Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45533 |
Resumo: | Esta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC) que contemple a formação para Autonomia. E possível educar para Autonomia? Como ´ definir e fomentar uma formação nessa direção? Para responder a essas perguntas traçamos como objetivos: I) Propor a partir do referencial teórico de Castoriadis disposições para uma formação para autonomia no contexto de sala de aula, e II) Analisar a presença de indicadores que caracterizam uma formação para a autonomia no contexto de sala de aula em pesquisas de intervenção com abordagem de Argumentação Científica (AC) e História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC). Ancorados no referencial político-filosófico de Cornelius Castoriadis desenvolvemos um constructo teórico que denominamos Disposições Pedagógicas para Autonomia, (Disposições). As Disposições são princípios orientadores gerais que propiciam pensar a formação com vistas a autonomia. Propomos ainda um diálogo entre a abordagem comunicativa de Mortimer e Scott (2002), o pensamento multidimensional de Lipman (2016) e as Disposições para a construção de um instrumento de análise para atender ao nosso segundo objetivo. O corpus de textos analisados foi construído a partir da busca na Plataforma Capes, usando parâmetros para identificação de teses e dissertações cuja temática incide nas abordagens AC e HFSC com intervenção no Ensino de Física na formação docente. Após a análise de 22 trabalhos, escolhemos 2 desses e os examinamos sob a ótica do Instrumento de Análise que construímos. A análise indica a pertinência do instrumento para identificar indicadores que apontam elementos necessários a uma formação para autonomia. |
id |
UFRN_23165eff686ae4e5994237d7f6400ad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45533 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Monteiro, Midiã Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/9636755132353839http://lattes.cnpq.br/6965522706601294Prat, Begoña OliverasMunford, Danusahttp://lattes.cnpq.br/9318710710545447Biella, Jaimehttp://lattes.cnpq.br/7877908085538124Rodrigues, Kátia Calligarishttp://lattes.cnpq.br/1602311954880488Valle, Lílian de Aragão Bastos doSilva, Marcia Gorette Lima da2021-12-21T17:29:34Z2021-12-21T17:29:34Z2021-10-27MONTEIRO, Midiã Medeiros. Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis. 2021. 172f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45533Esta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC) que contemple a formação para Autonomia. E possível educar para Autonomia? Como ´ definir e fomentar uma formação nessa direção? Para responder a essas perguntas traçamos como objetivos: I) Propor a partir do referencial teórico de Castoriadis disposições para uma formação para autonomia no contexto de sala de aula, e II) Analisar a presença de indicadores que caracterizam uma formação para a autonomia no contexto de sala de aula em pesquisas de intervenção com abordagem de Argumentação Científica (AC) e História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC). Ancorados no referencial político-filosófico de Cornelius Castoriadis desenvolvemos um constructo teórico que denominamos Disposições Pedagógicas para Autonomia, (Disposições). As Disposições são princípios orientadores gerais que propiciam pensar a formação com vistas a autonomia. Propomos ainda um diálogo entre a abordagem comunicativa de Mortimer e Scott (2002), o pensamento multidimensional de Lipman (2016) e as Disposições para a construção de um instrumento de análise para atender ao nosso segundo objetivo. O corpus de textos analisados foi construído a partir da busca na Plataforma Capes, usando parâmetros para identificação de teses e dissertações cuja temática incide nas abordagens AC e HFSC com intervenção no Ensino de Física na formação docente. Após a análise de 22 trabalhos, escolhemos 2 desses e os examinamos sob a ótica do Instrumento de Análise que construímos. A análise indica a pertinência do instrumento para identificar indicadores que apontam elementos necessários a uma formação para autonomia.This thesis is part of the reflections on the objectives for Science Teaching that include training for Autonomy. Is it possible to educate for Autonomy? How to define and promote training in this direction? To answer these questions, we outline the following objectives: I) To propose, from the theoretical framework of Castoriadis, provisions for training for autonomy in the classroom context, and II) To analyze the presence of indicators that characterize training for autonomy in the context of classroom in intervention research with a Scientific Argumentation (SA) and History, Philosophy and Sociology of Science (HPSC) approach. Anchored in the political-philosophical framework of Cornelius Castoriadis, we developed a theoretical construct that we called Pedagogical Dispositions for Autonomy, Dispositions. Dispositions are general guiding principles that allow thinking about training with a view to autonomy. We also propose a dialogue between the communicative approach of Mortimer and Scott (2002), the multidimensional thinking of Lipman (2016) and the Provisions for the construction of an analysis instrument to meet our second objective. The corpus of analyzed texts was built from the search in the Capes Platform, using parameters for the identification of theses and dissertations whose thematic focuses on the SA and HPSC approaches with intervention