Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática na performance: Collegium Vocale Natal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33759 |
Resumo: | A pesquisa aqui proposta, versa sobre a reciprocidade teórico-prática na performance coral, que intenta, através de experiências empíricas, compreender quais serão os impactos no fazer performático. Então, através da revisão de literatura, utiliza-se como balizares no referencial teórico, as concepções e práticas socioeducativas do Canto coral, externadas pela educadora musical e regente coral Patrícia Costa (2009a, 2009b). É válido que se verse brevemente sobre a fala de Costa (2009a), e sua abordagem, que considera a prática coral dentro de instituições de ensino, fazendo colocações sobre o universo coral, a inserção, e criação de um grupo com estudantes adolescentes. O objetivo desta pesquisa é compreender os impactos gerados na performance a partir da reciprocidade entre teoria e prática, pautando o trabalho em um tripé que considera a inter-relação entre teoria, prática e performance, como a base da formação musical do grupo em questão. O trabalho, se configura como uma pesquisa-ação, em que serão apresentados os dados através da análise dos questionários, bem como, através dos breves relatos sobre o que se pôde observar no decorrer da pesquisa. Vislumbrando uma consideração de dados concisa, foi realizada uma amostra dos dados, pois, ao longo da pesquisa foram aplicados três questionários, totalizando quarenta questões, entretanto, foram consideradas as dez que se relacionassem com a pesquisa, pois o objetivo inicial da aplicação dos questionários era apenas de ter um contato mais direto com os estudantes e suas ideias. A pesquisa foi realizada na E.E.T.I Winston Churchill, uma das escolas públicas da cidade de Natal/RN, através de um projeto da autora desta abordagem, intitulado “O Canto coral e a cultura Nordestina”. O projeto em questão, já foi escrito contemplando as considerações deste trabalho, e objetivando a escrita da abordagem. Durante a realização da pesquisa, foi possível compreender não apenas as dificuldades existentes ao desenvolvimento teórico-prático, mas também, visualizar que existem uma série de lacunas a serem sanadas e, não obstante, um longo caminho a ser percorrido, além da busca por um melhor desenvolvimento metodológico, que esteja em consonância com o desenvolvimento e a realidade social dos estudantes. |
id |
UFRN_22ed18d5af235e079139dd11f04f3037 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33759 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Marchi, Terezinha Júlia MenezesColabardini, Júlio César de MeloOliveira, Mário André WanderleyCosta, Máximo José da2020-09-04T20:34:14Z2021-09-16T13:16:41Z2020-09-04T20:34:14Z2021-09-16T13:16:41Z202020170108372MARCHI Terezinha Júlia Menezes. Os impactos da reciprocidade teórico-prática na performance: Collegium Vocale. 2020. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Licenciatura em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33759Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em MúsicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessReciprocidade teórico-práticaPerformanceCanto CoralCanto coral – PerformanceCanto coral – Reciprocidade teórico-práticaPerformance musicalCollegium Vocale NatalOs impactos da reciprocidade entre teoria e prática na performance: Collegium Vocale Natalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA pesquisa aqui proposta, versa sobre a reciprocidade teórico-prática na performance coral, que intenta, através de experiências empíricas, compreender quais serão os impactos no fazer performático. Então, através da revisão de literatura, utiliza-se como balizares no referencial teórico, as concepções e práticas socioeducativas do Canto coral, externadas pela educadora musical e regente coral Patrícia Costa (2009a, 2009b). É válido que se verse brevemente sobre a fala de Costa (2009a), e sua abordagem, que considera a prática coral dentro de instituições de ensino, fazendo colocações sobre o universo coral, a inserção, e criação de um grupo com estudantes adolescentes. O objetivo desta pesquisa é compreender os impactos gerados na performance a partir da reciprocidade entre teoria e prática, pautando o trabalho em um tripé que considera a inter-relação entre teoria, prática e performance, como a base da formação musical do grupo em questão. O trabalho, se configura como uma pesquisa-ação, em que serão apresentados os dados através da análise dos questionários, bem como, através dos breves relatos sobre o que se pôde observar no decorrer da pesquisa. Vislumbrando uma consideração de dados concisa, foi realizada uma amostra dos dados, pois, ao longo da pesquisa foram aplicados três questionários, totalizando quarenta questões, entretanto, foram consideradas as dez que se relacionassem com a pesquisa, pois o objetivo inicial da aplicação dos questionários era apenas de ter um contato mais direto com os estudantes e suas ideias. A pesquisa foi realizada na E.E.T.I Winston Churchill, uma das escolas públicas da cidade de Natal/RN, através de um projeto da autora desta abordagem, intitulado “O Canto coral e a cultura Nordestina”. O projeto em questão, já foi escrito contemplando as considerações deste trabalho, e objetivando a escrita da abordagem. Durante a realização da pesquisa, foi possível compreender não apenas as dificuldades existentes ao desenvolvimento teórico-prático, mas também, visualizar que existem uma série de lacunas a serem sanadas e, não obstante, um longo caminho a ser percorrido, além da busca por um melhor desenvolvimento metodológico, que esteja em consonância com o desenvolvimento e a realidade social dos estudantes.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMARCHI_Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática_Collegium Vocale Natal.pdfapplication/pdf2315772https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33759/1/MARCHI_Os%20impactos%20da%20reciprocidade%20entre%20teoria%20e%20pr%c3%a1tica_Collegium%20Vocale%20Natal.pdf6b825fdb6287725fd995e0a03ddc8782MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33759/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33759/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTMARCHI_Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática_Collegium Vocale Natal.pdf.txtExtracted texttext/plain180365https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33759/4/MARCHI_Os%20impactos%20da%20reciprocidade%20entre%20teoria%20e%20pr%c3%a1tica_Collegium%20Vocale%20Natal.pdf.txt28636af53fdb984a3ac668a5aab8f238MD54123456789/337592021-09-16 10:16:41.136oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-16T13:16:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática na performance: Collegium Vocale Natal |
