Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50095 |
Resumo: | A pesquisa tem o objetivo de analisar as escolas rurais e as funções docentes, considerando a construção da narrativa histórica das memórias de mulheres que exerceram o magistério no interior do Rio Grande do Norte, região Seridó, São João do Sabugi (1954-2014). A demarcação espaço-temporal compreende a data de organização político-educacional, em 1954, com a promulgação da Lei Municipal nº 63 de 02 de abril, que criava e nomeava, institucionalmente, as primeiras escolas rurais públicas do lugar, até a data em que oficialmente estiveram todas as escolas rurais extintas (2014), após um gradual processo de nucleação (reunião de escolas) e paralisações. Esta pesquisa foi construída a partir das orientações da teoria e metodologia em História, optada pela concepção da Nova História, subscrita a História da Educação enquanto campo epistemológico e a história oral temática híbrida enquanto abordagem teóricometodológica, devido à utilização de fontes orais, documentais, bibliográficas e iconográficas. O discurso historiográfico foi indagado pelas relações entre as condições e as concepções de escola, a considerar a óptica e as funções das mulheres, sob os conceitos de memória coletiva, escola unitária e magistério feminino. A pesquisa resultou na sistematização das relações dialógicas entre as professoras e as escolas, convergidas na corrente do pensamento coletivo. As escolas rurais foram situadas enquanto configurações institucionais que reproduziram características do modelo de escola unitária; não como meros exemplos, mas como explicadoras da educação primária e da sociedade em si, dadas as determinações de análises. Conclui-se que as dimensões pessoal e institucional, entendidas como funções que envolviam as professoras, legitimaram o desempenho de suas atividades, sem limites rígidos entre a profissão e a vida privada. |
id |
UFRN_2b2c794b0fea5778f1e4ee8e9b288df6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50095 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Aline de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0003-0354-6351http://lattes.cnpq.br/6824648390471358http://lattes.cnpq.br/7289548301555477Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0001-8998-2343http://lattes.cnpq.br/2481333551162411Medeiros Neta, Olivia Morais dehttps://orcid.org/0000-0002-4217-2914http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Maior Júnior, Paulo Roberto SoutoOliveira, Iranilson Buriti deCarvalho, Maria Elizete GuimarãesOliveira, Sandra Regina Ferreira deStamatto, Maria Inês Sucupira2022-12-12T20:57:47Z2022-12-12T20:57:47Z2022-03-28FERNANDES, Aline de Medeiros. Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público. Orientador: Maria Inês Sucupira Stamatto. 2022. 168f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50095A pesquisa tem o objetivo de analisar as escolas rurais e as funções docentes, considerando a construção da narrativa histórica das memórias de mulheres que exerceram o magistério no interior do Rio Grande do Norte, região Seridó, São João do Sabugi (1954-2014). A demarcação espaço-temporal compreende a data de organização político-educacional, em 1954, com a promulgação da Lei Municipal nº 63 de 02 de abril, que criava e nomeava, institucionalmente, as primeiras escolas rurais públicas do lugar, até a data em que oficialmente estiveram todas as escolas rurais extintas (2014), após um gradual processo de nucleação (reunião de escolas) e paralisações. Esta pesquisa foi construída a partir das orientações da teoria e metodologia em História, optada pela concepção da Nova História, subscrita a História da Educação enquanto campo epistemológico e a história oral temática híbrida enquanto abordagem teóricometodológica, devido à utilização de fontes orais, documentais, bibliográficas e iconográficas. O discurso historiográfico foi indagado pelas relações entre as condições e as concepções de escola, a considerar a óptica e as funções das mulheres, sob os conceitos de memória coletiva, escola unitária e magistério feminino. A pesquisa resultou na sistematização das relações dialógicas entre as professoras e as escolas, convergidas na corrente do pensamento coletivo. As escolas rurais foram situadas enquanto configurações institucionais que reproduziram características do modelo de escola unitária; não como meros exemplos, mas como explicadoras da educação primária e da sociedade em si, dadas as determinações de análises. Conclui-se que as dimensões pessoal e institucional, entendidas como funções que envolviam as professoras, legitimaram o desempenho de suas atividades, sem limites rígidos entre a profissão e a vida privada.The research aims to analyze rural schools and teaching functions, considering the construction of the historical narrative of the memories of women who performed teaching in the countryside of Rio Grande do Norte State, Seridó region, São João do Sabugi (1954-2014). The space-time demarcation comprises the date of the political-educational organization, in 1954, with the enactment of the Municipal Law nº 63 of April 2nd, which created and named, institutionally, the first public rural schools in the place, until the date when officially all rural schools were extinct (2014), after a gradual process of nucleation (reunion of schools) and interruptions. This research was built from the guidelines of the theory and methodology in History, opted for the conception of the New Historicism, subscribed to the History of Education as an epistemological field and the hybrid thematic oral history as a theoretical-methodological approach, due to the use of oral, documentary, bibliographic and iconographic sources. The historiographical discourse was questioned by the relations between the conditions and conceptions of school, considering the perspective and the functions of women, under the concepts of collective memory, unitary school and female teaching. The research resulted in the systematization of dialogic relationships between teachers and schools, converged in the line of thought of the collective thinking. Rural schools were situated as institutional configurations which reproduced characteristics of the unitary school model; not as mere examples, but as explainers of primary education and of society itself, given the determinations of analysis. It is concluded that the personal and institutional dimensions, understood as functions which involved the teachers, legitimized the performance of their activities, without rigid limits between the profession and private life.