O princípio da participação no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2016-2022) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Paula Camila Grangeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46917
Resumo: Os princípios constitucionais da Administração Pública, notadamente o da participação, contribuem para que os atos administrativos dos órgãos e intuições públicas sejam realizados em consonância com os interesses coletivos. Esta dissertação analisa a observância do Princípio da Participação no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2016/2020) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Para tanto, teve como objetivos específicos: descrever o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional e seus mecanismos participativos; mapear os atores que participaram do processo de elaboração, execução e avaliação do PDI e seus papéis desempenhados; identificar as ações institucionais indutoras da participação no processo de elaboração do PDI; verificar os fatores limitantes para a promoção da participação da comunidade acadêmica e da sociedade na elaboração do PDI. Utilizou como base teórica os conceitos de participação e suas classificações e também sobre participação na gestão governamental. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativaquantitativa. Utilizando como estratégia o estudo de caso, tendo como unidade de análise a Universidade Federal do Cariri. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de pesquisa documental e survey (levantamento) com aplicação de questionários junto aos atores que participaram do processo de elaboração do PDI (2016-2020), cujos dados foram analisados, respectivamente, através da Análise Descritiva Funcionalista e Análise Descritiva Estatística Básica. Os resultados apontam que a UFCA realizou seminários, grupos de trabalho e reuniões para elaboração do PDI (2016-2020) como mecanismos que buscavam estimular a participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil. Foram identificados 120 servidores docentes e técnicos administrativos representantes de unidades acadêmicas e administrativas que participaram mais ativamente do processo de elaboração do Plano, assumindo papéis na definição de objetivos e metas, no fornecimento de dados e informações, na construção de projetos e na redação/revisão do documento final. Além disso, a UFCA realizou reuniões setoriais, consulta pública, enquetes, informes através de e-mails, divulgação no site institucional e mídias sociais, dentre outras ações indutoras da participação. No entanto, o desconhecimento do PDI, a disponibilidade de participação e a recente criação da universidade se constituíram como os principais limitantes para a participação em que se pesem o reconhecimento sobre as contribuições da participação para a legitimidade do PDI, envolvimento das pessoas na execução das ações propostas, aumento do grau de conhecimento sobre o PDI, alinhamento das metas as necessidades dos setores, dentre outros. Conclui-se que o Princípio da Participação foi observado no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2016/2020) da UFCA, porém a participação foi mais restrita aos atores representantes de unidades acadêmicas e administrativa, e apenas de nível informativa aos demais membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil. Espera-se que esse trabalho, possa contribuir para o aperfeiçoamento dos processos participativos na UFCA, por meio do seu Plano de Desenvolvimento Institucional; e ressalvadas as especificidades institucionais, que possa trazer elementos que fomentem a reflexão dessa temática em outras instituições federais de ensino na busca de uma efetiva participação na gestão universitária.
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Esta dissertação analisa a observância do Princípio da Participação no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2016/2020) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Para tanto, teve como objetivos específicos: descrever o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional e seus mecanismos participativos; mapear os atores que participaram do processo de elaboração, execução e avaliação do PDI e seus papéis desempenhados; identificar as ações institucionais indutoras da participação no processo de elaboração do PDI; verificar os fatores limitantes para a promoção da participação da comunidade acadêmica e da sociedade na elaboração do PDI. Utilizou como base teórica os conceitos de participação e suas classificações e também sobre participação na gestão governamental. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativaquantitativa. Utilizando como estratégia o estudo de caso, tendo como unidade de análise a Universidade Federal do Cariri. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de pesquisa documental e survey (levantamento) com aplicação de questionários junto aos atores que participaram do processo de elaboração do PDI (2016-2020), cujos dados foram analisados, respectivamente, através da Análise Descritiva Funcionalista e Análise Descritiva Estatística Básica. Os resultados apontam que a UFCA realizou seminários, grupos de trabalho e reuniões para elaboração do PDI (2016-2020) como mecanismos que buscavam estimular a participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil. Foram identificados 120 servidores docentes e técnicos administrativos representantes de unidades acadêmicas e administrativas que participaram mais ativamente do processo de elaboração do Plano, assumindo papéis na definição de objetivos e metas, no fornecimento de dados e informações, na construção de projetos