Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinôco, Bianca Jatobá Bezerra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39798
Resumo: Esta pesquisa tem como tema de estudo, a análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. O objetivo geral deste estudo foi identificar como os alunos ingressantes no curso de Biblioteconomia da UFRN, enquanto usuários iniciantes nesse espaço utilizam e avaliam os serviços oferecidos pela BCZM, e como o gestor do setor de informações e referências também vê estes serviços prestados, perspectivando apresentar contribuições a essa unidade de informação. O resultado deste estudo pode trazer contribuições relevantes para os dirigentes desta instituição, ao ser avaliado os serviços que esta presta a comunidade de estudantes, podendo encontrar lacunas que por ventura apareçam nesta avaliação, e, consequentemente, melhorar os serviços prestados neste espaço. O tipo de pesquisa foi a descritiva com abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, uma vez que estudamos uma instituição, a Biblioteca Zila Mamede, em uma perspectiva que se insere nos estudos descritivos. O grupo investigado foi composto por 26 alunos do curso de Biblioteconomia da UFRN, e um bibliotecário em função técnica na BCZM. E como técnica de coleta de dados, dois tipos de questionário. Após essa visão dos alunos pesquisados, podemos constatar aspectos negativos e positivos do papel da biblioteca universitária no contexto acadêmico desses alunos. Porém, afirmamos que a BCZM, para eles, necessita de poucos ajustes para atender plenamente suas necessidades enquanto usuários. Para o bibliotecário pesquisado as condições estruturais da BCZM são boas, tanto os aspectos físico-espaciais, quanto os mobiliários. Apenas ele considera a climatização regular, uma vez que ainda existem espaços na parte antiga que necessitam de um projeto de climatização. Os serviços oferecidos ele avalia como ótimos, e não apresenta nenhuma sugestão em relação a esses serem ampliados, ou um novo a ser implantado. O quadro funcional para esse bibliotecário foi considerado um dos pontos mais limitantes da BCZM. Conclui, portanto, a partir da realidade do processo informacional do usuário, que cresce a necessidade de novos serviços, como também, o papel social da biblioteca e do bibliotecário como elementos que conjuntamente, se associam, espaço e agente mediador na busca de informação, apoiado pelos recursos tecnológicos no favorecimento da aprendizagem de estudantes.
id UFRN_243a69ca0545cf8765377ff64ea84c77
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39798
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Tinôco, Bianca Jatobá BezerraFelipe, Carla Beatriz MarquesSantos, Raimunda Fernanda dosCarvalho, Luciana Moreira2017-08-16T13:31:37Z2021-09-29T11:16:21Z2017-08-16T13:31:37Z2021-09-29T11:16:21Z20172013028290TINÔCO, Bianca Jatobá Bezerra. Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39798Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilBiblioteconomiaAvaliação de serviços de informaçãoAlunos de BiblioteconomiaGestão de Biblioteca Universitária Zila MamedeAnálise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamedeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEsta pesquisa tem como tema de estudo, a análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. O objetivo geral deste estudo foi identificar como os alunos ingressantes no curso de Biblioteconomia da UFRN, enquanto usuários iniciantes nesse espaço utilizam e avaliam os serviços oferecidos pela BCZM, e como o gestor do setor de informações e referências também vê estes serviços prestados, perspectivando apresentar contribuições a essa unidade de informação. O resultado deste estudo pode trazer contribuições relevantes para os dirigentes desta instituição, ao ser avaliado os serviços que esta presta a comunidade de estudantes, podendo encontrar lacunas que por ventura apareçam nesta avaliação, e, consequentemente, melhorar os serviços prestados neste espaço. O tipo de pesquisa foi a descritiva com abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, uma vez que estudamos uma instituição, a Biblioteca Zila Mamede, em uma perspectiva que se insere nos estudos descritivos. O grupo investigado foi composto por 26 alunos do curso de Biblioteconomia da UFRN, e um bibliotecário em função técnica na BCZM. E como técnica de coleta de dados, dois tipos de questionário. Após essa visão dos alunos pesquisados, podemos constatar aspectos negativos e positivos do papel da biblioteca universitária no contexto acadêmico desses alunos. Porém, afirmamos que a BCZM, para eles, necessita de poucos ajustes para atender plenamente suas necessidades enquanto usuários. Para o bibliotecário pesquisado as condições estruturais da BCZM são boas, tanto os aspectos físico-espaciais, quanto os mobiliários. Apenas ele considera a climatização regular, uma vez que ainda existem espaços na parte antiga que necessitam de um projeto de climatização. Os serviços oferecidos ele avalia como ótimos, e não apresenta nenhuma sugestão em relação a esses serem ampliados, ou um novo a ser implantado. O quadro funcional para esse bibliotecário foi considerado um dos pontos mais limitantes da BCZM. Conclui, portanto, a partir da realidade do processo informacional do usuário, que cresce a necessidade de novos serviços, como também, o papel social da biblioteca e do bibliotecário como elementos que conjuntamente, se associam, espaço e agente mediador na busca de informação, apoiado pelos recursos tecnológicos no favorecimento da aprendizagem de estudantes.