O ensino da sociologia na perspectiva dos professores de sociologia do ensino médio em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jacqueline Tavares da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26137
Resumo: A Sociologia chega ao Brasil em meados de 1924 e 1925, tendo a sua primeira cátedra (cadeira professoral), nas Escolas Normais como disciplina auxiliar da Pedagogia. É institucionalizada em 1930 no meio acadêmico brasileiro com a criação da escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo em 1933. Desde então, a disciplina de Sociologia vem enfrentando várias dificuldades para fazer parte da estrutura curricular do Ensino Médio. Com as mudanças e reformas ocorridas no cenário político brasileiro ao longo da história, à disciplina de Sociologia no espaço educacional, ora é obrigatória, ora é optativa, o que acaba influenciando o ensino nas escolas de ensino básico em nosso país. Diante desse contexto, recorremos à representação social de professores que lecionam a disciplina de Sociologia para analisar o ensino desta disciplina nas escolas de Ensino Médio, públicas e privadas, do município de Natal/RN. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se um questionário de forma quali-quantitativa com perguntas estruturadas e questões abertas. Na análise das entrevistas, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposto por Lefevre & Lefevre (2010), por meio do programa QualiQuantsoft. Os resultados obtidos demonstram as realidades enfrentadas pelos professores de Sociologia, tanto nas escolas públicas quanto nas escolas privadas do Ensino Médio, ao nos deparamos com situações que vem ocorrendo ao longo da história das Ciências Sociais e que permanecem as mesmas, como por exemplo, professores de outras disciplinas ministrando aulas de Sociologia de forma superficial, a luta pela valorização e permanência da disciplina na grade curricular do Ensino Médio e o retrocesso que a Sociologia mais uma vez vem passando no cenário político educacional, relegando-a a uma disciplina optativa conforme medida provisória 746/2016. Por fim, constatou-se que a luta da Sociologia para manter-se na matriz curricular do Ensino Médio consolida-se por meio de seus professores licenciados que buscam reconhecimento ao promover a qualidade do ensino da disciplina.
id UFRN_27574433ae01a4a68b6f8dec76736565
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26137
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Jacqueline Tavares daPaiva, Irene Alves deLira, André Augusto DinizFortes, Lore2018-11-22T23:24:28Z2018-11-22T23:24:28Z2018-04-19SILVA, Jacqueline Tavares da. O ensino da sociologia na perspectiva dos professores de sociologia do ensino médio em Natal/RN. 2018. 89f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26137A Sociologia chega ao Brasil em meados de 1924 e 1925, tendo a sua primeira cátedra (cadeira professoral), nas Escolas Normais como disciplina auxiliar da Pedagogia. É institucionalizada em 1930 no meio acadêmico brasileiro com a criação da escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo em 1933. Desde então, a disciplina de Sociologia vem enfrentando várias dificuldades para fazer parte da estrutura curricular do Ensino Médio. Com as mudanças e reformas ocorridas no cenário político brasileiro ao longo da história, à disciplina de Sociologia no espaço educacional, ora é obrigatória, ora é optativa, o que acaba influenciando o ensino nas escolas de ensino básico em nosso país. Diante desse contexto, recorremos à representação social de professores que lecionam a disciplina de Sociologia para analisar o ensino desta disciplina nas escolas de Ensino Médio, públicas e privadas, do município de Natal/RN. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se um questionário de forma quali-quantitativa com perguntas estruturadas e questões abertas. Na análise das entrevistas, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposto por Lefevre & Lefevre (2010), por meio do programa QualiQuantsoft. Os resultados obtidos demonstram as realidades enfrentadas pelos professores de Sociologia, tanto nas escolas públicas quanto nas escolas privadas do Ensino Médio, ao nos deparamos com situações que vem ocorrendo ao longo da história das Ciências Sociais e que permanecem as mesmas, como por exemplo, professores de outras disciplinas ministrando aulas de Sociologia de forma superficial, a luta pela valorização e permanência da disciplina na grade curricular do Ensino Médio e o retrocesso que a Sociologia mais uma vez vem passando no cenário político educacional, relegando-a