Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Matheus Giannini Caldas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27165
Resumo: A presente pesquisa parte da necessidade de problematizar um planejamento pedagógico para o Ensino de Teatro, numa perspectiva dialógica, a partir de uma ideia de ampliação dos conteúdos e práticas de ensino. Tivemos por objetivo investigar a inserção nesse campo de trabalho das Narrativas Autobiográficas enquanto uma forma de repensar o próprio percurso, de estabelecer relações entre esse percurso pessoal, familiar, questões sociais, econômicas, políticas e culturais mais amplas, de trazer à tona a importância da memória. O desenho investigativo que se apresenta a partir da pesquisa qualitativa nos conduziu a pensar uma abordagem metodológica que não expusesse apenas o diálogo freiriano e sua relação com o Ensino de Teatro, através das Narrativas Autobiográficas como fundamento para a realização da pesquisa, mas de certo modo, foi preciso compreender a realidade do aluno para a elaboração de planos de aulas que proporcionassem a construção de conhecimento e ampliassem a visão sobre teatro. Dessa maneira não seria apenas descrever uma prática, estudar um caso, mas dialogar com os sujeitos e construir a pesquisa junto a eles através da pesquisa-ação. Neste sentido, buscamos focalizar nas situações específicas do cotidiano da Escola Estadual em Tempo Integral Ambulatório Cardeal Câmara, situada no município de Mossoró (RN), durante as aulas de Artes nas turmas dos 4º e 5º anos, a partir de um mergulho sobre o projeto “Minhas Narrativas”. A pesquisa está delineada detalhando uma descrição do lócus associando-o aos princípios freirianos durante a proposta pedagógica, discutindo o que é autobiografia e descrevendo sua proposta metodológica, além da apresentação da execução do projeto através de uma construção dialógica do ensino de Teatro, utilizando a preparação corporal para iniciação das narrativas autobiográficas e Jogos para a construção cênica do espetáculo de cada turma. Buscamos também analisar as dificuldades, facilidades, e o que mudou em relação ao ensino e a aprendizagem em Teatro.
id UFRN_2818d0a43d946c50be021d8fb1229db5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27165
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dantas, Matheus Giannini CaldasMachado, Charliton José dos SantosHaderchpek, Robson CarlosVieira, Marcilio de Souza2019-06-06T21:40:28Z2019-06-06T21:40:28Z2019-03-07DANTAS, Matheus Giannini Caldas. Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro. 2019. 81f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27165A presente pesquisa parte da necessidade de problematizar um planejamento pedagógico para o Ensino de Teatro, numa perspectiva dialógica, a partir de uma ideia de ampliação dos conteúdos e práticas de ensino. Tivemos por objetivo investigar a inserção nesse campo de trabalho das Narrativas Autobiográficas enquanto uma forma de repensar o próprio percurso, de estabelecer relações entre esse percurso pessoal, familiar, questões sociais, econômicas, políticas e culturais mais amplas, de trazer à tona a importância da memória. O desenho investigativo que se apresenta a partir da pesquisa qualitativa nos conduziu a pensar uma abordagem metodológica que não expusesse apenas o diálogo freiriano e sua relação com o Ensino de Teatro, através das Narrativas Autobiográficas como fundamento para a realização da pesquisa, mas de certo modo, foi preciso compreender a realidade do aluno para a elaboração de planos de aulas que proporcionassem a construção de conhecimento e ampliassem a visão sobre teatro. Dessa maneira não seria apenas descrever uma prática, estudar um caso, mas dialogar com os sujeitos e construir a pesquisa junto a eles através da pesquisa-ação. Neste sentido, buscamos focalizar nas situações específicas do cotidiano da Escola Estadual em Tempo Integral Ambulatório Cardeal Câmara, situada no município de Mossoró (RN), durante as aulas de Artes nas turmas dos 4º e 5º anos, a partir de um mergulho sobre o projeto “Minhas Narrativas”. A pesquisa está delineada detalhando uma descrição do lócus associando-o aos princípios freirianos durante a proposta pedagógica, discutindo o que é autobiografia e descrevendo sua proposta metodológica, além da apresentação da execução do projeto através de uma construção dialógica do ensino de Teatro, utilizando a preparação corporal para iniciação das narrativas autobiográficas e Jogos para a construção cênica do espetáculo de cada turma. Buscamos também analisar as dificuldades, facilidades, e o que mudou em relação ao ensino e a aprendizagem em Teatro.The present research starts from the need to problematize a pedagogical plan for Theater Teaching, from a dialogical perspective, based on an idea of expanding the contents and practices of this teaching, and investigating the insertion in this field of Autobiographical Narratives as a form of to rethink their own course, to establish relationships between this personal, family journey, wider social, economic, political and cultural issues, to bring to the fore the importance of memory. The research design that presents itself from the Qualitative research led us to think a methodological approach that not only exposed the Freirean dialogue and its relation with Theater Teaching through the Autobiographical Narratives as basis for the realization of the research. In this way, it was necessary to understand the reality of the student, to elaborate the lesson plans that would provide the construction of knowledge and broaden the vision and the theater; which would not only describe a practice, to study a case, but to dialogue with the subjects and build the research along with them through action research.In this sense, seeking to focus on the specific situations in the daily life of the Escola Estadual em Tempo Integral Ambulatório Cardeal Câmara, located in the city of Mossoró, RN,during the classes of Arts in the classes of the 4th and 5th years, from a dive on the project " My Narratives ".The research is outlined detailing a description of the locus associating with the Freirean principles during the pedagogical proposal, discussing what is autobiography and describing its methodological proposal; besides the presentation of the project execution through a dialogical construction of Theater teaching, using the body preparation for initiation of the autobiographical narratives and Games for the scenic construction of the spectacle. In addition to analyzing the difficulties, facilities, and what has changed in relation to teaching and learning in Theater.