A autobiografia na criação performativa: nas entrelinhas dos fazeres das artesãs da família.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Raíssala Bezerra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26479
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso contém questões de cunho autobiográficas para impulsionar a construção performativa, enfocando em entrelinhas e entre linhas, as histórias vividas pelas mulheres da minha família, especificamente, as mulheres artesãs. Nessa pesquisa, objetiva-se apresentar reflexões sobre a relação entre autobiografia, performance e feminismos, tendo como campo de verificação, experimentos vivenciados de criação performativa durante a graduação em Bacharelado em Teatro na UFPB. A metodologia dessa investigação, está pautada na organização de compartilhamentos auto-etnográficos (onde a experiência pessoal, se relaciona com os contextos culturais) e estudos teóricos de mulheres sobre a discussão aqui presente. Percebe-se a importância da formação artística enquanto atriz criadora, que tem a possibilidade de trazer para a cena, as afetações, posicionamentos e reverberações da sua própria vida. Questões essas, que refletem atravessamentos presentes nasociedade. Esse campo, vem promovendo reflexões importantes nos modos de fazer artístico da cena contemporânea.
id UFPB-2_2f822f7a071c57045956544594705cbf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26479
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-03-21T12:29:49Z2023-01-312023-03-21T12:29:49Z2022-11-13https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26479O presente trabalho de conclusão de curso contém questões de cunho autobiográficas para impulsionar a construção performativa, enfocando em entrelinhas e entre linhas, as histórias vividas pelas mulheres da minha família, especificamente, as mulheres artesãs. Nessa pesquisa, objetiva-se apresentar reflexões sobre a relação entre autobiografia, performance e feminismos, tendo como campo de verificação, experimentos vivenciados de criação performativa durante a graduação em Bacharelado em Teatro na UFPB. A metodologia dessa investigação, está pautada na organização de compartilhamentos auto-etnográficos (onde a experiência pessoal, se relaciona com os contextos culturais) e estudos teóricos de mulheres sobre a discussão aqui presente. Percebe-se a importância da formação artística enquanto atriz criadora, que tem a possibilidade de trazer para a cena, as afetações, posicionamentos e reverberações da sua própria vida. Questões essas, que refletem atravessamentos presentes nasociedade. Esse campo, vem promovendo reflexões importantes nos modos de fazer artístico da cena contemporânea.The present work of completion of the course contains autobiographical issues to boost the performance construction, focusing between the lines and between lines, the stories lived by the women of my family, specifically the women artisans. This research aims to present reflections on the relationship between autobiography, performance and feminisms, having as a field of verification, experiments experienced of performative creation during the graduation in Bachelor of Theater at UFPB. The methodology of this investigation is based on the organization of self-ethnographic shares (where personal experience relates to cultural contexts) and theoretical studies of women on the discussion present here. One perceives the importance of artistic training as a creative actress, which has the possibility of bringing to the scene, the affectations, positions and reverberations of her own life. These issues reflect crossings present in society. This field has been promoting important reflections in the ways of making the contemporary scene artistic.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-03-21T12:29:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MRBF31012023.pdf: 3348813 bytes, checksum: 151be3ea6a1602f4f57d7ce4c36033a5 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-21T12:29:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MRBF31012023.pdf: 3348813 bytes, checksum: 151be3ea6a1602f4f57d7ce4c36033a5 (MD5) Previous issue date: 2022-11-13porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilArtes CênicasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROTeatroMulheres artesãs - AutobiografiaPerformanceExperimentos cênicosAtriz criadoraA autobiografia na criação performativa: nas entrelinhas dos fazeres das artesãs da família.Autobiography in performative creation: in between the lines of the doings of the artisans of the family.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMorais, Líria de Araújo07491957382Fernandes, Maria Raíssala BezerraBASTOS, Camila. Performance e Feminismos: diálogos para habitar o corpo encruzilhada. Corpo, Performance e Antropologia: Olhares transversais, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 062-077, 24 dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102272016062. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8637. Acesso em: 13 abr. 2021. BERNSTEIN, Ana. A performance solo e o sujeito autobiográfico. Sala Preta, São Paulo, v.1, p. 91-103, 26 set. 2001. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v1i0p91-103. