Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Francineide Batista de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24264
Resumo: Elegemos como objeto de estudo para essa dissertação a leitura de literatura, partindo da seguinte questão: quais os sentidos atribuídos por professoras alfabetizadoras iniciantes à atividade de leitura de literatura? Consideramos que a leitura de literatura é fundamental no processo de alfabetização, tendo em vista a abordagem da palavra de maneira lúdica e plurissignificativa. Para tanto, o professor alfabetizador necessita dominar aspectos conceituais e práticos da atividade de leitura de literatura, que devem ser abordados na formação inicial desse profissional. Esse pressuposto suscitou como objetivo geral: compreender os sentidos atribuídos à atividade de leitura de literatura, a partir das falas das professoras alfabetizadoras iniciantes, atuantes em escolas da rede pública de Natal/RN. Como objetivo específico, pretendemos refletir sobre os aspectos conceituais e práticos da atividade de leitura de literatura na alfabetização, revelados pelas professoras alfabetizadoras iniciantes em seus discursos. O corpus de dados é proveniente da metodologia da Entrevista Compreensiva, com gravação em áudio e registro no diário de campo. O referencial teórico está pautado nas pesquisas que tratam da relação entre literatura e prática pedagógica, evidenciando as contribuições sobre a atividade de leitura de literatura na sala de aula; as teorizações sobre o ato de ler para construir significados e estudos sobre os processos de leitura e escrita no âmbito da alfabetização. O estudo aponta que as professoras alfabetizadoras atribuem sentidos à atividade de leitura de literatura e refletem sobre ações desenvolvidas em sala de aula, relacionando os aspectos teóricos e metodológicos; reconhecem que a literatura necessita de mais abertura no currículo acadêmico e nas escolas de ensino fundamental, visto ser uma atividade que auxilia na aprendizagem das crianças. Os discursos das docentes revelam também que o espaço destinado à leitura de literatura não é suficiente, e que essa atividade fica prejudicada em detrimento do pouco tempo que sobra das outras disciplinas. Mesmo diante das lacunas apontadas pelas docentes, o trabalho com a atividade de leitura de literatura acontece nas turmas de alfabetização, ainda que embrionariamente, por parte de algumas professoras alfabetizadoras, que reconhecem que ler literatura para as suas crianças contribui para o processo de alfabetização.
id UFRN_2aa9e36024db7542a4bfafe1317ea782
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24264
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pedrosa, Francineide Batista de Sousahttp://lattes.cnpq.br/3266470134730183http://lattes.cnpq.br/4424220937257634Alves, José Hélder Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166Rodrigues, Lilian de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0198871242593926Amarilha, Marlyhttp://lattes.cnpq.br/7415412765980423Silva, Rosalia de Fátima ehttp://lattes.cnpq.br/2560174506689869Freitas, Alessandra Cardozo de2017-11-13T22:45:51Z2017-11-13T22:45:51Z2017-02-20PEDROSA, Francineide Batista de Sousa. Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?. 2017. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24264Elegemos como objeto de estudo para essa dissertação a leitura de literatura, partindo da seguinte questão: quais os sentidos atribuídos por professoras alfabetizadoras iniciantes à atividade de leitura de literatura? Consideramos que a leitura de literatura é fundamental no processo de alfabetização, tendo em vista a abordagem da palavra de maneira lúdica e plurissignificativa. Para tanto, o professor alfabetizador necessita dominar aspectos conceituais e práticos da atividade de leitura de literatura, que devem ser abordados na formação inicial desse profissional. Esse pressuposto suscitou como objetivo geral: compreender os sentidos atribuídos à atividade de leitura de literatura, a partir das falas das professoras alfabetizadoras iniciantes, atuantes em escolas da rede pública de Natal/RN. Como objetivo específico, pretendemos refletir sobre os aspectos conceituais e práticos da atividade de leitura de literatura na alfabetização, revelados pelas professoras alfabetizadoras iniciantes em seus discursos. O corpus de dados é proveniente da metodologia da Entrevista Compreensiva, com gravação em áudio e registro no diário de campo. O referencial teórico está pautado nas pesquisas que tratam da relação entre literatura e prática pedagógica, evidenciando as contribuições sobre a atividade de leitura de literatura na sala de aula; as teorizações sobre o ato de ler para