Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39798 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema de estudo, a análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. O objetivo geral deste estudo foi identificar como os alunos ingressantes no curso de Biblioteconomia da UFRN, enquanto usuários iniciantes nesse espaço utilizam e avaliam os serviços oferecidos pela BCZM, e como o gestor do setor de informações e referências também vê estes serviços prestados, perspectivando apresentar contribuições a essa unidade de informação. O resultado deste estudo pode trazer contribuições relevantes para os dirigentes desta instituição, ao ser avaliado os serviços que esta presta a comunidade de estudantes, podendo encontrar lacunas que por ventura apareçam nesta avaliação, e, consequentemente, melhorar os serviços prestados neste espaço. O tipo de pesquisa foi a descritiva com abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, uma vez que estudamos uma instituição, a Biblioteca Zila Mamede, em uma perspectiva que se insere nos estudos descritivos. O grupo investigado foi composto por 26 alunos do curso de Biblioteconomia da UFRN, e um bibliotecário em função técnica na BCZM. E como técnica de coleta de dados, dois tipos de questionário. Após essa visão dos alunos pesquisados, podemos constatar aspectos negativos e positivos do papel da biblioteca universitária no contexto acadêmico desses alunos. Porém, afirmamos que a BCZM, para eles, necessita de poucos ajustes para atender plenamente suas necessidades enquanto usuários. Para o bibliotecário pesquisado as condições estruturais da BCZM são boas, tanto os aspectos físico-espaciais, quanto os mobiliários. Apenas ele considera a climatização regular, uma vez que ainda existem espaços na parte antiga que necessitam de um projeto de climatização. Os serviços oferecidos ele avalia como ótimos, e não apresenta nenhuma sugestão em relação a esses serem ampliados, ou um novo a ser implantado. O quadro funcional para esse bibliotecário foi considerado um dos pontos mais limitantes da BCZM. Conclui, portanto, a partir da realidade do processo informacional do usuário, que cresce a necessidade de novos serviços, como também, o papel social da biblioteca e do bibliotecário como elementos que conjuntamente, se associam, espaço e agente mediador na busca de informação, apoiado pelos recursos tecnológicos no favorecimento da aprendizagem de estudantes. |
id |
UFRN_243a69ca0545cf8765377ff64ea84c77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39798 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Tinôco, Bianca Jatobá BezerraFelipe, Carla Beatriz MarquesSantos, Raimunda Fernanda dosCarvalho, Luciana Moreira2017-08-16T13:31:37Z2021-09-29T11:16:21Z2017-08-16T13:31:37Z2021-09-29T11:16:21Z20172013028290TINÔCO, Bianca Jatobá Bezerra. Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39798Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilBiblioteconomiaAvaliação de serviços de informaçãoAlunos de BiblioteconomiaGestão de Biblioteca Universitária Zila MamedeAnálise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamedeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEsta pesquisa tem como tema de estudo, a análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. O objetivo geral deste estudo foi identificar como os alunos ingressantes no curso de Biblioteconomia da UFRN, enquanto usuários iniciantes nesse espaço utilizam e avaliam os serviços oferecidos pela BCZM, e como o gestor do setor de informações e referências também vê estes serviços prestados, perspectivando apresentar contribuições a essa unidade de informação. O resultado deste estudo pode trazer contribuições relevantes para os dirigentes desta instituição, ao ser avaliado os serviços que esta presta a comunidade de estudantes, podendo encontrar lacunas que por ventura apareçam nesta avaliação, e, consequentemente, melhorar os serviços prestados neste espaço. O tipo de pesquisa foi a descritiva com abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, uma vez que estudamos uma instituição, a Biblioteca Zila Mamede, em uma perspectiva que se insere nos estudos descritivos. O grupo investigado foi composto por 26 alunos do curso de Biblioteconomia da UFRN, e um bibliotecário em função técnica na BCZM. E como técnica de coleta de dados, dois tipos de questionário. Após essa visão dos alunos pesquisados, podemos constatar aspectos negativos e positivos do papel da biblioteca universitária no contexto acadêmico desses alunos. Porém, afirmamos que a BCZM, para eles, necessita de poucos ajustes para atender plenamente suas necessidades enquanto usuários. Para o bibliotecário pesquisado as condições estruturais da BCZM são boas, tanto os aspectos físico-espaciais, quanto os mobiliários. Apenas ele considera a climatização regular, uma vez que ainda existem espaços na parte antiga que necessitam de um projeto de climatização. Os serviços oferecidos ele avalia como ótimos, e não apresenta nenhuma sugestão em relação a esses serem ampliados, ou um novo a ser implantado. O quadro funcional para esse bibliotecário foi considerado um dos pontos mais limitantes da BCZM. Conclui, portanto, a partir da realidade do processo informacional do usuário, que cresce a necessidade de novos serviços, como também, o papel social da biblioteca e do bibliotecário como elementos que conjuntamente, se associam, espaço e agente mediador na busca de informação, apoiado pelos recursos tecnológicos no favorecimento da aprendizagem de estudantes.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBiancaJBT_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain110273https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39798/1/BiancaJBT_Monografia.pdf.txt38833d64717d3f74eae35ab7b3143f2dMD51ORIGINALBiancaJBT_Monografia.pdfBiblioteconomiaapplication/pdf1114680https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39798/2/BiancaJBT_Monografia.pdf56f5239ea4ef5ebc7dad0ef828cdbd7bMD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39798/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/397982021-09-29 08:16:21.82oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T11:16:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede |
