Análise do impacto da antecipação de recebíveis na rentabilidade de uma média empresa de comércio varejista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Eduardo Diniz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35135
Resumo: O presente trabalho analisa o impacto da antecipação de recebíveis na rentabilidade de uma média empresa de comércio varejista. Para isso, buscou-se através da análise dos balanços patrimoniais, demonstrações do resultado do exercício e relatórios gerenciais, calcular os indicadores necessários para entender as decisões da administração da empresa, e mensurar a perda de rentabilidade devido às despesas financeiras. Este estudo possui relevância porque analisa o impacto de um possível fator que reduz a rentabilidade de uma organização. Como resultados, obteve-se que no período de 2014 a 2016 o ROE ficou acima de 30%; a empresa apresentou alta agregação de valor econômico; obteve indicadores satisfatórios no modelo Fleuriet, com saldo de tesouraria positivo em todos os anos; redução no ROA em 6,59%, 5,90% e 4% em 2014, 2015 e 2016, respectivamente, enquanto o ROE foi reduzido em mais de 10% em 2014 e 2015 devido aos custos gerados pela antecipação das faturas de cartão. O trabalho sugere que, apesar do custo de capital elevado proveniente da antecipação de recebíveis, o parcelamento sem juros, com prazo extenso, é uma estratégia de vendas que a empresa considera importante para aumentar o seu faturamento. Além disso, essa fonte de financiamento adotada mostrou-se como opção de crédito vantajosa nos anos de 2014 e 2015, mas que em 2016, por falta de planejamento financeiro, apresentou uma taxa anual muito acima das opções disponíveis.
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