A preceptoria na estratégia saúde da família: o olhar dos profissionais de saúde
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19632 |
Resumo: | A proposta de integração ensino-serviço a partir de vivências no mundo do trabalho traz aos profissionais atuantes nos serviços de saúde um desafio, aliar a sua prática assistencial à preparação de novos profissionais em conformidade com o modelo de saúde nacional. Na cidade de Recife-PE, a rede de assistência é conhecida como rede escola, pois disponibiliza para as Instituições de Ensino Superior todos os seus equipamentos de saúde e, em especial, os profissionais que lá trabalham para a prática de preceptoria, transformando essa atividade em um componente importante da rede de serviços. O presente estudo teve como objetivo analisar a experiência da preceptoria junto as Residências Multiprofissionais em Saúde da Família no olhar dos profissionais de saúde. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa, cujos participantes são médicos, odontólogos, enfermeiros que exerceram a preceptoria por no mínimo dois anos nas Residências Multiprofissionais em Saúde da Família vinculadas a duas Instituições de Ensino Superior. Como instrumento de pesquisa, foi utilizada uma entrevista semiestruturada e os dados foram processados mediante o auxílio do software Alceste 4.9. Os resultados apontaram quatro classes semânticas que emergiram do material textual, as quais foram divididas em dois eixos distintos: O Eixo 1, composto pela classe 4, e a Eixo 2, composto pelas classes 3, 2 e 1. A categorização levou em consideração a relação das classes entre si. Observou-se que a classe 4 apresenta a sobrecarga de trabalho como dilema da participação profissional na preceptoria, a perceber pelo jogo de palavras: conseguir, tempo, paciente, dar e complicado. Todavia, observa-se, também, que a preceptoria realiza ações de ensino-aprendizagem positivas, reforçadas através das palavras dizer, explicar e discutir. A classe 2 mostra a preceptoria como troca de experiência - momento positivo que propicia atualização teórica ao preceptor - associando às práticas profissionais executadas pelo binômio preceptor-estudante em serviços de saúde e comunidades. Nessa perspectiva, todos são beneficiados, porque a preceptoria é estruturada em torno dos aspectos dinâmicos do conhecimento, vivenciados em cenários permeados pelas necessidades de saúde das pessoas. Na classe 3, aparecem as potencialidades desta experiência; ela destaca o compromisso pessoal como o principal motivo da atuação enquanto preceptor nesta rede de formação/atenção, fundamentando-se nas palavras motivo, formação, gostar e profissionais. Por fim, porém não menos importante, há a classe 1, que sugere a importância da preceptoria como uma das estratégias para efetivar a Política Nacional de Humanização, a partir da integração ensino-serviço-comunidade, a observar pelas palavras: chega, universidade, fundamental, maneira, parceria, serviço e aluno, além de apontar as perspectivas e os desafios para a melhoria do exercício da preceptoria nos serviços de saúde. A integração ensinoserviço-comunidade pode potencializar as propostas de mudanças relativas ao modelo de atenção praticado nos serviços, mas essa relação ainda é superficial. O preceptor é um ator em ato, trabalha na cena da vida real, e é nesse momento que ele torna-se essencial para a busca de uma formação com o perfil defendido nas propostas de formação de um profissional que seja capaz de aprender a aprender |
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Na cidade de Recife-PE, a rede de assistência é conhecida como rede escola, pois disponibiliza para as Instituições de Ensino Superior todos os seus equipamentos de saúde e, em especial, os profissionais que lá trabalham para a prática de preceptoria, transformando essa atividade em um componente importante da rede de serviços. O presente estudo teve como objetivo analisar a experiência da preceptoria junto as Residências Multiprofissionais em Saúde da Família no olhar dos profissionais de saúde. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa, cujos participantes são médicos, odontólogos, enfermeiros que exerceram a preceptoria por no mínimo dois anos nas Residências Multiprofissionais em Saúde da Família vinculadas a duas Instituições de Ensino Superior. Como instrumento de pesquisa, foi utilizada uma entrevista semiestruturada e os dados foram processados mediante o auxílio do software Alceste 4.9. Os resultados apontaram quatro classes semânticas que emergiram do material textual, as quais foram divididas em dois eixos distintos: O Eixo 1, composto pela classe 4, e a Eixo 2, composto pelas classes 3, 2 e 1. A categorização levou em consideração a relação das classes entre si. Observou-se que a classe 4 apresenta a sobrecarga de trabalho como dilema da participação profissional na preceptoria, a perceber pelo jogo de palavras: conseguir, tempo, paciente, dar e complicado. Todavia, observa-se, também, que a preceptoria realiza ações de ensino-aprendizagem positivas, reforçadas através das palavras dizer, explicar e discutir. A classe 2 mostra a preceptoria como troca de experiência - momento positivo que propicia atualização teórica ao preceptor - associando às práticas profissionais executadas pelo binômio preceptor-estudante em serviços de saúde e comunidades. Nessa perspectiva, todos são beneficiados, porque a preceptoria é estruturada em torno dos aspectos dinâmicos do conhecimento, vivenciados em cenários permeados pelas