IDENTIDADE INSTITUCIONAL E GESTÃO PARTICIPATIVA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: POSSIBILIDADES DE FORTALECIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO A PARTIR DO PDI
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131839 |
Resumo: | Este artigo aborda conceitos sobre PDI, identidade institucional e gestão participativa nas IES, com vistas a contribuir para a discussão e compreensão da relação existente entre eles. São apresentados resultados de uma pesquisa exploratória realizada junto aos institutos federais com foco no planejamento e na gestão dessas instituições. Procura-se com isto demonstrar que existem possibilidades de fortalecimento da identidade e da gestão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia a partir dos processos de construção e de execução do PDI. Entretanto, alguns aspectos necessitarão ser aprofundados em novas etapas de investigação, por isso conclui-se o estudo apontando questionamentos a serem pesquisados, numa percepção de desenvolvimento institucional integrado, participativo e sustentável nos institutos federais. |
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