Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Aline de Medeiros
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50095
Resumo: A pesquisa tem o objetivo de analisar as escolas rurais e as funções docentes, considerando a construção da narrativa histórica das memórias de mulheres que exerceram o magistério no interior do Rio Grande do Norte, região Seridó, São João do Sabugi (1954-2014). A demarcação espaço-temporal compreende a data de organização político-educacional, em 1954, com a promulgação da Lei Municipal nº 63 de 02 de abril, que criava e nomeava, institucionalmente, as primeiras escolas rurais públicas do lugar, até a data em que oficialmente estiveram todas as escolas rurais extintas (2014), após um gradual processo de nucleação (reunião de escolas) e paralisações. Esta pesquisa foi construída a partir das orientações da teoria e metodologia em História, optada pela concepção da Nova História, subscrita a História da Educação enquanto campo epistemológico e a história oral temática híbrida enquanto abordagem teóricometodológica, devido à utilização de fontes orais, documentais, bibliográficas e iconográficas. O discurso historiográfico foi indagado pelas relações entre as condições e as concepções de escola, a considerar a óptica e as funções das mulheres, sob os conceitos de memória coletiva, escola unitária e magistério feminino. A pesquisa resultou na sistematização das relações dialógicas entre as professoras e as escolas, convergidas na corrente do pensamento coletivo. As escolas rurais foram situadas enquanto configurações institucionais que reproduziram características do modelo de escola unitária; não como meros exemplos, mas como explicadoras da educação primária e da sociedade em si, dadas as determinações de análises. Conclui-se que as dimensões pessoal e institucional, entendidas como funções que envolviam as professoras, legitimaram o desempenho de suas atividades, sem limites rígidos entre a profissão e a vida privada.
id UFRN_2b2c794b0fea5778f1e4ee8e9b288df6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50095
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fernandes, Aline de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0003-0354-6351http://lattes.cnpq.br/6824648390471358http://lattes.cnpq.br/7289548301555477Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0001-8998-2343http://lattes.cnpq.br/2481333551162411Medeiros Neta, Olivia Morais dehttps://orcid.org/0000-0002-4217-2914http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Maior Júnior, Paulo Roberto SoutoOliveira, Iranilson Buriti deCarvalho, Maria Elizete GuimarãesOliveira, Sandra Regina Ferreira deStamatto, Maria Inês Sucupira2022-12-12T20:57:47Z2022-12-12T20:57:47Z2022-03-28FERNANDES, Aline de Medeiros. Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público. Orientador: Maria Inês Sucupira Stamatto. 2022. 168f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50095A pesquisa tem o objetivo de analisar as escolas rurais e as funções docentes, considerando a construção da narrativa histórica das memórias de mulheres que exerceram o magistério no interior do Rio Grande do Norte, região Seridó, São João do Sabugi (1954-2014). A demarcação espaço-temporal compreende a data de organização político-educacional, em 1954, com a promulgação da Lei Municipal nº 63 de 02 de abril, que criava e nomeava, institucionalmente, as primeiras escolas rurais públicas do lugar, até a data em que oficialmente estiveram todas as escolas rurais extintas (2014), após um gradual processo de nucleação (reunião de escolas) e paralisações. Esta pesquisa foi construída a partir das orientações da teoria e metodologia em História, optada pela concepção da Nova História, subscrita a História da Educação enquanto campo epistemológico e a história oral temática híbrida enquanto abordagem teóricometodológica, devido à utilização de fontes orais, documentais, bibliográficas e iconográficas. O discurso historiográfico foi indagado pelas relações entre as condições e as concepções de escola, a considerar a óptica e as funções das mulheres, sob os conceitos de memória coletiva, escola unitária e magistério feminino. A pesquisa resultou na sistematização das relações dialógicas entre as professoras e as escolas, convergidas na corrente do pensamento coletivo. As escolas rurais foram situadas enquanto configurações institucionais que reproduziram características do modelo de escola unitária; não como meros exemplos, mas como explicadoras da educação primária e da sociedade em si, dadas as determinações de análises. Conclui-se que as dimensões pessoal e institucional, entendidas como funções que envolviam as professoras, legitimaram o desempenho de suas atividades, sem limites rígidos entre a profissão e a vida privada.The research aims to analyze rural schools and teaching functions, considering the construction of the historical narrative of the memories of women who performed teaching in the countryside of Rio Grande do Norte State, Seridó region, São João do Sabugi (1954-2014). The space-time demarcation comprises the date of the political-educational organization, in 1954, with the enactment of the Municipal Law nº 63 of April 2nd, which created and named, institutionally, the first public rural schools in the place, until the date when officially all rural schools were extinct (2014), after a gradual process of nucleation (reunion of schools) and interruptions. This research was built from the guidelines of the theory and methodology in History, opted for the conception of the New Historicism, subscribed to the History of Education as an epistemological field and the hybrid thematic oral history as a theoretical-methodological approach, due to the use of oral, documentary, bibliographic and iconographic sources. The historiographical discourse was questioned by the relations between the conditions and conceptions of school, considering the perspective and the functions of women, under the concepts of collective memory, unitary school and female teaching. The research resulted in the systematization of dialogic relationships between teachers and schools, converged in the line of thought of the collective thinking. Rural schools were situated as institutional configurations which reproduced characteristics of the unitary school model; not as mere examples, but as explainers of primary education and of society itself, given the determinations of analysis. It is concluded that the personal and institutional dimensions, understood as functions which involved the teachers, legitimized the performance of their activities, without rigid limits between the profession and private life.