Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31823 |
Resumo: | O ensino de termoquímica constitui um dos principais desafios para o professor de Química, pois sua aprendizagem envolve uma série de dificuldades descritas na literatura. Trazemos uma proposta de ensino para essa temática fazendo uso da experimentação e produção audiovisual, buscando despertar o interesse dos alunos em experimentarem e desenvolverem seus conhecimentos, utilizando tecnologias digitais das quais naturalmente têm algum domínio, possibilitando minimizar, de forma apreciável, a diversidade geralmente observada em sala de aula, melhorando a participação, o empenho e a colaboração. Desenvolvemos durante esse trabalho um aplicativo como produto educacional, que foca em orientações didáticas para professores do ensino médio. Os participantes da pesquisa foram os estudantes de uma turma de 2ª série do ensino médio técnico da Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Walquer Cavalcante Maia, localizada no município de Russas-CE. Sua aplicação ocorreu numa sequência de sete encontros, envolvendo a coleta de concepções prévias, experimentação ilustrativa, exposição dialogada dos conceitos, resolução e correção de atividade, execução de experimentos no laboratório, produção audiovisual e edição pelos alunos, exibição dos vídeos e avaliação da proposta de ensino aplicada. Os resultados dessa abordagem evidenciaram uma estratégia promissora. Verificou-se dedicação por meio de participação mais ativa, com estímulo constante propiciou-se autonomia e essa favoreceu aos participantes alterações nos procedimentos para os experimentos e produção audiovisual, possibilitando também cooperação entres os que apresentaram maior e menor dificuldade nas atividades propostas. Seus conhecimentos prévios apresentaram, na grande maioria, uma relação confusa entre os níveis de conhecimento fenomenológico e teórico. Suas respostas após a exibição dos vídeos mostraram avanço no aspecto macroscópico, ao fazerem melhores interpretações dos fenômenos estudados. Na atividade de sala de aula pudemos explorar o aspecto representacional, quanto a identificação e compreensão das equações termoquímica e de diagramas de entalpia. Na avaliação da proposta de ensino, não verificamos nenhuma resposta discordante quanto a estratégia ser clara e compreensível. |
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Trazemos uma proposta de ensino para essa temática fazendo uso da experimentação e produção audiovisual, buscando despertar o interesse dos alunos em experimentarem e desenvolverem seus conhecimentos, utilizando tecnologias digitais das quais naturalmente têm algum domínio, possibilitando minimizar, de forma apreciável, a diversidade geralmente observada em sala de aula, melhorando a participação, o empenho e a colaboração. Desenvolvemos durante esse trabalho um aplicativo como produto educacional, que foca em orientações didáticas para professores do ensino médio. Os participantes da pesquisa foram os estudantes de uma turma de 2ª série do ensino médio técnico da Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Walquer Cavalcante Maia, localizada no município de Russas-CE. Sua aplicação ocorreu numa sequência de sete encontros, envolvendo a coleta de concepções prévias, experimentação ilustrativa, exposição dialogada dos conceitos, resolução e correção de atividade, execução de experimentos no laboratório, produção audiovisual e edição pelos alunos, exibição dos vídeos e avaliação da proposta de ensino aplicada. Os resultados dessa abordagem evidenciaram uma estratégia promissora. Verificou-se dedicação por meio de participação mais ativa, com estímulo constante propiciou-se autonomia e essa favoreceu aos participantes alterações nos procedimentos para os experimentos e produção audiovisual, possibilitando também cooperação entres os que apresentaram maior e menor dificuldade nas atividades propostas. Seus conhecimentos prévios apresentaram, na grande maioria, uma relação confusa entre os níveis de conhecimento fenomenológico e teórico. Suas respostas após a exibição dos vídeos mostraram avanço no aspecto macroscópico, ao fazerem melhores interpretações dos fenômenos estudados. Na atividade de sala de aula pudemos explorar o aspecto representacional, quanto a identificação e compreensão das equações termoquímica e de diagramas de entalpia. Na avaliação da proposta de ensino, não verificamos nenhuma resposta discordante quanto a estratégia ser clara e compreensível.The teaching of thermochemistry is one of the main challenges for the Chemistry teacher, since its learning involves a series of difficulties described in literature. We bring a pedagogical proposal for this theme with the use of experimentation and video production, seeking to stimulate students to experiment and develop knowledge, using digital technologies of which they naturally have some domain, allowing to minimize considerably the diversity observed in the classroom, for a better participation, commitment and collaboration. During this work we developed an application as an educational product, which focuses on didactic guidelines for secondary school teachers. The participants of the investigation were the students of a high school and technical of School Professional Prof. Walquer Cavalcante Maia, located in the city of Russas-CE. Seven meetings were necessary for application, involving the capture of previous conceptions, illustrative experimentation, dialogical exhibition of concepts, classroom activity, execution of experiments in the laboratory, production and editing of videos by students, exhibition and evaluation of the teaching proposal applied. The results of this approach have highlighted a promising strategy. There was dedication through a more active participation, with a constant stimulus that provided autonomy and this favored the changes of the participants in the procedures for experiences and video production, also allowing the cooperation between those who presented more and less difficulties in the proposed activities. His previous knowledge presented in the great majority a confusing relation between the phenomenological and theoretical levels of knowledge. His responses after watching the videos showed progress in the macroscopic aspect, by making better interpretations of the phenomena studied. In the classroom activity, we were able to explore the representative aspect in terms of identification and understanding of thermochemical equations and enthalpy diagrams. In the evaluation of the teaching proposal, we did not find any discordant answer regarding the clarity and understanding of the strategy.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONALUFRNBrasilTermoquímicaExperimentaçãoAudiovisualAplicativoTermoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTermoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.txtTermoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain274584https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31823/2/Termoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.txtc35376eba342704938f2cb1f6988c284MD52THUMBNAILTermoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.jpgTermoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31823/3/Termoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.jpg41188714ecf4a0afa19b12840eb4942eMD53ORIGINALTermoensinopropostaensino_Silva_2020.pdfapplication/pdf6194649https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31823/1/Termoensinopropostaensino_Silva_2020.pdffb86b8c719171779176518b4f85fd640MD51123456789/318232021-03-14 05:48:55.437oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31823Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:48:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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