Turismo e tecnologias de informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37436 |
Resumo: | Os hotéis encontram na internet e nas Tecnologias de Informação (TI) uma possibilidade de distribuição mais eficaz de produtos e serviços, além de otimizar o relacionamento com o cliente e o gerenciamento do serviço de comunicação. Dentre as inúmeras ferramentas e serviços que a internet dispõe, o presente trabalho busca refletir sobre a importância de um hotel adotá-los como um serviço diferenciado de comunicação, capaz de otimizar suas vendas e melhor conhecer e atender a seus clientes. Especificamente, analisa-se de que forma essa ferramenta pode ser usada, os impactos de sua aplicação e os benefícios que pode vir a produzir para o relacionamento do hotel e o cliente. Levando em consideração a análise do referencial bibliográfico levantado, o trabalho faz uso da metodologia qualitativa de pesquisa e do método descritivo exploratório. Um estudo de caso por meio de entrevistas e questionários com 4 gerentes foi realizado, objetivando a análise do serviço de internet prestado por 4 hotéis localizados no Rio Grande do Norte (Quality Suítes Natal, Rifoles Praia Hotel, Chalés Paraíso Tropical, Atol das Rocas Apart Hotel). Os resultados indicam que as organizações devem se adaptar às novas tendências estratégicas de comunicação, considerando a prática do turismo num mundo informatizado e globalizado. O estudo aponta a crescente relevância que a internet pode exercer em um hotel para o fornecimento de um serviço com qualidade aliado às necessidades dos clientes. |
id |
UFRN_fbf322fa1a1c6911fd9575337869c2a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37436 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Maia, Marcelo Augusto MoreiraCacho, Andréa do Nascimento BarbosaGuardia, Sérgio Ramiro RiveroMendes Filho, Luiz Augusto Machado2017-12-08T16:33:30Z2021-09-22T13:51:24Z2017-12-08T16:33:30Z2021-09-22T13:51:24Z20162010017471MAIA, Marcelo Augusto Moreira. Turismo e tecnologias da informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37436Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoHóteisTurismoTecnologias de informaçãoRelacionamento com o clienteTurismo e tecnologias de informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOs hotéis encontram na internet e nas Tecnologias de Informação (TI) uma possibilidade de distribuição mais eficaz de produtos e serviços, além de otimizar o relacionamento com o cliente e o gerenciamento do serviço de comunicação. Dentre as inúmeras ferramentas e serviços que a internet dispõe, o presente trabalho busca refletir sobre a importância de um hotel adotá-los como um serviço diferenciado de comunicação, capaz de otimizar suas vendas e melhor conhecer e atender a seus clientes. Especificamente, analisa-se de que forma essa ferramenta pode ser usada, os impactos de sua aplicação e os benefícios que pode vir a produzir para o relacionamento do hotel e o cliente. Levando em consideração a análise do referencial bibliográfico levantado, o trabalho faz uso da metodologia qualitativa de pesquisa e do método descritivo exploratório. Um estudo de caso por meio de entrevistas e questionários com 4 gerentes foi realizado, objetivando a análise do serviço de internet prestado por 4 hotéis localizados no Rio Grande do Norte (Quality Suítes Natal, Rifoles Praia Hotel, Chalés Paraíso Tropical, Atol das Rocas Apart Hotel). Os resultados indicam que as organizações devem se adaptar às novas tendências estratégicas de comunicação, considerando a prática do turismo num mundo informatizado e globalizado. O estudo aponta a crescente relevância que a internet pode exercer em um hotel para o fornecimento de um serviço com qualidade aliado às necessidades dos clientes.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMarceloAMM_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain81524https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37436/1/MarceloAMM_Monografia.pdf.txt8f11fedb87c6a00c410611a2365e1410MD51ORIGINALMarceloAMM_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf1195401https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37436/2/MarceloAMM_Monografia.pdf4dc3c012c8c17d3c5de7ab6bb1e05c9bMD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37436/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/374362021-09-22 10:51:24.897oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:51:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Turismo e tecnologias de informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte |
title |
Turismo e tecnologias de informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte |
spellingShingle |
Turismo e tecnologias de informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte Maia, Marcelo Augusto Moreira Hóteis Turismo Tecnologias de informação Relacionamento com o cliente |
title_short |
Turismo e tecnologias de informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte |
title_full |
Turismo e tecnologias de informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte |
title_fullStr |
Turismo e tecnologias de informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte |
title_full_unstemmed |
Turismo e tecnologias de informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte |
title_sort |
Turismo e tecnologias de informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte |
author |
Maia, Marcelo Augusto Moreira |
author_facet |
Maia, Marcelo Augusto Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Guardia, Sérgio Ramiro Rivero |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Marcelo Augusto Moreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes Filho, Luiz Augusto Machado |
contributor_str_mv |
Mendes Filho, Luiz Augusto Machado |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Hóteis Turismo Tecnologias de informação Relacionamento com o cliente |
topic |
Hóteis Turismo Tecnologias de informação Relacionamento com o cliente |
description |
Os hotéis encontram na internet e nas Tecnologias de Informação (TI) uma possibilidade de distribuição mais eficaz de produtos e serviços, além de otimizar o relacionamento com o cliente e o gerenciamento do serviço de comunicação. Dentre as inúmeras ferramentas e serviços que a internet dispõe, o presente trabalho busca refletir sobre a importância de um hotel adotá-los como um serviço diferenciado de comunicação, capaz de otimizar suas vendas e melhor conhecer e atender a seus clientes. Especificamente, analisa-se de que forma essa ferramenta pode ser usada, os impactos de sua aplicação e os benefícios que pode vir a produzir para o relacionamento do hotel e o cliente. Levando em consideração a análise do referencial bibliográfico levantado, o trabalho faz uso da metodologia qualitativa de pesquisa e do método descritivo exploratório. Um estudo de caso por meio de entrevistas e questionários com 4 gerentes foi realizado, objetivando a análise do serviço de internet prestado por 4 hotéis localizados no Rio Grande do Norte (Quality Suítes Natal, Rifoles Praia Hotel, Chalés Paraíso Tropical, Atol das Rocas Apart Hotel). Os resultados indicam que as organizações devem se adaptar às novas tendências estratégicas de comunicação, considerando a prática do turismo num mundo informatizado e globalizado. O estudo aponta a crescente relevância que a internet pode exercer em um hotel para o fornecimento de um serviço com qualidade aliado às necessidades dos clientes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-08T16:33:30Z 2021-09-22T13:51:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-12-08T16:33:30Z 2021-09-22T13:51:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2010017471 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAIA, Marcelo Augusto Moreira. Turismo e tecnologias da informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37436 |
identifier_str_mv |
2010017471 MAIA, Marcelo Augusto Moreira. Turismo e tecnologias da informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37436/1/MarceloAMM_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37436/2/MarceloAMM_Monografia.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37436/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f11fedb87c6a00c410611a2365e1410 4dc3c012c8c17d3c5de7ab6bb1e05c9b a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117507248553984 |