Matriz de competência para Residência Médica em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pita, Cristiane Guedes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25719
Resumo: A educação médica vem passando por muitas adequações nas últimas décadas em virtude da necessidade de se formar profissionais que atendam às necessidades da população. As discussões caminham no sentido da reformulação de currículos, que devem passar a ser guiados por competências profissionais e não mais por processos educacionais, a chamada Educação Baseada em Competências. No Brasil, não há um consenso entre os programas de treinamento médico, particularmente na área da Cardiologia, destacando-se a importância, portanto, de um guia que direcione o conteúdo a ser ministrado, como ele deve ser aplicado e quais as ferramentas ideais de avaliação. Este projeto teve a finalidade de elaborar a matriz de competência no âmbito da Residência Médica em Cardiologia no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, envolvendo todos os preceptores e docentes da Unidade de Atenção Cardiovascular/Cardiologia e foi desenvolvido nas seguintes etapas: 1) Levantamento bibliográfico para identificação de objetivos de aprendizagem para a formação por competência em Cardiologia 2) Construção coletiva da matriz de competências para a Residência Médica em Cardiologia, seguindo a metodologia Delphi modificada para obtenção do consenso entre os participantes; 3) Capacitação dos preceptores e docentes com atuação no serviço sobre elaboração do currículo em Cardiologia para a Residência. O consenso foi obtido entre os 13 participantes, sendo o modelo final da Matriz de Competência em Cardiologia do HUOL alcançado em duas rodadas da estratégia Delphi. Sugeriu-se uma matriz para o primeiro ano e outra para o segundo ano da Residência, sendo ambas divididas nos domínios: Atenção à saúde, Gestão em saúde e Educação em saúde. A concordância foi mais expressiva para os quesitos afeitos ao domínio “Atenção à saúde”, provavelmente por abordar temas mais familiares aos preceptores e foi menos robusto para os tópicos relacionados à “Gestão em saúde” e à “Educação em saúde”, por se tratar, possivelmente, de temas tradicionalmente pouco discutidos, sendo alvo de debates apenas nas últimas décadas. A matriz construída a partir deste projeto representa um consenso para o programa de treinamento em Cardiologia do HUOL, que poderá servir de base para outras profissões e especialidades médicas dentro e fora da instituição.
id UFRN_1958d0ccced082f96eccc34cfa1fe339
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25719
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pita, Cristiane GuedesGois, Aécio Flávio Teixeira deMedeiros, Elaine LiraLima, Francisco PignataroVilar, Maria José PereiraDiniz, Rosiane Viana Zuza2018-08-09T21:23:31Z2018-08-09T21:23:31Z2018-05-04PITA, Cristiane Guedes. Matriz de competência para Residência Médica em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25719A educação médica vem passando por muitas adequações nas últimas décadas em virtude da necessidade de se formar profissionais que atendam às necessidades da população. As discussões caminham no sentido da reformulação de currículos, que devem passar a ser guiados por competências profissionais e não mais por processos educacionais, a chamada Educação Baseada em Competências. No Brasil, não há um consenso entre os programas de treinamento médico, particularmente na área da Cardiologia, destacando-se a importância, portanto, de um guia que direcione o conteúdo a ser ministrado, como ele deve ser aplicado e quais as ferramentas ideais de avaliação. Este projeto teve a finalidade de elaborar a matriz de competência no âmbito da Residência Médica em Cardiologia no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, envolvendo todos os preceptores e docentes da Unidade de Atenção Cardiovascular/Cardiologia e foi desenvolvido nas seguintes etapas: 1) Levantamento bibliográfico para identificação de objetivos de aprendizagem para a formação por competência em Cardiologia 2) Construção coletiva da matriz de competências para a Residência Médica em Cardiologia, seguindo a metodologia Delphi modificada para obtenção do consenso entre os participantes; 3) Capacitação dos preceptores e docentes com atuação no serviço sobre elaboração do currículo em Cardiologia para a Residência. O consenso foi obtido entre os 13 participantes, sendo o modelo final da Matriz de Competência em Cardiologia do HUOL alcançado em duas rodadas da estratégia Delphi. Sugeriu-se uma matriz para o primeiro ano e outra para o segundo ano da Residência, sendo ambas divididas nos domínios: Atenção à saúde, Gestão em saúde e Educação em saúde. A concordância foi mais expressiva para os quesitos afeitos ao domínio “Atenção à saúde”, provavelmente por abordar temas mais familiares aos preceptores e foi menos robusto para os tópicos relacionados à “Gestão em saúde” e à “Educação em saúde”, por se tratar, possivelmente, de temas tradicionalmente pouco discutidos, sendo alvo de debates apenas nas últimas décadas. A matriz construída a partir deste projeto representa um consenso para o programa de treinamento em Cardiologia do HUOL, que poderá servir de base para outras profissões e especialidades médicas dentro e fora da instituição.Medical education has undergone many adjustments in recent decades due to the need to train professionals that meet population needs. Discussions are moving towards reshaping curricula, which should be guided by professional skills and no longer by educational processes, called Competency-Based Education. In Brazil, there is no consensus among training programs in Medicine, particularly in Cardiology, highlighting the importance, therefore, of a guide that directs the content to be given, how it should be applied and what the ideal evaluation tools. This project had the purpose of elaborating the competency matrix within the scope of the Medical Residency in Cardiology at Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). The study was prospective, descriptive and interventional, involving all preceptors and teachers of the Cardiovascular Attention Unit / Cardiology and was developed in the following stages: 1) Bibliographic review in order to identify learning objectives for Competency Education in Cardiology 2) Collective construction of the competency matrix for Medical Residency in Cardiology, following the modified Delphi methodology to obtain consensus among the participants 3)Training of all preceptors and teaching staff in the service for collective construction of the competency matrix for Medical Residency in Cardiology. The consensus was obtained between all the thirteen participants, with the final model of the HUOL Cardiology Competence Matrix achieved in the second round of evaluations. It was suggested a matrix for the first year and another for the second year of the Residence, both being divided in the domains: Health Care, Health Management and Health Education. The agreement was more expressive for the questions related to the "Health Care" domain, probably because it meant an issue already familiar to preceptors and less robust for topics related to "Health Management" and "Health Education", because possibly dealing with topics that have traditionally been little discussed and have been the subject of debate only in recent decades. The matrix built from this project represents a consensus for the HUOL Cardiology training program, which can serve as a basis for other professions and medical specialties inside and outside the institution.