Educação popular como horizonte na formação docente: o que pensam os coordenadores da rede emancipa Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Barbosa dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42275
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar e discutir as contribuições que a atuação docente na perspectiva da educação popular trazem à formação inicial do pedagogo, mediante a análise das narrativas de três coordenadores de um cursinho popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, localizado na Zona Norte de Natal/RN. O cursinho, associado nacionalmente à “Rede Emancipa – Movimento Social de Educação Popular”, busca situar a defesa de uma educação pública, gratuita e socialmente referenciada, a partir da problematização dos processos seletivos de ingresso à educação superior (marcados pela desigualdade social) e de uma proposta pedagógica autêntica, frente aos demais cursinhos desta área que se movem por uma lógica de educação mercantilizada. A fim de respaldar os pressupostos tecidos a este respeito, são discorridas notas de resgate histórico acerca da conformação das experiências de educação popular no Brasil, que indicam a diversidade ideológica entre elas e assinala o conceito de educação popular com o qual este artigo dialoga. Ademais, é apresentada uma breve sistematização da orientação programática da Rede Emancipa e as análises das entrevistas efetuadas com seus coordenadores em Natal/RN. Os resultados obtidos preconizam que a prática em educação popular ao longo da formação inicial pode consubstanciar elementos imprescindíveis à docência, como a reflexão em torno da função social do pedagogo e o trabalho sob a ótica da educação em direitos humanos.
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