Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Midiã Medeiros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45533
Resumo: Esta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC) que contemple a formação para Autonomia. E possível educar para Autonomia? Como ´ definir e fomentar uma formação nessa direção? Para responder a essas perguntas traçamos como objetivos: I) Propor a partir do referencial teórico de Castoriadis disposições para uma formação para autonomia no contexto de sala de aula, e II) Analisar a presença de indicadores que caracterizam uma formação para a autonomia no contexto de sala de aula em pesquisas de intervenção com abordagem de Argumentação Científica (AC) e História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC). Ancorados no referencial político-filosófico de Cornelius Castoriadis desenvolvemos um constructo teórico que denominamos Disposições Pedagógicas para Autonomia, (Disposições). As Disposições são princípios orientadores gerais que propiciam pensar a formação com vistas a autonomia. Propomos ainda um diálogo entre a abordagem comunicativa de Mortimer e Scott (2002), o pensamento multidimensional de Lipman (2016) e as Disposições para a construção de um instrumento de análise para atender ao nosso segundo objetivo. O corpus de textos analisados foi construído a partir da busca na Plataforma Capes, usando parâmetros para identificação de teses e dissertações cuja temática incide nas abordagens AC e HFSC com intervenção no Ensino de Física na formação docente. Após a análise de 22 trabalhos, escolhemos 2 desses e os examinamos sob a ótica do Instrumento de Análise que construímos. A análise indica a pertinência do instrumento para identificar indicadores que apontam elementos necessários a uma formação para autonomia.
id UFRN_23165eff686ae4e5994237d7f6400ad5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45533
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Monteiro, Midiã Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/9636755132353839http://lattes.cnpq.br/6965522706601294Prat, Begoña OliverasMunford, Danusahttp://lattes.cnpq.br/9318710710545447Biella, Jaimehttp://lattes.cnpq.br/7877908085538124Rodrigues, Kátia Calligarishttp://lattes.cnpq.br/1602311954880488Valle, Lílian de Aragão Bastos doSilva, Marcia Gorette Lima da2021-12-21T17:29:34Z2021-12-21T17:29:34Z2021-10-27MONTEIRO, Midiã Medeiros. Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis. 2021. 172f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45533Esta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC) que contemple a formação para Autonomia. E possível educar para Autonomia? Como ´ definir e fomentar uma formação nessa direção? Para responder a essas perguntas traçamos como objetivos: I) Propor a partir do referencial teórico de Castoriadis disposições para uma formação para autonomia no contexto de sala de aula, e II) Analisar a presença de indicadores que caracterizam uma formação para a autonomia no contexto de sala de aula em pesquisas de intervenção com abordagem de Argumentação Científica (AC) e História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC). Ancorados no referencial político-filosófico de Cornelius Castoriadis desenvolvemos um constructo teórico que denominamos Disposições Pedagógicas para Autonomia, (Disposições). As Disposições são princípios orientadores gerais que propiciam pensar a formação com vistas a autonomia. Propomos ainda um diálogo entre a abordagem comunicativa de Mortimer e Scott (2002), o pensamento multidimensional de Lipman (2016) e as Disposições para a construção de um instrumento de análise para atender ao nosso segundo objetivo. O corpus de textos analisados foi construído a partir da busca na Plataforma Capes, usando parâmetros para identificação de teses e dissertações cuja temática incide nas abordagens AC e HFSC com intervenção no Ensino de Física na formação docente. Após a análise de 22 trabalhos, escolhemos 2 desses e os examinamos sob a ótica do Instrumento de Análise que construímos. A análise indica a pertinência do instrumento para identificar indicadores que apontam elementos necessários a uma formação para autonomia.This thesis is part of the reflections on the objectives for Science Teaching that include training for Autonomy. Is it possible to educate for Autonomy? How to define and promote training in this direction? To answer these questions, we outline the following objectives: I) To propose, from the theoretical framework of Castoriadis, provisions for training for autonomy in the classroom context, and II) To analyze the presence of indicators that characterize training for autonomy in the context of classroom in intervention research with a Scientific Argumentation (SA) and History, Philosophy and Sociology of Science (HPSC) approach. Anchored in the political-philosophical framework of Cornelius Castoriadis, we developed a theoretical construct that we called Pedagogical Dispositions for Autonomy, Dispositions. Dispositions are general guiding principles that allow thinking about training with a view to autonomy. We also propose a dialogue between the communicative approach of Mortimer and Scott (2002), the multidimensional thinking of Lipman (2016) and the Provisions for the construction of an analysis instrument to meet our second objective. The corpus of analyzed texts was built from the search in the Capes Platform, using parameters for the identification of theses and dissertations whose thematic focuses on the SA and HPSC approaches