Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dinardo Alves da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31823
Resumo: O ensino de termoquímica constitui um dos principais desafios para o professor de Química, pois sua aprendizagem envolve uma série de dificuldades descritas na literatura. Trazemos uma proposta de ensino para essa temática fazendo uso da experimentação e produção audiovisual, buscando despertar o interesse dos alunos em experimentarem e desenvolverem seus conhecimentos, utilizando tecnologias digitais das quais naturalmente têm algum domínio, possibilitando minimizar, de forma apreciável, a diversidade geralmente observada em sala de aula, melhorando a participação, o empenho e a colaboração. Desenvolvemos durante esse trabalho um aplicativo como produto educacional, que foca em orientações didáticas para professores do ensino médio. Os participantes da pesquisa foram os estudantes de uma turma de 2ª série do ensino médio técnico da Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Walquer Cavalcante Maia, localizada no município de Russas-CE. Sua aplicação ocorreu numa sequência de sete encontros, envolvendo a coleta de concepções prévias, experimentação ilustrativa, exposição dialogada dos conceitos, resolução e correção de atividade, execução de experimentos no laboratório, produção audiovisual e edição pelos alunos, exibição dos vídeos e avaliação da proposta de ensino aplicada. Os resultados dessa abordagem evidenciaram uma estratégia promissora. Verificou-se dedicação por meio de participação mais ativa, com estímulo constante propiciou-se autonomia e essa favoreceu aos participantes alterações nos procedimentos para os experimentos e produção audiovisual, possibilitando também cooperação entres os que apresentaram maior e menor dificuldade nas atividades propostas. Seus conhecimentos prévios apresentaram, na grande maioria, uma relação confusa entre os níveis de conhecimento fenomenológico e teórico. Suas respostas após a exibição dos vídeos mostraram avanço no aspecto macroscópico, ao fazerem melhores interpretações dos fenômenos estudados. Na atividade de sala de aula pudemos explorar o aspecto representacional, quanto a identificação e compreensão das equações termoquímica e de diagramas de entalpia. Na avaliação da proposta de ensino, não verificamos nenhuma resposta discordante quanto a estratégia ser clara e compreensível.
id UFRN_2b315cad6de436146d4271bd5ee3a118
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31823
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Dinardo Alves dahttp://lattes.cnpq.br/7490585762102288http://lattes.cnpq.br/5600786330033497Moraes, Edgar Perinhttp://lattes.cnpq.br/0705932816454884Fernandes, Nedja Suelyhttp://lattes.cnpq.br/9563490368583906Queiroz, Zilvanir Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/9856313112797541Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de2021-03-11T23:36:03Z2021-03-11T23:36:03Z2020-11-17SILVA, Dinardo Alves da. Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos. 2020. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31823O ensino de termoquímica constitui um dos principais desafios para o professor de Química, pois sua aprendizagem envolve uma série de dificuldades descritas na literatura. Trazemos uma proposta de ensino para essa temática fazendo uso da experimentação e produção audiovisual, buscando despertar o interesse dos alunos em experimentarem e desenvolverem seus conhecimentos, utilizando tecnologias digitais das quais naturalmente têm algum domínio, possibilitando minimizar, de forma apreciável, a diversidade geralmente observada em sala de aula, melhorando a participação, o empenho e a colaboração. Desenvolvemos durante esse trabalho um aplicativo como produto educacional, que foca em orientações didáticas para professores do ensino médio. Os participantes da pesquisa foram os estudantes de uma turma de 2ª série do ensino médio técnico da Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Walquer Cavalcante Maia, localizada no município de Russas-CE. Sua aplicação ocorreu numa sequência de sete encontros, envolvendo a coleta de concepções prévias, experimentação ilustrativa, exposição dialogada dos conceitos, resolução e correção de atividade, execução de experimentos no laboratório, produção audiovisual e edição pelos alunos, exibição dos vídeos e avaliação da proposta de ensino aplicada. Os resultados dessa abordagem evidenciaram uma estratégia promissora. Verificou-se dedicação por meio de participação mais ativa, com estímulo constante propiciou-se autonomia e essa favoreceu aos participantes alterações nos procedimentos para os experimentos e produção audiovisual, possibilitando também cooperação entres os que apresentaram maior e menor dificuldade nas atividades propostas. Seus conhecimentos prévios apresentaram, na grande maioria, uma relação confusa entre os níveis de conhecimento fenomenológico e teórico. Suas respostas após a exibição dos vídeos mostraram avanço no aspecto macroscópico, ao fazerem melhores interpretações dos fenômenos estudados. Na atividade de sala de aula pudemos explorar o aspecto representacional, quanto a identificação e compreensão das equações termoquímica e de diagramas de entalpia. Na avaliação da proposta de ensino, não verificamos nenhuma resposta discordante quanto a estratégia ser clara e compreensível.The teaching of thermochemistry is one of the main challenges for the Chemistry teacher, since its learning involves a series of difficulties described in literature. We bring a pedagogical proposal for this theme with the use of experimentation and video production, seeking to stimulate students to experiment and develop knowledge, using digital technologies of which they naturally have some domain, allowing to minimize considerably the diversity observed in the classroom, for a better participation, commitment and collaboration. During this work we developed an application as an educational product, which focuses on didactic guidelines for secondary school teachers. The participants of the investigation were the students of a high school and technical of School Professional Prof. Walquer Cavalcante Maia, located in the city of Russas-CE. Seven meetings were necessary for application, involving the capture of previous conceptions, illustrative experimentation, dialogical exhibition of concepts, classroom activity, execution of experiments in the laboratory, production and editing of videos by students, exhibition and evaluation of the teaching proposal applied. The results of this approach have highlighted a promising strategy. There was dedication through a more active participation, with a constant stimulus that provided autonomy and this favored the changes of the participants in the procedures for experiences and video production, also allowing the cooperation between those who presented more and less difficulties in the proposed activities. His previous knowledge presented in the great majority a confusing relation between the phenomenological and theoretical levels of knowledge. His responses after watching the videos showed progress in the macroscopic aspect, by making better interpretations of the phenomena studied. In the classroom activity, we were able to explore the representative aspect in terms of identification and understanding of thermochemical equations and enthalpy diagrams. In the evaluation of the teaching proposal, we did not find any discordant answer regarding the clarity and understanding of the strategy.