Sequência didática no Ensino de Termoquímica: experimentos investigativos desenvolvidos em grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisca Reginaria Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31435
Resumo: A experimentação investigativa tem sido considerada por diversos pesquisadores como uma alternativa para melhorar a aprendizagem e intensificar o papel ativo do educando nas atividades, possibilitando, assim, uma maior participação deste em todos os processos de investigação, ou seja, desde a interpretação do problema a uma possível solução para ele. Nessa abordagem, os alunos têm a oportunidade de discutirem e questionarem suas hipóteses e ideias iniciais à luz do quadro teórico, coletar e analisarem dados para encontrar possíveis soluções da situação-problema apresentada. Neste sentido, a presente pesquisa buscou desenvolver uma sequência didática, acompanhada de orientações e roteiros experimentais investigativos, fazendo uso do conteúdo de termoquímica, com aplicação das atividades referentes aos fenômenos. O estudo desenvolvido como pesquisa qualitativa foi aplicada com alunos do 2º ano do ensino médio da E.E.M. Gonzaga da Fonseca Mota, localizada na cidade de Quixadá, Ceará. A coleta de dados foi realizada a partir da análise de dois questionários likert e por meio dos roteiros experimentais investigativos desenvolvidos pelos educandos. Comparando os dois questionários referente aos conhecimentos termoquímicos, no qual, o primeiro foi aplicado após as aulas teóricas e o segundo após aula teórica e prática, os quais possibilitou observar uma evolução considerável nas assertivas. Observamos também um crescimento no quantitativo de alunos que conseguiram correlacionar os conteúdos teóricos às atividades experimentais, bem como associar esses conceitos s situações em seu cotidiano. Os educandos ainda confirmaram que a utilização de atividades experimentais investigativas como recurso didático facilitou a compreensão do tema central na qual foram os protagonistas da situação. Por fim, destacamos que durante a elaboração e execução da Sequência Didática, os educandos conseguiram desenvolver a capacidade de refletir acerca dos eventos que fazem parte de fenômenos termoquímicos, além de desenvolverem técnicas básicas laboratoriais, deixando de lado a tradicional “receita” na tentativa de realizar a articulação dos conhecimentos já adquiridos conjuntamente com a formação de novas concepções, colocando-se diante de situações-problema nas quais eles poderão usar o raciocínio lógico, conhecimentos teóricos e a criatividade para propor suas próprias hipóteses, argumentações e explicações, e, deste modo, enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31435A experimentação investigativa tem sido considerada por diversos pesquisadores como uma alternativa para melhorar a aprendizagem e intensificar o papel ativo do educando nas atividades, possibilitando, assim, uma maior participação deste em todos os processos de investigação, ou seja, desde a interpretação do problema a uma possível solução para ele. Nessa abordagem, os alunos têm a oportunidade de discutirem e questionarem suas hipóteses e ideias iniciais à luz do quadro teórico, coletar e analisarem dados para encontrar possíveis soluções da situação-problema apresentada. Neste sentido, a presente pesquisa buscou desenvolver uma sequência didática, acompanhada de orientações e roteiros experimentais investigativos, fazendo uso do conteúdo de termoquímica, com aplicação das atividades referentes aos fenômenos. O estudo desenvolvido como pesquisa qualitativa foi aplicada com alunos do 2º ano do ensino médio da E.E.M. Gonzaga da Fonseca Mota, localizada na cidade de Quixadá, Ceará. A coleta de dados foi realizada a partir da análise de dois questionários likert e por meio dos roteiros experimentais investigativos desenvolvidos pelos educandos. Comparando os dois questionários referente aos conhecimentos termoquímicos, no qual, o primeiro foi aplicado após as aulas teóricas e o segundo após aula teórica e prática, os quais possibilitou observar uma evolução considerável nas assertivas. Observamos também um crescimento no quantitativo de alunos que conseguiram correlacionar os conteúdos teóricos às atividades experimentais, bem como associar esses conceitos s situações em seu cotidiano. Os educandos ainda confirmaram que a utilização de atividades experimentais investigativas como recurso didático facilitou a compreensão do tema central na qual foram os protagonistas da situação. Por fim, destacamos que durante a elaboração e execução da Sequência Didática, os educandos conseguiram desenvolver a capacidade de refletir acerca dos eventos que fazem parte de fenômenos termoquímicos, além de desenvolverem técnicas básicas laboratoriais, deixando de lado a tradicional “receita” na tentativa de realizar a articulação dos conhecimentos já adquiridos conjuntamente com a formação de novas concepções, colocando-se diante de situações-problema nas quais eles poderão usar o raciocínio lógico, conhecimentos teóricos e a criatividade para propor suas próprias hipóteses, argumentações e explicações, e, deste modo, enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.The investigative experimentation has been considered by several researchers as an alternative to improve learning and intensify the role of the educational asset in the activities, thus allowing a greater participation of the same in all investigation processes, that is, from the interpretation of the problem to a possible solution to it. In this approach, students have the opportunity to discuss, question their initial hypotheses and ideas in light of the theoretical framework, collect and analyze data to find possible solutions to the presented problem situation. In this sense, the present research sought to develop a didactic sequence, accompanied by guidelines and experimental investigative scripts, making use of the content of thermochemistry, with application of the activities related to the phenomena. The study developed as qualitative research was applied with students of the 2º year of high school of E.E.M. Gonzaga da Fonseca Mota, located in the city of Quixadá, Ceará. The data collection was carried out from the analysis of two likert questionnaires and through the experimental investigative scripts developed by the students. Comparing the two questionnaires referring to thermochemical knowledge, in which the first one was applied after the theoretical classes and the second one after the theoretical and practical classes, we observed a considerable evolution in the assertives. We also observed a growth in the number of students who were able to correlate the theoretical contents with the experimental activities, as well as to associate these concepts with the situations in their daily lives. The students also confirmed that the use of experimental investigative activities as a didactic resource facilitated the understanding of the central theme, in which they were the protagonists of the situation. Finally, we emphasize that during the elaboration and execution of the Didactic Sequence, the students were able to develop the capacity to reflect about the events that are part of thermochemical phenomena, besides developing basic laboratory techniques, leaving aside the traditional "recipe" in an attempt to articulate the knowledge already acquired together with the formation of new concepts. They are faced with problem situations in which they can use logical reasoning, theoretical knowledge and creativity to propose their own hypotheses, arguments and explanations, and thus enrich the teaching and learning process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONALUFRNBrasilExperimentação investigativaEnsino de TermoquímicaCompetências e habilidadesSequência didática no Ensino de Termoquímica: experimentos investigativos desenvolvidos em grupoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSequenciadidaticaensino_Lima_2020.pdf.txtSequenciadidaticaensino_Lima_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain283002https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31435/2/Sequenciadidaticaensino_Lima_2020.pdf.txt0220a6d70d99a373a149f86f34d8b84cMD52THUMBNAILSequenciadidaticaensino_Lima_2020.pdf.jpgSequenciadidaticaensino_Lima_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31435/3/Sequenciadidaticaensino_Lima_2020.pdf.jpgaffe1277123b8fc278b24b8b8d483de7MD53ORIGINALSequenciadidaticaensino_Lima_2020.pdfapplication/pdf2077262https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31435/1/Sequenciadidaticaensino_Lima_2020.pdfdd936a9fa32b0be9956e377df90c6cfbMD51123456789/314352021-02-14 05:48:34.205oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31435Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-14T08:48:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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