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMagistério femininoEscolas ruraisNarrativas de professorasProfessoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProfessorasescolasrurais_Fernandes_2022.pdfapplication/pdf2051952https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50095/1/Professorasescolasrurais_Fernandes_2022.pdfe04caecd3a3d9b6e483de47c7286ddf6MD51123456789/500952022-12-12 17:58:18.284oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50095Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-12T20:58:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público |
title |
Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público |
spellingShingle |
Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público Fernandes, Aline de Medeiros CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Magistério feminino Escolas rurais Narrativas de professoras |
title_short |
Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público |
title_full |
Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público |
title_fullStr |
Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público |
title_full_unstemmed |
Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público |
title_sort |
Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público |
author |
Fernandes, Aline de Medeiros |
author_facet |
Fernandes, Aline de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0354-6351 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6824648390471358 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7289548301555477 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8998-2343 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2481333551162411 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Medeiros Neta, Olivia Morais de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4217-2914 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7542482401254815 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Maior Júnior, Paulo Roberto Souto |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Oliveira, Iranilson Buriti de |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Carvalho, Maria Elizete Guimarães |
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Regina Ferreira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Aline de Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stamatto, Maria Inês Sucupira |
contributor_str_mv |
Stamatto, Maria Inês Sucupira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Magistério feminino Escolas rurais Narrativas de professoras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Magistério feminino Escolas rurais Narrativas de professoras |
description |
A pesquisa tem o objetivo de analisar as escolas rurais e as funções docentes, considerando a construção da narrativa histórica das memórias de mulheres que exerceram o magistério no interior do Rio Grande do Norte, região Seridó, São João do Sabugi (1954-2014). A demarcação espaço-temporal compreende a data de organização político-educacional, em 1954, com a promulgação da Lei Municipal nº 63 de 02 de abril, que criava e nomeava, institucionalmente, as primeiras escolas rurais públicas do lugar, até a data em que oficialmente estiveram todas as escolas rurais extintas (2014), após um gradual processo de nucleação (reunião de escolas) e paralisações. Esta pesquisa foi construída a partir das orientações da teoria e metodologia em História, optada pela concepção da Nova História, subscrita a História da Educação enquanto campo epistemológico e a história oral temática híbrida enquanto abordagem teóricometodológica, devido à utilização de fontes orais, documentais, bibliográficas e iconográficas. O discurso historiográfico foi indagado pelas relações entre as condições e as concepções de escola, a considerar a óptica e as funções das mulheres, sob os conceitos de memória coletiva, escola unitária e magistério feminino. A pesquisa resultou na sistematização das relações dialógicas entre as professoras e as escolas, convergidas na corrente do pensamento coletivo. As escolas rurais foram situadas enquanto configurações institucionais que reproduziram características do modelo de escola unitária; não como meros exemplos, mas como explicadoras da educação primária e da sociedade em si, dadas as determinações de análises. Conclui-se que as dimensões pessoal e institucional, entendidas como funções que envolviam as professoras, legitimaram o desempenho de suas atividades, sem limites rígidos entre a profissão e a vida privada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-12T20:57:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-12T20:57:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Aline de Medeiros. Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público. Orientador: Maria Inês Sucupira Stamatto. 2022. 168f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50095 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Aline de Medeiros. Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público. Orientador: Maria Inês Sucupira Stamatto. 2022. 168f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50095/1/Professorasescolasrurais_Fernandes_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e04caecd3a3d9b6e483de47c7286ddf6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832679548354560 |