e na redação/revisão do documento final. Além disso, a UFCA realizou reuniões setoriais, consulta pública, enquetes, informes através de e-mails, divulgação no site institucional e mídias sociais, dentre outras ações indutoras da participação. No entanto, o desconhecimento do PDI, a disponibilidade de participação e a recente criação da universidade se constituíram como os principais limitantes para a participação em que se pesem o reconhecimento sobre as contribuições da participação para a legitimidade do PDI, envolvimento das pessoas na execução das ações propostas, aumento do grau de conhecimento sobre o PDI, alinhamento das metas as necessidades dos setores, dentre outros. Conclui-se que o Princípio da Participação foi observado no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2016/2020) da UFCA, porém a participação foi mais restrita aos atores representantes de unidades acadêmicas e administrativa, e apenas de nível informativa aos demais membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil. Espera-se que esse trabalho, possa contribuir para o aperfeiçoamento dos processos participativos na UFCA, por meio do seu Plano de Desenvolvimento Institucional; e ressalvadas as especificidades institucionais, que possa trazer elementos que fomentem a reflexão dessa temática em outras instituições federais de ensino na busca de uma efetiva participação na gestão universitária.The constitutional principles of Public Administration, notably that of participation, contribute so that the administrative acts of public bodies and intuitions are carried out in line with collective interests. This dissertation analyzes the observance of the Principle of Participation within the scope of the Institutional Development Plan University of Cariri (UFCA). For that, it had as specific PDI (2016/2020) of the Federal objectives: to describe the process of elaboration of the Institutional Development Plan and its participatory mechanisms; to map the actors that participated in the process of elaboration, execution and evaluation of the PDI and their performed roles; id entify institutional actions that induce participation in the PDI elaboration process; to verify the limiting factors for promoting the participation of the academic community and society in the elaboration of the PDI. It used as a theoretical basis the co ncepts of participation and its classifications and also on participation in government management. A descriptive research with a qualitativequantitative approach was carried out. Using the case study as a strategy, having the Federal University of Cariri as a unit of analysis. For data collection, documental research and survey techniques were used with the application of questionnaires to the actors who participated in the PDI elaboration process (20162020), whose data were analyzed, respectively, throu gh Functional Descriptive Analysis and Basic Statistical Descriptive Analysis. The results indicate that UFCA held seminars, working groups and meetings to prepare the PDI (20162020) as mechanisms that sought to encourage the participation of the academic community and civil society. 120 teaching staff and administrative technicians were identified, representing academic and administrative units who participated more actively in the process of preparing the Plan, assuming roles in the definition of objecti ves and goals, in the provision of data and information, in the construction of projects and in the writing/review of the final document. In addition, UFCA held sectorial meetings, public consultations, surveys, reports via emails, publicity on the instit utional website and social media, among other actions to encourage participation. However, the lack of knowledge about the PDI, the availability of participation and the recent creation of the university constituted the main limitations for participation, despite the recognition of the contributions of participation to the legitimacy of the PDI, the involvement of people in the execution of proposed actions, increasing the level of knowledge about the PDI, aligning goals with the needs of the sectors, amongothers. It is concluded that the Principle of Participation was observed in the Institutional Development Plan PDI (2016/2020) of UFCA, but participation was more restricted to actors representing academic and administrative units, and only at an inform ative level to other members of the community academia and civil society. It is hoped that this work can contribute to the improvement of participatory processes at UFCA, through its Institutional Development Plan; and with the exception of institutional s pecificities, which may bring elements that encourage reflection on this theme in other federal educational institutions in the search for effective participation in university management.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilAdministração públicaPlanejamento participativoPlano de Desenvolvimento Institucional (PDI)Universidade Federal do Cariri (UFCA)O princípio da participação no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2016-2022) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPrincipioparticipacaoPlano_Rodrigues_2021.pdfapplication/pdf1287187https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46917/1/PrincipioparticipacaoPlano_Rodrigues_2021.pdfa3a26c108747ab7abbe0d5e1b7c09585MD51123456789/469172022-05-02 12:46:54.122oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46917Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:46:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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