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDEResidência médicaEducação médicaEducação baseada em competênciaMatriz de competênciaMatriz de competência para Residência Médica em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCristianeGuedesPita_DISSERT.pdf.txtCristianeGuedesPita_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain110803https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25719/2/CristianeGuedesPita_DISSERT.pdf.txt157972e241526e0b77beb67ed123d612MD52THUMBNAILCristianeGuedesPita_DISSERT.pdf.jpgCristianeGuedesPita_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1892https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25719/3/CristianeGuedesPita_DISSERT.pdf.jpg386de00d8be88cc6468e5685466251daMD53ORIGINALCristianeGuedesPita_DISSERT.pdfapplication/pdf2184359https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25719/1/CristianeGuedesPita_DISSERT.pdf2704a7313e2790434e7d8d241d75910cMD51123456789/257192019-01-30 13:01:14.513oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25719Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:01:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matriz de competência para Residência Médica em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title Matriz de competência para Residência Médica em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
spellingShingle Matriz de competência para Residência Médica em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Pita, Cristiane Guedes
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
Residência médica
Educação médica
Educação baseada em competência
Matriz de competência
title_short Matriz de competência para Residência Médica em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full Matriz de competência para Residência Médica em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_fullStr Matriz de competência para Residência Médica em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Matriz de competência para Residência Médica em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_sort Matriz de competência para Residência Médica em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
author Pita, Cristiane Guedes
author_facet Pita, Cristiane Guedes
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gois, Aécio Flávio Teixeira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Medeiros, Elaine Lira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lima, Francisco Pignataro
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Vilar, Maria José Pereira
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pita, Cristiane Guedes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diniz, Rosiane Viana Zuza
contributor_str_mv Diniz, Rosiane Viana Zuza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
Residência médica
Educação médica
Educação baseada em competência
Matriz de competência
dc.subject.por.fl_str_mv Residência médica
Educação médica
Educação baseada em competência
Matriz de competência
description A educação médica vem passando por muitas adequações nas últimas décadas em virtude da necessidade de se formar profissionais que atendam às necessidades da população. As discussões caminham no sentido da reformulação de currículos, que devem passar a ser guiados por competências profissionais e não mais por processos educacionais, a chamada Educação Baseada em Competências. No Brasil, não há um consenso entre os programas de treinamento médico, particularmente na área da Cardiologia, destacando-se a importância, portanto, de um guia que direcione o conteúdo a ser ministrado, como ele deve ser aplicado e quais as ferramentas ideais de avaliação. Este projeto teve a finalidade de elaborar a matriz de competência no âmbito da Residência Médica em Cardiologia no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, envolvendo todos os preceptores e docentes da Unidade de Atenção Cardiovascular/Cardiologia e foi desenvolvido nas seguintes etapas: 1) Levantamento bibliográfico para identificação de objetivos de aprendizagem para a formação por competência em Cardiologia 2) Construção coletiva da matriz de competências para a Residência Médica em Cardiologia, seguindo a metodologia Delphi modificada para obtenção do consenso entre os participantes; 3) Capacitação dos preceptores e docentes com atuação no serviço sobre elaboração do currículo em Cardiologia para a Residência. O consenso foi obtido entre os 13 participantes, sendo o modelo final da Matriz de Competência em Cardiologia do HUOL alcançado em duas rodadas da estratégia Delphi. Sugeriu-se uma matriz para o primeiro ano e outra para o segundo ano da Residência, sendo ambas divididas nos domínios: Atenção à saúde, Gestão em saúde e Educação em saúde. A concordância foi mais expressiva para os quesitos afeitos ao domínio “Atenção à saúde”, provavelmente por abordar temas mais familiares aos preceptores e foi menos robusto para os tópicos relacionados à “Gestão em saúde” e à “Educação em saúde”, por se tratar, possivelmente, de temas tradicionalmente pouco discutidos, sendo alvo de debates apenas nas últimas décadas. A matriz construída a partir deste projeto representa um consenso para o programa de treinamento em Cardiologia do HUOL, que poderá servir de base para outras profissões e especialidades médicas dentro e fora da instituição.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-09T21:23:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-09T21:23:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PITA, Cristiane Guedes. Matriz de competência para Residência Médica em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25719
identifier_str_mv PITA, Cristiane Guedes. Matriz de competência para Residência Médica em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25719/2/CristianeGuedesPita_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25719/3/CristianeGuedesPita_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25719/1/CristianeGuedesPita_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 157972e241526e0b77beb67ed123d612
386de00d8be88cc6468e5685466251da
2704a7313e2790434e7d8d241d75910c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117705389572096