Fazendo história e vencendo preconceitos: uma experiência na escola pública com o futsal para meninas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nery, Marcos Leiva da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30052
Resumo: As questões de gênero, há muito tempo, constituem-se uma das problemáticas da Educação Física escolar e da sociedade. Como cenário propício para um olhar investigativo sobre essas questões, evidenciou-se no estudo uma prática pedagógica de futebol de meninas na escola, com suas experiências de protagonismo e de enfretamento frente ao preconceito e desigualdade baseado nas relações de gênero no esporte. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar questões de gênero e preconceitos sofridos por meninas que jogam futebol em um projeto esportivo de uma escola pública, bem como apresentar características do protagonismo e empoderamento das alunas e do engajamento do professor-pesquisador. Como objetivos específicos elencou-se: construir uma síntese crítico-histórica da participação de meninas e de mulheres na Educação Física e no esporte, destacando a modalidade futebol; apresentar os aspectos da formação profissional do professor-pesquisador que contribuíram para o enfrentamento das relações desiguais de gênero na Educação Física e esporte escolar; analisar as narrativas das alunas em relação aos sentidos e significados no engajamento no futebol; descrever o contexto, o processo pedagógico e os resultados da aprendizagem de um projeto esportivo extraclasse de em uma escola pública de Fortaleza – Ceará. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa participante em um projeto de futebol de meninas na escola, por meio da observação participante, da narrativa docente do professor-pesquisador e da entrevista temática com 08 (oito) alunas. O projeto analisado revela a potencialidade de uma prática esportiva na escola como ferramenta de empoderamento de meninas, e aponta direções para o desenvolvimento de um esporte escolar mais democrático. As falas das alunas evidenciam que: (i) a iniciação delas no futebol acontece com frequência nas brincadeiras de bola na rua; (ii) as influências dos familiares são preponderantes para a permanência ou desistência no futebol; (iii) o nível de habilidade técnica no futebol ainda é aspecto determinante para inclusão ou exclusão de meninas nas aulas de Educação Física escolar; (iv) o envolvimento no futebol de meninas propicia tanto sentimentos agradáveis, que relacionam-se com o caráter espontâneo e prazeroso do projeto, como sensações de dores, que relacionam-se com as agressões simbólicas do preconceito; (v) as vivências no projeto de futebol promovem uma consciência crítica na configuração social do esporte. Considerando o futebol de meninas na escola com uma prática pedagógica empoderadora, indicamos ser cada vez mais urgente lançar olhares sobre a cultura do futebol, hegemonicamente masculina, a fim de reconstruí-la mais democrática e menos excludente, a partir do chão da escola.
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Nessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar questões de gênero e preconceitos sofridos por meninas que jogam futebol em um projeto esportivo de uma escola pública, bem como apresentar características do protagonismo e empoderamento das alunas e do engajamento do professor-pesquisador. Como objetivos específicos elencou-se: construir uma síntese crítico-histórica da participação de meninas e de mulheres na Educação Física e no esporte, destacando a modalidade futebol; apresentar os aspectos da formação profissional do professor-pesquisador que contribuíram para o enfrentamento das relações desiguais de gênero na Educação Física e esporte escolar; analisar as narrativas das alunas em relação aos sentidos e significados no engajamento no futebol; descrever o contexto, o processo pedagógico e os resultados da aprendizagem de um projeto esportivo extraclasse de em uma escola pública de Fortaleza – Ceará. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa participante em um projeto de futebol de meninas na escola, por meio da observação participante, da narrativa docente do professor-pesquisador e da entrevista temática com 08 (oito) alunas. O projeto analisado revela a potencialidade de uma prática esportiva na escola como ferramenta de empoderamento de meninas, e aponta direções para o desenvolvimento de um esporte escolar mais democrático. As falas das alunas evidenciam que: (i) a iniciação delas no futebol acontece com frequência nas brincadeiras de bola na rua; (ii) as influências dos familiares são preponderantes para a permanência ou desistência no futebol; (iii) o nível de habilidade técnica no futebol ainda é aspecto determinante para inclusão ou exclusão de meninas nas aulas de Educação Física escolar; (iv) o envolvimento no futebol de meninas propicia tanto sentimentos agradáveis, que relacionam-se com o caráter espontâneo e prazeroso do projeto, como sensações de dores, que relacionam-se com as agressões simbólicas do preconceito; (v) as vivências no projeto de futebol promovem uma consciência crítica na configuração social do esporte. Considerando o futebol de meninas na escola com uma prática pedagógica empoderadora, indicamos ser cada vez mais urgente lançar olhares sobre a cultura do futebol, hegemonicamente masculina, a fim de reconstruí-la mais democrática e menos excludente, a partir do chão da escola.Gender issues have long been one of the issues of school Physical Education and society. As a conducive scenario for an investigative look at these issues, a pedagogical practice of girls' soccer at school was evidenced in the study, with their experiences of protagonism and coping with prejudice and inequality based on gender relations in sport. In this perspective, the general objective of this study was to analyze gender issues and prejudices suffered by girls who play football in a sports project in a public school, as well as to present characteristics of the protagonism and empowerment of the students and the engagement of the teacherresearcher. The specific objectives were: building a critical-historical synthesis of the participation of girls and women in Physical Education and sport, highlighting the football modality; to present the aspects of the professional training of the teacherresearcher that contributed to face unequal gender relations in Physical Education and school sports; analyze the students' narratives in relation to the senses and meanings in their engagement in football; describe the context, the pedagogical process and the learning results of an extraclass sports project in a public school in Fortaleza - Ceará. To this end, a participatory research was carried out in a girls' football project at school, through participant observation, the teaching narrative of the teacher-researcher and the thematic interview with 08 (eight) students. The analyzed project reveals the potential of a sports practice at school as a tool for girls' empowerment, and points out directions for the development of a more democratic school sport. The students' speeches show that: (i) their initiation in football happens frequently in ball games on the street; (ii) the influences of family members are preponderant for the permanence or withdrawal in football; (iii) the level of technical skill in football is still a determining factor for the inclusion or exclusion of girls in school Physical Education classes; (iv) involvement in girls' football provides both pleasant feelings, which are related to the spontaneous and pleasurable character of the project, and feelings of pain, which are related to the symbolic aggressions of prejudice; (v) the experiences in the football project promote a critical awareness of the social configuration of the sport. Considering girls' football at school with an empowering pedagogical practice, we indicate that it is increasingly urgent to take a look at the culture of football, which is hegemonically male, in order to reconstruct it more democratic and less excluding, from the school floor.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilFutebol de meninasEscola públicaNarrativa docenteFazendo história e vencendo preconceitos: uma experiência na escola pública com o futsal para meninasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFazendohistoriavencendo_Nery_2020.pdf.txtFazendohistoriavencendo_Nery_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain306294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30052/2/Fazendohistoriavencendo_Nery_2020.pdf.txt9c68077f495f575e18bf51dae9d2e2caMD52THUMBNAILFazendohistoriavencendo_Nery_2020.pdf.jpgFazendohistoriavencendo_Nery_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1556https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30052/3/Fazendohistoriavencendo_Nery_2020.pdf.jpg536d33eb55151cea119a8487c663fc00MD53ORIGINALFazendohistoriavencendo_Nery_2020.pdfapplication/pdf1967308https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30052/1/Fazendohistoriavencendo_Nery_2020.pdfa4b55ed56bb19ff8e4fecbb80509047fMD51123456789/300522020-09-20 04:50:11.44oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30052Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-20T07:50:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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