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57010. Acesso em: 4 out. 2021. CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DA ETNOGRAFIA E DA AUTO-ETNOGRAFIA PARA A PESQUISA NA PRÁTICA ARTÍSTICA. Rio Grande do Sul: Cena, 2009- . 2021-2021. ISSN 1519-275X. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/11961. Acesso em: 31 maio 2021. FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 235-246, 28 nov. 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373. Acesso em: 18 mar. 2021. FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O corpo-em-experiência. ILINX - Revista do LUME, São Paulo, n. 4, p. 1-11, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/raiss/Downloads/arthur,+EleonoraFabiaoPRONTO%20(1).pdf. Acesso em: 18 mar. 2021. GOMES, Morgana Barbosa. Carta aberta. In: GOMES, Morgana Barbosa. Epístolas profanas: performances dos silêncios manifestos. Orientador: Luciana Hartmann. 2019. Tese (Doutorado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Rio Grande do Sul, 2019. p. 20-23. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10184. Acesso em: 13 abr. 2021. INFOPÉDIA. Entrelinha. Porto: Porto Editora, [entre 2003 e 2021]. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/entrelinha. Acesso em: 1 jun. 2021. LEAL, Mara Lucia. Memória e Autobiografia na Composição da Cena. GT Territórios e Fronteiras da Cena, Porto Alegre, p. 1-6, 2011. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vireuniao/territorios/34.%20Mara%20Lucia%20Leal.pdf. Acesso em: 28 out. 2021. LEAL, Mara Lucia. Performance, Autobiografia e Pedagogia: intersecções. Anais ABRACE, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 1-5, 2010. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3517/3675. Acesso em: 28 out. 2021. LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. As teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão sobre a cena contemporânea. Orientador: Felisberto Sabino da Costa. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. DOI 10.11606/D.27.2014.tde-27022015-160605. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-27022015-160605/pt-br.php. Acesso em: 25 mar. 2021. LOBO, Lidiane Gomes. Formação do ator: treinamento também como espaço ético político. Cena e formação, Paraíba, v. 3, n. 2, p. 1-18, 22 fev. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/15354. Acesso em: 14 jun. 2021. LOPES, Beth. A performance da memória. Memória e teatro, São Paulo, v. 9, p. 135-145, 28 nov. 2009. DOI https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v9i0p135-145. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57397. Acesso em: 10 maio 2021. MONTENEGRO, Mayra. Violetas: Escrita de Si e HerStory. Anais Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas, São Paulo, n. 6, p. 1-11, 28 jun. 2021. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/simposiorfc/article/view/714. Acesso em: 4 out. 2021. RAMOS, Roberta. Com-dor, mas sem medo: mulheres, memória, performance e política. Memórias e Histórias da Dançar Por Vir, Bahia, p. 82-100, 2020. Disponível em: https://portalanda.org.br/wp-content/uploads/2020/12/ANDA-2020-EBOOK-7-MEM%C3%93RIAS-E-HIST%C3%93RIAS-1.pdf. Acesso em: 29 set. 2021. REDE MULHER EMPREENDEDORA. Sobre. [S. l.], 2021. Disponível em: https://rme.net.br/redemulherempreendedora/. Acesso em: 17 nov. 2021. SANTOS, C. M; BIANCALANA, G. R; RODRIGUES, M. N. Quando nasci minha avó: o corpo em performance atravessado pelo tempo. Anais ABRACE, Bahia, v. 18, n. 1, p. 1-9, 2017. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1021. Acesso em: 28 out. 2021. SOAFAMC. A Instituição. [S. l.], 2020. Disponível em: http://soafamc.org.br/a-instituicao. Acesso em: 17 nov. 2021. STELZER, Andréa. Memória e performance feminina na cena contemporânea. A representação da natureza na literatura, Rio de Janeiro, v. 29, n. 58, p. 235-246, 12 jul. 2019. DOI https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n58a636. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43998. Acesso em: 28 out. 2021. VILELA, Ana Laura S. A construção do bem-viver a partir do pensamento feminista decolonial. In: VILELA, Ana Laura S. Curso de Formação Feminista. [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cmOl5OawbWg&t=3770s. Acesso em: 13 out. 2021reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTMRBF31012023.pdf.txtMRBF31012023.pdf.txtExtracted texttext/plain95281https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26479/4/MRBF31012023.pdf.txt3f4537796a5b30d12f2579dd791add05MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26479/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26479/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALMRBF31012023.pdfMRBF31012023.pdfapplication/pdf3348813https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26479/1/MRBF31012023.pdf151be3ea6a1602f4f57d7ce4c36033a5MD51123456789/264792023-03-22 