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBiancaJBT_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain110273https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39798/1/BiancaJBT_Monografia.pdf.txt38833d64717d3f74eae35ab7b3143f2dMD51ORIGINALBiancaJBT_Monografia.pdfBiblioteconomiaapplication/pdf1114680https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39798/2/BiancaJBT_Monografia.pdf56f5239ea4ef5ebc7dad0ef828cdbd7bMD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39798/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/397982021-09-29 08:16:21.82oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T11:16:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede
title Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede
spellingShingle Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede
Tinôco, Bianca Jatobá Bezerra
Avaliação de serviços de informação
Alunos de Biblioteconomia
Gestão de Biblioteca Universitária Zila Mamede
title_short Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede
title_full Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede
title_fullStr Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede
title_full_unstemmed Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede
title_sort Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede
author Tinôco, Bianca Jatobá Bezerra
author_facet Tinôco, Bianca Jatobá Bezerra
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Felipe, Carla Beatriz Marques
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Raimunda Fernanda dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Tinôco, Bianca Jatobá Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Luciana Moreira
contributor_str_mv Carvalho, Luciana Moreira
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Avaliação de serviços de informação
Alunos de Biblioteconomia
Gestão de Biblioteca Universitária Zila Mamede
topic Avaliação de serviços de informação
Alunos de Biblioteconomia
Gestão de Biblioteca Universitária Zila Mamede
description Esta pesquisa tem como tema de estudo, a análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. O objetivo geral deste estudo foi identificar como os alunos ingressantes no curso de Biblioteconomia da UFRN, enquanto usuários iniciantes nesse espaço utilizam e avaliam os serviços oferecidos pela BCZM, e como o gestor do setor de informações e referências também vê estes serviços prestados, perspectivando apresentar contribuições a essa unidade de informação. O resultado deste estudo pode trazer contribuições relevantes para os dirigentes desta instituição, ao ser avaliado os serviços que esta presta a comunidade de estudantes, podendo encontrar lacunas que por ventura apareçam nesta avaliação, e, consequentemente, melhorar os serviços prestados neste espaço. O tipo de pesquisa foi a descritiva com abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, uma vez que estudamos uma instituição, a Biblioteca Zila Mamede, em uma perspectiva que se insere nos estudos descritivos. O grupo investigado foi composto por 26 alunos do curso de Biblioteconomia da UFRN, e um bibliotecário em função técnica na BCZM. E como técnica de coleta de dados, dois tipos de questionário. Após essa visão dos alunos pesquisados, podemos constatar aspectos negativos e positivos do papel da biblioteca universitária no contexto acadêmico desses alunos. Porém, afirmamos que a BCZM, para eles, necessita de poucos ajustes para atender plenamente suas necessidades enquanto usuários. Para o bibliotecário pesquisado as condições estruturais da BCZM são boas, tanto os aspectos físico-espaciais, quanto os mobiliários. Apenas ele considera a climatização regular, uma vez que ainda existem espaços na parte antiga que necessitam de um projeto de climatização. Os serviços oferecidos ele avalia como ótimos, e não apresenta nenhuma sugestão em relação a esses serem ampliados, ou um novo a ser implantado. O quadro funcional para esse bibliotecário foi considerado um dos pontos mais limitantes da BCZM. Conclui, portanto, a partir da realidade do processo informacional do usuário, que cresce a necessidade de novos serviços, como também, o papel social da biblioteca e do bibliotecário como elementos que conjuntamente, se associam, espaço e agente mediador na busca de informação, apoiado pelos recursos tecnológicos no favorecimento da aprendizagem de estudantes.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-16T13:31:37Z
2021-09-29T11:16:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-16T13:31:37Z
2021-09-29T11:16:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2013028290
dc.identifier.citation.fl_str_mv TINÔCO, Bianca Jatobá Bezerra. Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39798
identifier_str_mv 2013028290
TINÔCO, Bianca Jatobá Bezerra. Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Biblioteconomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39798/1/BiancaJBT_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39798/2/BiancaJBT_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39798/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 38833d64717d3f74eae35ab7b3143f2d
56f5239ea4ef5ebc7dad0ef828cdbd7b
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117757138894848