construir significados e estudos sobre os processos de leitura e escrita no âmbito da alfabetização. O estudo aponta que as professoras alfabetizadoras atribuem sentidos à atividade de leitura de literatura e refletem sobre ações desenvolvidas em sala de aula, relacionando os aspectos teóricos e metodológicos; reconhecem que a literatura necessita de mais abertura no currículo acadêmico e nas escolas de ensino fundamental, visto ser uma atividade que auxilia na aprendizagem das crianças. Os discursos das docentes revelam também que o espaço destinado à leitura de literatura não é suficiente, e que essa atividade fica prejudicada em detrimento do pouco tempo que sobra das outras disciplinas. Mesmo diante das lacunas apontadas pelas docentes, o trabalho com a atividade de leitura de literatura acontece nas turmas de alfabetização, ainda que embrionariamente, por parte de algumas professoras alfabetizadoras, que reconhecem que ler literatura para as suas crianças contribui para o processo de alfabetização.We have elected as objective of study for this dissertation, the reading of literature, originating from the following question: what are the meanings attributed by the beginning literacy teachers to the activity of literature reading? Considering that, literature reading is fundamental for the literacy process, in order to approach the word in a playful and plurisignificant manner. Thus, the literacy teacher needs to dominate aspects that are conceptual and practical to the activity of literature reading, which must be approached in the initial teacher training. This presupposes as a general objective: to understand the meanings attributed to the activity of literature reading, originating from the speeches of the beginning literacy teachers, working in public schools of Natal/RN. As specific objective, we intent to reflect on conceptual and practical aspects of the activity of literature reading in the literacy process, revealed by the beginning literacy teachers in their utterances. The corpus of data is derived from the methodology of Comprehensive Interview, with audio recording and reports on the field journal. The theoretical reference is based on the research that deals with the relation between literature and pedagogical practice, evidencing the contributions on the activity of reading literature in the classroom; the theories about the act of reading to formulate meanings and studies about the processes of reading and writing in the scope of literacy. The research indicates that the literacy teachers attribute meanings to literature reading activity and reflect on actions developed in the classroom, relating the theoretical and methodological aspects; they recognize that literature needs more openness in the academic curriculum and elementary schools, considering that it is an activity that helps in the schoolchildren‘s learning process. The speeches of the teachers also reveal that the time for reading literature is not enough, and that this activity is impaired at the expense of the short amount of time left over from other school subjects. Even with the shortcomings pointed out by the teachers, the work with literature reading activities takes place in the literacy classes, even though undeveloped, by some literacy teachers, who recognize that reading for their children contributes to the literacy process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLeitura de LiteraturaAlfabetizaçãoFormação docenteVozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFrancineideBatistaDeSousaPedrosa_DISSERT.pdfFrancineideBatistaDeSousaPedrosa_DISSERT.pdfapplication/pdf1703989https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24264/1/FrancineideBatistaDeSousaPedrosa_DISSERT.pdf7e15c9f6fa08840c74d369dbbeff98abMD51TEXTFrancineideBatistaDeSousaPedrosa_DISSERT.pdf.txtFrancineideBatistaDeSousaPedrosa_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain376691https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24264/2/FrancineideBatistaDeSousaPedrosa_DISSERT.pdf.txt1ae00849f72b9c46e3bb81940b3b4548MD52THUMBNAILFrancineideBatistaDeSousaPedrosa_DISSERT.pdf.jpgFrancineideBatistaDeSousaPedrosa_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2169https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24264/3/FrancineideBatistaDeSousaPedrosa_DISSERT.pdf.jpga67045cb1532122bf48e6567fbf15e70MD53123456789/242642022-04-25 16:34:43.868oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24264Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-25T19:34:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?
title Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?
spellingShingle Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?
