A consulta interprofissional como estratégia de educação interprofissional na formação profissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zenaide, Felipe Nóbrega
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28313
Resumo: A realidade dos serviços de saúde com indicadores insatisfatórios, alto custo e pouca efetividade mostra a necessidade de mudança urgente. Este cenário tem sido alcançado como reflexo da formação dos profissionais da saúde de forma isolada, fragmentada e com pouca comunicação e interação. A educação interprofissional com o desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe tem se mostrado como estratégia eficaz para esta transformação. Partindo dessa problemática a pesquisa teve o objetivo de explorar os princípios teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional através da inserção dos residentes de Medicina (ginecologia e obstetrícia), Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Serviço Social, Farmacologia e Nutrição na consulta interprofissional de pré-natal. Trata-se de um estudo de caso observacional de abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram residentes, do programa multiprofissional e médica do Hospital Universitário Ana Bezerra, que participaram de consultas de pré-natal interprofissional. O grupo de discussão foi adotado como técnica de coleta de dados, a partir de casos atendidos nas consultas de pré-natal interprofissional. A análise do grupo de discussão foi realizada através de três fases: uma préanálise com as expectativas do pesquisador, a análise do discurso grupal com a captação da linguagem verbal e não verbal, consensos e dissensos e uma fase reflexiva com as contestações entre a primeira e a segunda fases de análise. Os resultados foram o desenvolvimento de competências colaborativas como clareza de papéis, centralidade no usuário já no primeiro encontro, seguido por funcionamento em equipe, liderança colaborativa no segundo encontro de forma a surpreender as expectativas dentro da pré-análise com assimilação e aplicação durante as consultas seguintes das competências trabalhadas. A evolução do grupo ao longo dos encontros teve uma trajetória positiva, evidenciando as potencialidades referentes à atenção pré-natal, confirmando a educação interprofissional como potente ferramenta na formação dos profissionais de saúde. O pré-natal se mostrou como cenário adequado para a produção de conhecimento e o ambiente das residências médica e multiprofissional como ideal para a implementação da educação interprofissional e o desenvolvimento do efetivo trabalho em equipe. O estudo foi realizado com base nos princípios da ética e bioética, estabelecidos pela Resolução do CNS nº466/12 e aprovados segundo o parecer 3.176.379.
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A educação interprofissional com o desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe tem se mostrado como estratégia eficaz para esta transformação. Partindo dessa problemática a pesquisa teve o objetivo de explorar os princípios teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional através da inserção dos residentes de Medicina (ginecologia e obstetrícia), Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Serviço Social, Farmacologia e Nutrição na consulta interprofissional de pré-natal. Trata-se de um estudo de caso observacional de abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram residentes, do programa multiprofissional e médica do Hospital Universitário Ana Bezerra, que participaram de consultas de pré-natal interprofissional. O grupo de discussão foi adotado como técnica de coleta de dados, a partir de casos atendidos nas consultas de pré-natal interprofissional. A análise do grupo de discussão foi realizada através de três fases: uma préanálise com as expectativas do pesquisador, a análise do discurso grupal com a captação da linguagem verbal e não verbal, consensos e dissensos e uma fase reflexiva com as contestações entre a primeira e a segunda fases de análise. Os resultados foram o desenvolvimento de competências colaborativas como clareza de papéis, centralidade no usuário já no primeiro encontro, seguido por funcionamento em equipe, liderança colaborativa no segundo encontro de forma a surpreender as expectativas dentro da pré-análise com assimilação e aplicação durante as consultas seguintes das competências trabalhadas. A evolução do grupo ao longo dos encontros teve uma trajetória positiva, evidenciando as potencialidades referentes à atenção pré-natal, confirmando a educação interprofissional como potente ferramenta na formação dos profissionais de saúde. O pré-natal se mostrou como cenário adequado para a produção de conhecimento e o ambiente das residências médica e multiprofissional como ideal para a implementação da educação interprofissional e o desenvolvimento do efetivo trabalho em equipe. O estudo foi realizado com base nos princípios da ética e bioética, estabelecidos pela Resolução do CNS nº466/12 e aprovados segundo o parecer 3.176.379.The reality of health services with unsatisfactory indicators, high cost and little effectiveness shows the need for urgent change. This scenario has been achieved as a reflection of the training of health professionals in an isolated, fragmented way with little communication and interaction. The interprofessional education with the development of collaborative skills for teamwork has proven to be an effective strategy for this transformation. Based on this problem the research aims to explore the theoretical and methodological principles of Interprofessional Education through the insertion of the residents of Medicine (gynecology and obstetrics), Nursing, Physiotherapy, Psychology, Dentistry, Social Work, Pharmacology and Nutrition in the interprofessional consultation of pre -Christmas. This is an observational case study and a qualitative approach. The participants of the research were residents of the program multiprofessional and medical of the University Hospital Ana Bezerra, who participated in the interprofessional prenatal consultation. the discussion group was adopted as a technique for data collection, based on cases attended at the interprofessional prenatal visit. The analysis of the group was carried out through three phases at each meeting: a pre-analysis with the researcher's expectations, the analysis of the group discourse with the acquisition of verbal and non-verbal language, consensus and dissent, and a reflexive phase with the disputes between the first and second phases of analysis. The results were of great wealth with the emergence of collaborative skills such as clarity of roles, patient centred-care already in the first meeting, followed by team functioning, collaborative leadership in the second encounter in order to surprise expectations within the pre-analysis with assimilation and during the subsequent consultations on the competencies worked. The evolution of the group during the meetings had a very positive trajectory, evidencing the potentialities related to the service in question, confirming the interprofessional education as a fruitful tool in the transformation of professionals, prenatal care as an appropriate scenario, effective method in production of knowledge and the environment of medical and multiprofessional residences as potent and fertile to the implementation of interprofessional education and the development of collaborative teamwork. The entire study will be carried out based on the principles of ethics and bioethics, established by CNS Resolution 466/12.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEducação em saúdeColaboração e assistência à saúdeA consulta interprofissional como estratégia de educação interprofissional na formação profissional em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTConsultainterprofissionalestrategia_Zenaide_2019.pdf.txtConsultainterprofissionalestrategia_Zenaide_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain122756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28313/2/Consultainterprofissionalestrategia_Zenaide_2019.pdf.txt195538e25802588796ba0967117b3958MD52THUMBNAILConsultainterprofissionalestrategia_Zenaide_2019.pdf.jpgConsultainterprofissionalestrategia_Zenaide_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28313/3/Consultainterprofissionalestrategia_Zenaide_2019.pdf.jpgad8eead9b71f3a676f5f793cf064ea87MD53ORIGINALConsultainterprofissionalestrategia_Zenaide_2019.pdfapplication/pdf2774477https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28313/1/Consultainterprofissionalestrategia_Zenaide_2019.pdf85962106a30a2579c46d094e02843712MD51123456789/283132020-01-26 04:30:58.806oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28313Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-26T07:30:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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