Criança e infância: uma construção histórica
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42567 |
Resumo: | O presente trabalho orienta-se na perspectiva da História social da infância e da criança, cujo tema entrelaçasse entre criança, infância e políticas públicas, apontando as concepções históricas da criança e suas infâncias. A preocupação com esse assunto surge da necessidade de investigar a origem dos conceitos levando em conta o contexto produção e suas relações sociais, históricas, culturais, políticas e econômicas, correlacionando com as políticas de assistência e educação à infância brasileira. Sendo assim, temos como finalidade, analisar as diferentes concepções de criança presentes nas políticas públicas brasileira para a infância, com base nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para atingir os objetivos do estudo, foram realizadas leituras exploratórias, seletivas, analíticas e interpretativas de textos e documentos. Assim, utilizamos de uma pesquisa de cunho bibliográfico alicerçados nos estudos sobre a infância: Ariès (1981), Heywood (2004), Kuhlmann. Jr (2004), Sarmento (2007), e Kramer com o estudo sobre as políticas educacionais. E como aporte documental, na analisamos a Constituição Federal (Brasil,1988), Estatuto da Criança e Adolescente (ECA,1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 4024/61, 9394/96), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998, 2002) e Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI,2009,2010). Concluindo assim, que a interpretação que a sociedade faz sobre a concepção que se há da criança e infância, contribui para a formulação de políticas públicas educacionais, permitindo compreender a inserção da Educação Infantil no sistema educacional brasileiro. |
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