a uma disciplina optativa conforme medida provisória 746/2016. Por fim, constatou-se que a luta da Sociologia para manter-se na matriz curricular do Ensino Médio consolida-se por meio de seus professores licenciados que buscam reconhecimento ao promover a qualidade do ensino da disciplina.Sociology arrived in Brazil in the middle of 1924 and 1925, having its first chair (professorial chair), in the Normal Schools as an auxiliary discipline of Pedagogy. It was institutionalized in 1930 in the Brazilian academic environment with the creation of the Free School of Sociology and Politics of São Paulo in 1933. Since then, the discipline of Sociology has faced several difficulties to be part of the curricular structure of High School. With the changes and reforms that have taken place in the Brazilian political scene throughout history, the discipline of Sociology in the educational space is now compulsory, sometimes it is optional, which ends up influencing teaching in elementary schools in our country. In this context, we have recourse to the social representation of teachers who teach the discipline of Sociology to analyze the teaching of this subject in public and private secondary schools in the city of Natal / RN. As a research instrument, a questionnaire was applied qualitatively and quantitatively with structured questions and open questions. In the analysis of the interviews, the Collective Subject Discourse (DSC) technique, proposed by Lefevre & Lefevre (2010), was used through the QualiQuantsoft program. The results obtained demonstrate the realities faced by sociology professors, both in public schools and private high schools, when we come across situations that have been occurring throughout the history of social sciences and that remain the same, such as teachers of other disciplines teaching classes in Sociology in a superficial way, the struggle for the valorization and permanence of the discipline in the curriculum of High School and the retrogression that Sociology is once again passing in the educational political scenario, relegating it to an optional discipline as measured provisional Regulation 746/2016. Finally, it was verified that the struggle of Sociology to maintain itself in the curricular matrix of the Secondary School is consolidated through its professors licensed that seek recognition when promoting the teaching-learning quality of the discipline.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIASociologia do ensino médioEstrutura curricularDiscurso do sujeito coletivoO ensino da sociologia na perspectiva dos professores de sociologia do ensino médio em Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEnsinosociologiaperspectiva_Silva_2018.pdf.txtEnsinosociologiaperspectiva_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain160671https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26137/2/Ensinosociologiaperspectiva_Silva_2018.pdf.txt0ab47664d44f96c1a34c37f00f1db92eMD52EnsinoSociologiaPerspectiva_Silva_2018.pdf.txtEnsinoSociologiaPerspectiva_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain160551https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26137/4/EnsinoSociologiaPerspectiva_Silva_2018.pdf.txt157659f6d502194050bdd15654ee8606MD54THUMBNAILEnsinosociologiaperspectiva_Silva_2018.pdf.jpgEnsinosociologiaperspectiva_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2745https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26137/3/Ensinosociologiaperspectiva_Silva_2018.pdf.jpg3296e15a09f0c3e493bda0fa9cc0997eMD53EnsinoSociologiaPerspectiva_Silva_2018.pdf.jpgEnsinoSociologiaPerspectiva_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26137/5/EnsinoSociologiaPerspectiva_Silva_2018.pdf.jpg07e189e0edc4a8b5b5b1aa3f1f16322eMD55ORIGINALEnsinoSociologiaPerspectiva_Silva_2018.pdfapplication/pdf1175982https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26137/1/EnsinoSociologiaPerspectiva_Silva_2018.pdfb11f0bd9f2a86a04e0f822d835d62f7fMD51123456789/261372019-05-26 03:11:50.058oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26137Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:11:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da sociologia na perspectiva dos professores de sociologia do ensino médio em Natal/RN
title O ensino da sociologia na perspectiva dos professores de sociologia do ensino médio em Natal/RN
spellingShingle O ensino da sociologia na perspectiva dos professores de sociologia do ensino médio em Natal/RN
Silva, Jacqueline Tavares da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Sociologia do ensino médio
Estrutura curricular