in the Teaching of Physics in teacher training. After analyzing 22 works, we chose 2 of these and examined them from the perspective of the Analysis Instrument we built. The analysis indicates the relevance of the instrument to identify indicators that point to elements necessary for training for autonomy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilEnsino de CiênciasAutonomiaCastoriadisArgumentação científicaHistória, Filosofia e Sociologia da CiênciaCaminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius CastoriadisPaths for the development of autonomy in Science teaching under the political-philosophy perspective of Cornelius Castoriadisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCaminhosparadesenvolvimento_Monteiro_2021.pdfapplication/pdf3059617https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45533/1/Caminhosparadesenvolvimento_Monteiro_2021.pdf3e15f1cf15235d7be188479d68a31558MD51123456789/455332022-05-02 12:34:57.025oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45533Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:34:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Paths for the development of autonomy in Science teaching under the political-philosophy perspective of Cornelius Castoriadis |
title |
Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis |
spellingShingle |
Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis Monteiro, Midiã Medeiros Ensino de Ciências Autonomia Castoriadis Argumentação científica História, Filosofia e Sociologia da Ciência |
title_short |
Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis |
title_full |
Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis |
title_fullStr |
Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis |
title_full_unstemmed |
Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis |
title_sort |
Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis |
author |
Monteiro, Midiã Medeiros |
author_facet |
Monteiro, Midiã Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9636755132353839 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6965522706601294 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Prat, Begoña Oliveras |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Munford, Danusa |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9318710710545447 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Biella, Jaime |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7877908085538124 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Kátia Calligaris |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Valle, Lílian de Aragão Bastos do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Midiã Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Marcia Gorette Lima da |
contributor_str_mv |
Silva, Marcia Gorette Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Autonomia Castoriadis Argumentação científica História, Filosofia e Sociologia da Ciência |
topic |
Ensino de Ciências Autonomia Castoriadis Argumentação científica História, Filosofia e Sociologia da Ciência |
description |
Esta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC) que contemple a formação para Autonomia. E possível educar para Autonomia? Como ´ definir e fomentar uma formação nessa direção? Para responder a essas perguntas traçamos como objetivos: I) Propor a partir do referencial teórico de Castoriadis disposições para uma formação para autonomia no contexto de sala de aula, e II) Analisar a presença de indicadores que caracterizam uma formação para a autonomia no contexto de sala de aula em pesquisas de intervenção com abordagem de Argumentação Científica (AC) e História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC). Ancorados no referencial político-filosófico de Cornelius Castoriadis desenvolvemos um constructo teórico que denominamos Disposições Pedagógicas para Autonomia, (Disposições). As Disposições são princípios orientadores gerais que propiciam pensar a formação com vistas a autonomia. Propomos ainda um diálogo entre a abordagem comunicativa de Mortimer e Scott (2002), o pensamento multidimensional de Lipman (2016) e as Disposições para a construção de um instrumento de análise para atender ao nosso segundo objetivo. O corpus de textos analisados foi construído a partir da busca na Plataforma Capes, usando parâmetros para identificação de teses e dissertações cuja temática incide nas abordagens AC e HFSC com intervenção no Ensino de Física na formação docente. Após a análise de 22 trabalhos, escolhemos 2 desses e os examinamos sob a ótica do Instrumento de Análise que construímos. A análise indica a pertinência do instrumento para identificar indicadores que apontam elementos necessários a uma formação para autonomia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-21T17:29:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-21T17:29:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-10-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MONTEIRO, Midiã Medeiros. Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis. 2021. 172f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45533 |
identifier_str_mv |
MONTEIRO, Midiã Medeiros. Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis. 2021. 172f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45533/1/Caminhosparadesenvolvimento_Monteiro_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e15f1cf15235d7be188479d68a31558 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117711149400064 |