title |
Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática na performance: Collegium Vocale Natal |
spellingShingle |
Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática na performance: Collegium Vocale Natal Marchi, Terezinha Júlia Menezes Reciprocidade teórico-prática Performance Canto Coral Canto coral – Performance Canto coral – Reciprocidade teórico-prática Performance musical Collegium Vocale Natal |
title_short |
Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática na performance: Collegium Vocale Natal |
title_full |
Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática na performance: Collegium Vocale Natal |
title_fullStr |
Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática na performance: Collegium Vocale Natal |
title_full_unstemmed |
Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática na performance: Collegium Vocale Natal |
title_sort |
Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática na performance: Collegium Vocale Natal |
author |
Marchi, Terezinha Júlia Menezes |
author_facet |
Marchi, Terezinha Júlia Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Colabardini, Júlio César de Melo |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Mário André Wanderley |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchi, Terezinha Júlia Menezes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Máximo José da |
contributor_str_mv |
Costa, Máximo José da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reciprocidade teórico-prática Performance Canto Coral Canto coral – Performance Canto coral – Reciprocidade teórico-prática Performance musical Collegium Vocale Natal |
topic |
Reciprocidade teórico-prática Performance Canto Coral Canto coral – Performance Canto coral – Reciprocidade teórico-prática Performance musical Collegium Vocale Natal |
description |
A pesquisa aqui proposta, versa sobre a reciprocidade teórico-prática na performance coral, que intenta, através de experiências empíricas, compreender quais serão os impactos no fazer performático. Então, através da revisão de literatura, utiliza-se como balizares no referencial teórico, as concepções e práticas socioeducativas do Canto coral, externadas pela educadora musical e regente coral Patrícia Costa (2009a, 2009b). É válido que se verse brevemente sobre a fala de Costa (2009a), e sua abordagem, que considera a prática coral dentro de instituições de ensino, fazendo colocações sobre o universo coral, a inserção, e criação de um grupo com estudantes adolescentes. O objetivo desta pesquisa é compreender os impactos gerados na performance a partir da reciprocidade entre teoria e prática, pautando o trabalho em um tripé que considera a inter-relação entre teoria, prática e performance, como a base da formação musical do grupo em questão. O trabalho, se configura como uma pesquisa-ação, em que serão apresentados os dados através da análise dos questionários, bem como, através dos breves relatos sobre o que se pôde observar no decorrer da pesquisa. Vislumbrando uma consideração de dados concisa, foi realizada uma amostra dos dados, pois, ao longo da pesquisa foram aplicados três questionários, totalizando quarenta questões, entretanto, foram consideradas as dez que se relacionassem com a pesquisa, pois o objetivo inicial da aplicação dos questionários era apenas de ter um contato mais direto com os estudantes e suas ideias. A pesquisa foi realizada na E.E.T.I Winston Churchill, uma das escolas públicas da cidade de Natal/RN, através de um projeto da autora desta abordagem, intitulado “O Canto coral e a cultura Nordestina”. O projeto em questão, já foi escrito contemplando as considerações deste trabalho, e objetivando a escrita da abordagem. Durante a realização da pesquisa, foi possível compreender não apenas as dificuldades existentes ao desenvolvimento teórico-prático, mas também, visualizar que existem uma série de lacunas a serem sanadas e, não obstante, um longo caminho a ser percorrido, além da busca por um melhor desenvolvimento metodológico, que esteja em consonância com o desenvolvimento e a realidade social dos estudantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-04T20:34:14Z 2021-09-16T13:16:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-04T20:34:14Z 2021-09-16T13:16:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20170108372 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARCHI Terezinha Júlia Menezes. Os impactos da reciprocidade teórico-prática na performance: Collegium Vocale. 2020. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Licenciatura em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33759 |
identifier_str_mv |
20170108372 MARCHI Terezinha Júlia Menezes. Os impactos da reciprocidade teórico-prática na performance: Collegium Vocale. 2020. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Licenciatura em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Licenciatura em Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33759/1/MARCHI_Os%20impactos%20da%20reciprocidade%20entre%20teoria%20e%20pr%c3%a1tica_Collegium%20Vocale%20Natal.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33759/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33759/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33759/4/MARCHI_Os%20impactos%20da%20reciprocidade%20entre%20teoria%20e%20pr%c3%a1tica_Collegium%20Vocale%20Natal.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b825fdb6287725fd995e0a03ddc8782 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 28636af53fdb984a3ac668a5aab8f238 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832750233911296 |