Discurso do sujeito coletivo
title_short O ensino da sociologia na perspectiva dos professores de sociologia do ensino médio em Natal/RN
title_full O ensino da sociologia na perspectiva dos professores de sociologia do ensino médio em Natal/RN
title_fullStr O ensino da sociologia na perspectiva dos professores de sociologia do ensino médio em Natal/RN
title_full_unstemmed O ensino da sociologia na perspectiva dos professores de sociologia do ensino médio em Natal/RN
title_sort O ensino da sociologia na perspectiva dos professores de sociologia do ensino médio em Natal/RN
author Silva, Jacqueline Tavares da
author_facet Silva, Jacqueline Tavares da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Paiva, Irene Alves de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lira, André Augusto Diniz
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jacqueline Tavares da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fortes, Lore
contributor_str_mv Fortes, Lore
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Sociologia do ensino médio
Estrutura curricular
Discurso do sujeito coletivo
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia do ensino médio
Estrutura curricular
Discurso do sujeito coletivo
description A Sociologia chega ao Brasil em meados de 1924 e 1925, tendo a sua primeira cátedra (cadeira professoral), nas Escolas Normais como disciplina auxiliar da Pedagogia. É institucionalizada em 1930 no meio acadêmico brasileiro com a criação da escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo em 1933. Desde então, a disciplina de Sociologia vem enfrentando várias dificuldades para fazer parte da estrutura curricular do Ensino Médio. Com as mudanças e reformas ocorridas no cenário político brasileiro ao longo da história, à disciplina de Sociologia no espaço educacional, ora é obrigatória, ora é optativa, o que acaba influenciando o ensino nas escolas de ensino básico em nosso país. Diante desse contexto, recorremos à representação social de professores que lecionam a disciplina de Sociologia para analisar o ensino desta disciplina nas escolas de Ensino Médio, públicas e privadas, do município de Natal/RN. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se um questionário de forma quali-quantitativa com perguntas estruturadas e questões abertas. Na análise das entrevistas, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposto por Lefevre & Lefevre (2010), por meio do programa QualiQuantsoft. Os resultados obtidos demonstram as realidades enfrentadas pelos professores de Sociologia, tanto nas escolas públicas quanto nas escolas privadas do Ensino Médio, ao nos deparamos com situações que vem ocorrendo ao longo da história das Ciências Sociais e que permanecem as mesmas, como por exemplo, professores de outras disciplinas ministrando aulas de Sociologia de forma superficial, a luta pela valorização e permanência da disciplina na grade curricular do Ensino Médio e o retrocesso que a Sociologia mais uma vez vem passando no cenário político educacional, relegando-a a uma disciplina optativa conforme medida provisória 746/2016. Por fim, constatou-se que a luta da Sociologia para manter-se na matriz curricular do Ensino Médio consolida-se por meio de seus professores licenciados que buscam reconhecimento ao promover a qualidade do ensino da disciplina.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-22T23:24:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-22T23:24:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Jacqueline Tavares da. O ensino da sociologia na perspectiva dos professores de sociologia do ensino médio em Natal/RN. 2018. 89f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26137
identifier_str_mv SILVA, Jacqueline Tavares da. O ensino da sociologia na perspectiva dos professores de sociologia do ensino médio em Natal/RN. 2018. 89f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26137/2/Ensinosociologiaperspectiva_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26137/4/EnsinoSociologiaPerspectiva_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26137/3/Ensinosociologiaperspectiva_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26137/5/EnsinoSociologiaPerspectiva_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26137/1/EnsinoSociologiaPerspectiva_Silva_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ab47664d44f96c1a34c37f00f1db92e
157659f6d502194050bdd15654ee8606
3296e15a09f0c3e493bda0fa9cc0997e
07e189e0edc4a8b5b5b1aa3f1f16322e
b11f0bd9f2a86a04e0f822d835d62f7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117828966350848