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONALUFRNBrasilTermoquímicaExperimentaçãoAudiovisualAplicativoTermoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTermoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.txtTermoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain274584https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31823/2/Termoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.txtc35376eba342704938f2cb1f6988c284MD52THUMBNAILTermoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.jpgTermoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31823/3/Termoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.jpg41188714ecf4a0afa19b12840eb4942eMD53ORIGINALTermoensinopropostaensino_Silva_2020.pdfapplication/pdf6194649https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31823/1/Termoensinopropostaensino_Silva_2020.pdffb86b8c719171779176518b4f85fd640MD51123456789/318232021-03-14 05:48:55.437oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31823Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:48:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos
title Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos
spellingShingle Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos
Silva, Dinardo Alves da
Termoquímica
Experimentação
Audiovisual
Aplicativo
title_short Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos
title_full Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos
title_fullStr Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos
title_full_unstemmed Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos
title_sort Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos
author Silva, Dinardo Alves da
author_facet Silva, Dinardo Alves da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7490585762102288
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5600786330033497
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fernandes, Nedja Suely
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9563490368583906
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Queiroz, Zilvanir Fernandes de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9856313112797541
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dinardo Alves da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Moraes, Edgar Perin
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0705932816454884
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de
contributor_str_mv Moraes, Edgar Perin
Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de
dc.subject.por.fl_str_mv Termoquímica
Experimentação
Audiovisual
Aplicativo
topic Termoquímica
Experimentação
Audiovisual
Aplicativo
description O ensino de termoquímica constitui um dos principais desafios para o professor de Química, pois sua aprendizagem envolve uma série de dificuldades descritas na literatura. Trazemos uma proposta de ensino para essa temática fazendo uso da experimentação e produção audiovisual, buscando despertar o interesse dos alunos em experimentarem e desenvolverem seus conhecimentos, utilizando tecnologias digitais das quais naturalmente têm algum domínio, possibilitando minimizar, de forma apreciável, a diversidade geralmente observada em sala de aula, melhorando a participação, o empenho e a colaboração. Desenvolvemos durante esse trabalho um aplicativo como produto educacional, que foca em orientações didáticas para professores do ensino médio. Os participantes da pesquisa foram os estudantes de uma turma de 2ª série do ensino médio técnico da Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Walquer Cavalcante Maia, localizada no município de Russas-CE. Sua aplicação ocorreu numa sequência de sete encontros, envolvendo a coleta de concepções prévias, experimentação ilustrativa, exposição dialogada dos conceitos, resolução e correção de atividade, execução de experimentos no laboratório, produção audiovisual e edição pelos alunos, exibição dos vídeos e avaliação da proposta de ensino aplicada. Os resultados dessa abordagem evidenciaram uma estratégia promissora. Verificou-se dedicação por meio de participação mais ativa, com estímulo constante propiciou-se autonomia e essa favoreceu aos participantes alterações nos procedimentos para os experimentos e produção audiovisual, possibilitando também cooperação entres os que apresentaram maior e menor dificuldade nas atividades propostas. Seus conhecimentos prévios apresentaram, na grande maioria, uma relação confusa entre os níveis de conhecimento fenomenológico e teórico. Suas respostas após a exibição dos vídeos mostraram avanço no aspecto macroscópico, ao fazerem melhores interpretações dos fenômenos estudados. Na atividade de sala de aula pudemos explorar o aspecto representacional, quanto a identificação e compreensão das equações termoquímica e de diagramas de entalpia. Na avaliação da proposta de ensino, não verificamos nenhuma resposta discordante quanto a estratégia ser clara e compreensível.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-11T23:36:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-11T23:36:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Dinardo Alves da. Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos. 2020. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31823
identifier_str_mv SILVA, Dinardo Alves da. Termoensino: uma proposta para o ensino de termoquímica com experimentos e produção de vídeos. 2020. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31823/2/Termoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31823/3/Termoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31823/1/Termoensinopropostaensino_Silva_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c35376eba342704938f2cb1f6988c284
41188714ecf4a0afa19b12840eb4942e
fb86b8c719171779176518b4f85fd640
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117891103916032