03:05:15.976QVVUT1JJWkHDh8ODTyBFIExJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBdXRvcml6byBlIGVzdG91IGRlIGFjb3JkbywgbmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBhdXRvLWRlcG9zaXRhZGEsIGNvbmZvcm1lIExlaSBuwrogOTYxMC85OCwgb3Mgc2VndWludGVzIHRlcm1vczoKIApEYSBEaXN0cmlidWnDp8OjbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSAKTyBhdXRvciBkZWNsYXJhIHF1ZTogCmEpIE8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0ZSB0ZXJtby4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuIApiKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgUGFyYcOtYmEgb3MgZGlyZWl0b3MgcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0ZSB0ZXJtbywgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IGNvbnRlw7pkbyBkbyB0cmFiYWxobyBlbnRyZWd1ZS4gCmMpIFNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvIHBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIHF1ZSBuw6NvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgUGFyYcOtYmEgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCmQpIENvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZQQiBvIGRpcmVpdG8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgdHJhZHV6aXIsIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIG91IHbDrWRlby4KZSkgVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZQQiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgcXVhbHF1ZXIgbWVpbyBvdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgpmKSBWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRlBCIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKRG9zIEVtYmFyZ29zIGUgUmVzdHJpw6fDtWVzIGRlIEFjZXNzbwpPIGVtYmFyZ28gcG9kZXLDoSBzZXIgbWFudGlkbyBwb3IgYXTDqSAxICh1bSkgYW5vLCBwb2RlbmRvIHNlciBwcm9ycm9nYWRvIHBvciBpZ3VhbCBwZXLDrW9kbywgY29tIGEgbmVjZXNzaWRhZGUgZGUgYW5leGFyIGRvY3VtZW50b3MgY29tcHJvYmF0w7NyaW9zLiBPIHJlc3VtbyBlIG9zIG1ldGFkYWRvcyBkZXNjcml0aXZvcyBzZXLDo28gZGlzcG9uaWJpbGl6YWRvcyBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRlBCLgpPIGRlcMOzc2l0byBkbyB0cmFiYWxobyDDqSBvYnJpZ2F0w7NyaW8sIGluZGVwZW5kZW50ZSBkbyBlbWJhcmdvLgpRdWFuZG8gZW1iYXJnYWRvLCBvIHRyYWJhbGhvIHBlcm1hbmVjZXLDoSBpbmRpc3BvbsOtdmVsIGVucXVhbnRvIHZpZ29yYXIgYXMgcmVzdHJpw6fDtWVzLiBQYXNzYWRvIG8gcGVyw61vZG8gZG8gZW1iYXJnbywgbyB0cmFiYWxobyBzZXLDoSBhdXRvbWF0aWNhbWVudGUgZGlzcG9uaWJpbGl6YWRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEIuIAo=Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A autobiografia na criação performativa: nas entrelinhas dos fazeres das artesãs da família.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Autobiography in performative creation: in between the lines of the doings of the artisans of the family.
title A autobiografia na criação performativa: nas entrelinhas dos fazeres das artesãs da família.
spellingShingle A autobiografia na criação performativa: nas entrelinhas dos fazeres das artesãs da família.
Fernandes, Maria Raíssala Bezerra
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Teatro
Mulheres artesãs - Autobiografia
Performance
Experimentos cênicos
Atriz criadora
title_short A autobiografia na criação performativa: nas entrelinhas dos fazeres das artesãs da família.
title_full A autobiografia na criação performativa: nas entrelinhas dos fazeres das artesãs da família.
title_fullStr A autobiografia na criação performativa: nas entrelinhas dos fazeres das artesãs da família.
title_full_unstemmed A autobiografia na criação performativa: nas entrelinhas dos fazeres das artesãs da família.
title_sort A autobiografia na criação performativa: nas entrelinhas dos fazeres das artesãs da família.
author Fernandes, Maria Raíssala Bezerra
author_facet Fernandes, Maria Raíssala Bezerra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morais, Líria de Araújo
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07491957382
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria Raíssala Bezerra
contributor_str_mv Morais, Líria de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Teatro
Mulheres artesãs - Autobiografia
Performance
Experimentos cênicos
Atriz criadora
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Mulheres artesãs - Autobiografia
Performance
Experimentos cênicos
Atriz criadora
description O presente trabalho de conclusão de curso contém questões de cunho autobiográficas para impulsionar a construção performativa, enfocando em entrelinhas e entre linhas, as histórias vividas pelas mulheres da minha família, especificamente, as mulheres artesãs. Nessa pesquisa, objetiva-se apresentar reflexões sobre a relação entre autobiografia, performance e feminismos, tendo como campo de verificação, experimentos vivenciados de criação performativa durante a graduação em Bacharelado em Teatro na UFPB. A metodologia dessa investigação, está pautada na organização de compartilhamentos auto-etnográficos (onde a experiência pessoal, se relaciona com os contextos culturais) e estudos teóricos de mulheres sobre a discussão aqui presente. Percebe-se a importância da formação artística enquanto atriz criadora, que tem a possibilidade de trazer para a cena, as afetações, posicionamentos e reverberações da sua própria vida. Questões essas, que refletem atravessamentos presentes nasociedade. Esse campo, vem promovendo reflexões importantes nos modos de fazer artístico da cena contemporânea.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-21T12:29:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-31
2023-03-21T12:29:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26479