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMagistério femininoEscolas ruraisNarrativas de professorasProfessoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProfessorasescolasrurais_Fernandes_2022.pdfapplication/pdf2051952https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50095/1/Professorasescolasrurais_Fernandes_2022.pdfe04caecd3a3d9b6e483de47c7286ddf6MD51123456789/500952022-12-12 17:58:18.284oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50095Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-12T20:58:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público
title Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público
spellingShingle Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público
Fernandes, Aline de Medeiros
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Magistério feminino
Escolas rurais
Narrativas de professoras
title_short Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público
title_full Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público
title_fullStr Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público
title_full_unstemmed Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público
title_sort Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público
author Fernandes, Aline de Medeiros
author_facet Fernandes, Aline de Medeiros
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0354-6351
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6824648390471358
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7289548301555477
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8998-2343
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2481333551162411
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4217-2914
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7542482401254815
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Maior Júnior, Paulo Roberto Souto
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Oliveira, Iranilson Buriti de
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Carvalho, Maria Elizete Guimarães
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Aline de Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
contributor_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Magistério feminino
Escolas rurais
Narrativas de professoras
dc.subject.por.fl_str_mv Magistério feminino
Escolas rurais
Narrativas de professoras
description A pesquisa tem o objetivo de analisar as escolas rurais e as funções docentes, considerando a construção da narrativa histórica das memórias de mulheres que exerceram o magistério no interior do Rio Grande do Norte, região Seridó, São João do Sabugi (1954-2014). A demarcação espaço-temporal compreende a data de organização político-educacional, em 1954, com a promulgação da Lei Municipal nº 63 de 02 de abril, que criava e nomeava, institucionalmente, as primeiras escolas rurais públicas do lugar, até a data em que oficialmente estiveram todas as escolas rurais extintas (2014), após um gradual processo de nucleação (reunião de escolas) e paralisações. Esta pesquisa foi construída a partir das orientações da teoria e metodologia em História, optada pela concepção da Nova História, subscrita a História da Educação enquanto campo epistemológico e a história oral temática híbrida enquanto abordagem teóricometodológica, devido à utilização de fontes orais, documentais, bibliográficas e iconográficas. O discurso historiográfico foi indagado pelas relações entre as condições e as concepções de escola, a considerar a óptica e as funções das mulheres, sob os conceitos de memória coletiva, escola unitária e magistério feminino. A pesquisa resultou na sistematização das relações dialógicas entre as professoras e as escolas, convergidas na corrente do pensamento coletivo. As escolas rurais foram situadas enquanto configurações institucionais que reproduziram características do modelo de escola unitária; não como meros exemplos, mas como explicadoras da educação primária e da sociedade em si, dadas as determinações de análises. Conclui-se que as dimensões pessoal e institucional, entendidas como funções que envolviam as professoras, legitimaram o desempenho de suas atividades, sem limites rígidos entre a profissão e a vida privada.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-12T20:57:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-12T20:57:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Aline de Medeiros. Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público. Orientador: Maria Inês Sucupira Stamatto. 2022. 168f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50095
identifier_str_mv FERNANDES, Aline de Medeiros. Professoras das escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954-2014): funções sociais cruzadas no ensino primário público. Orientador: Maria Inês Sucupira Stamatto. 2022. 168f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50095/1/Professorasescolasrurais_Fernandes_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e04caecd3a3d9b6e483de47c7286ddf6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117549117145088