title |
Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede |
spellingShingle |
Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede Tinôco, Bianca Jatobá Bezerra Avaliação de serviços de informação Alunos de Biblioteconomia Gestão de Biblioteca Universitária Zila Mamede |
title_short |
Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede |
title_full |
Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede |
title_fullStr |
Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede |
title_full_unstemmed |
Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede |
title_sort |
Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede |
author |
Tinôco, Bianca Jatobá Bezerra |
author_facet |
Tinôco, Bianca Jatobá Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Felipe, Carla Beatriz Marques |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, Raimunda Fernanda dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tinôco, Bianca Jatobá Bezerra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Luciana Moreira |
contributor_str_mv |
Carvalho, Luciana Moreira |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Avaliação de serviços de informação Alunos de Biblioteconomia Gestão de Biblioteca Universitária Zila Mamede |
topic |
Avaliação de serviços de informação Alunos de Biblioteconomia Gestão de Biblioteca Universitária Zila Mamede |
description |
Esta pesquisa tem como tema de estudo, a análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. O objetivo geral deste estudo foi identificar como os alunos ingressantes no curso de Biblioteconomia da UFRN, enquanto usuários iniciantes nesse espaço utilizam e avaliam os serviços oferecidos pela BCZM, e como o gestor do setor de informações e referências também vê estes serviços prestados, perspectivando apresentar contribuições a essa unidade de informação. O resultado deste estudo pode trazer contribuições relevantes para os dirigentes desta instituição, ao ser avaliado os serviços que esta presta a comunidade de estudantes, podendo encontrar lacunas que por ventura apareçam nesta avaliação, e, consequentemente, melhorar os serviços prestados neste espaço. O tipo de pesquisa foi a descritiva com abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, uma vez que estudamos uma instituição, a Biblioteca Zila Mamede, em uma perspectiva que se insere nos estudos descritivos. O grupo investigado foi composto por 26 alunos do curso de Biblioteconomia da UFRN, e um bibliotecário em função técnica na BCZM. E como técnica de coleta de dados, dois tipos de questionário. Após essa visão dos alunos pesquisados, podemos constatar aspectos negativos e positivos do papel da biblioteca universitária no contexto acadêmico desses alunos. Porém, afirmamos que a BCZM, para eles, necessita de poucos ajustes para atender plenamente suas necessidades enquanto usuários. Para o bibliotecário pesquisado as condições estruturais da BCZM são boas, tanto os aspectos físico-espaciais, quanto os mobiliários. Apenas ele considera a climatização regular, uma vez que ainda existem espaços na parte antiga que necessitam de um projeto de climatização. Os serviços oferecidos ele avalia como ótimos, e não apresenta nenhuma sugestão em relação a esses serem ampliados, ou um novo a ser implantado. O quadro funcional para esse bibliotecário foi considerado um dos pontos mais limitantes da BCZM. Conclui, portanto, a partir da realidade do processo informacional do usuário, que cresce a necessidade de novos serviços, como também, o papel social da biblioteca e do bibliotecário como elementos que conjuntamente, se associam, espaço e agente mediador na busca de informação, apoiado pelos recursos tecnológicos no favorecimento da aprendizagem de estudantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-16T13:31:37Z 2021-09-29T11:16:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-16T13:31:37Z 2021-09-29T11:16:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2013028290 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TINÔCO, Bianca Jatobá Bezerra. Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39798 |
identifier_str_mv |
2013028290 TINÔCO, Bianca Jatobá Bezerra. Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Biblioteconomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39798/1/BiancaJBT_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39798/2/BiancaJBT_Monografia.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39798/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38833d64717d3f74eae35ab7b3143f2d 56f5239ea4ef5ebc7dad0ef828cdbd7b a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117757138894848 |