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv BASTOS, Camila. Performance e Feminismos: diálogos para habitar o corpo encruzilhada. Corpo, Performance e Antropologia: Olhares transversais, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 062-077, 24 dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102272016062. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8637. Acesso em: 13 abr. 2021. BERNSTEIN, Ana. A performance solo e o sujeito autobiográfico. Sala Preta, São Paulo, v.1, p. 91-103, 26 set. 2001. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v1i0p91-103. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57010. Acesso em: 4 out. 2021. CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DA ETNOGRAFIA E DA AUTO-ETNOGRAFIA PARA A PESQUISA NA PRÁTICA ARTÍSTICA. Rio Grande do Sul: Cena, 2009- . 2021-2021. ISSN 1519-275X. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/11961. Acesso em: 31 maio 2021. FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 235-246, 28 nov. 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373. Acesso em: 18 mar. 2021. FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O corpo-em-experiência. ILINX - Revista do LUME, São Paulo, n. 4, p. 1-11, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/raiss/Downloads/arthur,+EleonoraFabiaoPRONTO%20(1).pdf. Acesso em: 18 mar. 2021. GOMES, Morgana Barbosa. Carta aberta. In: GOMES, Morgana Barbosa. Epístolas profanas: performances dos silêncios manifestos. Orientador: Luciana Hartmann. 2019. Tese (Doutorado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Rio Grande do Sul, 2019. p. 20-23. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10184. Acesso em: 13 abr. 2021. INFOPÉDIA. Entrelinha. Porto: Porto Editora, [entre 2003 e 2021]. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/entrelinha. Acesso em: 1 jun. 2021. LEAL, Mara Lucia. Memória e Autobiografia na Composição da Cena. GT Territórios e Fronteiras da Cena, Porto Alegre, p. 1-6, 2011. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vireuniao/territorios/34.%20Mara%20Lucia%20Leal.pdf. Acesso em: 28 out. 2021. LEAL, Mara Lucia. Performance, Autobiografia e Pedagogia: intersecções. Anais ABRACE, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 1-5, 2010. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3517/3675. Acesso em: 28 out. 2021. LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. As teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão sobre a cena contemporânea. Orientador: Felisberto Sabino da Costa. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. DOI 10.11606/D.27.2014.tde-27022015-160605. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-27022015-160605/pt-br.php. Acesso em: 25 mar. 2021. LOBO, Lidiane Gomes. Formação do ator: treinamento também como espaço ético político. Cena e formação, Paraíba, v. 3, n. 2, p. 1-18, 22 fev. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/15354. Acesso em: 14 jun. 2021. LOPES, Beth. A performance da memória. Memória e teatro, São Paulo, v. 9, p. 135-145, 28 nov. 2009. DOI https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v9i0p135-145. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57397. Acesso em: 10 maio 2021. MONTENEGRO, Mayra. Violetas: Escrita de Si e HerStory. Anais Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas, São Paulo, n. 6, p. 1-11, 28 jun. 2021. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/simposiorfc/article/view/714. Acesso em: 4 out. 2021. RAMOS, Roberta. Com-dor, mas sem medo: mulheres, memória, performance e política. Memórias e Histórias da Dançar Por Vir, Bahia, p. 82-100, 2020. Disponível em: https://portalanda.org.br/wp-content/uploads/2020/12/ANDA-2020-EBOOK-7-MEM%C3%93RIAS-E-HIST%C3%93RIAS-1.pdf. Acesso em: 29 set. 2021. REDE MULHER EMPREENDEDORA. Sobre. [S. l.], 2021. Disponível em: https://rme.net.br/redemulherempreendedora/. Acesso em: 17 nov. 2021. SANTOS, C. M; BIANCALANA, G. R; RODRIGUES, M. N. Quando nasci minha avó: o corpo em performance atravessado pelo tempo. Anais ABRACE, Bahia, v. 18, n. 1, p. 1-9, 2017. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1021. Acesso em: 28 out. 2021. SOAFAMC. A Instituição. [S. l.], 2020. Disponível em: http://soafamc.org.br/a-instituicao. Acesso em: 17 nov. 2021. STELZER, Andréa. Memória e performance feminina na cena contemporânea. A representação da natureza na literatura, Rio de Janeiro, v. 29, n. 58, p. 235-246, 12 jul. 2019. DOI https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n58a636. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43998. Acesso em: 28 out. 2021. VILELA, Ana Laura S. A construção do bem-viver a partir do pensamento feminista decolonial. In: VILELA, Ana Laura S. Curso de Formação Feminista. [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cmOl5OawbWg&t=3770s. Acesso em: 13 out. 2021
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Artes Cênicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26479/4/MRBF31012023.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26479/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26479/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26479/1/MRBF31012023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f4537796a5b30d12f2579dd791add05
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
151be3ea6a1602f4f57d7ce4c36033a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562286015119360