research, it is possible to obtain a perspective of how these forces act in the organizations.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTeoria institucionalIsomorfismoAdoção de tecnologiaTurismoHotéisIsoformismo institucional na adoção de tecnologia no turismo: uma análise em hotéis de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdf.txtAndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain212057https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24998/2/AndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdf.txt1f87502ef8d564e416b3bb3ca6fff7acMD52THUMBNAILAndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdf.jpgAndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2103https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24998/3/AndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdf.jpg0c91411bd98bb73b4020bdcdc0ebb0b2MD53TEXTAndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdf.txtAndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain212057https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24998/2/AndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdf.txt1f87502ef8d564e416b3bb3ca6fff7acMD52THUMBNAILAndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdf.jpgAndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2103https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24998/3/AndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdf.jpg0c91411bd98bb73b4020bdcdc0ebb0b2MD53ORIGINALAndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdfAndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdfapplication/pdf1393213https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24998/1/AndreLuizVieiraSoares_DISSERT.pdfc4ca62ad17585b6e6944d1c6435aae16MD51123456789/249982019-01-30 17:13:34.638oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24998Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T20:13:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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