O ensino de ciências e biologia para alunos com transtorno do Espectro do Autismo sob a perspectiva dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Santa Borges do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49970
Resumo: As demandas sociocomunicativas, cognitivas e sensoriais dos alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nem sempre são consideradas na implementação do currículo regular. No caso das disciplinas de ciências, essa tendência é atribuída a limitações que muitos desses educandos apresentam na transposição da linguagem científica para o cotidiano, o que requer a compreensão de analogias, metáforas e conceitos abstratos contidos em textos científicos e a lacunas no campo da formação de professores. Nesse cenário, é fundamental identificar estratégias de ensino que considerem as limitações e potencialidades desse alunado, com vistas a tornar o processo de ensino e aprendizagem efetivo. Com base no exposto, o objetivo geral da presente investigação foi descrever, através de uma pesquisa de levantamento, as estratégias de ensino de Ciências/Biologia utilizadas por professores de alunos com TEA. Em termos específicos, o estudo visou:(a) identificar, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), o que foi produzido sobre o ensino de Ciências/Biologia para alunos com TEA em contexto nacional e internacional, nos últimos 7 anos. (b) caracterizar o perfil profissional e formativo dos professores de Ciências/Biologia que lecionam para alunos com TEA em escolas da rede estadual de ensino de Iguatu/CE e rede estadual do Rio Grande do Norte; c) Elencar as estratégias de ensino utilizadas pelos referidos docentes nas aulas de Ciências/ Biologia; d) Contrastar as estratégias de ensino utilizadas pelos referidos docentes com o que é registrado na literatura científica. Os dados foram produzidos à partir de questionários eletrônicos e entrevistas e analisados com base na técnica de análise de similitude e nuvem de palavras, geradas por software de análise qualitativa de dados. Os resultados da RIL revelaram a escassez de estudos dessa natureza publicados em contexto nacional. Em termos internacionais, apesar de escassas, as pesquisas destacaram os efeitos promissores do uso de Práticas Baseadas em Evidências, estratégias audiovisuais, estruturação de textos científicos, adaptação de recursos didáticos metodologias ativas, dentre outras práticas. Os resultados da pesquisa de levantamento, conduzida com 13 professores, revelaram que as estratégias implementadas pelos docentes convergem com estratégias descritas na literatura, particularmente àquelas que fazem uso de recursos visuais, adaptação de textos científicos e construção de materiais didáticos. Observa-se, no entanto, uma ausência de práticas empiricamente validadas. Em parte, esses resultados podem ser atribuídos à ausência de formação adequada dos professores investigados e falta de conhecimento sobre as demandas educacionais dos alunos com TEA.
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No caso das disciplinas de ciências, essa tendência é atribuída a limitações que muitos desses educandos apresentam na transposição da linguagem científica para o cotidiano, o que requer a compreensão de analogias, metáforas e conceitos abstratos contidos em textos científicos e a lacunas no campo da formação de professores. Nesse cenário, é fundamental identificar estratégias de ensino que considerem as limitações e potencialidades desse alunado, com vistas a tornar o processo de ensino e aprendizagem efetivo. Com base no exposto, o objetivo geral da presente investigação foi descrever, através de uma pesquisa de levantamento, as estratégias de ensino de Ciências/Biologia utilizadas por professores de alunos com TEA. Em termos específicos, o estudo visou:(a) identificar, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), o que foi produzido sobre o ensino de Ciências/Biologia para alunos com TEA em contexto nacional e internacional, nos últimos 7 anos. (b) caracterizar o perfil profissional e formativo dos professores de Ciências/Biologia que lecionam para alunos com TEA em escolas da rede estadual de ensino de Iguatu/CE e rede estadual do Rio Grande do Norte; c) Elencar as estratégias de ensino utilizadas pelos referidos docentes nas aulas de Ciências/ Biologia; d) Contrastar as estratégias de ensino utilizadas pelos referidos docentes com o que é registrado na literatura científica. Os dados foram produzidos à partir de questionários eletrônicos e entrevistas e analisados com base na técnica de análise de similitude e nuvem de palavras, geradas por software de análise qualitativa de dados. Os resultados da RIL revelaram a escassez de estudos dessa natureza publicados em contexto nacional. Em termos internacionais, apesar de escassas, as pesquisas destacaram os efeitos promissores do uso de Práticas Baseadas em Evidências, estratégias audiovisuais, estruturação de textos científicos, adaptação de recursos didáticos metodologias ativas, dentre outras práticas. Os resultados da pesquisa de levantamento, conduzida com 13 professores, revelaram que as estratégias implementadas pelos docentes convergem com estratégias descritas na literatura, particularmente àquelas que fazem uso de recursos visuais, adaptação de textos científicos e construção de materiais didáticos. Observa-se, no entanto, uma ausência de práticas empiricamente validadas. Em parte, esses resultados podem ser atribuídos à ausência de formação adequada dos professores investigados e falta de conhecimento sobre as demandas educacionais dos alunos com TEA.The socio-communicative, cognitive and sensory demands of students diagnosed with autism spectrum disorder (ASD) are not always considered in the implementation of the regular curriculum. In the case of science subjects, this tendency is attributed to limitations that many of these students present in the transposition of scientific language to everyday life, which requires the understanding of analogies, metaphors, and abstract concepts included in scientific texts and to teacher training deficits. In this scenario, it is essential to identify teaching strategies that consider the limitations and potentialities of these students, to make the teaching and learning process effective. Based on the above, the primary objective of the present investigation was to describe, through a survey, Science/Biology teaching strategies used by teachers of students with ASD. In specific terms, the study aimed to: (a) identify, through an Integrative Literature Review (ILR), what has been nationally and internationally produced on the teaching of Science/Biology for students with ASD, in the last 7 years.; (b) to characterize the professional and educational profile of Science/Biology teachers who teach students with ASD in public schools in Iguatu/CE and in the state of Rio Grande do Norte; c) List the teaching strategies used by these teachers in Science/Biology classes; d) Contrast the teaching strategies used by the referred teachers with what is published in the scientific literature. Data were produced from electronic questionnaires and interviews and analyzed based on the technique of similarity analysis and word cloud, generated by qualitative data analysis software. The RIL results revealed the scarcity of studies of this nature published in a national context. In international terms, although scarce, research has highlighted the promising effects of using Evidence-Based Practices, audiovisual strategies, structuring scientific texts, and adapting teaching resources to active methodologies, among other practices. The results of the survey, conducted with 13 teachers, revealed that the strategies implemented by the participants converge with strategies described in the literature, particularly those that make use of visual resources, adaptation of scientific texts and construction of teaching materials. There is, however, an absence of empirically validated practices. In part, these results can be attributed to the investigated teachers' lack of adequate training and knowledge about the educational demands of students with ASD.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTranstorno do Espectro do AutismoEnsino de ciênciasEstratégias de ensinoRevisão integrativa da literaturaO ensino de ciências e biologia para alunos com transtorno do Espectro do Autismo sob a perspectiva dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinocienciasbiologia_Nascimento_2022.pdfapplication/pdf2699204https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49970/1/Ensinocienciasbiologia_Nascimento_2022.pdf314c1d8b5e6f64d25ef955fee1940cdeMD51123456789/499702022-12-05 09:43:32.467oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49970Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-05T12:43:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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