Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Alves da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57249
Resumo: Introdução: O ensino da Cardio-oncologia é essencial para a formação de profissionais capazes de lidar com doenças cardiovasculares em pacientes com histórico atual ou pregresso de câncer, considerando a crescente prevalência e potencial de morbimortalidade de ambos. Objetivo: Este estudo objetiva propor a Matriz de Competências Essenciais à formação em Cardio-oncologia durante a Residência Médica em Cardiologia e compreender a percepção dos residentes em cardiologia durante o treinamento em Cardio-oncologia. Método: O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, envolvendo nove preceptores e um docente, compondo o painel de especialistas, do Programa de Residência Médica em Cardiologia de duas Instituições Públicas de Ensino Superior para obtenção da matriz consensuada de competências, e os residentes médicos de Cardiologia após rodízio em Cardio-oncologia no Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para elaboração da matriz de competências foi utilizado o método Delphi. Para análise da percepção dos residentes utilizou-se um questionário semiestruturado com itens do tipo Likert de cinco pontos e questões abertas. Teve aprovação ética pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP-HUOL, CAEE de nº 54993422.6.0000.5292). Resultados: A matriz final obteve consenso na primeira rodada, com taxa de concordância variando de 80% a 100%, e aborda competências nos seguintes domínios: atenção ao paciente; gestão em saúde; atuação prática; relação interpessoal e multidisciplinar; e educação médica. Todos os residentes médicos do período de 2020 a 2023 responderam ao questionário (N=14). Observou-se um elevado grau de concordância entre os itens avaliados, especialmente nos tópicos relacionados à educação médica (apresentação e discussão de artigo científico contribuindo para entendimento dos casos (92%); feedback da preceptoria contribuindo para melhoria do atendimento (92%); contato com outros graduandos aprimorando os conhecimentos na área da Cardio-oncologia (68%). Conclusão: A Matriz de competências em Cardio-oncologia durante a formação do especialista em Cardiologia inova na inserção de competências de ensino e poderá servir de base para outras profissões e especialidades médicas dentro e fora da instituição. As competências desenvolvidas durante o rodízio de Cardio-oncologia no HUOL são bem avaliadas na percepção dos residentes, incluindo às relacionadas ao ensino médico.
id UFRN_24597b09a327ee2eb6a4dfb2530d60e3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57249
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Rafael Alves dahttps://orcid.org/0000-0002-3883-2780http://lattes.cnpq.br/9248204623363592Andrade, Cléber de MesquitaVilar, Maria José Pereirahttps://orcid.org/0000-0002-8765-8571http://lattes.cnpq.br/4265369922470937Menezes, Marta SilvaMedeiros, Paulo José deDiniz, Rosiane Viana Zuza2024-01-09T20:25:17Z2024-01-09T20:25:17Z2023-11-13SILVA, Rafael Alves da. Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia. Orientador: Rosiane Viana Zuza Diniz. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57249Introdução: O ensino da Cardio-oncologia é essencial para a formação de profissionais capazes de lidar com doenças cardiovasculares em pacientes com histórico atual ou pregresso de câncer, considerando a crescente prevalência e potencial de morbimortalidade de ambos. Objetivo: Este estudo objetiva propor a Matriz de Competências Essenciais à formação em Cardio-oncologia durante a Residência Médica em Cardiologia e compreender a percepção dos residentes em cardiologia durante o treinamento em Cardio-oncologia. Método: O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, envolvendo nove preceptores e um docente, compondo o painel de especialistas, do Programa de Residência Médica em Cardiologia de duas Instituições Públicas de Ensino Superior para obtenção da matriz consensuada de competências, e os residentes médicos de Cardiologia após rodízio em Cardio-oncologia no Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para elaboração da matriz de competências foi utilizado o método Delphi. Para análise da percepção dos residentes utilizou-se um questionário semiestruturado com itens do tipo Likert de cinco pontos e questões abertas. Teve aprovação ética pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP-HUOL, CAEE de nº 54993422.6.0000.5292). Resultados: A matriz final obteve consenso na primeira rodada, com taxa de concordância variando de 80% a 100%, e aborda competências nos seguintes domínios: atenção ao paciente; gestão em saúde; atuação prática; relação interpessoal e multidisciplinar; e educação médica. Todos os residentes médicos do período de 2020 a 2023 responderam ao questionário (N=14). Observou-se um elevado grau de concordância entre os itens avaliados, especialmente nos tópicos relacionados à educação médica (apresentação e discussão de artigo científico contribuindo para entendimento dos casos (92%); feedback da preceptoria contribuindo para melhoria do atendimento (92%); contato com outros graduandos aprimorando os conhecimentos na área da Cardio-oncologia (68%). Conclusão: A Matriz de competências em Cardio-oncologia durante a formação do especialista em Cardiologia inova na inserção de competências de ensino e poderá servir de base para outras profissões e especialidades médicas dentro e fora da instituição. As competências desenvolvidas durante o rodízio de Cardio-oncologia no HUOL são bem avaliadas na percepção dos residentes, incluindo às relacionadas ao ensino médico.Introduction: The teaching of Cardio-oncology is essential for the training of professionals capable of dealing with cardiovascular diseases in patients with a current or previous history of cancer, considering the increasing prevalence and potential morbidity and mortality of both. Objective: This study aims to propose the Essential Competency Matrix for training in Cardio-oncology during Medical Residency in Cardiology and understand the perception of cardiology residents during training in Cardio-oncology. Method: The study was exploratory, prospective and descriptive, involving nine preceptors and one professor, composing the panel of experts, from the Medical Residency Program in Cardiology of two Public Higher Education Institutions to obtain the consensual matrix of competencies, and the medical residents of Cardiology after rotation in Cardio-oncology at the Onofre Lopes University Hospital/Federal University of Rio Grande do Norte. To develop the skills matrix, the Delphi method was used. To analyze the residents' perception, a semi-structured questionnaire was used with