Pedrosa, Francineide Batista de Sousa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Leitura de Literatura
Alfabetização
Formação docente
title_short Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?
title_full Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?
title_fullStr Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?
title_full_unstemmed Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?
title_sort Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?
author Pedrosa, Francineide Batista de Sousa
author_facet Pedrosa, Francineide Batista de Sousa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3266470134730183
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4424220937257634
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves, José Hélder Pinheiro
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2352905993796166
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Rodrigues, Lilian de Oliveira
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0198871242593926
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Amarilha, Marly
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7415412765980423
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Rosalia de Fátima e
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2560174506689869
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, Francineide Batista de Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Alessandra Cardozo de
contributor_str_mv Freitas, Alessandra Cardozo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Leitura de Literatura
Alfabetização
Formação docente
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura de Literatura
Alfabetização
Formação docente
description Elegemos como objeto de estudo para essa dissertação a leitura de literatura, partindo da seguinte questão: quais os sentidos atribuídos por professoras alfabetizadoras iniciantes à atividade de leitura de literatura? Consideramos que a leitura de literatura é fundamental no processo de alfabetização, tendo em vista a abordagem da palavra de maneira lúdica e plurissignificativa. Para tanto, o professor alfabetizador necessita dominar aspectos conceituais e práticos da atividade de leitura de literatura, que devem ser abordados na formação inicial desse profissional. Esse pressuposto suscitou como objetivo geral: compreender os sentidos atribuídos à atividade de leitura de literatura, a partir das falas das professoras alfabetizadoras iniciantes, atuantes em escolas da rede pública de Natal/RN. Como objetivo específico, pretendemos refletir sobre os aspectos conceituais e práticos da atividade de leitura de literatura na alfabetização, revelados pelas professoras alfabetizadoras iniciantes em seus discursos. O corpus de dados é proveniente da metodologia da Entrevista Compreensiva, com gravação em áudio e registro no diário de campo. O referencial teórico está pautado nas pesquisas que tratam da relação entre literatura e prática pedagógica, evidenciando as contribuições sobre a atividade de leitura de literatura na sala de aula; as teorizações sobre o ato de ler para construir significados e estudos sobre os processos de leitura e escrita no âmbito da alfabetização. O estudo aponta que as professoras alfabetizadoras atribuem sentidos à atividade de leitura de literatura e refletem sobre ações desenvolvidas em sala de aula, relacionando os aspectos teóricos e metodológicos; reconhecem que a literatura necessita de mais abertura no currículo acadêmico e nas escolas de ensino fundamental, visto ser uma atividade que auxilia na aprendizagem das crianças. Os discursos das docentes revelam também que o espaço destinado à leitura de literatura não é suficiente, e que essa atividade fica prejudicada em detrimento do pouco tempo que sobra das outras disciplinas. Mesmo diante das lacunas apontadas pelas docentes, o trabalho com a atividade de leitura de literatura acontece nas turmas de alfabetização, ainda que embrionariamente, por parte de algumas professoras alfabetizadoras, que reconhecem que ler literatura para as suas crianças contribui para o processo de alfabetização.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-13T22:45:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-13T22:45:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEDROSA, Francineide Batista de Sousa. Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?. 2017. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24264
identifier_str_mv PEDROSA, Francineide Batista de Sousa. Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?. 2017. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24264/1/FrancineideBatistaDeSousaPedrosa_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24264/2/FrancineideBatistaDeSousaPedrosa_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24264/3/FrancineideBatistaDeSousaPedrosa_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e15c9f6fa08840c74d369dbbeff98ab
1ae00849f72b9c46e3bb81940b3b4548
a67045cb1532122bf48e6567fbf15e70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117748153647104