Construção de um motor Stirling tipo beta com acionamento rômbico
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43107 |
Resumo: | O motor Stirling foi densenvolvido em 1816 por Robert Stirling e foi pouco explorado até 1960 quando a General Motors e a Philips Company produziram os seus primeiros protótipos, tendo a Philips Company utilizado pela primeira vez o sistema de transmissão rômbica, sistema no qual se mostrou o mais adequado. Estudos recentes utilizaram os motores Stirlings na geração de energia em cogeração com sistemas de potência ou através de energia renováveis, assim mostra-se importante em aplicações no contexto das mudanças climáticas. Os aspectos construtivos ainda são os maiores desafios nos motores Stirling. Neste trabalho foi projetado e construído um motor Stirling tipo beta acionado por mecanismo de transmissão rômbica. A fabricação foi feita através de processos de usinagem e prototipagem rápida, utilizando tolerâncias dimensionais e tolerâncias geométricas seguindo projeto desenvolvido. Foi realizado ensaios de partida, discutido o funcionamento da transmissão rômbica e a viabilidade econômica do projeto. |
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Leite, Vitor FigueiredoGabriel Ivan Medina TapiaMedina, Debora Machado de OliveiraTapia, Gabriel Ivan MedinaBessa, Kleiber Lima deMedina, Débora Machado de Oliveira2018-12-20T23:18:46Z2021-10-05T16:04:20Z2018-12-20T23:18:46Z2021-10-05T16:04:20Z2018-12-1020170009810LEITE, V. F. CONSTRUÇÃO DE UM MOTOR STIRLING TIPO BETA COM ACIONAMENTO RÔMBICO. 2018. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43107O motor Stirling foi densenvolvido em 1816 por Robert Stirling e foi pouco explorado até 1960 quando a General Motors e a Philips Company produziram os seus primeiros protótipos, tendo a Philips Company utilizado pela primeira vez o sistema de transmissão rômbica, sistema no qual se mostrou o mais adequado. Estudos recentes utilizaram os motores Stirlings na geração de energia em cogeração com sistemas de potência ou através de energia renováveis, assim mostra-se importante em aplicações no contexto das mudanças climáticas. Os aspectos construtivos ainda são os maiores desafios nos motores Stirling. Neste trabalho foi projetado e construído um motor Stirling tipo beta acionado por mecanismo de transmissão rômbica. A fabricação foi feita através de processos de usinagem e prototipagem rápida, utilizando tolerâncias dimensionais e tolerâncias geométricas seguindo projeto desenvolvido. Foi realizado ensaios de partida, discutido o funcionamento da transmissão rômbica e a viabilidade econômica do projeto.The Stirling engine was developed in 1816 by Robert Stirling and was little explored until 1960 when General Motors and the Philips Company produced their first prototypes, with Philips Company using for the first time the rhombic transmission system, which showed to be most appropriate for Stirling engines. Recent studies have used Stirling motors in power generation in cogeneration with power systems or through renewable energy, so it is important in applications in the context of climate change. Constructive aspects are still the biggest challenges in Stirling engines. In this work, a Stirling type beta engine driven by a rhombic transmission mechanism was designed and built. The manufacturing was done through machining processes and rapid prototyping, using dimensional tolerances and geometric tolerances following a developed design. It was carried out starting tests, it was discussed the operation of the rhombic transmission and the economic viability of the project.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia MecânicaEngenharia Mecânicamotor stirling betatransmissão rômbicaenergia solarstirling engine betarhombic transmissionsolar energyConstrução de um motor Stirling tipo beta com acionamento rômbicoManufacturing of beta-type Stirling engine with rhombic drive mechanisminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVITORFIGUEIREDOLEITE-TCC.pdfapplication/pdf9984868https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43107/1/VITORFIGUEIREDOLEITE-TCC.pdfb09ed1f022d6a0b69f1e16ad59fd3a05MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43107/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43107/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTVITORFIGUEIREDOLEITE-TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain69100https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43107/4/VITORFIGUEIREDOLEITE-TCC.pdf.txtd9f984004f2a30bd8d3e15291547f104MD54123456789/431072023-02-15 15:08:06.057oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-15T18:08:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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