with intervention in the Teaching of Physics in teacher training. After analyzing 22 works, we chose 2 of these and examined them from the perspective of the Analysis Instrument we built. The analysis indicates the relevance of the instrument to identify indicators that point to elements necessary for training for autonomy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilEnsino de CiênciasAutonomiaCastoriadisArgumentação científicaHistória, Filosofia e Sociologia da CiênciaCaminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius CastoriadisPaths for the development of autonomy in Science teaching under the political-philosophy perspective of Cornelius Castoriadisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCaminhosparadesenvolvimento_Monteiro_2021.pdfapplication/pdf3059617https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45533/1/Caminhosparadesenvolvimento_Monteiro_2021.pdf3e15f1cf15235d7be188479d68a31558MD51123456789/455332022-05-02 12:34:57.025oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45533Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:34:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Paths for the development of autonomy in Science teaching under the political-philosophy perspective of Cornelius Castoriadis
title Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
spellingShingle Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
Monteiro, Midiã Medeiros
Ensino de Ciências
Autonomia
Castoriadis
Argumentação científica
História, Filosofia e Sociologia da Ciência
title_short Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
title_full Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
title_fullStr Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
title_full_unstemmed Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
title_sort Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis
author Monteiro, Midiã Medeiros
author_facet Monteiro, Midiã Medeiros
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9636755132353839
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6965522706601294
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Prat, Begoña Oliveras
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Munford, Danusa
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9318710710545447
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Biella, Jaime
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7877908085538124
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Rodrigues, Kátia Calligaris
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1602311954880488
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Valle, Lílian de Aragão Bastos do
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Midiã Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marcia Gorette Lima da
contributor_str_mv Silva, Marcia Gorette Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Autonomia
Castoriadis
Argumentação científica
História, Filosofia e Sociologia da Ciência
topic Ensino de Ciências
Autonomia
Castoriadis
Argumentação científica
História, Filosofia e Sociologia da Ciência
description Esta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC) que contemple a formação para Autonomia. E possível educar para Autonomia? Como ´ definir e fomentar uma formação nessa direção? Para responder a essas perguntas traçamos como objetivos: I) Propor a partir do referencial teórico de Castoriadis disposições para uma formação para autonomia no contexto de sala de aula, e II) Analisar a presença de indicadores que caracterizam uma formação para a autonomia no contexto de sala de aula em pesquisas de intervenção com abordagem de Argumentação Científica (AC) e História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC). Ancorados no referencial político-filosófico de Cornelius Castoriadis desenvolvemos um constructo teórico que denominamos Disposições Pedagógicas para Autonomia, (Disposições). As Disposições são princípios orientadores gerais que propiciam pensar a formação com vistas a autonomia. Propomos ainda um diálogo entre a abordagem comunicativa de Mortimer e Scott (2002), o pensamento multidimensional de Lipman (2016) e as Disposições para a construção de um instrumento de análise para atender ao nosso segundo objetivo. O corpus de textos analisados foi construído a partir da busca na Plataforma Capes, usando parâmetros para identificação de teses e dissertações cuja temática incide nas abordagens AC e HFSC com intervenção no Ensino de Física na formação docente. Após a análise de 22 trabalhos, escolhemos 2 desses e os examinamos sob a ótica do Instrumento de Análise que construímos. A análise indica a pertinência do instrumento para identificar indicadores que apontam elementos necessários a uma formação para autonomia.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-21T17:29:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-21T17:29:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MONTEIRO, Midiã Medeiros. Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis. 2021. 172f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45533
identifier_str_mv MONTEIRO, Midiã Medeiros. Caminhos para o desenvolvimento da autonomia no ensino de Ciências sob a perspectiva político-filosófica de Cornelius Castoriadis. 2021. 172f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45533/1/Caminhosparadesenvolvimento_Monteiro_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e15f1cf15235d7be188479d68a31558
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117711149400064