Ferramentas de comunicação em turismo de eventos : o caso de Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hardman, Taís de Oliveira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/505
http://dx.doi.org/10.26512/2005.11.TCC.505
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005.
id UNB-2_f6d88e47534f71ef82805f09c010c8ec
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/505
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Hardman, Taís de OliveiraBorda, Gilson ZehetmeyerHARDMAN, Taís de Oliveira. Ferramentas de comunicação em turismo de eventos: o caso de Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 2005. 86 f. Monografia (Especialização em Consultoria em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.http://bdm.unb.br/handle/10483/505http://dx.doi.org/10.26512/2005.11.TCC.505Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005.O turismo de eventos é o segmento de turismo que cuida dos vários tipos de eventos que se realizam dentro de um universo amplo e diversificado. É praticado com interesse profissional e cultural por meio de congressos, convenções, simpósios, feiras, encontros culturais, reuniões internacionais, entre outros, e é uma das atividades econômicas que mais crescem no mundo atual. O tema deste trabalho surgiu da necessidade de dimensionar a importância das ferramentas de comunicação de Marketing para o turismo de eventos, com base no estudo de caso do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. As técnicas promocionais são utilizadas para fazer com que clientes potenciais conheçam os produtos, estimular a demanda e geralmente oferecer incentivos para compra. Partindo deste conceito, estudo foi conduzido mediante Pesquisa Bibliográfica e Documental de forma a consolidar o embasamento teórico sobre Turismo de Eventos e Ferramentas de Comunicação de Marketing; Pesquisa de campo no sentido de agregar valor à pesquisa através da busca de maiores informações com a população alvo (SETUR e Brasília Convention e Visitors Bureau) e Estudo de Caso, de forma privilegiar o caso do Centro de Convenções. Foram aplicados 250 questionários com os alunos e exalunos do Centro de Excelência em Turismo com o objetivo de identificar a percepção dos mesmos em relação à divulgação atual do Novo Centro. A pesquisa revela uma percepção negativa dos entrevistados em relação a atual divulgação e com base nos estudos levantados são sugeridos alguns aspectos de melhoria.Submitted by Luis Felipe Souza Silva (luis@bce.unb.br) on 2009-07-15T18:00:25Z No. of bitstreams: 1 2005_TaisOliveiraHardman.pdf: 4076860 bytes, checksum: 73632b1a0452c1db0bdc7d7fb0aff044 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-08-06T14:54:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2005_TaisOliveiraHardman.pdf: 4076860 bytes, checksum: 73632b1a0452c1db0bdc7d7fb0aff044 (MD5)Made available in DSpace on 2009-08-06T14:54:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005_TaisOliveiraHardman.pdf: 4076860 bytes, checksum: 73632b1a0452c1db0bdc7d7fb0aff044 (MD5) Previous issue date: 2005-11The tourism of events is the tourism segment that takes care of the some types of events that if carry through inside of an ample and diversified universe. It is practised with professional and cultural interest by means of cultural congresses, conventions, symposiums, fairs, meeting, international meetings, among others, and is one of the economic activities that more grow in the current world. The subject of this work appeared of the necessity of dimensionar the importance of the tools of communication of Marketing for the tourism of events, on the basis of the study of case of the Center of Conventions Guimarães Ulysses. The promocionais techniques are used to make with that potential customers know the products, to stimulate the demand and generally to offer incentives for purchase. Leaving of this concept, study it was lead by means of Documentary Bibliographical Research and of form to consolidate the theoretical basement on Tourism of Events and Tools of Communication of Marketing; Research of field in the direction to add value to the research through the search of bigger information with the white population (SETUR and Brasilia Convention and Visitors Bureau) and Study of Case, form to privilege the case of the Center of Conventions. 250 questionnaires with the pupils and formerpupils of the Center of Excellency in Tourism with the objective had been applied to identify the perception of the same ones in relation to the current spreading of the New Center. The research discloses a negative perception of interviewed in relation the current spreading and on the basis of the raised studies are suggested some aspects of improvement.Turismo de eventosTurismo - marketingCentro de Convenções Ulysses GuimarãesFerramentas de comunicação em turismo de eventos : o caso de Centro de Convenções Ulysses Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2009-08-06T14:54:32Z2009-08-06T14:54:32Z2009-08-06T14:54:32Z2005-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2005_TaisOliveiraHardman.pdf2005_TaisOliveiraHardman.pdfapplication/pdf4076860http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/505/1/2005_TaisOliveiraHardman.pdf73632b1a0452c1db0bdc7d7fb0aff044MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1842http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/505/2/license.txt2479f6c1c8998f9b9ea94a65d1f2f1ddMD52TEXT2005_TaisOliveiraHardman.pdf.txt2005_TaisOliveiraHardman.pdf.txttext/plain105721http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/505/3/2005_TaisOliveiraHardman.pdf.txtc2811f6d0da9e7965fae63d4bc4eb196MD5310483/5052019-09-11 09:47:09.766oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-09-11T12:47:09Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ferramentas de comunicação em turismo de eventos : o caso de Centro de Convenções Ulysses Guimarães
title Ferramentas de comunicação em turismo de eventos : o caso de Centro de Convenções Ulysses Guimarães
spellingShingle Ferramentas de comunicação em turismo de eventos : o caso de Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Hardman, Taís de Oliveira
Turismo de eventos
Turismo - marketing
Centro de Convenções Ulysses Guimarães
title_short Ferramentas de comunicação em turismo de eventos : o caso de Centro de Convenções Ulysses Guimarães
title_full Ferramentas de comunicação em turismo de eventos : o caso de Centro de Convenções Ulysses Guimarães
title_fullStr Ferramentas de comunicação em turismo de eventos : o caso de Centro de Convenções Ulysses Guimarães
title_full_unstemmed Ferramentas de comunicação em turismo de eventos : o caso de Centro de Convenções Ulysses Guimarães
title_sort Ferramentas de comunicação em turismo de eventos : o caso de Centro de Convenções Ulysses Guimarães
author Hardman, Taís de Oliveira
author_facet Hardman, Taís de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hardman, Taís de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borda, Gilson Zehetmeyer
contributor_str_mv Borda, Gilson Zehetmeyer
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Turismo de eventos
Turismo - marketing
Centro de Convenções Ulysses Guimarães
topic Turismo de eventos
Turismo - marketing
Centro de Convenções Ulysses Guimarães
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005.
publishDate 2005
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2005-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-08-06T14:54:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-08-06T14:54:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-06T14:54:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HARDMAN, Taís de Oliveira. Ferramentas de comunicação em turismo de eventos: o caso de Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 2005. 86 f. Monografia (Especialização em Consultoria em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/505
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2005.11.TCC.505
identifier_str_mv HARDMAN, Taís de Oliveira. Ferramentas de comunicação em turismo de eventos: o caso de Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 2005. 86 f. Monografia (Especialização em Consultoria em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/505
http://dx.doi.org/10.26512/2005.11.TCC.505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/505/1/2005_TaisOliveiraHardman.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/505/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/505/3/2005_TaisOliveiraHardman.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 73632b1a0452c1db0bdc7d7fb0aff044
2479f6c1c8998f9b9ea94a65d1f2f1dd
c2811f6d0da9e7965fae63d4bc4eb196
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492863852216320