A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde

Bibliographic Details
Main Author: Davim, Bruno Mata
Publication Date: 2023
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRN
Download full: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53621
Summary: Os avanços dos negócios e seus relacionamentos acarretaram uma série de mudanças no mercado, como o desenvolvimento de um ambiente competitivo, mas também evidencia que o bem mais precioso de uma organização é o conhecimento dos colaboradores que fazem parte do seu quadro. Nesse contexto, a gestão do conhecimento, suas ferramentas e técnicas são um diferencial competitivo nas organizações. Dessa forma, o presente trabalho busca compreender o processo da gestão de conhecimento na busca pela manutenção e melhoria dos serviços de uma empresa potiguar de consultoria para gestão no setor da saúde. Para alcançar o objetivo do estudo, é realizada uma pesquisa-ação, tendo em vista que foi proposta a realização de um estudo com uma interação entre o pesquisador e a empresa de forma intensa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório e descritivo e abordagem qualitativa. Por meio da aplicação de um questionário com os colaboradores e a realização de uma entrevista não estruturada com o Diretor da organização, foi realizado o mapeamento e a análise da situação atual em relação a todo o processo de gestão do conhecimento, além da apresentação de uma série de ferramentas existentes e utilizadas no presente cenário. A partir do estudo, compreendeu-se o entendimento do atual time da organização em relação as atuais práticas de gestão do conhecimento existentes, além disso, compreender qual a visão deles em relação à importância das ferramentas e ao processo de compartilhamento e transferência do conhecimento que existe dentro da atual estrutura da empresa. Ao final do estudo, foi possível concluir o papel fundamental que a gestão do conhecimento possui para garantir a manutenção e melhoria dos serviços prestados pela mesma.
id UFRN_28321b36cb3fdd21c7193c2eaf5df834
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53621
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Davim, Bruno Matahttp://lattes.cnpq.br/7665447899793932Perales, Wattson José Saenzhttp://lattes.cnpq.br/7864092926643460Mariz, Fernanda Barreto de Almeida Rochahttp://lattes.cnpq.br/5556894774590855Carvalho, Fabrícia Gonçalves2023-07-18T16:18:19Z2023-07-18T16:18:19Z2023-07-07DAVIM, Bruno Mata. A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Departamento de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53621Os avanços dos negócios e seus relacionamentos acarretaram uma série de mudanças no mercado, como o desenvolvimento de um ambiente competitivo, mas também evidencia que o bem mais precioso de uma organização é o conhecimento dos colaboradores que fazem parte do seu quadro. Nesse contexto, a gestão do conhecimento, suas ferramentas e técnicas são um diferencial competitivo nas organizações. Dessa forma, o presente trabalho busca compreender o processo da gestão de conhecimento na busca pela manutenção e melhoria dos serviços de uma empresa potiguar de consultoria para gestão no setor da saúde. Para alcançar o objetivo do estudo, é realizada uma pesquisa-ação, tendo em vista que foi proposta a realização de um estudo com uma interação entre o pesquisador e a empresa de forma intensa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório e descritivo e abordagem qualitativa. Por meio da aplicação de um questionário com os colaboradores e a realização de uma entrevista não estruturada com o Diretor da organização, foi realizado o mapeamento e a análise da situação atual em relação a todo o processo de gestão do conhecimento, além da apresentação de uma série de ferramentas existentes e utilizadas no presente cenário. A partir do estudo, compreendeu-se o entendimento do atual time da organização em relação as atuais práticas de gestão do conhecimento existentes, além disso, compreender qual a visão deles em relação à importância das ferramentas e ao processo de compartilhamento e transferência do conhecimento que existe dentro da atual estrutura da empresa. Ao final do estudo, foi possível concluir o papel fundamental que a gestão do conhecimento possui para garantir a manutenção e melhoria dos serviços prestados pela mesma.Business advancements and their relationships have led to a series of changes in the market, such as the development of a competitive environment, but it also highlights that the most valuable asset of an organization is the knowledge of the employees who are part of its workforce. In this context, knowledge management, its tools, and techniques are a competitive advantage in organizations. Therefore, this study aims to understand the knowledge management process in the pursuit of maintenance and improvement of services in a consulting company for healthcare management in the state of Rio Grande do Norte, Brazil. To achieve the study objective, an action research approach is conducted, as it proposes an intensive interaction between the researcher and the company, with an applied nature, exploratory and descriptive objectives, and a qualitative approach. Through the administration of a questionnaire to the employees and an unstructured interview with the Director of the organization, the current situation regarding the entire knowledge management process was mapped and analyzed, along with the presentation of a range of existing tools used in the present scenario. The study helped understand the organization's current team's understanding of the existing knowledge management practices and their perception of the importance of tools and the process of sharing and transferring knowledge within the current organizational structure. Ultimately, the study concluded that knowledge management plays a fundamental role in ensuring the maintenance and improvement of the services provided by the company.