five-point Likert-type items and open questions. It had ethical approval by the Research Ethics Committee (CEP-HUOL, CAEE nº 54993422.6.0000.5292). Results: The final matrix reached consensus in the first round, with an agreement rate ranging from 80% to 100%, and addresses competencies in the following domains: patient care; health management; practical performance; interpersonal and multidisciplinary relationship; and medical education. All medical residents from 2020 to 2023 responded to the questionnaire (N=14). A high degree of agreement was observed between the items evaluated, especially in topics related to medical education (presentation and discussion of a scientific article contributing to the understanding of cases (92%); feedback from the preceptorship contributing to improving care (92%); contact with other graduates, improving knowledge in the area of Cardiooncology (68%). Conclusion: The Matrix of competencies in Cardio-oncology during the training of specialists in Cardiology innovates in the insertion of teaching skills and can serve as a basis for other professions and medical specialties inside and outside the institution. The skills developed during the Cardio-oncology rotation at HUOL are well evaluated in the perception of residents, including those related to medical teaching.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEducação médicaMatriz de competênciasCardio-oncologiaCardiologiaDefinição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDefinicaocompetenciasessenciais_Silva_2023.pdfapplication/pdf2105959https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57249/1/Definicaocompetenciasessenciais_Silva_2023.pdf6be54969eee0983a3bb7669aa3f1ded0MD51123456789/572492024-01-09 17:26:01.214oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57249Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-09T20:26:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
title Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
spellingShingle Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
Silva, Rafael Alves da
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Educação médica
Matriz de competências
Cardio-oncologia
Cardiologia
title_short Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
title_full Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
title_fullStr Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
title_full_unstemmed Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
title_sort Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
author Silva, Rafael Alves da
author_facet Silva, Rafael Alves da
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3883-2780
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9248204623363592
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Andrade, Cléber de Mesquita
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Vilar, Maria José Pereira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8765-8571
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4265369922470937
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Menezes, Marta Silva
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Medeiros, Paulo José de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Alves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diniz, Rosiane Viana Zuza
contributor_str_mv Diniz, Rosiane Viana Zuza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Educação médica
Matriz de competências
Cardio-oncologia
Cardiologia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Matriz de competências
Cardio-oncologia
Cardiologia
description Introdução: O ensino da Cardio-oncologia é essencial para a formação de profissionais capazes de lidar com doenças cardiovasculares em pacientes com histórico atual ou pregresso de câncer, considerando a crescente prevalência e potencial de morbimortalidade de ambos. Objetivo: Este estudo objetiva propor a Matriz de Competências Essenciais à formação em Cardio-oncologia durante a Residência Médica em Cardiologia e compreender a percepção dos residentes em cardiologia durante o treinamento em Cardio-oncologia. Método: O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, envolvendo nove preceptores e um docente, compondo o painel de especialistas, do Programa de Residência Médica em Cardiologia de duas Instituições Públicas de Ensino Superior para obtenção da matriz consensuada de competências, e os residentes médicos de Cardiologia após rodízio em Cardio-oncologia no Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para elaboração da matriz de competências foi utilizado o método Delphi. Para análise da percepção dos residentes utilizou-se um questionário semiestruturado com itens do tipo Likert de cinco pontos e questões abertas. Teve aprovação ética pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP-HUOL, CAEE de nº 54993422.6.0000.5292). Resultados: A matriz final obteve consenso na primeira rodada, com taxa de concordância variando de 80% a 100%, e aborda competências nos seguintes domínios: atenção ao paciente; gestão em saúde; atuação prática; relação interpessoal e multidisciplinar; e educação médica. Todos os residentes médicos do período de 2020 a 2023 responderam ao questionário (N=14). Observou-se um elevado grau de concordância entre os itens avaliados, especialmente nos tópicos relacionados à educação médica (apresentação e discussão de artigo científico contribuindo para entendimento dos casos (92%); feedback da preceptoria contribuindo para melhoria do atendimento (92%); contato com outros graduandos aprimorando os conhecimentos na área da Cardio-oncologia (68%). Conclusão: A Matriz de competências em Cardio-oncologia durante a formação do especialista em Cardiologia inova na inserção de competências de ensino e poderá servir de base para outras profissões e especialidades médicas dentro e fora da instituição. As competências desenvolvidas durante o rodízio de Cardio-oncologia no HUOL são bem avaliadas na percepção dos residentes, incluindo às relacionadas ao ensino médico.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-09T20:25:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-09T20:25:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Rafael Alves da. Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia. Orientador: Rosiane Viana Zuza Diniz. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57249
identifier_str_mv SILVA, Rafael Alves da. Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia. Orientador: Rosiane Viana Zuza Diniz. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57249/1/Definicaocompetenciasessenciais_Silva_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6be54969eee0983a3bb7669aa3f1ded0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832845589315584