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESTeatroEducaçãoAutobiografiaNarrativasNarrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNarrativasautobiográficasproposta_Dantas_2019.pdfapplication/pdf1580305https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27165/1/Narrativasautobiogr%c3%a1ficasproposta_Dantas_2019.pdf8f05220eea9709aeeb89726e9f06a541MD51TEXTNarrativasautobiográficasproposta_Dantas_2019.pdf.txtNarrativasautobiográficasproposta_Dantas_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain178530https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27165/2/Narrativasautobiogr%c3%a1ficasproposta_Dantas_2019.pdf.txt5ac4a100873c9b51aff601fa399d2372MD52THUMBNAILNarrativasautobiográficasproposta_Dantas_2019.pdf.jpgNarrativasautobiográficasproposta_Dantas_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1585https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27165/3/Narrativasautobiogr%c3%a1ficasproposta_Dantas_2019.pdf.jpgb010f3cd03fdda030ac362914d7a96cfMD53123456789/271652019-06-09 02:26:19.769oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27165Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-09T05:26:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro
title Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro
spellingShingle Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro
Dantas, Matheus Giannini Caldas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Teatro
Educação
Autobiografia
Narrativas
title_short Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro
title_full Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro
title_fullStr Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro
title_full_unstemmed Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro
title_sort Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro
author Dantas, Matheus Giannini Caldas
author_facet Dantas, Matheus Giannini Caldas
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Machado, Charliton José dos Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Haderchpek, Robson Carlos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Matheus Giannini Caldas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Marcilio de Souza
contributor_str_mv Vieira, Marcilio de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Teatro
Educação
Autobiografia
Narrativas
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Educação
Autobiografia
Narrativas
description A presente pesquisa parte da necessidade de problematizar um planejamento pedagógico para o Ensino de Teatro, numa perspectiva dialógica, a partir de uma ideia de ampliação dos conteúdos e práticas de ensino. Tivemos por objetivo investigar a inserção nesse campo de trabalho das Narrativas Autobiográficas enquanto uma forma de repensar o próprio percurso, de estabelecer relações entre esse percurso pessoal, familiar, questões sociais, econômicas, políticas e culturais mais amplas, de trazer à tona a importância da memória. O desenho investigativo que se apresenta a partir da pesquisa qualitativa nos conduziu a pensar uma abordagem metodológica que não expusesse apenas o diálogo freiriano e sua relação com o Ensino de Teatro, através das Narrativas Autobiográficas como fundamento para a realização da pesquisa, mas de certo modo, foi preciso compreender a realidade do aluno para a elaboração de planos de aulas que proporcionassem a construção de conhecimento e ampliassem a visão sobre teatro. Dessa maneira não seria apenas descrever uma prática, estudar um caso, mas dialogar com os sujeitos e construir a pesquisa junto a eles através da pesquisa-ação. Neste sentido, buscamos focalizar nas situações específicas do cotidiano da Escola Estadual em Tempo Integral Ambulatório Cardeal Câmara, situada no município de Mossoró (RN), durante as aulas de Artes nas turmas dos 4º e 5º anos, a partir de um mergulho sobre o projeto “Minhas Narrativas”. A pesquisa está delineada detalhando uma descrição do lócus associando-o aos princípios freirianos durante a proposta pedagógica, discutindo o que é autobiografia e descrevendo sua proposta metodológica, além da apresentação da execução do projeto através de uma construção dialógica do ensino de Teatro, utilizando a preparação corporal para iniciação das narrativas autobiográficas e Jogos para a construção cênica do espetáculo de cada turma. Buscamos também analisar as dificuldades, facilidades, e o que mudou em relação ao ensino e a aprendizagem em Teatro.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-06T21:40:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-06T21:40:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS, Matheus Giannini Caldas. Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro. 2019. 81f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27165
identifier_str_mv DANTAS, Matheus Giannini Caldas. Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro. 2019. 81f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27165/1/Narrativasautobiogr%c3%a1ficasproposta_Dantas_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27165/2/Narrativasautobiogr%c3%a1ficasproposta_Dantas_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27165/3/Narrativasautobiogr%c3%a1ficasproposta_Dantas_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f05220eea9709aeeb89726e9f06a541
5ac4a100873c9b51aff601fa399d2372
b010f3cd03fdda030ac362914d7a96cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832726406070272