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia de ProduçãoUFRNBrasilCiência e TecnologiaGestão do ConhecimentoTransferência do conhecimentoConsultoriaClínicas médicasRotatividadeA Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúdeKnowledge Management as a Strategic Tool in a Healthcare Consulting Companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC_BrunoMataDavim.pdfTCC_BrunoMataDavim.pdfapplication/pdf2125940https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53621/1/TCC_BrunoMataDavim.pdf343de2c92a32c532d0a9cb72ce6aba85MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53621/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/536212023-07-18 13:18:20.485oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-18T16:18:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Knowledge Management as a Strategic Tool in a Healthcare Consulting Company
title A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
spellingShingle A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
Davim, Bruno Mata
Gestão do Conhecimento
Transferência do conhecimento
Consultoria
Clínicas médicas
Rotatividade
title_short A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
title_full A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
title_fullStr A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
title_full_unstemmed A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
title_sort A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
author Davim, Bruno Mata
author_facet Davim, Bruno Mata
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7665447899793932
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Perales, Wattson José Saenz
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7864092926643460
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mariz, Fernanda Barreto de Almeida Rocha
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5556894774590855
dc.contributor.author.fl_str_mv Davim, Bruno Mata
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Fabrícia Gonçalves
contributor_str_mv Carvalho, Fabrícia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento
Transferência do conhecimento
Consultoria
Clínicas médicas
Rotatividade
topic Gestão do Conhecimento
Transferência do conhecimento
Consultoria
Clínicas médicas
Rotatividade
description Os avanços dos negócios e seus relacionamentos acarretaram uma série de mudanças no mercado, como o desenvolvimento de um ambiente competitivo, mas também evidencia que o bem mais precioso de uma organização é o conhecimento dos colaboradores que fazem parte do seu quadro. Nesse contexto, a gestão do conhecimento, suas ferramentas e técnicas são um diferencial competitivo nas organizações. Dessa forma, o presente trabalho busca compreender o processo da gestão de conhecimento na busca pela manutenção e melhoria dos serviços de uma empresa potiguar de consultoria para gestão no setor da saúde. Para alcançar o objetivo do estudo, é realizada uma pesquisa-ação, tendo em vista que foi proposta a realização de um estudo com uma interação entre o pesquisador e a empresa de forma intensa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório e descritivo e abordagem qualitativa. Por meio da aplicação de um questionário com os colaboradores e a realização de uma entrevista não estruturada com o Diretor da organização, foi realizado o mapeamento e a análise da situação atual em relação a todo o processo de gestão do conhecimento, além da apresentação de uma série de ferramentas existentes e utilizadas no presente cenário. A partir do estudo, compreendeu-se o entendimento do atual time da organização em relação as atuais práticas de gestão do conhecimento existentes, além disso, compreender qual a visão deles em relação à importância das ferramentas e ao processo de compartilhamento e transferência do conhecimento que existe dentro da atual estrutura da empresa. Ao final do estudo, foi possível concluir o papel fundamental que a gestão do conhecimento possui para garantir a manutenção e melhoria dos serviços prestados pela mesma.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-18T16:18:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-18T16:18:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DAVIM, Bruno Mata. A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Departamento de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53621
identifier_str_mv DAVIM, Bruno Mata. A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Departamento de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciência e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53621/1/TCC_BrunoMataDavim.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53621/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 343de2c92a32c532d0a9cb72ce6aba85
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117910032809984