necessidades de saúde das pessoas. Na classe 3, aparecem as potencialidades desta experiência; ela destaca o compromisso pessoal como o principal motivo da atuação enquanto preceptor nesta rede de formação/atenção, fundamentando-se nas palavras motivo, formação, gostar e profissionais. Por fim, porém não menos importante, há a classe 1, que sugere a importância da preceptoria como uma das estratégias para efetivar a Política Nacional de Humanização, a partir da integração ensino-serviço-comunidade, a observar pelas palavras: chega, universidade, fundamental, maneira, parceria, serviço e aluno, além de apontar as perspectivas e os desafios para a melhoria do exercício da preceptoria nos serviços de saúde. A integração ensinoserviço-comunidade pode potencializar as propostas de mudanças relativas ao modelo de atenção praticado nos serviços, mas essa relação ainda é superficial. O preceptor é um ator em ato, trabalha na cena da vida real, e é nesse momento que ele torna-se essencial para a busca de uma formação com o perfil defendido nas propostas de formação de um profissional que seja capaz de aprender a aprenderThe proposal of teaching-service integration from work experience brings a challenge to the professionals involved in health services: to combine their healthcare practice to the preparation of new professionals in accordance with the national health model. In Recife, the assistance network is known as school network, since it provides all its health equipment for Higher Education Institutions, in special for professionals who work as preceptors, making this activity an important component of the services network. The objective of the present study was to analyze preceptorship experience herein Multidisciplinary Residences in Health in the look of health professionals. This is a qualitative descriptive study, involving physicians, dentists, and nurses that have worked as preceptors for at least two years in multidisciplinary residency linked to two Higher Education Institutions. A semistructured interview was used as research instrument and data were processed by using the software Alceste 4.9. Results indicated four semantic classes which were divided into two axis. Axis 1, composed of class 4, and Axis 2, composed of classes 3, 2 and 1. Categorization considered the relation between classes. It was observed that in class 4 work overload is a dilemma for professional participation in preceptorship. This is noted by the words manage, time, patient, give, and complicated. However, it is also observed that the preceptorship involves positive learning and teaching actions, reinforced by the words say, explain, and discuss. Class 2 shows the preceptorship as an experience exchange, a positive moment that provides theoretical upgrade to the preceptor, associated to the professional practices performed by the binominal preceptor-student in health services and communities. In this perspective, everyone is benefited since preceptorship is structured according to dynamic aspects of knowledge, experienced in settings permeated by people´s health necessities. In class 3, potentialities of this practice are shown, and personal compromise is the main reason of acting as a preceptor in this network of education/attention, demonstrated in the words reason, formation, to like and professionals. Last, but not the least, class 1 suggests the importance of preceptorship and one of the strategies to create the National Politics of Humanization, from the teachingservice-community integration, observed in the words: arrives, university, fundamental, manner, partnership, service, and student. Besides, it rates perspectives and challenges for the improvement of the preceptorship in health services. Integrating teaching and service can enhance the proposals of changes concerning the healthcare model practiced in services, but this relation is still superficial. The preceptor is an actor in action, playing real life roles, and that is when he becomes essential to seek training with the profile defended in the proposed training of a professional who is capable of learning to learnporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO NORDESTEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAEnsino superiorPreceptoriaDesenvolvimento de pessoalA preceptoria na estratégia saúde da família: o olhar dos profissionais de saúdePreceptorship in family health strategy: the look of health professionalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFrancijaneDinizOliveira_DISSERT.pdfFrancijaneDinizOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf2905488https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19632/1/FrancijaneDinizOliveira_DISSERT.pdf159beec328eff0a694be201acc0e3522MD51TEXTFrancijaneDinizOliveira_DISSERT.pdf.txtFrancijaneDinizOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain187792https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19632/6/FrancijaneDinizOliveira_DISSERT.pdf.txte979e4a7a43e9c790dfa0acc69a031b8MD56THUMBNAILFrancijaneDinizOliveira_DISSERT.pdf.jpgFrancijaneDinizOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3228https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19632/7/FrancijaneDinizOliveira_DISSERT.pdf.jpg3275004c391d99732e8969c16adc54a0MD57123456789/196322017-11-03 01:46:58.662oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19632Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T04:46:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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