Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Katiane Xavier da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20967
Resumo: Gestão e Inovação são duas palavras que se unem no contexto organizacional em prol do sucesso das empresas. A inovação tornou-se componente essencial para o turismo e a indústria dos centros de conferências e convenções. Considerando os impactos dos centros de conferências e convenções no setor turístico e a constante inovação como estratégia de vantagem competitiva da última década, o presente trabalho utilizou a Gestão de Inovação como chave para o desafio de mudança no Centro de Convenções de Natal. Os fatores em gestão de inovação para os centros de conferências e convenções foram investigados, através de informações na estrutura organizacional e tecnológica dos equipamentos, como o estado da arte da inovação. Os principais aspectos da Gestão de Inovação que refletem na construção de indústria de reuniões é a capacidade de criação e transformação para os centros de conferências e convenções. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva, com método de estudo de caso, que relacionou a gestão de inovação e o turismo para o Centro de Convenções de Natal. Os resultados mostram que ainda inexiste no Centro de Convenções de Natal, um nível de Gestão de Inovação insatisfatório, pois os planejamentos, lideranças, capacidades, estratégias e implementações para processos inovadores hodiernamente são ausentes.
id UFRN_25c038583f239ea9f4a13e0ba923568e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20967
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Katiane Xavier dahttp://lattes.cnpq.br/7371513742447780http://lattes.cnpq.br/9398091583694583Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2679486695792235Aouar, Walid Abbas Elhttp://lattes.cnpq.br/9068744455564829Medeiros, Carlos Alberto Freire2016-07-18T17:30:40Z2016-07-18T17:30:40Z2015-08-31SILVA, Katiane Xavier da. Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza. 2015. 71f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20967Gestão e Inovação são duas palavras que se unem no contexto organizacional em prol do sucesso das empresas. A inovação tornou-se componente essencial para o turismo e a indústria dos centros de conferências e convenções. Considerando os impactos dos centros de conferências e convenções no setor turístico e a constante inovação como estratégia de vantagem competitiva da última década, o presente trabalho utilizou a Gestão de Inovação como chave para o desafio de mudança no Centro de Convenções de Natal. Os fatores em gestão de inovação para os centros de conferências e convenções foram investigados, através de informações na estrutura organizacional e tecnológica dos equipamentos, como o estado da arte da inovação. Os principais aspectos da Gestão de Inovação que refletem na construção de indústria de reuniões é a capacidade de criação e transformação para os centros de conferências e convenções. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva, com método de estudo de caso, que relacionou a gestão de inovação e o turismo para o Centro de Convenções de Natal. Os resultados mostram que ainda inexiste no Centro de Convenções de Natal, um nível de Gestão de Inovação insatisfatório, pois os planejamentos, lideranças, capacidades, estratégias e implementações para processos inovadores hodiernamente são ausentes.Management and innovation are two words that come together in the organizational context for the success of firms. Innovation has become an essential component for tourism and convention centers. Considering the impact of the meetings centers in the tourism sector and constant innovation as a competitive advantage strategy of the last decade, this study used the innovation management as a key to changing challenge in the center of Natal conventions. Factors in innovation management for meetings centers were investigated by means of information in organizational and technological structure of the equipment such as the state of the art innovation. The main aspects of innovation management reflecting in the meetings industry of construction is the ability to create and change to the conference and convention centers. It is a descriptive exploratory qualitative research with case study method, which relate to innovation management and tourism to Natal and Fortaleza conventions centers. The results show that there is still no at convention center of Natal , a satisfactory innovation management level, for the planning, leadership, skills, strategies and implementations for innovative processes in our times are absent.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOGestão de inovaçãoTurismoCentros de Conferências e ConvençõesGestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortalezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALKatianeXavierDaSilva_DISSERT.pdfKatianeXavierDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1146673https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20967/1/KatianeXavierDaSilva_DISSERT.pdff978c2691abbe1c65083ca15fa592532MD51TEXTKatianeXavierDaSilva_DISSERT.pdf.txtKatianeXavierDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain156267https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20967/6/KatianeXavierDaSilva_DISSERT.pdf.txtdc2ca4e425d21b7e08f3fd8cd5bb8f75MD56THUMBNAILKatianeXavierDaSilva_DISSERT.pdf.jpgKatianeXavierDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2310https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20967/7/KatianeXavierDaSilva_DISSERT.pdf.jpg0e5ad33c85e89c83a0e688fe31f792e3MD57123456789/209672017-11-03 11:03:12.607oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20967Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T14:03:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza
title Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza
spellingShingle Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza
Silva, Katiane Xavier da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Gestão de inovação
Turismo
Centros de Conferências e Convenções
title_short Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza
title_full Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza
title_fullStr Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza
title_full_unstemmed Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza
title_sort Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza
author Silva, Katiane Xavier da
author_facet Silva, Katiane Xavier da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7371513742447780
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9398091583694583
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2679486695792235
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Aouar, Walid Abbas El
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9068744455564829
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Katiane Xavier da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Carlos Alberto Freire
contributor_str_mv Medeiros, Carlos Alberto Freire
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Gestão de inovação
Turismo
Centros de Conferências e Convenções
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de inovação
Turismo
Centros de Conferências e Convenções
description Gestão e Inovação são duas palavras que se unem no contexto organizacional em prol do sucesso das empresas. A inovação tornou-se componente essencial para o turismo e a indústria dos centros de conferências e convenções. Considerando os impactos dos centros de conferências e convenções no setor turístico e a constante inovação como estratégia de vantagem competitiva da última década, o presente trabalho utilizou a Gestão de Inovação como chave para o desafio de mudança no Centro de Convenções de Natal. Os fatores em gestão de inovação para os centros de conferências e convenções foram investigados, através de informações na estrutura organizacional e tecnológica dos equipamentos, como o estado da arte da inovação. Os principais aspectos da Gestão de Inovação que refletem na construção de indústria de reuniões é a capacidade de criação e transformação para os centros de conferências e convenções. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva, com método de estudo de caso, que relacionou a gestão de inovação e o turismo para o Centro de Convenções de Natal. Os resultados mostram que ainda inexiste no Centro de Convenções de Natal, um nível de Gestão de Inovação insatisfatório, pois os planejamentos, lideranças, capacidades, estratégias e implementações para processos inovadores hodiernamente são ausentes.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-18T17:30:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-18T17:30:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Katiane Xavier da. Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza. 2015. 71f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20967
identifier_str_mv SILVA, Katiane Xavier da. Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza. 2015. 71f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20967/1/KatianeXavierDaSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20967/6/KatianeXavierDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20967/7/KatianeXavierDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f978c2691abbe1c65083ca15fa592532
dc2ca4e425d21b7e08f3fd8cd5bb8f75
0e5ad33c85e89c83a0e688fe31f792e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117715150766080